CSBC 2012
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DEsafIE! - I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação

Em sua primeira edição o Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação (DesafIE!) foi proposto pela Comissão Especial de Informática na Educação da SBC (CEIE-SBC) com o objetivo reunir trabalhos e ser um espaço para discutir colaborativamente e de forma criativa novas ideias, pesquisas, paradigmas, reflexões e os avanços necessários da ciência da computação à luz dos desafios presentes principalmente no contexto brasileiro, a fim de contribuir para a utilização eficaz da tecnologia como facilitadora da aprendizagem. Assim, o DesafIE! colocou-se em total sintonia com o tema principal do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação: “Computação e Inovação: ampliando fronteiras para solução de desafios no Brasil”.

O DesafIE! 2012 foi Inspirado no quarto Grande Desafio científico da computação para a década (2006-2016) que trata do “Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento” e busca criar condições para vencer as barreiras tecnológicas, educacionais, culturais, sociais e econômicas. Tais barreiras impedem o acesso e a interação por meio da concepção de sistemas, ferramentas, modelos, métodos, procedimentos e teorias capazes de abordar, de forma competente, a questão do acesso do cidadão brasileiro ao conhecimento.

Tomando-se a questão das “barreiras tecnológicas educacionais”, depara-se com o sistema educacional vigente, ainda baseado predominantemente no modelo transmissivo, no qual o professor apresenta conteúdos empacotados em sequências pré-definidas a estudantes passivos. Por outro lado, o dinamismo possibilitado pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) agilizam as possibilidades de acesso à informação e interação entre indivíduos. Entretanto, as dificuldades inerentes ao processo de educação continuada, ao casamento das teorias pedagógicas com o aporte tecnológico e à falta de um esforço conjugado na busca por novas oportunidades de usar as TICs em favor da aprendizagem ainda nos deixam conviver com práticas escolares do século XIX. O relatório dos Grandes Desafios destaca que “O problema é difícil porque é único; não havendo experiências nas quais possamos nos inspirar. O tratamento deste desafio exige competências multidisciplinares, em que a pesquisa em Computação possibilita estabelecer sistemas e métodos que sustentem a constituição de uma cultura digital para acesso do cidadão ao conhecimento”.

Nesse contexto o DesafIE! 2012 propôs-se a discutir temas da Informática na Educação que possuíssem, sobretudo um enfoque computacional e que abordassem aspectos desafiadores na área.

Nessa primeira edição foram avaliados 61 artigos completos dos quais 25 foram aceitos (40% de aceitação). O processo de revisão foi conduzido de forma anônima (blind review) por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor quando necessário.  Os 25 artigos foram distribuídos em 3 sessões técnicas temáticas, nos dois dias de evento: A Inclusão Digital e o Acesso ao Conhecimento; A Computação na Avaliação e Gestão da Aprendizagem; Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais e Objetos de Aprendizagem. Como parte do DesafIE! dois painéis também foram organizados com os seguintes temas: A Computação e os Desafios para a Inclusão Digital - O caminho passa pela Educação; A Computação e os Desafios para a Inclusão Digital - O caminho passa pela Educação.

Coordenadores

Alexandre Direne - UFPR (coordenador geral)
Edson Pinheiro Pimentel - UFABC (coordenador de programa)

Comitê de Programa

Artigos (Título,Autor)

