25º WEI

Workshop sobre Educação em Computação

Sobre o evento

Convidamos interessados em Educação em Computação a participar do WEI (Workshop sobre Educação em Computação), em sua vigésima quinta edição. Alinhado ao tema do XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, o tema do WEI deste ano é "Como ensinar computação para tudo e para todos".

O WEI é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados à educação em Computação. O WEI constitui-se em um importante fórum brasileiro para apresentações de trabalhos científicos, reuniões e debates entre professores, estudantes, coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria da educação em Computação. No contexto da Educação em Computação, precisamos repensar nossos modos de ensinar e de aprender utilizando métodos, técnicas e ferramentas capazes de favorecer a construção de conhecimento no âmbito da Computação.

Palestra: Establishing Computing Curricula: An Evolving Professional Endeavor - John Impagliazzo, Ph.D.



Melhor artigo

Collaborative Encyclopedia of Algorithms – Algpedia
Thais N. Viana, João C. P. da Silva, Carla A. D. M. Delgado, Carlos Eduardo da S. Martins, Fernando R. Gouvêa (UFRJ)

Menções honrosas

A Utilização do Scratch como Ferramenta no Ensino de Pensamento Computacional para Crianças
Alexandre Hild Aono, Hugo Vianna Silva Rody, Daniela Leal Musa, Vanessa Andrade Pereira, Jurandy Almeida (UNIFESP)

Apoio ao Ensino de Análise e Projeto de Software Usando a Plataforma Arduino
Bruno Lima, Guilherme Mattiello, Luis Galonetti, Murylo Lopes, Rhuan Costa, Andre R. Ortoncelli, Paulo Nardi, Andre T. Endo (UTFPR)

Ensino de Raciocínio Lógico e Computação para crianças: Experiências, Desafios e Possibilidades
Thâmillys Marques de Oliveira, Willmara Marques Monteiro, Fábio Cristiano Souza Oliveira, Danielle Juliana Silva Martins, Alessandra Luengo Latorre da Silva (IF Sertão - PE)

ProgressCode: uma Ferramenta para Monitorar o Progresso de Alunos no Ensino Não-formal de Programação
Lucas F. Silva, Iago C. Corrêa, Andrea S. Charão, João V. F. Lima (UFSM)

Segunda-feira (03.07)

11h00 - 13h00: Palestra de abertura John Impagliazzo

CV: Professor emérito de Ciência da Computação na Hofstra University, Nova York, onde foi chefe de departamento e diretor do programa de pós-graduação. Atualmente atua como consultor e especialista em vários países nas áreas de currículos, avaliação, acreditação e outras atividades relacionadas.

Representou a IEEE Computer Society na Força Tarefa 2004 Computer Engineering, onde trabalhou como co-autor e editor do IEEE/ACM Computer Engineering Curriculum Report (CE2004). Além disso, foi um participante ativo da força tarefa que produziu o ACM/IEEE Computing Curricula 2005 Report.

Atualmente, ele preside o comitê de direção da ACM / IEEE Computer Engineering CE2016, é membro do grupo de tarefas ACM / IEEE IT2017 que está produzindo novas diretrizes curriculares para o curso de Tecnologia de Informação, e participa do projeto CC2020 que será uma revisão de um dos mais citados documentos de currículo de computação chamado Computing Curricula 2005, também conhecido como CC2005.

Título: Establishing Computing Curricula: An Evolving Professional Endeavor

Resumo: This presentation provides a historical landscape of curricular development in computing that has occurred over decades together with an overview of the structure of new curricular documents. Publications such as Curriculum’68, Curriculum’78, and Computing Curricula’91 have provided pathways for worldwide advances in the computing and computer engineering curricular fields. Over the years, these efforts have resulted in a series of documents with activities that are ongoing even today. This discussion summarizes the development of new and emerging curricular models suitable for computing related programs and shows ways in which these documents have provided greater expansion of technical elements and pedagogical ways of learning. The speaker explains why “knowledge” is no longer sufficient to become a practicing computing or engineering specialist. Additionally, he highlights reasons why graduating students must learn to demonstrate performance competencies guided by learning expectations supported by human skills in addition to mathematics and science. The presentation also delves into contemporary activities that have taken place or are taking place on a global scale with a focus on computer engineering and information technology. Audience participation is a component of this presentation.

