Saiba mais sobre os espaços do CSBC 2020

Os espaços do CSBC 2020, representados no Ambiente 3D e no Discord, estão repletos de significados e histórias.

Auditório Teatro Universitário

O Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) tem como objetivo estimular a produção artístico-cultural mato-grossense, recebendo grupos artísticos que realizam produções e que necessitam de espaço físico adequado. Ele sedia também os grandes eventos internos da UFMT, como congressos, seminários, encontros, conferências e colações de grau.

Site do Teatro: https://www.ufmt.br/pagina/teatro-universitario/419


Auditório Andréia Gentil Bonfante

Nomeado em homenagem à querida professora Drª Andréia Gentil Bonfante, do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso, que faleceu no dia 15 de julho de 2020.

Andréia atuava na área de Inteligência Artificial, mais especificamente Processamento de Linguagem Natural, e, com dedicação e muito carinho, transmitia seus conhecimentos aos nossos estudantes. Também atuava em pesquisa e extensão nessa área e em campos afins, sempre preocupada com aspectos relacionados à sociedade, desde seu ingresso na UFMT, em 2007. Em diversos momentos, atuou junto à Sociedade Brasileira de Computação em nosso estado. Em especial, no CSBC 2020, a professora Andréia integrava a Coordenação Local do CTD – Concurso de Teses e Dissertações.

Nos últimos anos, além de diretora adjunta do IC, a doutora Andréia coordenou a Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação, oferecida via Universidade Aberta do Brasil para muitos municípios de Mato Grosso. Ela também integrava comitês na universidade, sempre atuando com seu bom humor, sorriso contagiante, de maneira doce, tranquila e dedicada, marcas de sua personalidade, que aplicava a tudo o que fazia.

Andréia era mais que uma professora, era uma colaboradora que ajudava a todos e vivia o nosso Instituto. Mais que uma colega de profissão ou chefe, ela é parte da “família IC”. Uma servidora que, com seu olhar humano, tratava a todos com igualdade. Andréia deixou um lindo legado em nossas vidas, de dedicação, sapiência, alegria e amizade. Assim ela será por todos lembrada. Que ela descanse em paz.

Link da nota original:
https://site.ic.ufmt.br/news/nota-de-falecimento/


Sala dos Tachos

Sala pertencente ao Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), homenageia a cultura afro mato-grossense pela representação deste artefato histórico: o tacho.

Tacho, utensílio confeccionado em cobre, muito presente em Mato Grosso, era utilizado no preparo da alimentação de numerosas famílias, até meados do século XIX. O utensílio tinha lugar de destaque sobre as grandes fornalhas e fogões a lenha, que eram improvisados nas varandas das grandes fazendas.

O tacho era uma peça importante para a produção de rapadura, pois as tachas, que tinham o mesmo formato do tacho, mas menos profundas, eram responsáveis pelo ponto da popular rapadura, alimento muito presente em várias regiões brasileiras. Esse artefato era responsável também pela preparação de angu, canjiquinha e polenta para alimentação dos escravos e, posteriormente, dos imigrantes, que faziam o trabalho pesado das lavouras de cana-de-açúcar e café, que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil.

As nonas preparavam, em grandes tachos, os deliciosos doces de frutas, tais como mangada, goiabada e marmelada; além de fazerem massa de tomate e fritarem as carnes dos porcos caipiras, abatidos para fornecimento de carne para toda a família.

A limpeza do tacho geralmente era realizada com cinza das fornalhas ou fogões a lenha, que era misturada ao limão-cravo e, às vezes, ao sal grosso, que fazia o cobre ficar reluzente após ser esfregado.


Sala de Reuniões Ada Lovelace

Ada Lovelace (1815-1852), matemática e escritora britânica, foi a primeira pessoa a escrever um programa de computador no mundo. Convidada por seu amigo, Charles Babbage, a traduzir um artigo do italiano Luigi Federico Menabrea sobre a Máquina Analítica, ela produziu um texto mais longo do que o original. Ao fazer a tradução, Ada Lovelace descreveu com exemplos como a Máquina Analítica poderia funcionar. Na nota G do texto traduzido, Ada indicou como a invenção de Charles Babbage poderia processar a sequência dos números Bernoulli. O algoritmo apresentado nesta nota é considerado o primeiro programa de computador do mundo.

No início dos anos 1980, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos criou uma linguagem de programação nomeada Ada, em homenagem à Ada Lovelace. Atualmente essa linguagem é usada, principalmente, em sistemas para a aviação. Nos últimos anos, a vida de Ada Lovelace tem sido explorada e divulgada de diversas maneiras. O primeiro post da rainha Elizabeth II no Instagram em 2019 compartilhou uma carta de Charles Babbage para o príncipe Albert, em 1843, falando sobre a Máquina Analítica e a contribuição de Lovelace.

Saiba mais: https://findingada.com/