CSBC 2012
top menu border bottom menu border
top menu border bottom menu border
top border

DEsafIE! - I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação

Em sua primeira edição o Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação (DesafIE!) foi proposto pela Comissão Especial de Informática na Educação da SBC (CEIE-SBC) com o objetivo reunir trabalhos e ser um espaço para discutir colaborativamente e de forma criativa novas ideias, pesquisas, paradigmas, reflexões e os avanços necessários da ciência da computação à luz dos desafios presentes principalmente no contexto brasileiro, a fim de contribuir para a utilização eficaz da tecnologia como facilitadora da aprendizagem. Assim, o DesafIE! colocou-se em total sintonia com o tema principal do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação: “Computação e Inovação: ampliando fronteiras para solução de desafios no Brasil”.

O DesafIE! 2012 foi Inspirado no quarto Grande Desafio científico da computação para a década (2006-2016) que trata do “Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento” e busca criar condições para vencer as barreiras tecnológicas, educacionais, culturais, sociais e econômicas. Tais barreiras impedem o acesso e a interação por meio da concepção de sistemas, ferramentas, modelos, métodos, procedimentos e teorias capazes de abordar, de forma competente, a questão do acesso do cidadão brasileiro ao conhecimento.

Tomando-se a questão das “barreiras tecnológicas educacionais”, depara-se com o sistema educacional vigente, ainda baseado predominantemente no modelo transmissivo, no qual o professor apresenta conteúdos empacotados em sequências pré-definidas a estudantes passivos. Por outro lado, o dinamismo possibilitado pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) agilizam as possibilidades de acesso à informação e interação entre indivíduos. Entretanto, as dificuldades inerentes ao processo de educação continuada, ao casamento das teorias pedagógicas com o aporte tecnológico e à falta de um esforço conjugado na busca por novas oportunidades de usar as TICs em favor da aprendizagem ainda nos deixam conviver com práticas escolares do século XIX. O relatório dos Grandes Desafios destaca que “O problema é difícil porque é único; não havendo experiências nas quais possamos nos inspirar. O tratamento deste desafio exige competências multidisciplinares, em que a pesquisa em Computação possibilita estabelecer sistemas e métodos que sustentem a constituição de uma cultura digital para acesso do cidadão ao conhecimento”.

Nesse contexto o DesafIE! 2012 propôs-se a discutir temas da Informática na Educação que possuíssem, sobretudo um enfoque computacional e que abordassem aspectos desafiadores na área.

Nessa primeira edição foram avaliados 61 artigos completos dos quais 25 foram aceitos (40% de aceitação). O processo de revisão foi conduzido de forma anônima (blind review) por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor quando necessário.  Os 25 artigos foram distribuídos em 3 sessões técnicas temáticas, nos dois dias de evento: A Inclusão Digital e o Acesso ao Conhecimento; A Computação na Avaliação e Gestão da Aprendizagem; Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais e Objetos de Aprendizagem. Como parte do DesafIE! dois painéis também foram organizados com os seguintes temas: A Computação e os Desafios para a Inclusão Digital - O caminho passa pela Educação; A Computação e os Desafios para a Inclusão Digital - O caminho passa pela Educação.

Coordenadores

Alexandre Direne - UFPR (coordenador geral)
Edson Pinheiro Pimentel - UFABC (coordenador de programa)

Comitê de Programa

Artigos (Título,Autor)