17h00 - 19h00: Seção Técnica Especial: Melhores artigos

  • A Utilização do Scratch como Ferramenta no Ensino de Pensamento Computacional para Crianças. Alexandre Hild Aono, Hugo Vianna Silva Rody, Daniela Leal Musa, Vanessa Andrade Pereira, Jurandy Almeida (UNIFESP)
  • Apoio ao Ensino de Análise e Projeto de Software Usando a Plataforma Arduino. Bruno Lima, Guilherme Mattiello, Luis Galonetti, Murylo Lopes, Rhuan Costa, Andre R. Ortoncelli, Paulo Nardi, Andre T. Endo (UTFPR)
  • Collaborative Encyclopedia of Algorithms – Algpedia. Thais N. Viana, João C. P. da Silva, Carla A. D. M. Delgado, Carlos Eduardo da S. Martins, Fernando R. Gouvêa (UFRJ)
  • Ensino de Raciocínio Lógico e Computação para crianças: Experiências, Desafios e Possibilidades. Thâmillys Marques de Oliveira, Willmara Marques Monteiro, Fábio Cristiano Souza Oliveira, Danielle Juliana Silva Martins, Alessandra Luengo Latorre da Silva (IF Sertão - PE)
  • ProgressCode: uma Ferramenta para Monitorar o Progresso de Alunos no Ensino Não-formal de Programação. Lucas F. Silva, Iago C. Corrêa, Andrea S. Charão, João V. F. Lima (UFSM)

Terça-feira (04.07)

08h30 - 10h30: Sessão Técnica I: Ensino Contextualizado de Computação

  • A Percepção dos Professores sobre a Prática da Interdisciplinaridade no Ensino de Computação para Escolares. Euma Silva Santos, William Fabian Machado Vera, Ecivaldo de Souza Matos (UFBA)
  • Contribuições da Extensão Universitária na Formação Social, Acadêmica e Profissional dos Estudantes de Computação. Juliana Maria Oliveira dos Santos, Cíntia Mercês Souza, Taiala Almeida Santos, Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves, Débora Abdalla Santos (UFBA)
  • Experimentando a Multidisciplinaridade no Desenvolvimento de Apps. Daniela F. Brauner, Raquel Janissek-Muniz (UFRGS), Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS/SBC), Karina Moura, Sandro Fetter (UFRGS), Gabriel Nazar (UFRGS/SBC)
  • Um Relato de Experiência da Implantação de um Modelo de Fábrica de Software Escola (FaSEs). Edmilson Barbalho Campos Neto, Alba Sandyra Bezerra Lopes, Diego Silveira Costa Nascimento (IFRN)
  • Workshop de GNU/Linux: Incentivando o Uso do Software Livre na Graduação. Aellison Cassimiro T. dos Santos, Aline M. Araújo, Bianca Karla A. de S. Melo, Diego Filipe S. de Lima, Diogo V. Dantas, Igor N. dos Santos, Marcos Henrique A. da Silva, Matheus Lima M. de Araújo, Matheus Maranhão R. Praxedes, Paulo R. P. da Silva (UFPB)

11h00 - 13h00: Grupos de Trabalho

17h00 - 19h00: Grupos de Trabalho (continuação)

Os Grupos de Trabalho da SBC se encontram anualmente no WEI e discutem ações atuais e futuras relacionadas aos cursos de ensino superior em Ciência, Licenciatura, Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação, bem como cursos tecnológicos e demais relacionados à Computação e Informática. Especialmente na edição de 2017, os Grupos de Trabalho terão discussões específicas sobre os Referenciais de Formação em Computação elaborados por diversas comissões compostas de profissionais de diversas universidades brasileiras. A participação dos coordenadores dos cursos de graduação bem como dos demais interessados será de extrema importância para definir o futuro da educação no Brasil.

