DEsafIE! - I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação
Em sua primeira edição o Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação (DesafIE!) foi proposto pela Comissão Especial de Informática na Educação da SBC (CEIE-SBC) com o objetivo reunir trabalhos e ser um espaço para discutir colaborativamente e de forma criativa novas ideias, pesquisas, paradigmas, reflexões e os avanços necessários da ciência da computação à luz dos desafios presentes principalmente no contexto brasileiro, a fim de contribuir para a utilização eficaz da tecnologia como facilitadora da aprendizagem. Assim, o DesafIE! colocou-se em total sintonia com o tema principal do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação: “Computação e Inovação: ampliando fronteiras para solução de desafios no Brasil”.
O DesafIE! 2012 foi Inspirado no quarto Grande Desafio científico da computação para a década (2006-2016) que trata do “Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento” e busca criar condições para vencer as barreiras tecnológicas, educacionais, culturais, sociais e econômicas. Tais barreiras impedem o acesso e a interação por meio da concepção de sistemas, ferramentas, modelos, métodos, procedimentos e teorias capazes de abordar, de forma competente, a questão do acesso do cidadão brasileiro ao conhecimento.
Tomando-se a questão das “barreiras tecnológicas educacionais”, depara-se com o sistema educacional vigente, ainda baseado predominantemente no modelo transmissivo, no qual o professor apresenta conteúdos empacotados em sequências pré-definidas a estudantes passivos. Por outro lado, o dinamismo possibilitado pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) agilizam as possibilidades de acesso à informação e interação entre indivíduos. Entretanto, as dificuldades inerentes ao processo de educação continuada, ao casamento das teorias pedagógicas com o aporte tecnológico e à falta de um esforço conjugado na busca por novas oportunidades de usar as TICs em favor da aprendizagem ainda nos deixam conviver com práticas escolares do século XIX. O relatório dos Grandes Desafios destaca que “O problema é difícil porque é único; não havendo experiências nas quais possamos nos inspirar. O tratamento deste desafio exige competências multidisciplinares, em que a pesquisa em Computação possibilita estabelecer sistemas e métodos que sustentem a constituição de uma cultura digital para acesso do cidadão ao conhecimento”.
Nesse contexto o DesafIE! 2012 propôs-se a discutir temas da Informática na Educação que possuíssem, sobretudo um enfoque computacional e que abordassem aspectos desafiadores na área.
Nessa primeira edição foram avaliados 61 artigos completos dos quais 25 foram aceitos (40% de aceitação). O processo de revisão foi conduzido de forma anônima (blind review) por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor quando necessário. Os 25 artigos foram distribuídos em 3 sessões técnicas temáticas, nos dois dias de evento: A Inclusão Digital e o Acesso ao Conhecimento; A Computação na Avaliação e Gestão da Aprendizagem; Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais e Objetos de Aprendizagem. Como parte do DesafIE! dois painéis também foram organizados com os seguintes temas: A Computação e os Desafios para a Inclusão Digital - O caminho passa pela Educação; A Computação e os Desafios para a Inclusão Digital - O caminho passa pela Educação.
