O VI Workshop de Informática na Escola (WIE) tem como objetivo principal proporcionar uma oportunidade para que pesquisadores e educadores possam discutir temas importantes que emergem da introdução e uso de computadores em ambientes educacionais.
O VI WIE pretende fortalecer-se como um fórum importante para que profissionais, professores e estudantes possam exercer uma reflexão crítica sobre o papel das Tecnologias da Informação numa Educação em mudança, compartilhando experiências, difundindo tecnologias, divulgando resultados e iniciativas, avaliando caminhos e propostas.
Os temas que orientaram a submissão de trabalhos e a programação do VI WIE incluíram os seguintes tópicos, cada qual dividido em sub-temas:
1. Tecnologias Avançadas em Educação
2. Software Educacional e Hardware
3. Educação a Distância
4. Recursos Humanos
5. Políticas
6. Questões Institucionais
Estes temas motivaram a apresentação de um grande número de propostas, distribuídas nos tópicos propostos, dentre as quais a Comissão de Programa selecionou:
- 29 full papers
- 19 short papers
- 9 posters
- 2 oficinas
- 2 encontros de grupos de interesse
- 2 painéis integrados de palestras e debates
- 1 demonstração
- 1 painel
Como nas ocasiões anteriores, esperamos que o VI WIE seja uma excelente ocasião para que, durante os dois dias e meio do evento, especialistas em tecnologia provenientes de universidades, empresas e instituições públicas e privadas encontrem professores, educadores, gestores de recursos humanos e outros profissionais envolvidos com a pesquisa, a implementação e a avaliação do impacto dos computadores e das tecnologias da informação na educação em geral, contribuindo assim para os avanços educacionais tão necessários e o desenvolvimento humano que deve orientá-lo.
Paulo R. Alcântara
Antonio Simão Neto
Coordenadores do WIE
[ topo ]
Coordenação
Paulo Roberto Alcântara - PUCPR - alcantpr@rla01.pucpr.br
Antonio Simão Neto - PUCPR - simao@rla01.pucpr.br
Colaboração
Kelli Fernanda Roznowski Göttens
Aluna do Curso de Pedagogia - PUCPR
[ topo ]
Alexandre Ibrahim Direne - UFPR
Aurora Trindad Ramirez Pozo - UFPR
Clóvis Torres Fernandes - ITA - IECE (Departamento de Engenharia de Software)
Léa da Cruz Fagundes - UFRS
Lucia Maria Martins Giraffa - PUCRS - (Departamento de Informática)
Marisa W. Lucena - PUCRJ - Kidlink no Brasil
Mauro Cavalcante Pequeno - UFC - (Centro de Ciência da Computação)
Nizam Omar - ITA - IECT (Departamento de Teoria da Computação)
Paulo Gileno Cysneiros - UFPE - NPD - (Núcleo de Informática na Educação)
Raul Sidney Wazlawick - UFSC - INE - CTC
[ topo ]
Demonstrações
FEP INFORMÁTICA - FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E PESQUISA
Eduardo de Moraes Salles
Vania de Alcantara R. M. Salles
Artigos Completos
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: ALGUMAS CONSTATAÇÕES ÓBVIAS DEPOIS QUE VOCÊ PASSA POR ELAS
Adja Ferreira de Andrade
Adriana Beiler
Ana Paula Terra Bacelo
Michael da Costa Mora
A PRODUÇÃO DE TEXTO E A TECNOLOGIA: AVALIANDO SOFTWARE EDUCATIVO
Ana Maria de Amorim Viana
Dilma Tavares Luciano
CONSTRUINDO E EXPLORANDO O CONHECIMENTO ATRAVÉS DE COMPONENTES EDUCACIONAIS EMBUTIDOS EM HIPERDOCUMENTOS
André Santanchè
Cesar Augusto Camillo Teixeira
APRENDER E ENSINAR USANDO A WEB: UMA EXPERIÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS COSTEIRAS
Antonio Fernando S. Guerra
TECNOLOGIA DE REALIDADE VIRTUAL PARA O AUXÍLIO DO APRENDIZADO EM SALA DE AULA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
Bianchi Serique Meiguins
Frank Herman Behrens
Breno Serique Meiguins
Daniel Ferreira de Oliveira
GERENCIAMENTO DE CURSOS À DISTÂNCIA UTILIZANDO AGENTES DE SOFTWARE
Elaine Quintino da Silva
Dilvan de Abreu Moreira
ALA: ASSISTENTE DE LEITURA E ANOTAÇÕES
Clairmont Borges
Eliane da Silva Alcoforado Diniz
Márcia Cristina Moraes
Luis Otávio Campos Alvares
UMA FERRAMENTA PARA CO-AUTORIA COOPERATIVA DE AULAS NA INTERNET
Fernando A. M. Trinta
Carlos A. G. Ferraz
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: EM BUSCA DE CRITÉRIOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NAS PRÁTICAS EXISTENTES
Rosália M. R. de Aragão
Cléia M. da Luz Rivero
Francisco Baccarin
UTILIZAÇÃO DE AGENTES MÓVEIS PARA RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO SISTEMA MATHNET
Helena Nunes e Sofiane Labidi
INTEGRAÇÃO DO CD-ROM COM A INTERNET - AMBIENTE PARA APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Helena Sloczinski
Carlos Zeve
Eunice Polonia
Julio Alberto Nitske
José Valdeni De Lima
SOUND IN MULTIMEDIA: THE IMPORTANCE OF AUDIO PRODUCTION IN THE DESIGN OF MULTIMEDIA EDUCATIONAL MATERIALS.
