VI Workshop de e-Science
As últimas décadas têm testemunhado uma revolução na maneira como a Ciência e as Engenharias vêm sendo conduzidas. Em particular, a Computação apresentou-se como uma terceira abordagem para a pesquisa, em complemento às tradicionais abordagens teórica e experimental.
Na medida em que novos instrumentos permitem avanços significativos em áreas como a Astronomia, Biologia, Física e Ecologia, sistemas computacionais colocam-se no caminho crítico do processo científico. Naturalmente, a necessidade de apoio no uso de tais instrumentos e processos computacionais derivados impulsiona fortemente o desenvolvimento de sistemas computacionais. Em paralelo à pesquisa in-silico, simulações computacionais apresentam-se como um novo ator no processo científico. Simulações são utilizadas em diversas áreas na qual a observação de fenômenos se mostra dispendiosa, como no caso de perfuração de poços de petróleo, ou invasivas, como no caso da neurociência. Em ambos os casos, o desenvolvimento da Ciência da Computação no suporte à Ciência se mostra fundamental e indiscutível.
Avanços recentes nas áreas de Engenharia de Software, Bancos de Dados, Bioinformática e Sistemas Distribuídos, incluindo ontologias, modelagem de workflows e processos científicos, serviços web semânticos, gerência de componentes de software, computação em nuvem e em grid, proveniência de dados, "curagem" de dados (data curation), algoritmos de alinhamento e de bioinformática, dentre outros, representam contribuições da Computação para os desafios da ciência computacional. Estas e outras iniciativas na área de Ciência da Computação têm sido coletivamente identificadas como e-Ciência (do inglês e-Science). A importância do tema pode ser verificada no grande número de projetos de pesquisa e inovação nas esferas nacional e internacional.
O VI e-Science Workshop tem por objetivo reunir trabalhos nas áreas de bancos de dados, engenharia de software, astronomia, bioinformática e sistemas distribuídos servindo de base para o desenvolvimento de uma infraestrutura de suporte à Ciência, ao ciclo experimental e simulações computacionais. O tema do Workshop faz parte do direcionamento de pesquisa organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e reportado no documento Grandes Desafios da Pesquisa em Computação no Brasil 2006 a 2016.
O e-Science Workshop funciona como o principal fórum brasileiro para apresentações e discussões entre membros da comunidade de e-Ciência. O evento estimula a criação de parcerias em pesquisas e o desenvolvimento de produtos e ferramentas tendo como alvo aplicações de e-Ciência. As três edições iniciais do evento foram realizadas junto aos Simpósios Brasileiros de Banco de Dados e Engenharia de Software (SBBD/SBES), de maneira que várias parcerias entre grupos dessas áreas nasceram como fruto de tais encontros. A partir da quarta edição, este evento vem fazendo parte do CSBC, o que oferece maior visibilidade à comunidade de Computação. Na quinta edição, foi observado um aumento no interesse pelo evento, principalmente proveniente das áreas fim.
Em função da evolução observada nas edições passadas, nesta sexta edição do Workshop e-Science haverá três trilhas. Duas delas são trilhas específicas para áreas fim, uma para Bioinformática e outra para Astronomia. A aproximação com pesquisadores dessas áreas da ciência visa a estreitar o relacionamento entre os participantes das diversas áreas. Ademais, essa aproximação propicia a identificação de demandas relativas à infraestrutura computacional sob o ponto de vista das áreas fim. A terceira é a trilha principal de e-Science, focada em computação, já tradicional em outras edições do workshop.
Coordenadores
Eduardo Bezerra – CEFET/RJ
Eduardo Ogasawara – CEFET/RJ
Artigos
Comitê de Programa
Alberto Krone-Martins - Univ. Lisboa
Alcione Oliveira - UFV
Alexandre Plastino - UFF
Ana Maria de Carvalho Moura - LNCC/RJ
Antônio Tadeu Azevedo Gomes - LNCC/RJ
Bruno Schulze - LNCC/RJ
Claudia Monteiro-Vitorello - ESALQ/USP
Claudia Bauzer Medeiros - IC-UNICAMP
Duncan Ruiz - PUC-RS
Esther Pacitti - INRIA & LIRMM
Fabio Andre Porto - LNCC
Fernanda Baiao - UNIRIO
Fernanda Campos - UFJF
Francois Artiguenave - CEA
Gabriel Fernandes - UCB
Gilberto Z. Pastorello - Univ. of Alberta
Helena Cristina Gama Leitão - UFF
João Carlos Setubal - USP
João Eduardo Ferreira - IME/USP
Jonice Oliveira - DCC/IM/UFRJ
José Antonio Macêdo - UFC
Kary Ocaña - COPPE/UFRJ
Laurent Dardenne - LNCC/RJ
Leonardo Murta - UFF
Luciano Digiampietri - USP
Marcio Maia - ON
Marcos Gonçalves -UFMG
Maria Claudia Cavalcanti - IME
Maria Cristina de Oliveira - USP
Maria Luiza Machado Campos - UFRJ
Marisa Nicolás - LNCC
Marta Mattoso - COPPE/UFRJ
Michael Stanton - RNP & UFF
Nelson Ebecken - COPPE/UFRJ
Priscila Goliatt - UFJF
Regina Braga - UFJF
Reinaldo de Carvalho - INPE
Ricardo Ogando - ON
Ricardo Torres - Unicamp
Roney Coimbra - FIOCRUZ
Sandra Fabbri - UFSCar
Sergio Lifschitz - PUC-Rio
Sergio Manuel Serra da Cruz - UFFRJ
Vanessa Braganholo - UFF
Vania Vidal - UFC
Wagner Meira Jr. - UFMG