Em sua primeira edição o Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação (DesafIE!) foi proposto pela Comissão Especial de Informática na Educação da SBC (CEIE-SBC) com o objetivo reunir trabalhos e ser um espaço para discutir colaborativamente e de forma criativa novas ideias, pesquisas, paradigmas, reflexões e os avanços necessários da ciência da computação à luz dos desafios presentes principalmente no contexto brasileiro, a fim de contribuir para a utilização eficaz da tecnologia como facilitadora da aprendizagem. Assim, o DesafIE! colocou-se em total sintonia com o tema principal do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação: “Computação e Inovação: ampliando fronteiras para solução de desafios no Brasil”.
O DesafIE! 2012 foi Inspirado no quarto Grande Desafio científico da computação para a década (2006-2016) que trata do “Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento” e busca criar condições para vencer as barreiras tecnológicas, educacionais, culturais, sociais e econômicas. Tais barreiras impedem o acesso e a interação por meio da concepção de sistemas, ferramentas, modelos, métodos, procedimentos e teorias capazes de abordar, de forma competente, a questão do acesso do cidadão brasileiro ao conhecimento.
Tomando-se a questão das “barreiras tecnológicas educacionais”, depara-se com o sistema educacional vigente, ainda baseado predominantemente no modelo transmissivo, no qual o professor apresenta conteúdos empacotados em sequências pré-definidas a estudantes passivos. Por outro lado, o dinamismo possibilitado pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) agilizam as possibilidades de acesso à informação e interação entre indivíduos. Entretanto, as dificuldades inerentes ao processo de educação continuada, ao casamento das teorias pedagógicas com o aporte tecnológico e à falta de um esforço conjugado na busca por novas oportunidades de usar as TICs em favor da aprendizagem ainda nos deixam conviver com práticas escolares do século XIX.
O relatório dos Grandes Desafios destaca que “O problema é difícil porque é único; não havendo experiências nas quais possamos nos inspirar. O tratamento deste desafio exige competências multidisciplinares, em que a pesquisa em Computação possibilita estabelecer sistemas e métodos que sustentem a constituição de uma cultura digital para acesso do cidadão ao conhecimento”.
Nesse contexto o DesafIE! 2012 propôs-se a discutir temas da Informática na Educação que possuíssem, sobretudo um enfoque computacional e que abordassem aspectos desafiadores na área.
Nessa primeira edição foram avaliados 61 artigos completos dos quais 25 foram aceitos (40% de aceitação). O processo de revisão foi conduzido de forma anônima (blind review) por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor quando necessário.
Os 25 artigos foram distribuídos em 3 sessões técnicas temáticas, nos dois dias de evento: A Inclusão Digital e o Acesso ao Conhecimento; A Computação na Avaliação e Gestão da Aprendizagem; Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais e Objetos de Aprendizagem.
Como parte do DesafIE! dois painéis também foram organizados com os seguintes temas: A Computação e os Desafios para a Inclusão Digital - O caminho passa pela Educação; A Computação e os Desafios para a Inclusão Digital - O caminho passa pela Educação.
1.
|
Alan Pedro da Silva (Universidade Federal de Alagoas)
|
|
Desafios da Engenharia de Software na Educação: Variabilidade de Sistemas Educacionais Inteligentes e Instanciação em Larga Escala
Mineração de Dados e a Gestão Inteligente da Aprendizagem: Desafios e Direcionamentos
|
2.
|
Alexander Robert Kutzke (Federal University of Parana)
|
|
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
|
3.
|
Alexandre Direne (UFPR)
|
|
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
|
4.
|
Amanda Meincke Melo (Universidade Federal do Pampa)
|
|
Desafios à pesquisa em Computação em contexto educacional - qualidade no uso de objetos de aprendizagem em perspectiva
|
5.
|
Anarosa Brandão (Universidade de São Paulo)
|
|
Uso de Métodos e Técnicas para Desenvolvimento de Software Educacional em Universidades Brasileiras
|
6.
|
Antônio Nassar (University of California)
|
|
A Interação Tecnológica no Modelo Pedagógico da Educação Básica Brasileira
|
7.
|
Apuena Gomes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
|
|
e-Learning via Dispositivos Móveis no Brasil: Estado da Arte e Desafios à Luz do Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento
|
8.
|
Arthur Henrique Rego (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
|
|
e-Learning via Dispositivos Móveis no Brasil: Estado da Arte e Desafios à Luz do Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento
|
9.
|
Beatriz Stransky (UFABC)
|
|
Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade
|
10.