Jackson Colares de Silva
UM FRAMEWORK PARA AUTORIA, DISPONIBILIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA EM AMBIENTES MULTIMEIOS: UMA ABORDAGEM RELATIVA AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR MEIOS INTERATIVOS DA UNIVERSIDADE DE ALFENAS - UNIFENAS
João Benedito dos Santos Júnior
Helena Lúcia Elias Riboli
Elaine Quintino da Silva
A CONTRIBUIÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO DA GEOGRAFIA
João Roberto Mendes
Sonia Ana C. Leszczynski
AMON-AD: UM AGENTE INTELIGENTE PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTES BASEADOS NA WEB
José Carlos Tavares da Silva
José Rodrigues Fernandes
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA BUSCA DA FORMAÇÃO PARA COMPETÊNCIA
Marcia Paul Waquil
TECNOLOGIAS AVANÇADAS EM EDUCAÇÃO (QUALIDADE DE VIDA NO ENSINO)
Noeli de Fátima Kusman
Marco Antonio Amaral
O FAZER PEDAGÓGICO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ESTUDO - CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Maria Auxiliadora Soares Padilha
Patrícia Smith Cavalcante
MODELAGEM DE UM SISTEMA HIPERMÍDIA COMO AUTÔMATO PARA ENSINO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Maria Aparecida Fernandes Almeida
Jorge Muniz Barreto
MODELANDO BASES DE CONHECIMENTO HIPERMÍDIA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS
Maria Angélica de Oliveira Camargo Brunetto
Lúcia Maria Martins Giraffa
EDUCAÇÃ0 A DISTÂNCIA, COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR E A COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM EXPLORANDO A PRÁTICA PARA FORMAÇÃO-AÇÃO DE DOCENTES.
Maria Inês de Matos Coelho
INFORMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
Marlene Araujo dos Santos
UMA TAXIONOMIA PARA AS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COOPERATIVAS DE APRENDIZAGEM
Mônica Carapeços Arriada
Edla Faust Ramos
A INFORMÁTICA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM A INTERNET
Paola Basso Menna Barreto Gomes
UM EXPERIMENTO COM AGENTES DE SOFTWARE PARA MONITORAR A COLABORAÇÃO EM AULAS VIRTUAIS
Patrícia Augustin Jaques
Flávio Moreira de Oliveira
GRAFO INTEGRADOR DE UN MAPA CONCEPTUAL HIPERMEDIAL
Sergio Martig
Perla Señas
UMA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DE AMBIENTE VIRTUAL COMO MEDIADOR DE CAPACITAÇÃO PRESENCIAL
Sanmya Feitosa Tajra
UM AMBIENTE PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA DE SINAIS
Simone A. Marcato
Heloísa Vieira da Rocha
Maria Cecília Marconi P. Lima
AVANÇOS E DIFICULDADES NO COTIDIANO DO ENSINO VIRTUAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM CONCEITOS CIENTÍFICOS/MATEMÁTICOS
Josinalva Estacio Menezes
Painel
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES - TRABALHO REALIZADO POR UMA EMPRESA QUE VEM CONTRIBUINDO COM ESCOLAS E UNIVERSIDADES.
Andréa de Farias Castro
Luciana Salles Vieira
Vania de Alcântara Rangel M. Salles
Oficinas
OFICINA: A INFORMÁTICA NO ENSINO ESPECIAL: O SOFTWARE «HÉRCULES E JILÓ»
Gilberto Lacerda Santos
Amaralina Miranda de Souza
ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA LÚDICA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Luciana Salles Vieira
Ismara Rangel de Oliveira
Posters
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE ESTRATÉGIA VIA COMPUTADOR NA INTRODUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA
Josinalva Estacio Menezes
CSI: CURSOS COM SUPORTE NA INTERNET
Cláudio da Costa Pinto
César Augusto Camillo Teixeira
CRIANÇAS, SOFTWARES, APLICATIVOS E SEUS USOS EDUCACIONAIS, FOLCLORE EM MULTIMÍDIA.
Folclore em multimídia.
