SBC2000 - XX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
Integração Universidade-Empresa
PUCPR - Campus Curitiba - 17 a 21 de julho de 2000
SBC 2000
Criado por: LAMI
SECOMU 2000
XXX Seminário de Computação na Universidade

Apresentação;
Coordenação;
Programação;

Apresentação

  O SECOMU - Seminário de Computação na Universidade, evento no qual a comunidade acadêmica de Computação discute suas grandes questões políticas, chega à sua trigésima edição. Ao longo destas três décadas, os painéis do SECOMU ajudaram a comunidade a construir suas posições políticas em temas de grande relevância, como a política industrial brasileira, a qualidade do ensino superior e os recursos para o financiamento da pesquisa, apenas para citar alguns.

  Neste ano, cinco painéis estão programados, abordando temas atuais para o momento pelo qual passamos. Em todos eles, reunimos painelistas que trazem diferentes contribuições ou expressam diferentes posições políticas sobre os temas abordados, assim como convidamos painelistas que não fazem parte de nossa comunidade acadêmica, na certeza de que o confronto e arejamento de idéias são essenciais para o fortalecimento e aprimoramento de nossas posições.

  O primeiro painel, promovido em conjunto com o WEI - Workshop de Educação em Computação, discutirá os processos de avaliação, autorização e reconhecimento de cursos de graduação pelo MEC. A SBC sempre fez uma firme defesa da qualidade como critério essencial nestes processos. À luz do crescimento acelerado do número de cursos de graduação em Computação e Informática no Brasil, que já passa dos 500, esta discussão é cada vez mais atual e relevante. A diversidade de instituições e cursos deve impactar os critérios de qualidade? Ou os critérios de qualidade continuam sendo universais?

  O segundo painel discutirá o financiamento de Ciência & Tecnologia no Brasil. As questões das fontes de recursos e dos programas de fomento são sempre recorrentes no país, que ainda não conseguiu alcançar a tão sonhada estabilidade nesta área, sujeitando-se a uma descontinuidade de recursos e de programas e a uma falta de políticas de C&T de longo prazo.

  Os fundos setoriais seriam de fato uma mudança significativa que poderia mudar radicalmente o cenário? E como ficará a participação da comunidade acadêmica na gestão destes fundos? E o que a comunidade pode esperar da nova versão da Lei 8248 e da interação com as empresas?

  O terceiro painel está intimamente relacionado com o painel anterior. O Ministério de Ciência e Tecnologia está elaborando o Programa Sociedade da Informação, à semelhança de diversos outros países. Este Programa, que serâ prioritário na agenda do Ministério, recebendo dotações orçamentárias vultosas, tem por missão orientar o desenvolvimento do país no desenvolvimento e utilização das novas Tecnologias da Informação, visando com isto promover nosso crescimento econômico e social. Este Programa ajudará o país a vencer seus graves desequilíbrios? Ou poderá acentuá-los ainda mais? Qual será o real papel da Pesquisa e Desenvolvimento neste novo contexto, tanto na academia como nas empresas? Como poderão ser afetados os programas e recursos atualmente disponíveis para a pesquisa científica e tecnológica?

  Os dois últimos painéis estão diretamente relacionados à grande temática deste XX Congresso da SBC, que é a integração universidade - empresa, sendo promovidos em conjunto com o II COMPUTEC. A comunidade acadêmica está cada vez mais atenta para a necessidade de atuar em estreita cooperação com as empresas, colaborando de forma mais direta no desenvolvimento tecnológico do país. Mas ela não quer abrir mão de seu papel e vocação de conduzir pesquisas de longo prazo, como única forma de garantir a autonomia tecnológica do país.

  O quarto painel discutirá a incubação de empresas, mecanismo essencial na criação de novas empresas e produtos de base tecnológica. Qual é a situação atual das incubadoras existentes no país? Quais são os diferentes modelos de gestão e de incentivo à inovação que têm sido adotados? Quais são os problemas existentes e como eles têm sido enfrentados? O quinto painel, finalmente, discutirá casos de sucesso na criação de novas empresas de base tecnológica no Brasil. Empresários relatarão suas trajetórias, mostrando os obstáculos encontrados e os caminhos que percorreram até alcançarem o sucesso. Esperamos que este conjunto de painéis alcance seus maiores objetivos, que são a livre discussão de idéias, o enriquecimento pessoal de cada participante e o aprimoramento das posições políticas dos diversos agentes - academia, governo, iniciativa privada - envolvidos nesta grande tarefa comum que é a promoção do crescimento social e econômico do país.

 

Flávio Wagner
Coordenador do SECOMU

[ topo ]


Coordenação

Coordenação Geral
Flávio Wagner - UFRGS - flavio@inf.ufrgs.br

Contato Local
Manoel Camillo de Oliveira Penna Neto - PUCPR - penna@ppgia.pucpr.br

[ topo ]


Programação

Neste ano, cinco painéis estão programados, abordando temas atuais para o momento pelo qual passamos. Em todos eles, reunimos painelistas que trazem diferentes contribuições ou expressam diferentes posições políticas sobre os temas abordados, e também convidamos painelistas que não fazem parte de nossa comunidade acadêmica. Temos a certeza que o confronto e arejamento de idéias são essenciais para o fortalecimento e aprimoramento das posições políticas dos diversos agentes - academia, governo, iniciativa privada - envolvidos nesta grande tarefa comum que é a promoção do crescimento social e econômico do país.

