O Women in Information Technology (WIT) é uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI. Organizado na forma de palestras convidadas e painéis, o workshop é centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentram na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional.
O objetivo principal do WIT é criar um fórum que promova estratégias para aumentar a participação de mulheres em TI no Brasil.
Horário | Título |
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08:30 - 08:50 | Abertura Sílvia Amélia Bim (UTFPR-CT), Tanara Lauschner (UFAM) |
08:50 - 09:40 | Palestra Towards Gender Digital Equity in Latin America Gabriela Marín-Raventós |
09:40 - 10:30 | Palestra Why so few young females seem to like CS? Ask the ones that don't! Fernando Schapachnik |
10:30 - 11:00 | Coffee break |
11:00 - 11:50 | Palestra Mulheres na IBM - Oportunidades, Carreiras técnicas e Pesquisa Andrea Britto Mattos Lima e Cíntia Barcelos (IBM) |
11:50 - 12:40 | Palestra O que a Dell está fazendo para reduzir o gender gap?Mariana Gaspary (DELL) |
12:40 - 13:00 | Encerramento WIT Sílvia Amélia Bim (UTFPR-CT), Tanara Lauschner (UFAM) |
13:00 - 14:30 | Almoço |
14:30 - 16:30 | SECOMU |
16:30 - 17:00 | Coffee break |
17:00 - 19:00 | Sessão de pôsteres WIT + MD 2017 - Local: Quadra coberta Luciana Salgado (UFF), Claudia Capelli (Unirio) |
Horário | Título |
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08:30 - 10:30 |
Reunião - Sala 202 (Prédio T) Reunião Estratégica dos Projetos Parceiros do Programa Meninas Digitais Cristiano Maciel (UFMT), Karen Figueiredo (UFMT), Pedro Clarindo da Silva Neto (IFMT) Oficina Contos e encantos: desenvolvendo o pensamento computacional através do teatro - Sala 201 (Prédio 31) Rosiane de Freitas (UFAM), Sílvia Amélia Bim (UTFPR-CT) Programadoras: a mudança e o futuro da Computação - Sala 203 (Prédio 31) Ana Cristina dos Santos (Mackenzie), Beatriz Bonanno (Mackenzie), Bruno Albuquerque Brito (Mackenzie), Wilson Marco Sales Moncayo (Mackenzie) Desvendando o incrível mundo da programação com Python - Sala 204 (Prédio 31) PyLadies São Paulo |
10:30 - 11:00 | Coffee break |
11:00 - 13:00 | Oficina (Continuação) Contos e encantos: desenvolvendo o pensamento computacional através do teatro - Sala 201 (Prédio 31) Rosiane de Freitas (UFAM), Sílvia Amélia Bim (UTFPR-CT) (Continuação) Programadoras: a mudança e o futuro da Computação - Sala 203 (Prédio 31) Ana Cristina dos Santos (Mackenzie), Beatriz Bonanno (Mackenzie), Bruno Albuquerque Brito (Mackenzie), Wilson Marco Sales Moncayo (Mackenzie) (Continuação) Desvendando o incrível mundo da programação com Python - Sala 204 (Prédio 31) PyLadies São Paulo Nossas histórias - Representações das mulheres na tecnologia - Sala 202 (Prédio T) Cristiano Maciel (UFMT), Karen Figueiredo (UFMT) e Pedro Clarindo da Silva Neto (IFMT) com parceria UPWIT |
13:00 - 14:30 | Almoço |
14:30 - 16:30 | SECOMU |
16:30 - 17:00 | Coffee break |
17:00 - 19:00 | Painel - Sala 202 (Prédio T) Fórum Meninas Digitais: Projetos e ações para inclusão de meninas nas áreas tecnológicas: regando jardins Izabela Maffra (Google), Renata Viegas (ItGirls - Rio Tinto/PB), Claudia Cappelli (Digital Girls in Rio - Rio de Janeiro/RJ), Aline Mello (Gurias na Computação - Alegrete/RS), Nara Bigolin (Meninas Olímpicas), Iana Chan (PrograMaria - São Paulo/SP), Moderação: Cristiano Maciel (UFMT) e Karen Figueiredo (UFMT) |
Digital divide can be defined as an inequality among people in their power to access, to process, or to communicate information digitally. Digital divide is rooted worldwide in the very issues that constrain overall economic development: income inequality, lack of ICT infrastructure, and deficient education. Besides these factors, traditional cultural beliefs and practices constitute strong barriers for women´s access to ICT.
Typical mechanisms used and promoted for gender digital equity are: providing women with access to technology, allowing women to learn how to use standard software tools, and empowering women to learn how to use ICT to take control of their own lives. These mechanisms require public policies, financial resources, cost effective ICT, education programs, and e-learning tools to be able to reach out large, and rurally distributed, populations. Required actions involve Governments and many stakeholders, such as ICT industry, academia, non for profit organizations, media and civil society.
