O WEI (Workshop sobre Educação em Computação) é um evento anual promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e tem por objetivo debater diferentes temas relacionados ao ensino de computação e informática. O WEI constitui-se num importante fórum brasileiro para apresentações, tutoriais e debates entre docentes, discentes, coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em Computação.
Alinhado com o tema do Congresso da Sociedade Brasileira da Computação – CSBC 2012, que ressalta a importância da Inovação, o tema desta 20ª edição do WEI é "Educação e Inovação: Educar para Inovar + Inovar para Educar" visando a identificar tanto as potencialidades no ensino que contribuem para a formação de pessoas com capacidade para promover inovação, quanto o emprego de técnicas e/ou tecnologias para inovar a forma de ensinar computação e, consequentemente, o desenvolvimento de novos talentos e futuros agentes de inovação.
Certamente os desafios no ensino de computação continuam e existe a necessidade de inovar e buscar formas alternativas de se ensinar o conteúdo aos estudantes mantendo-os motivados e engajados em aprender computação. A escassez de mão de obra em âmbito nacional e internacional faz com que as empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação se aproximem cada vez mais da academia tentando captar mão de obra cada vez mais cedo. Se por um lado isso resolve provisoriamente parte do problema de mão de obra, por outro, atrapalha a formação do estudante e pode ser um obstáculo para a inovação no setor produtivo uma vez que grande parte do conhecimento necessário ao estudante para ser um agente de inovação depende de uma sólida formação nos cursos superiores.
Foram submetidos para avaliação 94 trabalhos: 69 artigos completos, dos quais 29 (42%) foram aceitos; e 25 artigos resumidos, dos quais 9 (36%) foram selecionados. Esses 38 trabalhos estão distribuídos em cinco sessões técnicas que irão ocorrer ao longo do evento e abrangem uma variedade de temas, incluindo Grandes Desafios em Educação em Computação; Experiências em Cursos Sequenciais, Tecnológicos e de Licenciatura na Área de Computação; Metodologias de ensino na área de Computação; o Desenvolvimento de Ferramentas de auxílio ao Ensino de Computação; dentre outros.
A coordenação do evento agradece a todos os envolvidos nesse processo e deseja um excelente workshop a todos os participantes.
1.
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A. Leles (FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba)
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Compilador Web: uma Experiência Interdisciplinar entre as Disciplinas de Engenharia de Software e Compiladores
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2.
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Adelito Farias (Universidade Federal da Paraíba)
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Trabalhando Fundamentos de Computação no Nível Fundamental: experiência de licenciandos em Computação da Universidade
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3.
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Adriana Salvador Zanini (Univali)
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Análise dos enunciados utilizados nos problemas de programação introdutória em cursos de Ciência da Computação no Brasil
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4.
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Adriano Santos (Universidade Federal de Campina Grande - UFCG)
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Logic SORT: Uma Oportunidade de Aprendizagem Alternativa sobre Algoritmos de Ordenação
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5.
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Alan Carvalho (FATEC São Caetano do Sul)
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Uma Proposta de Graduação para a Formação Profissional na Área de Segurança da Informação
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6.
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Alex Aquino (Universidade Federal da Paraiba)
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Estudo da Viabilidade do Uso do Facebook para Educação
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7.
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Alex Luciano Roesler Rese (Fundação Universidade do Vale do Itajaí)
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Ensino de Teoria da Complexidade
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8.
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Alexandre Alvaro (Federal University of São Carlos (UFSCar) - Sorocaba)
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Empreendedorismo e Inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação
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9.
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Alisson Brito (Universidade Federal da Paraiba)
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Estudo da Viabilidade do Uso do Facebook para Educação
Tutor hipermídia baseado no modelo de autoria NCM para o Interpretador Gráfico de Estrutura de Dados
Uma avaliação do emprego do jogo Modelando como apoio ao ensino de Engenharia de Requisitos
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10.
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Ana Maria Cardoso (Puc Minas),
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MIDiN: Metodologia de Inclusão Digital em Nuvens
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11.