Painel 1
Avaliação, autorização e reconhecimento de cursos de graduação

Segunda-feira, 17/7, 14:00 - 15:30

Com painelistas representantes do Conselho Nacional de Educação, CEEInf/SESu/MEC, SBC e instituições particulares de ensino.

Moderador: Sérgio Schneider, Diretor de Educação da SBC

A SBC acompanhou e defendeu no passado a abertura de cursos de computação livres da tutela de currículos mínimos e de organismos cartoriais que impedissem a liberdade de atualização de currículos.

A explosão de cursos nem sempre adequados forçou que um mínimo de disciplina fosse dada à criação de cursos e, assim, há 6 anos vimos, em estreita cooperação com a SESu/MEC, criando padrões mínimos de qualidade, currículos de referência e diretrizes curriculares que, associados a processos de avaliação de qualidade, pudessem resguardar a sociedade (os estudantes, em particular) de formação insuficiente para competente atuação profissional.

Este passado de decisões sera posto novamente a debate neste painel, com representantes dos diversos pontos de vista revendo os resultados alcançados e traçando sugestões para atuação nos próximos anos.

O debate amadurecido, a crítica objetiva e as propostas de novas e melhores formas de abordagem dos velhos problemas serão bem vindos!

Esta atividade é realizada em conjunto com o WEI - Workshop de Educação em Computação.

Painel 2
Financiamento de C&T no Brasil

Segunda-feira, 17/7, 17:00 - 18:30

Com participação de Carlos Pacheco, Secretário Executivo do MCT, e representantes da SBPC e da SBC.

Moderador: Flávio Rech Wagner, Presidente da SBC

As questões das fontes de recursos e dos programas de fomento são sempre recorrentes no país, que ainda não conseguiu alcançar a tão sonhada estabilidade nesta área, sujeitando-se a uma descontinuidade de recursos e de programas e a uma falta de políticas de C&T de longo prazo. Os fundos setoriais seriam de fato uma mudança significativa que poderia mudar radicalmente o cenário? E como ficará a participação da comunidade acadêmica na gestão destes fundos? E o que a comunidade pode esperar da nova versão da Lei 8248 e da interação com as empresas?

Painel 3
Incubação de Empresas

Quarta-feira, 19/7, 15:30 - 17:00

Com participação de representantes de diversas instituições ligadas à incubação de novas empresas (SOFTEX, FINEP, ANPROTEC, incubadoras).

Moderador: Cirano Iochpe, Diretor do Centro de Empreendimentos em Informática da UFRGS

Este painel discutirá a incubação, mecanismo essencial na criação de novas empresas e produtos de base tecnológica. Qual é a situação atual das incubadoras existentes no país? Quais são os diferentes modelos de gestão e de incentivo à inovação que têm sido adotados? Quais são os problemas existentes e como eles têm sido enfrentados? Como deve se dar a integração entre as incubadoras e as universidades e centros de pesquisa?

Esta atividade é realizada em conjunto com o II COMPUTEC.

Painel 4
Empreendedores Inovadores

Quarta-feira, 19/7, 17:00 - 18:30

Com participação de representantes de novas empresas de base tecnológica.

Moderador: Kival Weber, Diretor da SOFTEX

Este painel discutirá casos de sucesso na criação de novas empresas de base tecnológica no Brasil. Empresários relatarão suas trajetórias, mostrando os obstáculos encontrados e os caminhos que percorreram até alcançarem o sucesso. De que forma a pesquisa universitária conseguiu efetivamente transferir seus resultados para estas novas empresas? Quão longo e difícil é o caminho após a existência de uma grande idéia "acadêmica"?

Esta atividade é realizada em conjunto com o II COMPUTEC.

Painel 5
Sociedade da Informação

Quinta-feira, 20/7, 15:30 - 17:00

Com participação de Tadao Takahashi, coordenador do Programa Sociedade da Informação do MCT, e representantes da comunidade acadêmica.

Moderador: Luiz Fernando Gomes Soares, Vice-Presidente da SBC

O Ministério de Ciência e Tecnologia está elaborando o Programa Sociedade da Informação, à semelhança de diversos outros países. Este Programa, que será prioritário na agenda do Ministério, recebendo dotações orçamentárias vultosas, tem por missão orientar o desenvolvimento do país no desenvolvimento e utilização das novas Tecnologias da Informação, visando com isto promover nosso crescimento econômico e social. Este Programa ajudará o país a vencer seus graves desequilíbrios? Ou poderá acentuá-los ainda mais? Qual será o real papel da Pesquisa e Desenvolvimento neste novo contexto, tanto na academia como nas empresas? Como poderão ser afetados os programas e recursos atualmente disponíveis para a pesquisa científica e tecnológica?

[ topo ]