However, male-dominated ICT design and implementation (functionality, content, and human-computer interaction) also inhibits gender digital equity. Creating gender consciousness in ICT design and construction, and attracting women to the ICT field, are needed to aspire to gender digital equity. Ways to attract women to the ICT field in Latin America are characterized and analyzed. Required public policies are proposed.
Gabriela Marín-Raventós: Gabriela Marín-Raventós has over 35 years of experience in teaching Computer Science at the University of Costa Rica. She was acted as Chairperson of the Computer Science Graduate Program for 4 consecutive periods, and afterwards, was elected Dean of the Graduate Studies System. She helped create the UCR´s Computer Science Doctoral Program, first PhD program in the discipline in Central America.
She is currently Director of the Centre for Research in ICT (CITIC). She has over 50 published articles and has organized international conferences, including CLEI 2007 and WITFOR 2016. In 2009, she was one of the cofounders of the Latin American Women in Computing Congress (LAWCC).
In 2012, she was elected, and in 2014 reelected, President of the Latin American Center for Studies in Informatics (CLEI), becoming the first woman to hold such a distinguished position in the 40 years of existence of this association. She received in 2012 the Computer Merit Award in the category of Research and Education from the Costa Rican Association of Professionals in Informatics.
She enjoys building bridges amongst people from different cultures. In 2015, as CLEI´s representative in the International Federation for Information Processing (IFIP), she was elected IFIP Councillor. In 2016, she became IFIP Vicepresident in charge of the Digital Equity Committee.
In this talk we will present a study conducted among +600 male & female high schoolers living in areas of low family income in Gran Buenos Aires, Argentina, to understand the reasons of low female presence in Computer Science. We explore perceptions of the discipline, of self abilities and of gender relation to the discipline. Although some of our findings confirm previous studies (like the fact females indeed tend to dislike CS more than males), some insights gained contradict popular wisdom of how to attract them to the field.
Fernando Schapachnik: Fernando Schapachnik has a PhD in Computer Science and is Adjunct Professor at the Computer Science Department of the Facultad de Ciencias Exactas y Naturales, Universidad de Buenos Aires. He also serves as one the Directors of Fundación Sadosky's Iniciativa Program.AR, which aims to facilitate the introduction of Computer Science in Argentinean schools.
Essa palestra traz uma visão geral do posicionamento da IBM quanto a práticas para promover a diversidade de gênero e empoderamento das mulheres na empresa. Serão apresentadas as oportunidades para mulheres se desenvolverem em tecnologia e nas carreiras técnicas. Serão apresentados também os projetos inovadores desenvolvidos por algumas das pesquisadoras da IBM Research Brazil, que vêm obtendo impacto no país - e no mundo. Será apresentado um breve perfil dessas pesquisadoras e algumas das conquistas e títulos notáveis que elas vêm alcançando.
Andrea Britto Mattos Lima: possui Bacharelado e Mestrado em Ciência da Computação pelo IME-USP e é pesquisadora do grupo de Visual Analytics & Comprehension da IBM Research Brazil desde Maio de 2013. Durante seus dois primeiros anos na IBM, ela trabalhou em um projeto para Educação Acessível e desenvolveu uma ferramenta para usuários com deficiência visual que resultou em um Best Paper Award e um IBM Research Division Award, além de impacto em veículos de mídia de peso como a Forbes. Atualmente, Andrea trabalha em um projeto para um cliente da área de Óleo & Gás, onde está empregando descritores de textura e Deep Learning para a análise de imagens sísmicas.
Cíntia Barcelos: é CTO na área de finanças e Distinguished Engineer na IBM, a primeira mulher na America Latina a ter essa nomeação. É responsável pela estratégia técnica no cliente e lidera o time técnico nos diversos projetos. Arquiteta de soluções certificada pela IBM e pelo Open Group e membro da IBM Academy of Technology, onde liderou diversos estudos como Cloud no Brasil e Wearable Computing. Está na IBM há 24 anos onde já trabalhou na área de Software e também como especialista em infra-estrutura na área de serviços. É formada em Engenharia Eletrônica pela UFRJ e tem MBA em Administração pelo IBMEC.
O grupo empoderamento Feminino da Dell, Women in Action, promove diversas ações a fim de empoderar as mulheres e reduzir o gender gap na empresa e na sociedade.
Mariana Gaspary (DELL): Mariana é graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com MBA em Finanças pela FGV e formação em Lean Six Sigma Black Belt. Atua como Supply Chain Strategy Controller na Dell, onde também é uma das líderes do grupo de empoderamento feminino da empresa.