Quarta-feira (05.07)

8h30 - 10h30: Plenária e Premiação Melhor Artigo

11h00 - 13h00: Sessão Técnica II: Ensino de Programação

  • 5 Minutos de Programação em Exibições. Christiane Gresse von Wangenheim, Aldo von Wangenheim (UFSC), Fernando S. Pacheco (IFSC), M. Nathalie F. Ferreira, Jean C. R. Hauck (UFSC)
  • Grau de Dificuldade de Problemas de Programação Introdutória: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Rodrigo Elias Francisco, Cleon X. Pereira Júnior (IFGoiano), Ana Paula Ambrosio (UFG)
  • Motivação de Estudantes Non-Majors em uma Disciplina de Programação. Bianca L. Santana, Jose Solenir L. Figuerêdo, Roberto A. Bittencourt (UEFS)
  • Pensar para Programar: Projeto de Ensino no Curso Técnico em Informática. Wagner dos Santos Marques, Paulo Silas Severo de Souza, Jaline Gonçalves Mombach (IF Farroupilha)
  • Programação para todos: Análise Comparativa de Ferramentas Utilizadas no Ensino de Programação. Silvino M. da Silva Junior (IFPI), Sônia V. Alves França (UFRPE)

17h00 - 19h00: Sessão Técnica III: Jogos no Ensino de Computação

  • AGILITY SCRUM Um Jogo para Ensino da Metodologia SCRUM. Ronney Moreira de Castro (FMG/UNIRIO), Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO), Denilson Novais de Almeida, Felipe Calegario Nascimento (FMG)
  • Apoiando o Ensino de Diagrama de Atividades através de um Jogo Educacional. Williamson Silva (UFAM), Igor Steinmacher (UFTPR), Tayana Conte (UFAM)
  • Evolução de um Modelo de Avaliação de Jogos para o Ensino de Computação. Giani Petri (UFSM/UFSC), Christiane Gresse von Wangenheim, Adriano Ferretti Borgatto (UFSC)
  • Game Logic: Um jogo para Auxiliar na Aprendizagem de Lógica de Programação. Dorgival Netto (IFMS), Luiz Mario Medeiros, Daniel de Pontes, Edilson de Morais (Faculdade Maurício de Nassau)
  • Projeto Aprenda a Programar Jogando: Divulgando a Programação de Computadores para Crianças e Jovens. Julia Godinho, Kathleen Torres, Gabriel Batista, Eduardo Andrade, Janaína Gomide (UFRJ)

Quinta-feira (06.07)

8h30 - 10h30: Sessão Técnica IV: Métodos de Ensino

  • Gameficação no Ensino de Computação na Educação Básica. Michel Girotto Brum, Marcia E. J. Kniphoff da Cruz (UNISC)
  • Logic in a Logic Way: um Aplicativo para Exercitar a Resolução de Problemas de Lógica da Olimpíada Brasileira de Informática. Rafael Gauna Trindade, Cassiano Andrei Dias da Silveira Schneider, Andrea Schwertner Charão (UFSM)
  • Proposta e Adaptação de Atividades Desplugadas para o Ensino de Computação na Educação Básica. Ariane N. Rodrigues, Renato H. de Oliveira Lopes (UPE)
  • Relato sobre o Desenvolvimento e Uso de Objeto de Aprendizagem com Elementos de Aprendizagem Baseada em Problemas no Contexto de Computação para Engenharias. Narci Nogueira da Silva, Marco Aurélio Graciotto Silva (UTFPR)
  • Uma Experiência de Aplicação de uma Abordagem Baseada em Problemas no Ensino de Teoria da Computação em Sala de Aula Tradicional. Luiz Otávio Ramos Gavaza, Laís do Nascimento Salvador (UFBA), David Moises Barreto dos Santos (UEFS)

