Sobre Mato Grosso

O que hoje conhecemos como Mato Grosso já foi território espanhol. As primeiras excursões feitas no território datam de 1525, quando Pedro Aleixo Garcia vai em direção à Bolívia, seguindo as águas dos rios Paraná e Paraguai.

O nome vem das minas descobertas, em 1734, pelos irmãos Paes de Barros. Impressionados com a exuberância das sete léguas de mato espesso, as batizaram de Minas de Mato Grosso. O nome colonial setecentista, por bem posto, perdurou até nossos dias.

Mato Grosso tem 903.357,908 km2 de extensão. É o terceiro maior estado do país. A área urbana do estado é de 519,7 km2, o que o coloca no 11º lugar nos ranking de estados com maior mancha urbana.

Localizado no Centro-Oeste brasileiro, fica no centro geodésico da América Latina. Cuiabá, a capital, está localizada exatamente no meio do caminho entre o Atlântico e o Pacifico, ou seja, em linha reta é o ponto mais central do continente. O local exato foi calculado por Marechal Rondon durante suas expedições pelo estado e é marcado com um monumento, o obelisco da Câmara dos Vereadores.

É um estado privilegiado em termos de biodiversidade e possui um dos maiores volumes de água doce no mundo. É o único do Brasil a ter, sozinho, três dos principais biomas do país: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Saiba mais sobre a História, Geografia, Economia e outras informações de Mato Grosso no site do Governo do Estado.