|
Carla Barvinski (Universidade Federal da Grande Dourados)
|
|
SBIE, WIE e RBIE: publicações da comunidade brasileira de Informática na Educação
Desafios educacionais para o Século XXI e o papel da Informática na Educação
|
11.
|
Carla Felippe (FURG)
|
|
Um Modelo de Ferramenta Computacional Aplicada ao Processo de Aprendizagem Especial: As Tecnologias Assistivas
|
12.
|
Carla Marques (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
|
|
O uso de ferramentas pedagógicas no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
|
13.
|
Carlos Sobrinho (Universidade Federal do Pará)
|
|
A Interação Tecnológica no Modelo Pedagógico da Educação Básica Brasileira
|
14.
|
Cecilia Rubira (UNICAMP)
|
|
Desafios da Engenharia de Software na Educação: Variabilidade de Sistemas Educacionais Inteligentes e Instanciação em Larga Escala
|
15.
|
Celso Kaestner (UTFPR)
|
|
Avaliação de Desempenho de Estudantes em Cursos de Educação a Distância Utilizando Mineração de Dados
|
16.
|
Claudia Tinós Peviani (Universidade Federal da Grande Dourados)
|
|
Detecção Automática de Plágio em Ambiente Educacional Virtual
|
17.
|
Daniel Scherer (Universidade Estadual da Paraiba)
|
|
Estudo comparativo de toolkits de Realidade Virtual e Aumentada visando aplicação educacional
|
18.
|
Danilo Dalmon (Universidade de São Paulo)
|
|
Uso de Métodos e Técnicas para Desenvolvimento de Software Educacional em Universidades Brasileiras
|
19.
|
Diana Adamatti (Universidade Federal do Rio Grande - FURG)
|
|
Um Modelo de Ferramenta Computacional Aplicada ao Processo de Aprendizagem Especial: As Tecnologias Assistivas
|
20.
|
Diego Marczal (Univerisidade Federal do Paraná)
|
|
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
|
21.
|
Dinarte Junior (FURG)
|
|
Um Modelo de Ferramenta Computacional Aplicada ao Processo de Aprendizagem Especial: As Tecnologias Assistivas
|
22.
|
Edson P. Pimentel (UFABC)
|
|
Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade
Ferramentas de Autoria de Conteúdos e as Limitações para a Personalização da Educação
|
23.
|
Eduardo Henrique Gomes (IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) / UFABC,
|
|
Ferramentas de Autoria de Conteúdos e as Limitações para a Personalização da Educação
|
24.
|
Elizabeth Rocha (Universidade Federal da Grande Dourados)
|
|
Detecção Automática de Plágio em Ambiente Educacional Virtual
|
25.
|
Elói Favero (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
|
|
Aplicação de um método LSA na avaliação automática de respostas discursivas
|
26.
|
Ernani Gottardo (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS)
|
|
Avaliação de Desempenho de Estudantes em Cursos de Educação a Distância Utilizando Mineração de Dados
|
27.
|
Fabiano Silva (UFPR)
|
|
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
|
28.
|
Francieli da Veiga dos Santos (Instituto Federal Farroupilha)
|
|
A Interação Tecnológica no Modelo Pedagógico da Educação Básica Brasileira
|
29.
|
Gabriela Trindade (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
|
|
e-Learning via Dispositivos Móveis no Brasil: Estado da Arte e Desafios à Luz do Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento
|
30.
|
Gilian Cristina Barros (UFPR/GEPETE)
|
|
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
|
31.
|
Gustavo Cesar Bazzo (Universidade Federal do Paraná)
|
|
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
|
32.
|
Henrique Pacheco (COPIN, Universidade Federal de Campina Grande)
|
|
Mineração de Dados e a Gestão Inteligente da Aprendizagem: Desafios e Direcionamentos
|
33.
|
Hugo Oliveira Mesquita (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
|
|
O uso de ferramentas pedagógicas no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
|
34.
|
Ig Ibert Bittencourt (Universidade Federal de Alagoas)
|
|
Computação Afetiva aplicada à Educação: Dotando Sistemas Tutores Inteligentes de Habilidades Sociais
Desafios da Engenharia de Software na Educação: Variabilidade de Sistemas Educacionais Inteligentes e Instanciação em Larga Escala
Mineração de Dados e a Gestão Inteligente da Aprendizagem: Desafios e Direcionamentos
|
35.
|
Ismar Frango Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul)
|
|
Políticas públicas para Formação de Professores em Informática na Educação: Desafios Nacionais e o Cenário Atual no Estado de São Paulo
|
36.