Que tal aprender alguns conceitos de Computação de um modo divertido e criativo? As participantes, em equipes, deverão ler contos que apresentam alguns conceitos importantes para a área de Computação. Após a leitura, cada grupo deverá se organizar para encenar o conto que leu. A dinâmica será finalizada com uma discussão sobre os conceitos apresentados.
Público-alvo: Estudantes do ensino fundamental II (convidadas e inscritas)
Vagas: 20
Responsáveis: Rosiane de Freitas (UFAM), Sílvia Amélia Bim (UTFPR-CT)
Incentivar e motivar as meninas para a Computação, apresentando a importância da lógica em Computação de maneira lúdica e com desafios por meio de jogos.
Público-alvo: Estudantes do ensino fundamental II (somente convidadas)
Vagas: 30
Responsáveis: Ana Cristina Santos (Mackenzie-SP), Beatriz Bonanno (Mackenzie), Bruno Albuquerque Brito (Mackenzie), Wilson Marco Sales Moncayo (Mackenzie)
Se você acha que o código, tela preta e programação são coisas de nerd, pode parar! Vamos mostrar que aprender uma linguagem de programação é muito mais fácil do que você pensa. E de quebra, você vai ver como Python é versátil e pode ser usado nos mais diferentes universos.
Público-alvo: Estudantes do ensino fundamental e médio (somente convidadas)
Vagas: 30
Responsáveis: PyLadies São Paulo
O Programa Meninas Digitais convida as(os) participantes do evento para esta oficina para refletir sobre as trajetórias de mulheres que trabalham com computação e tecnologia. Exercitando a criatividade e senso crítico, as(os) participantes irão trabalhar em grupos para criar histórias sobre as mulheres da área de computação. Os roteiros das histórias criadas servirão como referencial para a elaboração de futuros materiais de divulgação do Programa Meninas Digitais.
Responsáveis: Cristiano Maciel (UFMT), Karen Figueiredo (UFMT), Pedro Clarindo da Silva Neto (IFMT) e Carine Roos (UPWIT)
Bio: Carine Roos é consultora de comunicação e tecnologias digitais há mais de 10 anos. Possui especialização em Sistemas de Informação e é fellow em Gerenciamento e Inovação Social pela Amani Institute. Com um pé no empoderamento feminino e outro na tecnologia, Carine é co-criadora de diversas iniciativas que buscam a emancipação das mulheres: MariaLab, blog “Faça Você Mesma” no Link-Estadão, 33 Dias Sem Machismo e atualmente é fundadora da UP[W]IT (Unlocking the Power of Women for Innovation and Transformation).
Reunião estratégica aberta para coordenadores e membros dos projetos parceiros do Programa Meninas Digitais e pessoas interessadas em multiplicar o Programa pela criação ou afiliação de novos projetos parceiros.
Cristiano Maciel (UFMT), Karen Figueiredo (UFMT), Pedro Clarindo da Silva Neto (IFMT)
O tradicional painel do Fórum Meninas Digitais discute, neste ano, as ações realizadas por projetos parceiros do Programa Meninas Digitais e projetos relacionados para atrair e manter meninas na computação, os resultados alcançados e principais desafios enfrentados.
Izabela Maffra (Google), Renata Viegas (ItGirls - Rio Tinto/PB), Claudia Cappelli (Digital Girls in Rio - Rio de Janeiro/RJ), Aline Mello (Gurias na Computação - Alegrete/RS), Nara Bigolin (Meninas Olímpicas), Iana Chan (PrograMaria - São Paulo/SP), Moderação: Cristiano Maciel (UFMT) e Karen Figueiredo (UFMT)
Luciana Salgado (UFF), Claudia Capelli (Unirio)
Oficina de Re(design) da Interação do Whatsapp para alunas da rede municipal de Petrópolis
Luciana Salgado, Claudia Cappelli, Meirylene Rosa Emidio Avelino
Percepções de alunas de Ensino Médio sobre as subáreas da Computação
Karen da Silva Figueiredo, Rayane Vitorassi, Edeizi Monteiro, Suliane de Oliveira Carneiro
Delineando o Perfil Feminino Discente do Bacharelado em Ciência da Computação do IFCE campus Aracati
Rhayane da S. Monteiro, Jarina M. P. Marinho, Reinaldo B. Braga, Márcia de N. Viana, Carina T. de Oliveira
Relatos de Experiências da participação de Mato Grosso no Technovation Challenge 2017
Pedro Clarindo da Silva Neto, Monique Casagranda
Egressas de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná: o que veio depois?
