CSBC 2012
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WEI - XX Workshop sobre Educação em Computação

O WEI (Workshop sobre Educação em Computação) é um evento anual promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e tem por objetivo debater diferentes temas relacionados ao ensino de computação e informática. O WEI constitui-se num importante fórum brasileiro para apresentações, tutoriais e debates entre docentes, discentes, coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em Computação.

Alinhado com o tema do Congresso da Sociedade Brasileira da Computação – CSBC 2012, que ressalta a importância da Inovação, o tema desta 20ª edição do WEI é "Educação e Inovação: Educar para Inovar + Inovar para Educar" visando a identificar tanto as potencialidades no ensino que contribuem para a formação de pessoas com capacidade para promover inovação, quanto o emprego de técnicas e/ou tecnologias para inovar a forma de ensinar computação e, consequentemente, o desenvolvimento de novos talentos e futuros agentes de inovação.

Certamente os desafios no ensino de computação continuam e existe a necessidade de inovar e buscar formas alternativas de se ensinar o conteúdo aos estudantes mantendo-os motivados e engajados em aprender computação. A escassez de mão de obra em âmbito nacional e internacional faz com que as empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação se aproximem cada vez mais da academia tentando captar mão de obra cada vez mais cedo. Se por um lado isso resolve provisoriamente parte do problema de mão de obra, por outro, atrapalha a formação do estudante e pode ser um obstáculo para a inovação no setor produtivo uma vez que grande parte do conhecimento necessário ao estudante para ser um agente de inovação depende de uma sólida formação nos cursos superiores.

Foram submetidos para avaliação 94 trabalhos: 69 artigos completos, dos quais 29 (42%) foram aceitos; e 25 artigos resumidos, dos quais 9 (36%) foram selecionados. Esses 38 trabalhos estão distribuídos em cinco sessões técnicas que irão ocorrer ao longo do evento e abrangem uma variedade de temas, incluindo Grandes Desafios em Educação em Computação; Experiências em Cursos Sequenciais, Tecnológicos e de Licenciatura na Área de Computação; Metodologias de ensino na área de Computação; o Desenvolvimento de Ferramentas de auxílio ao Ensino de Computação; dentre outros.

A coordenação do evento agradece a todos os envolvidos nesse processo e deseja um excelente workshop a todos os participantes.

Coordenadores

Auri Marcelo Rizzo Vincenzi, UFG
José Palazzo Moreira de Oliveira, UFRGS
Eduardo Jaques Spinosa, UFPR

Comitê de Programa

Artigos (Título,Autor)