|
Jader de Freitas Saldanha (Universidade Federal do Pampa)
|
|
Desafios à pesquisa em Computação em contexto educacional - qualidade no uso de objetos de aprendizagem em perspectiva
|
37.
|
João Santos (UFPA)
|
|
Aplicação de um método LSA na avaliação automática de respostas discursivas
|
38.
|
João Vicente Cegato Bertomeu (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP)
|
|
Avaliação integradora dos processos de aprendizagem do aluno
|
39.
|
Joaquim Queiroz (UFPA)
|
|
Aplicação de um método LSA na avaliação automática de respostas discursivas
|
40.
|
José Felipe De Almeida (Universidade Federal Rural da Amazônia)
|
|
A Interação Tecnológica no Modelo Pedagógico da Educação Básica Brasileira
|
41.
|
José Maria Filardo Bassalo (Academia Paraense de Ciências)
|
|
A Interação Tecnológica no Modelo Pedagógico da Educação Básica Brasileira
|
42.
|
Juliana Cristina Braga (Universidade Federal do ABC - UFABC)
|
|
Ferramentas de Autoria de Conteúdos e as Limitações para a Personalização da Educação
Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade
|
43.
|
Kleber Fernandes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
|
|
e-Learning via Dispositivos Móveis no Brasil: Estado da Arte e Desafios à Luz do Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento
|
44.
|
Leda Maria Correa Moura (UFPR)
|
|
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
|
45.
|
Leonardo Cunha de Miranda (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
|
|
e-Learning via Dispositivos Móveis no Brasil: Estado da Arte e Desafios à Luz do Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento
|
46.
|
Leônidas Brandão (Universidade de São Paulo)
|
|
Uso de Métodos e Técnicas para Desenvolvimento de Software Educacional em Universidades Brasileiras
|
47.
|
Leticia Mara Peres (UFPR - Universidade Federal do Paraná)
|
|
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
|
48.
|
Lilian Freitas (Universidade Federal de Itajubá)
|
|
Rumo ao Sucesso na Utilização de Softwares Educacionais para o Ensino e Aprendizagem de Ciências
|
49.
|
Luiz Carlos Reis (Universidade Cruzeiro do Sul)
|
|
Políticas públicas para Formação de Professores em Informática na Educação: Desafios Nacionais e o Cenário Atual no Estado de São Paulo
|
50.
|
Marcelo de Paiva Guimarães (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP)
|
|
Avaliação integradora dos processos de aprendizagem do aluno
|
51.
|
Marcelo Guimarães (Universidade Federal de São Paulo)
|
|
Desafios para o uso de Realidade Virtual e Aumentada de maneira efetiva no ensino
|
52.
|
Márcia Lucena (Universidade Federal do Rio Grande do Norte DIMAP)
|
|
e-Learning via Dispositivos Móveis no Brasil: Estado da Arte e Desafios à Luz do Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento
|
53.
|
Marcos Borges (Universidade Estadual de Campinas)
|
|
Desenvolvimento de um jogo educativo para apoiar o aprendizado de pacientes com Hemofilia
|
54.
|
Marcus Guimaraes (FURG)
|
|
Um Modelo de Ferramenta Computacional Aplicada ao Processo de Aprendizagem Especial: As Tecnologias Assistivas
|
55.
|
Maria Augusta Silveira Netto Nunes (Universidade Federal de Sergipe)
|
|
Computação Afetiva aplicada à Educação: Dotando Sistemas Tutores Inteligentes de Habilidades Sociais
|
56.
|
Maria Cristina Graeff Wernz (Universidade Federal do Pampa)
|
|
Desafios à pesquisa em Computação em contexto educacional - qualidade no uso de objetos de aprendizagem em perspectiva
|
57.
|
Neylson Gularte (Universidade Federal da Grande Dourados)
|
|
Detecção Automática de Plágio em Ambiente Educacional Virtual
|
58.
|
Patricia Jaques (UNISINOS)
|
|
Computação Afetiva aplicada à Educação: Dotando Sistemas Tutores Inteligentes de Habilidades Sociais
Desafios da Engenharia de Software na Educação: Variabilidade de Sistemas Educacionais Inteligentes e Instanciação em Larga Escala
Mineração de Dados e a Gestão Inteligente da Aprendizagem: Desafios e Direcionamentos
|
59.
|
Patrick Brito (Federal University of Alagoas)
|
|
Desafios da Engenharia de Software na Educação: Variabilidade de Sistemas Educacionais Inteligentes e Instanciação em Larga Escala
|
60.