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Anderson Rennê Claudino Oliveira (Universidade Federal da Paraíba)
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Um jogo para o ensino de programação em Python baseado na taxonomia de Bloom
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12.
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André Raabe (Universidade do Vale do Itajaí)
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Análise dos enunciados utilizados nos problemas de programação introdutória em cursos de Ciência da Computação no Brasil
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13.
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Andrei Formiga (Universidade Federal da Paraíba)
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Tutor hipermídia baseado no modelo de autoria NCM para o Interpretador Gráfico de Estrutura de Dados
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14.
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Anne Marinho (UNIFESO)
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Construção/Reconstrução de Saberes Docentes - o que pensam os professores do Curso de Ciência da Computação do UNIFESO
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15.
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Any Caroliny Duarte (UFPB)
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Relato de um modelo de tutoria para programação baseado em experiências com ingressantes de um curso de Licenciatura em Computação
Trabalhando Fundamentos de Computação no Nível Fundamental: experiência de licenciandos em Computação da Universidade
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16.
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Aracele Oliveira (IFSULDEMINAS Campus Muzambinho)
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Experiências no estímulo à prática de Programação através do desenvolvimento de atividades extracurriculares relacionadas com as competições de conhecimentos
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17.
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Bruno Bessa (Instituto Federal de Alagoas)
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ENGSOFT: Ferramenta para Simulação de Ambientes Reais para auxiliar o Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) no Ensino de Engenharia de Software
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18.
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Bruno Vital (Granbery)
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EasyCyclomaticComplexity Tool: Uma ferramenta de apoio ao ensino da métrica de Complexidade Ciclomática de McCabe
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19.
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Camila Paixão (UFAM)
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Um Estudo Preliminar sobre as Implicações de Tipos de Personalidade no Ensino de Computação
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20.
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Carla Delgado (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
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Uso de Dojos no ensino superior de computação
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21.
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Célia Rocha (UNIFESO)
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Construção/Reconstrução de Saberes Docentes - o que pensam os professores do Curso de Ciência da Computação do UNIFESO
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22.
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Christiane Eneas Silva (UTFPR)
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Uma Experiência de Inclusão de Estudante Cego na Educação Superior em Computação
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23.
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Claudia Pinto Pereira Sena (Universidade Estadual de Feira de Santana)
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Um ambiente virtual de aprendizagem de banco de dados e sua contribuição para um curso de computação
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24.
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Cleide Santos (UNIFACS)
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Um ambiente virtual de aprendizagem de banco de dados e sua contribuição para um curso de computação
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25.
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Cleyton Souza (Universidade Federal de Campina Grande)
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Um Simulador para Apoiar no Processo de Ensino e Aprendizagem de Organização e Arquitetura de Computadores
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26.
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Daniel do Carmo (Universidade Federal Fluminense)
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Um estudo sobre o uso didático de DOJOs de programação
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27.
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Daniel Guimarães (Universidade Estadual da Paraíba)
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Logic SORT: Uma Oportunidade de Aprendizagem Alternativa sobre Algoritmos de Ordenação
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28.
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Diego Lopes (Universidade Federal da Paraíba)
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Implementação de um Jogo Sério para o Ensino de Programação para Alunos do Ensino Médio Baseado em mlearning
Um jogo para o ensino de programação em Python baseado na taxonomia de Bloom
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29.
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Dorgival Pereira da Silva Netto (Universidade Federal da Paraíba)
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Tutor hipermídia baseado no modelo de autoria NCM para o Interpretador Gráfico de Estrutura de Dados
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30.
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Ecivaldo Matos (Universidade de São Paulo / Instituto Federal de São Paulo)
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Currículo de licenciatura em computação: uma reflexão sobre perfil de formação à luz dos referenciais curriculares da SBC
Mapeamento conceitual como estratégia de ensino-aprendizagem de Banco de Dados
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31.
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Edilson Silva (UNIPE)
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Um Simulador para Apoiar no Processo de Ensino e Aprendizagem de Organização e Arquitetura de Computadores
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32.
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Edson Lucas Albano (Unipar)
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Teste de Software: o que e como ensinar?
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33.
