Convidamos interessados em Educação em Computação a participar do WEI (Workshop sobre Educação em Computação), em sua vigésima quinta edição. Alinhado ao tema do XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, o tema do WEI deste ano é "Como ensinar computação para tudo e para todos".
O WEI é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados à educação em Computação. O WEI constitui-se em um importante fórum brasileiro para apresentações de trabalhos científicos, reuniões e debates entre professores, estudantes, coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria da educação em Computação. No contexto da Educação em Computação, precisamos repensar nossos modos de ensinar e de aprender utilizando métodos, técnicas e ferramentas capazes de favorecer a construção de conhecimento no âmbito da Computação.
Collaborative Encyclopedia of Algorithms – Algpedia
Thais N. Viana, João C. P. da Silva, Carla A. D. M. Delgado, Carlos Eduardo da S. Martins, Fernando R. Gouvêa (UFRJ)
A Utilização do Scratch como Ferramenta no Ensino de Pensamento Computacional para Crianças
Alexandre Hild Aono, Hugo Vianna Silva Rody, Daniela Leal Musa, Vanessa Andrade Pereira, Jurandy Almeida (UNIFESP)
Apoio ao Ensino de Análise e Projeto de Software Usando a Plataforma Arduino
Bruno Lima, Guilherme Mattiello, Luis Galonetti, Murylo Lopes, Rhuan Costa, Andre R. Ortoncelli, Paulo Nardi, Andre T. Endo (UTFPR)
Ensino de Raciocínio Lógico e Computação para crianças: Experiências, Desafios e Possibilidades
Thâmillys Marques de Oliveira, Willmara Marques Monteiro, Fábio Cristiano Souza Oliveira, Danielle Juliana Silva Martins, Alessandra Luengo Latorre da Silva (IF Sertão - PE)
ProgressCode: uma Ferramenta para Monitorar o Progresso de Alunos no Ensino Não-formal de Programação
Lucas F. Silva, Iago C. Corrêa, Andrea S. Charão, João V. F. Lima (UFSM)
CV: Professor emérito de Ciência da Computação na Hofstra University, Nova York, onde foi chefe de departamento e diretor do programa de pós-graduação. Atualmente atua como consultor e especialista em vários países nas áreas de currículos, avaliação, acreditação e outras atividades relacionadas.
Representou a IEEE Computer Society na Força Tarefa 2004 Computer Engineering, onde trabalhou como co-autor e editor do IEEE/ACM Computer Engineering Curriculum Report (CE2004). Além disso, foi um participante ativo da força tarefa que produziu o ACM/IEEE Computing Curricula 2005 Report.
Atualmente, ele preside o comitê de direção da ACM / IEEE Computer Engineering CE2016, é membro do grupo de tarefas ACM / IEEE IT2017 que está produzindo novas diretrizes curriculares para o curso de Tecnologia de Informação, e participa do projeto CC2020 que será uma revisão de um dos mais citados documentos de currículo de computação chamado Computing Curricula 2005, também conhecido como CC2005.
Título: Establishing Computing Curricula: An Evolving Professional Endeavor
Resumo: This presentation provides a historical landscape of curricular development in computing that has occurred over decades together with an overview of the structure of new curricular documents. Publications such as Curriculum’68, Curriculum’78, and Computing Curricula’91 have provided pathways for worldwide advances in the computing and computer engineering curricular fields. Over the years, these efforts have resulted in a series of documents with activities that are ongoing even today. This discussion summarizes the development of new and emerging curricular models suitable for computing related programs and shows ways in which these documents have provided greater expansion of technical elements and pedagogical ways of learning. The speaker explains why “knowledge” is no longer sufficient to become a practicing computing or engineering specialist. Additionally, he highlights reasons why graduating students must learn to demonstrate performance competencies guided by learning expectations supported by human skills in addition to mathematics and science. The presentation also delves into contemporary activities that have taken place or are taking place on a global scale with a focus on computer engineering and information technology. Audience participation is a component of this presentation.
Os Grupos de Trabalho da SBC se encontram anualmente no WEI e discutem ações atuais e futuras relacionadas aos cursos de ensino superior em Ciência, Licenciatura, Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação, bem como cursos tecnológicos e demais relacionados à Computação e Informática. Especialmente na edição de 2017, os Grupos de Trabalho terão discussões específicas sobre os Referenciais de Formação em Computação elaborados por diversas comissões compostas de profissionais de diversas universidades brasileiras. A participação dos coordenadores dos cursos de graduação bem como dos demais interessados será de extrema importância para definir o futuro da educação no Brasil.
A III Reunião de Tutores de Grupos PET da área de Computação, a ser realizada junto ao 25o WEI, tem o intuito de reunir tutores e professores-pesquisadores que tenham interesse pelo Programa PET, para discutir ações de colaboração e troca de experiências entre os grupos PET atuantes na área de Computação.