Alessandra Vieira Dantas
Andréa de Farias Castro
Ismara Rangel de Oliveira
Renata Rangel de Oliveira
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESPAÇO EM CONSTRUÇÃO
Sônia Cristina Vermelho
Ivonélia da Purificação
BIBLIOTECA VIRTUAL DA AMAZÔNIA - AMAZON-LIB
Alexandre Mota
Ana Claudia da Silva Gomes
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CURSO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Carla B. Valentini
Eliana M. do Sacramento Soares
Naura A Luciano
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS E A REDE ELETRÔNICA
Elisa Maria Quartiero
Elise Mendes
João Bosco da Mota Alves
O USO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA 3ª SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Josinalva Estacio Menezes
Mirtes De Oliveira Diniz
AMBIENTE DE SIMULAÇÃO SEMIQUANTITATIVA EM SISTEMAS COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM
Gilson Oliveira Barreto e Murilo da Silva Dantas
Artigos Condensados
CRIANDO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM EM LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO ATRAVÉS DE TUTORIA - UMA PESQUISA EM ANDAMENTO, MAS EM BUSCA DE PARCERIA
Aury de Sá Leite
Júlio Santana Antunes
Maria de Fátima C.L.Santos
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA : UM ESTUDO DE SUAS METODOLOGIAS E APLICAÇÕES PRÁTICAS EM CURITIBA
Adriana Gonçalves Fialla
Carmen Tieko Vega Murai
Cristiane Piasecki
Estevam Rafael Hruschka Júnior
TIRINHA: AMBIENTE PARA CONSTRUÇÃO COOPERATIVA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA WEB
Elisa Boff
Lucia Maria Martins Giraffa
INFORMÁTICA: UM INSTRUMENTO INTERDISCIPLINAR
Eugênio Fabian Guy Von Westphalen
Cineiva da Cruz Paulino Toni
Marlene Araujo dos Santos
O PROFESSOR PRECISA SABER UTILIZAR OS RECURSOS DA INFORMÁTICA: O QUE ELE QUER APRENDER?
Glaucia da Silva Brito
João Roberto Mendes
Eliane Weber
PRODUÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL COMO MATERIAL DIDÁTICO: RESULTADOS DE PESQUISA
Iris Weiduschat
ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Kelli Fernanda Roznowski Göttems
Paulo Roberto Alcântara
UM SOFTWARE EDUCACIONAL PARA O DESCOBRIMENTO DE PROPRIEDADES MATEMÁTICAS
Lafayette B. Melo
Jefferson Milanês Ferreira
João Dehon Araújo Pontes (in memoriam)
UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DA INTERNET ENTRE ALUNOS DO NPI : UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA FÍSICA.
Antonio José B. Neto
Ana Cristina Cristo Vizeu Lima
Nazaré Araújo da Fonseca
Olinda Mioka Chabachi
UM SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ANÁLISE DE TEXTOS: CONCEPÇÃO E USO DE UMA FERRAMENTA DE ENSINO
Lafayette B. Melo
Gustavo W. D. Mendes
Antonio Rodrigues da Silva
Mônica Maria M. da Silva
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESORES EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO CEFET-PB
Lafayette B. Melo
José Roberto Araújo de Sousa
AMBIENTES DE COLABORAÇÃO VISUAL NA EDUCAÇÃO
Liane Margarida Rockenbach Tarouco
Marie-Christine Julie Mascarenhas Fabre
Régis Augusto Poli Kopper
Rodrigo dos Santos Keller
FAESA@ONLINE: UM AMBIENTE PARA CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE CURSOS À DISTÂNCIA
Luciano Lessa Lorenzoni
Denise Frazotti Togneri
Silvana Rossy de Brito
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ENQUANTO CONSTRUÇÃO SOCIAL-HISTÓRICA E SEU SIGNIFICADO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.
Maria Carolina Santos de Souza
A COMPLEXIDADE EM SE APLICAR ÀS ESCOLAS PÚBLICAS AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO COMPUTADOR ATRAVÉS DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO DOCENTE
Maria de Fátima de Castro Lacaz Santos
Vera Lia Marcondes Criscuolo de Almeida
MAPAS CONCEPTUALES HIPERMEDIALES MULTIDIMENSIONALES
Norma Moroni - Perla Señas
EDUCAÇÃO TECNOLOGICAMENTE MEDIADA - PENSANDO SOFTWARES PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Parahuari Branco
Rossana Ghilardi Cardoso
Positivo Informática
ESTUDO DA ANÁLISE OPERATÓRIA EM UM AMBIENTE DE REALIDADE VIRTUAL COOPERATIVO DE APRENDIZAGEM-ARCA
Patricia Alejandra Behar
HAGÁQUÊ - EDITOR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Sílvia Amélia Bim
Eduardo Hideki Tanaka
Heloísa Vieira da Rocha
[ topo ]