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Eduardo Barbosa (Universidade de Brasília),
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Uma Proposta para Ensino de Dicionário de Dados em Projetos de Bancos de Dados
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34.
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Ellen Francine Barbosa (ICMC-USP)
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A ferramenta Netkit e a virtualização aplicada ao ensino e aprendizagem de redes de computadores
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35.
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Emmanuel de Sousa Fernandes Falcão (UFPB)
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Implementação de um Jogo Sério para o Ensino de Programação para Alunos do Ensino Médio Baseado em mlearning
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36.
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Fabiana Peres (unioeste)
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Ferramenta Educacional Web para Simulação de Memória Cache
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37.
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Fabiane Barreto Vavassori Benitti (Universidade do Vale do Itajaí),
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Teste de Software: o que e como ensinar?
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38.
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Fabrício Barth (Faculdade de Tecnologia Bandeirantes - BandTec)
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Escritório de projetos: simulando o ambiente de projetos de software em cursos de tecnologia
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39.
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Fatima Duarte-Figueiredo (PUC Minas)
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MIDiN: Metodologia de Inclusão Digital em Nuvens
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40.
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Felipe Furtado (CESAR)
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ENGSOFT: Ferramenta para Simulação de Ambientes Reais para auxiliar o Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) no Ensino de Engenharia de Software
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41.
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Fernando Mateus de Oliveira (UFPB)
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Relato de um modelo de tutoria para programação baseado em experiências com ingressantes de um curso de Licenciatura em Computação
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42.
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Francisco Monaco (ICMC - Universidade de Sao Paulo)
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Uma Plataforma de Aprendizado Baseado em Projeto para Programas de Ensino e Treinamento em Desenvolvimento de Sistemas Operacionais: uma Abordagem Prática
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43.
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Gabriella Mayara Tavares Alves (UFPB)
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Relato de um modelo de tutoria para programação baseado em experiências com ingressantes de um curso de Licenciatura em Computação
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44.
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Geoflávia Alvarenga (Universidade de Brasília - UnB)
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Uma Proposta para Ensino de Dicionário de Dados em Projetos de Bancos de Dados
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45.
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Gilberto Sousa (Universidade Federal da Paraíba)
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Tutor hipermídia baseado no modelo de autoria NCM para o Interpretador Gráfico de Estrutura de Dados
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46.
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Glaucia da Silva (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
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Currículo de licenciatura em computação: uma reflexão sobre perfil de formação à luz dos referenciais curriculares da SBC
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47.
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Gledston Silva (UNIFACS - Feira de Santana)
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Um ambiente virtual de aprendizagem de banco de dados e sua contribuição para um curso de computação
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48.
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Haroldo Amaral (UPE)
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Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica: Experiências, Desafios e Possibilidades
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49.
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Hélder Almeida (Universidade Estadual da Paraíba)
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Logic SORT: Uma Oportunidade de Aprendizagem Alternativa sobre Algoritmos de Ordenação
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50.
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Ismar Frango Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul)
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Pensamento Computacional e Educação Matemática: Relações para o Ensino de Computação na Educação Básica
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51.
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Jarbele Cássia da Silva (Universidade Federal da Paraíba)
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Implementação de um Jogo Sério para o Ensino de Programação para Alunos do Ensino Médio Baseado em mlearning
Uma avaliação do emprego do jogo Modelando como apoio ao ensino de Engenharia de Requisitos
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52.
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João Cláudio Dias (IFSM, Insitituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas)
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Experiências no estímulo à prática de Programação através do desenvolvimento de atividades extracurriculares relacionadas com as competições de conhecimentos
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53.
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Jorge El Khouri (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
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Ferramenta Educacional Web para Simulação de Memória Cache
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54.
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Josinaldo Alves Carvalho Júnior (Universidade Federal da Paraíba)
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Um jogo para o ensino de programação em Python baseado na taxonomia de Bloom
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55.
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Kalinka Castelo Branco (ICMC - USP)
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A ferramenta Netkit e a virtualização aplicada ao ensino e aprendizagem de redes de computadores
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56.