|
Ranilson Paiva (Faculdade de Alagoas)
|
|
Mineração de Dados e a Gestão Inteligente da Aprendizagem: Desafios e Direcionamentos
|
61.
|
Regina Barwaldt (FURG)
|
|
Um Modelo de Ferramenta Computacional Aplicada ao Processo de Aprendizagem Especial: As Tecnologias Assistivas
|
62.
|
Renan Rossi (Universidade Estadual de Campinas)
|
|
Desenvolvimento de um jogo educativo para apoiar o aprendizado de pacientes com Hemofilia
|
63.
|
Roberta Matsunaga (Universidade Estadual de Campinas)
|
|
Desenvolvimento de um jogo educativo para apoiar o aprendizado de pacientes com Hemofilia
|
64.
|
Robinson Noronha (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Instituto Tecnológico de Aeronáutica)
|
|
Avaliação de Desempenho de Estudantes em Cursos de Educação a Distância Utilizando Mineração de Dados
|
65.
|
Robson Ferreira Braga (Universidade Estadual da Paraiba)
|
|
Estudo comparativo de toolkits de Realidade Virtual e Aumentada visando aplicação educacional
|
66.
|
Rommel Lima (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
|
|
O uso de ferramentas pedagógicas no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
|
67.
|
Samuel Morais (Universidade Estadual de Campinas)
|
|
Desenvolvimento de um jogo educativo para apoiar o aprendizado de pacientes com Hemofilia
|
68.
|
Sandro José Rigo (UNISINOS)
|
|
Minerando Dados Educacionais com foco na evasão escolar: oportunidades, desafios e necessidades
|
69.
|
Seiji Isotani (Universidade de São Paulo)
|
|
Computação Afetiva aplicada à Educação: Dotando Sistemas Tutores Inteligentes de Habilidades Sociais
Desafios da Engenharia de Software na Educação: Variabilidade de Sistemas Educacionais Inteligentes e Instanciação em Larga Escala
Mineração de Dados e a Gestão Inteligente da Aprendizagem: Desafios e Direcionamentos
|
70.
|
Silvia Dotta (UFABC)
|
|
Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade
|
72.
|
Sílvio Cazella (UNISINOS, UFCSPA)
|
|
Minerando Dados Educacionais com foco na evasão escolar: oportunidades, desafios e necessidades
|
73.
|
Tacio Ribeiro (UFPA)
|
|
Aplicação de um método LSA na avaliação automática de respostas discursivas
|
74.
|
Tereza Kirner (UNIFEI)
|
|
Rumo ao Sucesso na Utilização de Softwares Educacionais para o Ensino e Aprendizagem de Ciências
|
75.
|
Thiago Rafael Pretto (Universidade Federal da Grande Dourados)
|
|
Detecção Automática de Plágio em Ambiente Educacional Virtual
|
76.
|
Thiago Reis da Silva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN))
|
|
O uso de ferramentas pedagógicas no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
|
77.
|
Thiciany Matsudo Iwano (Universidade Estadual da Paraiba)
|
|
Estudo comparativo de toolkits de Realidade Virtual e Aumentada visando aplicação educacional
|
78.
|
Uellisson Lopes da Silva (Universidade Estadual da Paraiba)
|
|
Estudo comparativo de toolkits de Realidade Virtual e Aumentada visando aplicação educacional
|
79.
|
Valéria Martins (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
|
|
Desafios para o uso de Realidade Virtual e Aumentada de maneira efetiva no ensino
|
80.
|
Valeria Sperduti Lima (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP)
|
|
Avaliação integradora dos processos de aprendizagem do aluno
|
81.
|
Valguima Odakura (Universidade Federal da Grande Dourados)
|
|
Desafios educacionais para o Século XXI e o papel da Informática na Educação
SBIE, WIE e RBIE: publicações da comunidade brasileira de Informática na Educação
|
82.
|
Virgínia Venega (Centro Universitário Unirg)
|
|
Modelagem Participativa de um Software de Ensino Musical
|
83.
|
Wagner Cambruzzi (UNISINOS)
|
|
Minerando Dados Educacionais com foco na evasão escolar: oportunidades, desafios e necessidades
|
84.
|
Walisson Pereira de Sousa (Centro Universitário Unirg)
|
|
Modelagem Participativa de um Software de Ensino Musical
|
85.
|
Willian Martins Silva (Universidade Federal da Grande Dourados)
|
|
Detecção Automática de Plágio em Ambiente Educacional Virtual
|
86.
|
Wilson Silva (Universidade Federal do Paraná)
|
|
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
|