1. A Interação Tecnológica no Modelo Pedagógico da Educação Básica Brasileira
Francieli da Veiga dos Santos (Instituto Federal Farroupilha)
José Felipe De Almeida (Universidade Federal Rural da Amazônia)
José Maria Filardo Bassalo (Academia Paraense de Ciências)
Antônio Nassar (University of California)
Carlos Sobrinho (Universidade Federal do Pará)
2. Aplicação de um método LSA na avaliação automática de respostas discursivas
João Santos (UFPA)
Tacio Ribeiro (UFPA)
Elói Favero (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
Joaquim Queiroz (UFPA)
3. Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino
Alexandre Direne (UFPR)
Wilson Silva (Universidade Federal do Paraná)
Fabiano Silva (UFPR)
Leticia Mara Peres (UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Alexander Robert Kutzke (Federal University of Parana)
Diego Marczal (Univerisidade Federal do Paraná)
Gilian Cristina Barros (UFPR/GEPETE)
Gustavo Cesar Bazzo (Universidade Federal do Paraná)
Leda Maria Correa Moura (UFPR)
4. Avaliação de Desempenho de Estudantes em Cursos de Educação a Distância Utilizando Mineração de Dados
Ernani Gottardo (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS)
Celso Kaestner (UTFPR)
Robinson Noronha (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Instituto Tecnológico de Aeronáutica)
5. Avaliação integradora dos processos de aprendizagem do aluno
Valeria Sperduti Lima (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP) 
João Vicente Cegato Bertomeu (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP)
Marcelo de Paiva Guimarães (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP)
6. Computação Afetiva aplicada à Educação: Dotando Sistemas Tutores Inteligentes de Habilidades Sociais
Patricia Jaques (UNISINOS)
Maria Augusta Silveira Netto Nunes (Universidade Federal de Sergipe)
Ig Ibert Bittencourt (Universidade Federal de Alagoas)
Seiji Isotani (Universidade de São Paulo)
7. Desafios à pesquisa em Computação em contexto educacional - qualidade no uso de objetos de aprendizagem em perspectiva
Amanda Meincke Melo (Universidade Federal do Pampa)
Jader de Freitas Saldanha (Universidade Federal do Pampa)
Maria Cristina Graeff Wernz (Universidade Federal do Pampa) 
8. Desafios da Engenharia de Software na Educação: Variabilidade de Sistemas Educacionais Inteligentes e Instanciação em Larga Escala
Ig Ibert Bittencourt (Universidade Federal de Alagoas)
Patrick Brito (Federal University of Alagoas)
Alan Pedro da Silva (Universidade Federal de Alagoas)
Seiji Isotani (Universidade de São Paulo)
Patricia Jaques (UNISINOS)
Cecilia Rubira (UNICAMP)
9. Desafios educacionais para o Século XXI e o papel da Informática na Educação
Carla Barvinski (Universidade Federal da Grande Dourados)
Valguima Odakura (Universidade Federal da Grande Dourados)
10. Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade
Juliana Cristina Braga Braga (Universidade Federal do ABC)
Silvia Dotta (UFABC)
Edson P. Pimentel (UFABC)
Beatriz Stransky (UFABC)
11. Desafios para o uso de Realidade Virtual e Aumentada de maneira efetiva no ensino
Valéria Martins (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Marcelo Guimarães (Universidade Federal de São Paulo)
12. Desenvolvimento de um jogo educativo para apoiar o aprendizado de pacientes com Hemofilia
Roberta Matsunaga (Universidade Estadual de Campinas)
Samuel Morais (Universidade Estadual de Campinas)
Renan Rossi (Universidade Estadual de Campinas)
Marcos Borges (Universidade Estadual de Campinas)
13. Detecção Automática de Plágio em Ambiente Educacional Virtual
Elizabeth Rocha (Universidade Federal da Grande Dourados)
Claudia Tinós Peviani (Universidade Federal da Grande Dourados)
Thiago Rafael Pretto (Universidade Federal da Grande Dourados)
Willian Martins Silva (Universidade Federal da Grande Dourados)
Neylson Gularte (Universidade Federal da Grande Dourados)
14. e-Learning via Dispositivos Móveis no Brasil: Estado da Arte e Desafios à Luz do Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento
Kleber Fernandes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Gabriela Trindade (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Arthur Henrique Rego (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Leonardo Cunha de Miranda (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Márcia Lucena (Universidade Federal do Rio Grande do Norte DIMAP)
Apuena Gomes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
15. Estudo comparativo de toolkits de Realidade Virtual e Aumentada visando aplicação educacional
Robson Ferreira Braga (Universidade Estadual da Paraiba)
Uellisson Lopes da Silva (Universidade Estadual da Paraiba)
Thiciany Matsudo Iwano (Universidade Estadual da Paraiba)
Daniel Scherer (Universidade Estadual da Paraiba)
16. Ferramentas de Autoria de Conteúdos e as Limitações para a Personalização da Educação
Eduardo Henrique Gomes (IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) / UFABC
Edson Pimentel (Universidade Federal do ABC - UFABC)
Juliana Cristina Braga (Universidade Federal do ABC - UFABC)
17. Mineração de Dados e a Gestão Inteligente da Aprendizagem: Desafios e Direcionamentos
Ranilson Paiva (Faculdade de Alagoas) 
Ig Ibert Bittencourt (Universidade Federal de Alagoas)
Henrique Pacheco (COPIN, Universidade Federal de Campina Grande)
Alan Pedro da Silva (Universidade Federal de Alagoas)
Patricia Jaques (UNISINOS) 
Seiji Isotani (Universidade de São Paulo).
18. Minerando Dados Educacionais com foco na evasão escolar: oportunidades, desafios e necessidades
Sandro José Rigo (UNISINOS)
Sílvio Cazella (UNISINOS, UFCSPA)
Wagner Cambruzzi (UNISINOS)
19. Modelagem Participativa de um Software de Ensino Musical
Virgínia Venega (Centro Universitário Unirg)
Walisson Pereira de Sousa (Centro Universitário Unirg)
20. O uso de ferramentas pedagógicas no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
Thiago Reis da Silva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN))
Rommel Lima (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
Hugo Oliveira Mesquita (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
Carla Marques (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
21. Políticas públicas para Formação de Professores em Informática na Educação: Desafios Nacionais e o Cenário Atual no Estado de São Paulo
Ismar Frango Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul)
Luiz Carlos Reis (Universidade Cruzeiro do Sul)
22. Rumo ao Sucesso na Utilização de Softwares Educacionais para o Ensino e Aprendizagem de Ciências
Lilian Freitas (Universidade Federal de Itajubá)
Tereza Kirner (UNIFEI)
23. SBIE, WIE e RBIE: publicações da comunidade brasileira de Informática na Educação
Valguima Odakura (Universidade Federal da Grande Dourados)
Carla Barvinski (Universidade Federal da Grande Dourados)
24. Um Modelo de Ferramenta Computacional Aplicada ao Processo de Aprendizagem Especial: As Tecnologias Assistivas
Dinarte Junior (FURG)
Marcus Guimaraes (FURG)
Diana Adamatti (Universidade Federal do Rio Grande - FURG)
Regina Barwaldt (FURG)
Carla Felippe (FURG)
25. Uso de Métodos e Técnicas para Desenvolvimento de Software Educacional em Universidades Brasileiras
Danilo Dalmon (Universidade de São Paulo)
Anarosa Brandão (Universidade de São Paulo)
Leônidas Brandão (Universidade de São Paulo)
bottom border
Valid HTML 4.0 Strict CSS Valide !