Bianca Carvalho de Oliveira, Clodis Boscarioli, Eliane Nascimento Pereira, Gabriela Marim de Souza, Letícia Torres
O Computar em uma Perspectiva Queer: considerando os espaços hacker e maker
Leander Cordeiro de Oliveira, Marília Abrahão Amaral
Construção identitária das mulheres no campo da computação. Imagens reforçadas, distâncias ampliadas
Pricila Castelini, Marília Abrahão Amaral
Uma Pesquisa com Alunas do Ensino Fundamental e Médio sobre os Cursos da Área de Computação
Maristela Terto de Holanda, Roberto Mourão, Guilherme N. Ramos, Aleteia Patrícia F. de Araújo, Maria Emília T. Walter
Evasão das Mulheres dos Cursos de Computação: Um estudo de Caso na Paraíba
Angelina S. da S. Sales, Luana S. Reis, Mª Dayane F. C. Lima, Danielle R. D. Silva
Explorando o Pensamento Computacional para Despertar Novos Talentos: Relato de uma Experiência
Cristina Paludo Santos, Denilson Rodrigues da Silva, Giana Ferreira, Maria Gisele Flores da Silveira
Incentivos à igualdade de gênero: estudo de caso de uma comunidade formada somente por mulheres da área de tecnologia
Carolina C. Vieira, Ana Carolina R.Soares, Serena F. Ribeiro
Relato Tech Ladies: redes de colaboração entre mulheres na tecnologia
Ana C. M. Souza, Izadora Perkoski, Khalyandra Veiga, Vanessa Romankiv
Discussão da Posição de Calouras de Ciência da Computação
Karina Mochetti, Raquel Bravo, Luciana Salgado, Carla Leitão, Camille Braga, Gabriela Hecksher, Kayalla Pontes
A Computação sob a Ótica de Meninas do Ensino Médio
Mateus Paludo Santos, Cristina Paludo Santos, Cristiane Ellwanger
Panorama da Participação Feminina em Competições de Programação Promovida por Instituição de Ensino Superior da Região Norte
Marcela Sávia Picanço Pessoa, Sérgio Cleger Tamayo, Eder Martins Franco
Gurias na Computação: fortalecendo e incentivando a participação feminina no Ensino Superior
Isadora Garcia Ferrão, Aline Vieira de Mello, Amanda Meincke Melo
A importância de atividades de empoderamento feminino como forma de minimizar a evasão das mulheres nos cursos de Tecnologia da Informação
Thalia S. Santana, Ianka T. B. Assis, Ramayane B. Braga, Natália C. Louzada
Perfil das Alunas no Departamento de Computação da Universidade de Brasília
Maristela Holanda, Marília Dantas, Gustavo Couto, Jan Mendonça Correa, Aleteia Patrícia F. de Araújo, Maria Emília T. Walter
Por Mais Mulheres na Computação: análise dos trabalhos publicados no X Women in Information Technology
Gisela Cesario, Noélya Gonçalves da Silveira, Sílvia Amélia Bim, Cristiano Maciel
Mobilidade urbana na perspectiva das mulheres: hacktivismo no mapeamento de assédio em transportes públicos
Simony C. R. de Moura, Jucylene H. A. de Melo
Usando técnicas de aprendizagem colaborativa para incentivar o ensino-aprendizagem de programação entre as alunas de cursos de Computação
Géssica M. da S. Alves, Jailma J. da Silva, Rebeca de Q. Dantas, Vanessa F. Dantas, Renata V. de Figueiredo, Gabriela C. M. de Souza
Aumento da participação feminina em competições de programação tecnológicas através da criação de grupos de treinamento e pesquisa
Marcela Sávia Picanço Pessoa, Sérgio Cleger Tamayo, Juliany Rodrigues Raiol
Participação feminina em cursos de computação: um estudo no Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas
Fabíola Nakamura, Ludymila Lobo, Rosiane de Freitas, Taynah Almeida, Ana Lúcia Machado, Tanara Lauschner
Hora do Vestibular: o que as estudantes do ensino médio almejam fazer?
Fabíola Nakamura, Taynah Almeida, Rosiane de Freitas, Tanara Lauschner
Pequenas grandes violências: uma análise do preconceito relacionado a gênero
Mariana Cristina Marino, Rita C. G. Berardi, Silvia Amelia Bim
Análise da Participação Feminina nos Cursos de Licenciatura em Computacão e Sistemas de Informação
Niellen N. M. de Souza, Ana Carina G. de Lima, Decíola F. de Sousa
Meninas Digitais - Regional Bahia: os primeiros bits
Juliana Maria Oliveira dos Santos, Ana Carolina Cerqueira Ferreira, Allan Thales Ramos de Oliveira, Débora Abdalla Santos, Ecivaldo de Souza Matos
Sobre a trajetória de professoras negras na pós-graduação em Ciência da Computação: alguns resultados preliminares
Ecivaldo S. Matos, Emilayne F. Corlett , Ana Carolina C. Ferreira, Juliana Maria Oliveira dos Santos