Coordenadores
Alexandre Direne - UFPR (coordenador geral)
Edson Pinheiro Pimentel - UFABC (coordenador de programa)
Artigos
Comitê de Programa
Alan Pedro da Silva (Universidade Federal de Alagoas)
Alberto Castro (Universidade Federal do Amazonas – UFAM)
Alex Gomes (Universidade Federal de Pernambuco)
Alexandre Cardoso (UFU)
Alexandre Direne (UFPR)
Alisson Brito (Universidade Federal da Paraiba)
Anarosa Brandão (Universidade de São Paulo)
André Raabe (Universidade do Vale do Itajaí)
Andrey Pimentel (UFPR)
Aydano Machado (Universidade Federal de Alagoas)
Benedito Ferreira (Universidade Federal do Pará)
Carlos Araujo Jr. (UNICSUL)
Claudia Motta (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Clovis Fernandes (ITA)
Crediné de Menezes (UFES)
Daltro Nunes (UFRGS)
Davidson Cury (UFES – Universidade Federal do Espírito Santo)
Débora Barbosa (Universidade Feevale)
Dinani Amorim (Universidade do Estado da Bahia e Facape-PE)
Edilson Ferneda (Universidade Católica de Brasília – UCB)
Edson Cáceres (UFMS)
Edson Pimentel (Universidade Federal do ABC – UFABC)
Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Elizabeth Rocha (Universidade Federal da Grande Dourados)
Ellen Francine Barbosa (ICMC-USP)
Evandro de Barros Costa (Universidade Federal de Alagoas)
Fábio Sampaio (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Fernanda Campos (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Germana Nóbrega (Universidade de Brasília)
Gilda Helena Bernardino de Campos (PUC – Rio)
Heitor Barros (Federal Institute of Alagoas)
Ig Ibert Bittencourt (Universidade Federal de Alagoas)
Ismar Frango Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul)
Itana Stiubiener (Universidade Federal do ABC)
João Gluz (UNISINOS)
Joice Otsuka (Universidade Federal de São Carlos)
Jorge Fernando S. de Araujo (Colégio Pedro II)
José Parente de Oliveira (Technological Institute of Aeronautics – ITA)
José Valente (Unicamp)
José Francisco Netto (Universidade Federal do Amazonas)
Juliana Cristina Braga Braga (Universidade Federal do ABC)
Lúcia Giraffa (PUC-RS)
Leônidas Brandão (Universidade de São Paulo)
Leonardo Cunha de Miranda (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN)
Liane Tarouco (UFRGS)
Liliana Passerino (UFRGS)
Lucila Santarosa (UFRGS)
Luiz Dourado Junior (UFPA)
M. Cecília Baranauskas (Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP)
Magda Bercht (UFRGS)
Marco Carvalho (University of Brasilia)
Marco Aurelio Gerosa (IME/USP)
Marcos Borges (Universidade Estadual de Campinas)
Maria Augusta Silveira Netto Nunes (Universidade Federal de Sergipe)
Mauro Pequeno (Universidade Federal do Ceará)
Márcia Cristina Moraes (PUCRS)
Mirella Moro (Universidade Federal de Minas Gerais)
Neide Santos (UERJ)
Nizam Omar (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Pasqueline Dantas (UFCG)
Patrícia Tedesco (Centro de Informática – UFPE)
Patricia Alejandra Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Patricia Jaques (UNISINOS)
Patrick Brito (Federal University of Alagoas)
Pollyana Mustaro (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Raymundo Ferreira Fº (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense)
Rejane Frozza (UNISC)
Renata Fortes (ICMC-USP)
Ricardo Silveira (Universidade Federal de Santa Catarina)
Ricardo José Rocha Amorim (Universidade do Estado da Bahia/Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina)
Robinson Noronha (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Instituto Tecnológico de Aeronáutica)
Romero Tori (Centro Universitário Senac / Universidade de Sao Paulo)
Rosane Aragón Nevado (UFRGS)
Rudimar Dazzi (Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI)
Sérgio Crespo C. S. Pinto (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS)
Sílvio Cazella (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Sean Siqueira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO)
Seiji Isotani (Universidade de São Paulo)
Valguima Odakura (Universidade Federal da Grande Dourados)
Wilson Branco Neto (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina)
Comitê Gestor da CEIE
Alberto Castro (UFAM)Alex Sandro Gomes (UFPE)
Alisson Brito (UFPB)
Henrique Nou Schneider (UFS)
Ig Ibert Bittencourt (UFAL) – Vice-coordenador
Ismar Frango Silveira (Mackenzie) – Coordenador
Jorge Fernando S. Araújo (UCP)
Leonardo Cunha de Miranda (UFRN)
Leonidas Brandão (USP)
Maria Augusta Nunes (UFS)
Patricia Jaques (UNISINOS)
Rosa Vicari (UFRGS)
Seiji Isotani (USP)
Valguima Victoria V. A. Odakura (UFGD)