1. Alan Pedro da Silva (Universidade Federal de Alagoas)
Desafios da Engenharia de Software na Educação: Variabilidade de Sistemas Educacionais Inteligentes e Instanciação em Larga Escala
Mineração de Dados e a Gestão Inteligente da Aprendizagem: Desafios e Direcionamentos
2. Alexander Robert Kutzke (Federal University of Parana)
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
3. Alexandre Direne (UFPR)
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
4. Amanda Meincke Melo (Universidade Federal do Pampa)
Desafios à pesquisa em Computação em contexto educacional - qualidade no uso de objetos de aprendizagem em perspectiva
5. Anarosa Brandão (Universidade de São Paulo)
Uso de Métodos e Técnicas para Desenvolvimento de Software Educacional em Universidades Brasileiras
6. Antônio Nassar (University of California)
A Interação Tecnológica no Modelo Pedagógico da Educação Básica Brasileira
7. Apuena Gomes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
e-Learning via Dispositivos Móveis no Brasil: Estado da Arte e Desafios à Luz do Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento
8. Arthur Henrique Rego (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
e-Learning via Dispositivos Móveis no Brasil: Estado da Arte e Desafios à Luz do Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento
9. Beatriz Stransky (UFABC)
Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade
10. Carla Barvinski (Universidade Federal da Grande Dourados)
SBIE, WIE e RBIE: publicações da comunidade brasileira de Informática na Educação
Desafios educacionais para o Século XXI e o papel da Informática na Educação
11. Carla Felippe (FURG)
Um Modelo de Ferramenta Computacional Aplicada ao Processo de Aprendizagem Especial: As Tecnologias Assistivas
12. Carla Marques (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
O uso de ferramentas pedagógicas no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
13. Carlos Sobrinho (Universidade Federal do Pará)
A Interação Tecnológica no Modelo Pedagógico da Educação Básica Brasileira
14. Cecilia Rubira (UNICAMP)
Desafios da Engenharia de Software na Educação: Variabilidade de Sistemas Educacionais Inteligentes e Instanciação em Larga Escala
15. Celso Kaestner (UTFPR)
Avaliação de Desempenho de Estudantes em Cursos de Educação a Distância Utilizando Mineração de Dados
16. Claudia Tinós Peviani (Universidade Federal da Grande Dourados)
Detecção Automática de Plágio em Ambiente Educacional Virtual
17. Daniel Scherer (Universidade Estadual da Paraiba)
Estudo comparativo de toolkits de Realidade Virtual e Aumentada visando aplicação educacional
18. Danilo Dalmon (Universidade de São Paulo)
Uso de Métodos e Técnicas para Desenvolvimento de Software Educacional em Universidades Brasileiras
19. Diana Adamatti (Universidade Federal do Rio Grande - FURG)
Um Modelo de Ferramenta Computacional Aplicada ao Processo de Aprendizagem Especial: As Tecnologias Assistivas
20. Diego Marczal (Univerisidade Federal do Paraná)
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
21. Dinarte Junior (FURG)
Um Modelo de Ferramenta Computacional Aplicada ao Processo de Aprendizagem Especial: As Tecnologias Assistivas
22. Edson P. Pimentel (UFABC)
Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade
Ferramentas de Autoria de Conteúdos e as Limitações para a Personalização da Educação
23. Eduardo Henrique Gomes (IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) / UFABC,
Ferramentas de Autoria de Conteúdos e as Limitações para a Personalização da Educação
24. Elizabeth Rocha (Universidade Federal da Grande Dourados)
Detecção Automática de Plágio em Ambiente Educacional Virtual
25. Elói Favero (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
Aplicação de um método LSA na avaliação automática de respostas discursivas
26. Ernani Gottardo (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS)
Avaliação de Desempenho de Estudantes em Cursos de Educação a Distância Utilizando Mineração de Dados
27. Fabiano Silva (UFPR)
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
28. Francieli da Veiga dos Santos (Instituto Federal Farroupilha)
A Interação Tecnológica no Modelo Pedagógico da Educação Básica Brasileira
29. Gabriela Trindade (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
e-Learning via Dispositivos Móveis no Brasil: Estado da Arte e Desafios à Luz do Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento
30. Gilian Cristina Barros (UFPR/GEPETE)