1. A ferramenta Netkit e a virtualização aplicada ao ensino e aprendizagem de redes de computadores
Paulo Gurgel (ICMC - USP)
Ellen Francine Barbosa (ICMC-USP)
Kalinka Castelo Branco (ICMC - USP)
2. Análise dos enunciados utilizados nos problemas de programação introdutória em cursos de Ciência da Computação no Brasil
Adriana Salvador Zanini (Univali)
André Raabe (Universidade do Vale do Itajaí)
3. Avaliando o uso do Scratch como abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem de programação
Viviane Aureliano (Universidade Federal de Pernambuco)
Patrícia Tedesco (Centro de Informática - UFPE)
4. Compilador Web: uma Experiência Interdisciplinar entre as Disciplinas de Engenharia de Software e Compiladores
Renata Pimentel (School of Sorocaba Engineering)
A. Leles (FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba)
Luciana Zaina (Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba)
5. Construção/Reconstrução de Saberes Docentes - o que pensam os professores do Curso de Ciência da Computação do UNIFESO
Célia Rocha (UNIFESO)
Anne Marinho (UNIFESO)
6. Currículo de licenciatura em computação: uma reflexão sobre perfil de formação à luz dos referenciais curriculares da SBC
Ecivaldo Matos (Universidade de São Paulo / Instituto Federal de São Paulo)
Glaucia da Silva (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
7. EasyCyclomaticComplexity Tool: Uma ferramenta de apoio ao ensino da métrica de Complexidade Ciclomática de McCabe
Marco Antonio Pereira Araujo (COPPE/UFRJ)
Vitor Miranda (Granbery)
Bruno Vital (Granbery)
8. Empreendedorismo e Inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação
Alexandre Alvaro (Federal University of São Carlos (UFSCar) - Sorocaba)
9. ENGSOFT: Ferramenta para Simulação de Ambientes Reais para auxiliar o Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) no Ensino de Engenharia de Software
Bruno Bessa (Instituto Federal de Alagoas)
Mônica Cunha (Instituto Federal de Alagoas)
Felipe Furtado (CESAR)
10 Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica: Experiências, Desafios e Possibilidades
Rozelma França (Universidade de Pernambuco)
W. Silva (Universidade de Pernambuco)
Haroldo Amaral (UPE)
11. Ensino de Teoria da Complexidade
Alex Luciano Roesler Rese (Fundação Universidade do Vale do Itajaí)
Alex Luciano Roesler Rese (Fundação Universidade do Vale do Itajaí)
12. Ensino na especialização em Computação: possibilidades de formação integradora além da técnica
Monica Massa (Universidade Estadual da Bahia - UNEB)
13. Escritório de projetos: simulando o ambiente de projetos de software em cursos de tecnologia
Fabrício Barth (Faculdade de Tecnologia Bandeirantes - BandTec)
Leo Burd (MIT Media Laboratory)
Mauricio Pimentel (Faculdade de Tecnologia Bandeirantes - BandTec)
14. Estudo da Viabilidade do Uso do Facebook para Educação
Alisson Brito (Universidade Federal da Paraiba)
Alex Aquino (Universidade Federal da Paraiba)
15. Experiências no estímulo à prática de Programação através do desenvolvimento de atividades extracurriculares relacionadas com as competições de conhecimentos
Aracele Oliveira (IFSULDEMINAS Campus Muzambinho)
Lilian Paula (ifsuldeminas campus muzambinho)
João Cláudio Dias (IFSM, Insitituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas)
16. Ferramenta Educacional Web para Simulação de Memória Cache
Simone Romero (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Fabiana Peres (unioeste)
Jorge El Khouri (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
17. Implementação de um Jogo Sério para o Ensino de Programação para Alunos do Ensino Médio Baseado em mlearning
Pasqueline Scaico (Universidade Federal da Paraíba)
Diego Lopes (Universidade Federal da Paraíba)
Max André de Azevêdo Silva (Universidade Federal da Paraíba)
Jarbele Cássia da Silva (Universidade Federal da Paraíba)
Sinval Vieira Mendes Neto (Universidade Federal da Paraíba)
Emmanuel de Sousa Fernandes Falcão (UFPB)
18. Logic SORT: Uma Oportunidade de Aprendizagem Alternativa sobre Algoritmos de Ordenação
Hélder Almeida (Universidade Estadual da Paraíba)
Rodrigo Teixeira (Universidade Estadual da Paraíba - UEPB)
Túlio Costa (Universidade Estadual da Paraíba)
Daniel Guimarães (Universidade Estadual da Paraíba)
Adriano Santos (Universidade Federal de Campina Grande - UFCG)
19. Mapeamento conceitual como estratégia de ensino-aprendizagem de Banco de Dados
Ecivaldo Matos (Universidade de São Paulo / Instituto Federal de São Paulo)
Stela Piconez (University of São Paulo)
20. MIDiN: Metodologia de Inclusão Digital em Nuvens
Ludmila Campos (PUC Minas)
Fatima Duarte-Figueiredo (PUC Minas)