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Karen Borges (IFRS - Campus Porto Alegre)
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Programa de Extensão Fábrica de Software Acadêmica: contribuindo para a formação profissional na área da Informática
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57.
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Leandro de Almeida Melo (Universidade Federal da Paraíba)
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Trabalhando Fundamentos de Computação no Nível Fundamental: experiência de licenciandos em Computação da Universidade
Um jogo para o ensino de programação em Python baseado na taxonomia de Bloom
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58.
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Leo Burd (MIT Media Laboratory)
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Escritório de projetos: simulando o ambiente de projetos de software em cursos de tecnologia
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59.
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Lettiery Procopio (Universidade Federal da Paraíba)
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Tutor hipermídia baseado no modelo de autoria NCM para o Interpretador Gráfico de Estrutura de Dados
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60.
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Lilian Paula (ifsuldeminas campus muzambinho)
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Experiências no estímulo à prática de Programação através do desenvolvimento de atividades extracurriculares relacionadas com as competições de conhecimentos
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61.
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Luciana Zaina (Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba)
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Compilador Web: uma Experiência Interdisciplinar entre as Disciplinas de Engenharia de Software e Compiladores
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62.
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Luciano Pansanato (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
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Uma Experiência de Inclusão de Estudante Cego na Educação Superior em Computação
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63.
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Ludmila Campos (PUC Minas)
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MIDiN: Metodologia de Inclusão Digital em Nuvens
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64.
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Luiz Leandro Fortaleza (UFAM)
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Um Estudo Preliminar sobre as Implicações de Tipos de Personalidade no Ensino de Computação
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65.
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Luzia Rodrigues Cardoso (UTFPR)
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Uma Experiência de Inclusão de Estudante Cego na Educação Superior em Computação
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66.
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Marcia Moraes (IFRS Campus Porto Alegre)
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Programa de Extensão Fábrica de Software Acadêmica: contribuindo para a formação profissional na área da Informática
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67.
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Marco Antonio Pereira Araujo (COPPE/UFRJ)
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EasyCyclomaticComplexity Tool: Uma ferramenta de apoio ao ensino da métrica de Complexidade Ciclomática de McCabe
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68.
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Mariana Maia (Universidade Federal da Paraíba)
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Relato de um modelo de tutoria para programação baseado em experiências com ingressantes de um curso de Licenciatura em Computação
Trabalhando Fundamentos de Computação no Nível Fundamental: experiência de licenciandos em Computação da Universidade
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69.
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Mauricio Pimentel (Faculdade de Tecnologia Bandeirantes - BandTec)
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Escritório de projetos: simulando o ambiente de projetos de software em cursos de tecnologia
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70.
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Max André de Azevêdo Silva (Universidade Federal da Paraíba)
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Implementação de um Jogo Sério para o Ensino de Programação para Alunos do Ensino Médio Baseado em mlearning
Um jogo para o ensino de programação em Python baseado na taxonomia de Bloom
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71.
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Mônica Cunha (Instituto Federal de Alagoas)
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ENGSOFT: Ferramenta para Simulação de Ambientes Reais para auxiliar o Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) no Ensino de Engenharia de Software
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72.
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Monica Massa (Universidade Estadual da Bahia - UNEB)
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Ensino na especialização em Computação: possibilidades de formação integradora além da técnica
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73.
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Nadja Rodrigues (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba)
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SimpleWayProcess: Da Academia à Indústria de Software
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74.
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Naize Bispo (UNIFACS)
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Um ambiente virtual de aprendizagem de banco de dados e sua contribuição para um curso de computação
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75.
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Otacilio Pereira (Universidade Federal da Bahia)
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Um ambiente virtual de aprendizagem de banco de dados e sua contribuição para um curso de computação
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76.
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Pasqueline Scaico (Universidade Federal da Paraíba)
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Implementação de um Jogo Sério para o Ensino de Programação para Alunos do Ensino Médio Baseado em mlearning
Relato de um modelo de tutoria para programação baseado em experiências com ingressantes de um curso de Licenciatura em Computação
Um jogo para o ensino de programação em Python baseado na taxonomia de Bloom
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77.