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
31. Gustavo Cesar Bazzo (Universidade Federal do Paraná)
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
32. Henrique Pacheco (COPIN, Universidade Federal de Campina Grande)
Mineração de Dados e a Gestão Inteligente da Aprendizagem: Desafios e Direcionamentos
33. Hugo Oliveira Mesquita (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
O uso de ferramentas pedagógicas no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
34. Ig Ibert Bittencourt (Universidade Federal de Alagoas)
Computação Afetiva aplicada à Educação: Dotando Sistemas Tutores Inteligentes de Habilidades Sociais
Desafios da Engenharia de Software na Educação: Variabilidade de Sistemas Educacionais Inteligentes e Instanciação em Larga Escala
Mineração de Dados e a Gestão Inteligente da Aprendizagem: Desafios e Direcionamentos
35. Ismar Frango Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul)
Políticas públicas para Formação de Professores em Informática na Educação: Desafios Nacionais e o Cenário Atual no Estado de São Paulo
36. Jader de Freitas Saldanha (Universidade Federal do Pampa)
Desafios à pesquisa em Computação em contexto educacional - qualidade no uso de objetos de aprendizagem em perspectiva
37. João Santos (UFPA)
Aplicação de um método LSA na avaliação automática de respostas discursivas
38. João Vicente Cegato Bertomeu (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP)
Avaliação integradora dos processos de aprendizagem do aluno
39. Joaquim Queiroz (UFPA)
Aplicação de um método LSA na avaliação automática de respostas discursivas
40. José Felipe De Almeida (Universidade Federal Rural da Amazônia)
A Interação Tecnológica no Modelo Pedagógico da Educação Básica Brasileira
41. José Maria Filardo Bassalo (Academia Paraense de Ciências)
A Interação Tecnológica no Modelo Pedagógico da Educação Básica Brasileira
42. Juliana Cristina Braga (Universidade Federal do ABC - UFABC)
Ferramentas de Autoria de Conteúdos e as Limitações para a Personalização da Educação
Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade
43. Kleber Fernandes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
e-Learning via Dispositivos Móveis no Brasil: Estado da Arte e Desafios à Luz do Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento
44. Leda Maria Correa Moura (UFPR)
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
45. Leonardo Cunha de Miranda (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
e-Learning via Dispositivos Móveis no Brasil: Estado da Arte e Desafios à Luz do Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento
46. Leônidas Brandão (Universidade de São Paulo)
Uso de Métodos e Técnicas para Desenvolvimento de Software Educacional em Universidades Brasileiras
47. Leticia Mara Peres (UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
48. Lilian Freitas (Universidade Federal de Itajubá)
Rumo ao Sucesso na Utilização de Softwares Educacionais para o Ensino e Aprendizagem de Ciências
49. Luiz Carlos Reis (Universidade Cruzeiro do Sul)
Políticas públicas para Formação de Professores em Informática na Educação: Desafios Nacionais e o Cenário Atual no Estado de São Paulo
50. Marcelo de Paiva Guimarães (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP)
Avaliação integradora dos processos de aprendizagem do aluno
51. Marcelo Guimarães (Universidade Federal de São Paulo)
Desafios para o uso de Realidade Virtual e Aumentada de maneira efetiva no ensino
52. Márcia Lucena (Universidade Federal do Rio Grande do Norte DIMAP)
e-Learning via Dispositivos Móveis no Brasil: Estado da Arte e Desafios à Luz do Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento
53. Marcos Borges (Universidade Estadual de Campinas)
Desenvolvimento de um jogo educativo para apoiar o aprendizado de pacientes com Hemofilia
54. Marcus Guimaraes (FURG)
Um Modelo de Ferramenta Computacional Aplicada ao Processo de Aprendizagem Especial: As Tecnologias Assistivas
55. Maria Augusta Silveira Netto Nunes (Universidade Federal de Sergipe)
Computação Afetiva aplicada à Educação: Dotando Sistemas Tutores Inteligentes de Habilidades Sociais
56. Maria Cristina Graeff Wernz (Universidade Federal do Pampa) 
Desafios à pesquisa em Computação em contexto educacional - qualidade no uso de objetos de aprendizagem em perspectiva
57. Neylson Gularte (Universidade Federal da Grande Dourados)
Detecção Automática de Plágio em Ambiente Educacional Virtual