Ana Maria Cardoso (Puc Minas)
Gissele Machado (PUC Minas)
21. Pensamento Computacional e Educação Matemática: Relações para o Ensino de Computação na Educação Básica
Thiago Barcelos (Instituto Federal de São Paulo)
Ismar Frango Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul)
22. Programa de Extensão Fábrica de Software Acadêmica: contribuindo para a formação profissional na área da Informática
Karen Borges (IFRS - Campus Porto Alegre)
Tanisi Carvalho (IFRS)
Marcia Moraes (IFRS Campus Porto Alegre)
23. Relato de um modelo de tutoria para programação baseado em experiências com ingressantes de um curso de Licenciatura em Computação
Pasqueline Scaico (Universidade Federal da Paraíba)
Any Caroliny Duarte (UFPB)
Gabriella Mayara Tavares Alves (UFPB)
Mariana Maia (Universidade Federal da Paraíba)
Fernando Mateus de Oliveira (UFPB)
Sinval Vieira Mendes Neto (Universidade Federal da Paraíba)
24. SimpleWayProcess: Da Academia à Indústria de Software
Nadja Rodrigues (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba)
25. Teste de Software: o que e como ensinar?
Fabiane Barreto Vavassori Benitti (Universidade do Vale do Itajaí)
Edson Lucas Albano (Unipar)
26. Trabalhando Fundamentos de Computação no Nível Fundamental: experiência de licenciandos em Computação da Universidade
Thaíse Costa (Universidade Federal da Paraíba)
Any Caroliny Duarte (UFPB)
Mariana Maia (Universidade Federal da Paraíba)
Leandro de Almeida Melo (Universidade Federal da Paraíba) Adelito Farias (Universidade Federal da Paraíba)
27. Tutor hipermídia baseado no modelo de autoria NCM para o Interpretador Gráfico de Estrutura de Dados
Gilberto Sousa (Universidade Federal da Paraíba)
Dorgival Pereira da Silva Netto (Universidade Federal da Paraíba)
Lettiery Procopio (Uniuversidade Federal da Paraíba)
Andrei Formiga (Universidade Federal da Paraíba)
Alisson Brito (Universidade Federal da Paraiba)
28. Um ambiente virtual de aprendizagem de banco de dados e sua contribuição para um curso de computação
Otacilio Pereira (Universidade Federal da Bahia)
Claudia Pinto Pereira Sena (Universidade Estadual de Feira de Santana)
Cleide Santos (UNIFACS)
Gledston Silva (UNIFACS - Feira de Santana)
Naize Bispo (UNIFACS)
29. Um Estudo Preliminar sobre as Implicações de Tipos de Personalidade no Ensino de Computação
Camila Paixão (UFAM)
Luiz Leandro Fortaleza (UFAM)
Tayana Conte (UFAM)
30. Um estudo sobre o uso didático de DOJOs de programação
Daniel do Carmo (Universidade Federal Fluminense
Vanessa Braganholo (UFF)
31. Um jogo para o ensino de programação em Python baseado na taxonomia de Bloom
Pasqueline Scaico (Universidade Federal da Paraíba)
Diego Lopes (Universidade Federal da Paraíba)
Leandro de Almeida Melo (Universidade Federal da Paraíba)
Max André de Azevêdo Silva (Universidade Federal da Paraíba)
Anderson Rennê Claudino Oliveira (Universidade Federal da Paraíba)
Josinaldo Alves Carvalho Júnior (Universidade Federal da Paraíba)
32. Um Simulador para Apoiar no Processo de Ensino e Aprendizagem de Organização e Arquitetura de Computadores
Tiago Neves (Universidade Federal da Paraíba)
Cleyton Souza (Universidade Federal de Campina Grande)
Edilson Silva (UNIPE)
Ryan Ribeiro de Azevedo (Universidade Federal de Pernambuco/Universidade Federal do Piauí)
33. Uma avaliação do emprego do jogo Modelando como apoio ao ensino de Engenharia de Requisitos
Jarbele Cássia da Silva (Universidade Federal da Paraíba)
Silvia Azevedo (Universidade Federal da Paraíba)
Raoni Kulesza (Federal University of Pernambuco (UFPE)) Alisson Brito (Universidade Federal da Paraiba)
34. Uma Experiência de Inclusão de Estudante Cego na Educação Superior em Computação
Luciano Pansanato (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Christiane Eneas Silva (UTFPR)
Luzia Rodrigues Cardoso (UTFPR)
35. Uma Plataforma de Aprendizado Baseado em Projeto para Programas de Ensino e Treinamento em Desenvolvimento de Sistemas Operacionais: uma Abordagem Prática
Rene Pinto (University of Sao Paulo)
Francisco Monaco (ICMC - Universidade de Sao Paulo)
36. Uma Proposta de Graduação para a Formação Profissional na Área de Segurança da Informação
Alan Carvalho (FATEC São Caetano do Sul)
37. Uma Proposta para Ensino de Dicionário de Dados em Projetos de Bancos de Dados
Eduardo Barbosa (Universidade de Brasília)
Geoflávia Alvarenga (Universidade de Brasília - UnB)
39. Uso de Dojos no ensino superior de computação
Carla Delgado (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Vanessa Braganholo (UFF)
Rodrigo de Toledo (UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
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