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Patrícia Tedesco (Centro de Informática - UFPE)
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Avaliando o uso do Scratch como abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem de programação
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78.
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Paulo Gurgel (ICMC - USP)
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A ferramenta Netkit e a virtualização aplicada ao ensino e aprendizagem de redes de computadores
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79.
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Rafael Santiago (UNIVALI)
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Ensino de Teoria da Complexidade
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80.
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Raoni Kulesza (Federal University of Pernambuco (UFPE)),
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Uma avaliação do emprego do jogo Modelando como apoio ao ensino de Engenharia de Requisitos
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81.
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Renata Pimentel (School of Sorocaba Engineering)
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Compilador Web: uma Experiência Interdisciplinar entre as Disciplinas de Engenharia de Software e Compiladores
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82.
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Rene Pinto (University of Sao Paulo)
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Uma Plataforma de Aprendizado Baseado em Projeto para Programas de Ensino e Treinamento em Desenvolvimento de Sistemas Operacionais: uma Abordagem Prática
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83.
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Rodrigo de Toledo (UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
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Uso de Dojos no ensino superior de computação
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84.
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Rodrigo Teixeira (Universidade Estadual da Paraíba - UEPB)
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Logic SORT: Uma Oportunidade de Aprendizagem Alternativa sobre Algoritmos de Ordenação
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85.
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Rozelma França (Universidade de Pernambuco)
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Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica: Experiências, Desafios e Possibilidades
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86.
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Ryan Ribeiro de Azevedo (Universidade Federal de Pernambuco/Universidade Federal do Piauí)
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Um Simulador para Apoiar no Processo de Ensino e Aprendizagem de Organização e Arquitetura de Computadores
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87.
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Silvia Azevedo (Universidade Federal da Paraíba)
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Uma avaliação do emprego do jogo Modelando como apoio ao ensino de Engenharia de Requisitos
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88.
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Simone Romero (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
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Ferramenta Educacional Web para Simulação de Memória Cache
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89.
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Sinval Vieira Mendes Neto (Universidade Federal da Paraíba)
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Implementação de um Jogo Sério para o Ensino de Programação para Alunos do Ensino Médio Baseado em mlearning
Relato de um modelo de tutoria para programação baseado em experiências com ingressantes de um curso de Licenciatura em Computação
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90.
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Stela Piconez (University of São Paulo)
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Mapeamento conceitual como estratégia de ensino-aprendizagem de Banco de Dados
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91.
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Tanisi Carvalho (IFRS)
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Programa de Extensão Fábrica de Software Acadêmica: contribuindo para a formação profissional na área da Informática
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92.
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Tayana Conte (UFAM)
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Um Estudo Preliminar sobre as Implicações de Tipos de Personalidade no Ensino de Computação
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93.
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Thaíse Costa (Universidade Federal da Paraíba)
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Trabalhando Fundamentos de Computação no Nível Fundamental: experiência de licenciandos em Computação da Universidade
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94.
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Thiago Barcelos (Instituto Federal de São Paulo)
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Pensamento Computacional e Educação Matemática: Relações para o Ensino de Computação na Educação Básica
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95.
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Tiago Neves (Universidade Federal da Paraíba)
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Um Simulador para Apoiar no Processo de Ensino e Aprendizagem de Organização e Arquitetura de Computadores
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96.
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Túlio Costa (Universidade Estadual da Paraíba)
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Logic SORT: Uma Oportunidade de Aprendizagem Alternativa sobre Algoritmos de Ordenação
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97.
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Vanessa Braganholo (UFF)
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Um estudo sobre o uso didático de DOJOs de programação
Uso de Dojos no ensino superior de computação
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99.
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Vitor Miranda (Granbery)
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EasyCyclomaticComplexity Tool: Uma ferramenta de apoio ao ensino da métrica de Complexidade Ciclomática de McCabe
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100.
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Viviane Aureliano (Universidade Federal de Pernambuco)
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Avaliando o uso do Scratch como abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem de programação
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101.
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W. Silva (Universidade de Pernambuco),
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Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica: Experiências, Desafios e Possibilidades
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