58. Patricia Jaques (UNISINOS)
Computação Afetiva aplicada à Educação: Dotando Sistemas Tutores Inteligentes de Habilidades Sociais
Desafios da Engenharia de Software na Educação: Variabilidade de Sistemas Educacionais Inteligentes e Instanciação em Larga Escala
Mineração de Dados e a Gestão Inteligente da Aprendizagem: Desafios e Direcionamentos
59. Patrick Brito (Federal University of Alagoas)
Desafios da Engenharia de Software na Educação: Variabilidade de Sistemas Educacionais Inteligentes e Instanciação em Larga Escala
60. Ranilson Paiva (Faculdade de Alagoas) 
Mineração de Dados e a Gestão Inteligente da Aprendizagem: Desafios e Direcionamentos
61. Regina Barwaldt (FURG)
Um Modelo de Ferramenta Computacional Aplicada ao Processo de Aprendizagem Especial: As Tecnologias Assistivas
62. Renan Rossi (Universidade Estadual de Campinas)
Desenvolvimento de um jogo educativo para apoiar o aprendizado de pacientes com Hemofilia
63. Roberta Matsunaga (Universidade Estadual de Campinas)
Desenvolvimento de um jogo educativo para apoiar o aprendizado de pacientes com Hemofilia
64. Robinson Noronha (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Instituto Tecnológico de Aeronáutica)
Avaliação de Desempenho de Estudantes em Cursos de Educação a Distância Utilizando Mineração de Dados
65. Robson Ferreira Braga (Universidade Estadual da Paraiba)
Estudo comparativo de toolkits de Realidade Virtual e Aumentada visando aplicação educacional
66. Rommel Lima (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
O uso de ferramentas pedagógicas no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
67. Samuel Morais (Universidade Estadual de Campinas)
Desenvolvimento de um jogo educativo para apoiar o aprendizado de pacientes com Hemofilia
68. Sandro José Rigo (UNISINOS)
Minerando Dados Educacionais com foco na evasão escolar: oportunidades, desafios e necessidades
69. Seiji Isotani (Universidade de São Paulo)
Computação Afetiva aplicada à Educação: Dotando Sistemas Tutores Inteligentes de Habilidades Sociais
Desafios da Engenharia de Software na Educação: Variabilidade de Sistemas Educacionais Inteligentes e Instanciação em Larga Escala
Mineração de Dados e a Gestão Inteligente da Aprendizagem: Desafios e Direcionamentos
70. Silvia Dotta (UFABC)
Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade
72. Sílvio Cazella (UNISINOS, UFCSPA)
Minerando Dados Educacionais com foco na evasão escolar: oportunidades, desafios e necessidades
73. Tacio Ribeiro (UFPA)
Aplicação de um método LSA na avaliação automática de respostas discursivas
74. Tereza Kirner (UNIFEI)
Rumo ao Sucesso na Utilização de Softwares Educacionais para o Ensino e Aprendizagem de Ciências
75. Thiago Rafael Pretto (Universidade Federal da Grande Dourados)
Detecção Automática de Plágio em Ambiente Educacional Virtual
76. Thiago Reis da Silva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN))
O uso de ferramentas pedagógicas no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
77. Thiciany Matsudo Iwano (Universidade Estadual da Paraiba)
Estudo comparativo de toolkits de Realidade Virtual e Aumentada visando aplicação educacional
78. Uellisson Lopes da Silva (Universidade Estadual da Paraiba)
Estudo comparativo de toolkits de Realidade Virtual e Aumentada visando aplicação educacional
79. Valéria Martins (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Desafios para o uso de Realidade Virtual e Aumentada de maneira efetiva no ensino
80. Valeria Sperduti Lima (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP) 
Avaliação integradora dos processos de aprendizagem do aluno
81. Valguima Odakura (Universidade Federal da Grande Dourados)
Desafios educacionais para o Século XXI e o papel da Informática na Educação
SBIE, WIE e RBIE: publicações da comunidade brasileira de Informática na Educação
82. Virgínia Venega (Centro Universitário Unirg)
Modelagem Participativa de um Software de Ensino Musical
83. Wagner Cambruzzi (UNISINOS)
Minerando Dados Educacionais com foco na evasão escolar: oportunidades, desafios e necessidades
84. Walisson Pereira de Sousa (Centro Universitário Unirg)
Modelagem Participativa de um Software de Ensino Musical
85. Willian Martins Silva (Universidade Federal da Grande Dourados)
Detecção Automática de Plágio em Ambiente Educacional Virtual
86. Wilson Silva (Universidade Federal do Paraná)
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
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