11h00 - 13h00: Sessão técnica interativa de Demonstração de Ferramentas

  • Collaborative Encyclopedia of Algorithms – Algpedia. Thais N. Viana, João C. P. da Silva, Carla A. D. M. Delgado, Carlos Eduardo da S. Martins, Fernando R. Gouvêa (UFRJ)
  • Game Logic: Um jogo para Auxiliar na Aprendizagem de Lógica de Programação. Dorgival Netto (IFMS), Luiz Mario Medeiros, Daniel de Pontes, Edilson de Morais (Faculdade Maurício de Nassau)
  • Logic in a Logic Way: um Aplicativo para Exercitar a Resolução de Problemas de Lógica da Olimpíada Brasileira de Informática. Rafael Gauna Trindade, Cassiano Andrei Dias da Silveira Schneider, Andrea Schwertner Charão (UFSM)
  • ProgressCode: uma Ferramenta para Monitorar o Progresso de Alunos no Ensino Não-formal de Programação. Lucas F. Silva, Iago C. Corrêa, Andrea S. Charão, João V. F. Lima (UFSM)

11h00 - 13h00: Reunião dos Grupos PET

A III Reunião de Tutores de Grupos PET da área de Computação, a ser realizada junto ao 25o WEI, tem o intuito de reunir tutores e professores-pesquisadores que tenham interesse pelo Programa PET, para discutir ações de colaboração e troca de experiências entre os grupos PET atuantes na área de Computação.

Organização

Coordenação Geral

  • Leandro Galvão, UFAM
  • Simone Martins, UFF

Coordenação Local

  • Ismar Frango Silveira, Mackenzie

Comitê de Programa

  • Alexandre Cidral, Univille
  • André Campos, UFRN
  • André Drummond, UnB
  • André Lemos, IFTM
  • Anna Schwarzelmuller, UFBA
  • Carina F. Dorneles, UFSC
  • César França, UFRPE
  • Christiane Gresse von Wangenheim, UFSC
  • Clodis Boscarioli, Unioeste
  • Cristiano Maciel, UFMT
  • Daltro Nunes, UFRGS
  • Danielle Rousy Silva, UFPB
  • David Moises Barreto dos Santos, UEFS
  • Débora Abdalla, UFBA
  • Debora Paiva, UFMS
  • Ecivaldo Matos, UFBA
  • Edmundo Spoto, UFG
  • Edson P. Pimentel, UFABC
  • Elaine Oliveira, UFAM
  • Eleandro Maschio, UTFPR
  • Esteban Clua, UFF
  • Fernanda Lima, UnB
  • Igor Steinmacher, UTFPR
  • Isabel Nunes, UFRN
  • Jair Leite, UFRN
  • Jeane Melo, UFRPE
  • José Palazzo Moreira de Oliveira, UFRGS
  • José Maria David, UFJF
  • Juliana Diniz, UFRPE
  • Lucia Giraffa, PUC-RS
  • Luiz Merkle, UTFPR
  • Marcelo Duduchi, FATEC-SP
  • Marco Winckler, Université Paul Sabatier
  • Marcos Borges, Unicamp
  • Maria Augusta Vieira Nelson, PUC Minas
  • Marilia Amaral, UTFPR
  • Morganna Diniz, UNIRIO
  • Noemi Rodriguez, PUC-Rio
  • Raquel Prates, UFMG
  • Renata Araujo, UNIRIO
  • Roberto Bittencourt, UEFS
  • Ronaldo Correia, UNESP
  • Ronaldo Mello, UFSC
  • Silvia Amelia Bim, UTFPR
  • Sonia França, UFRPE
  • Taciana Pontual Falcão, UFRPE
  • Taisy Weber, UFRGS
  • Vanessa Braganholo, UFF
  • Vaninha Vieira, UFBA
  • Wilson Veneziano, UnB
  • Yuska Paola Costa Aguiar, UFPB