FAQ

17 de março de 2017

Local da ERAD-SP 2017

Onde ocorrerá a ERAD-SP 2017?
A ERAD-SP 2017 ocorrerá no campus central da USP em São Carlos, especificamente no ICMC/USP. Importante: *não* será no Campus 2 da USP em São Carlos, mas sim no Campus 1 (Central). Use estes mapas para se localizar melhor.
Haverá estacionamento no local do evento?
Sim, quem for de carro poderá estacionar dentro do Campus central da USP em São Carlos, sempre nos locais permitidos a visitantes. Como a ERAD-SP 2017 ocorrerá de 08 a 10 de abril, isto é, sábado, domingo e segunda-feira, a expectativa é que não tenhamos problemas com estacionamento dentro do Campus.

Como faço para chegar no ICMC vindo da rodoviária?
São 7 min caminhando da rodoviária até o ICMC/USP. Aqui você tem o caminho: mapa. Não recomendamos vir a pé após o anoitecer. São Carlos, como toda cidade do seu porte, infelizmente, também sofre com eventuais e pequenos assaltos. Sempre dá para pegar um táxi na própria rodoviária.

Inscrições

Como eu faço a minha inscrição na ERAD-SP 2017?
Acesse a página de Inscrição e nela acesse o link sistema de Inscrições (ECOS) da SBC. Faça seu cadastro no sistema ECOS (se já não o tiver) e siga as instruções que o sistema lhe der. É fácil.
Não tem como eu pagar somente a inscrição sem ficar sócio da SBC?
Pode, sim. É só escolher a opção “Não associado à SBC”. No entanto, essa opção é mais cara que a outra, na qual você se inscreve na ERAD-SP e também se associa à SBC. Visite a página de Inscrição para saber todas as possibilidades de inscrição.

Tem como fazer a inscrição em apenas alguns eventos da ERAD-SP 2017?
Não tem como fazer inscrições parciais no evento. A inscrição na ERAD-SP 2017 lhe dará o direito a todo o evento. Alguns minicursos ocorrerão em paralelo e, por isso, você terá que optar pelo mini curso que deseja. Lembramos que os minicursos têm o limite de 60 vagas cada um.

Ônibus

De onde os ônibus irão sair?
Para chegar a São Carlos, a comissão organizadora da ERAD irá disponibilizar dois ônibus que farão as seguintes rotas:
– Ônibus 1: São José do Rio Preto, Catanduva, São Carlos
– Ônibus 2: São Paulo, São Carlos
Os ônibus sairão das respectivas cidades no dia 08/04 (sábado), por volta das 5h, de locais a serem definidos e informados em breve.
O trajeto da volta está programado para sair de São Carlos no dia 10/04 (2a. feira), às 19h30, e fazer o trajeto de retorno a São José do Rio Preto e São Paulo.
Haverá ônibus para retornar para minha cidade antes da finalização da ERAD-SP?
Não, não haverá. A ERAD-SP não disponibilizará esse transporte. Teremos ônibus, dependendo da demanda de inscritos no evento, apenas no Sábado pela manhã (para vir para São Carlos) e na Segunda à noite (para retornar de São Carlos).
Um mesmo ônibus passará em mais de uma cidade?
Provavelmente sim. Isso vai depender da demanda e do caminho que o ônibus fizer.
Quanto custa para eu usar o ônibus?
Não há custo extra para usar o ônibus disponibilizado pela organização, caso ele esteja passando na sua cidade.
Quais as condições para que eu possa usar o ônibus?
É necessário que sua inscrição na ERAD esteja confirmada (paga) até o dia 03/04 (2a. feira) e que você se inscreva para usar o ônibus.
Como eu me inscrevo para usar o ônibus?
Por favor, manifeste seu interesse preenchendo este formulário: Transporte e Alojamento para a ERAD-SP 2017. Estamos tentando viabilizar estes recursos.
Como eu sei se ainda há vagas no ônibus?
Caso consigamos viabilizar o transporte, enviaremos uma confirmação para o seu e-mail e divulgaremos essa informação aqui, na página da ERAD-SP 2017.

Quais documentos eu preciso apresentar para embarcar no ônibus?
É necessária a apresentação de um documento oficial original com foto (RG ou Carteira de Motorista) para comprovar a identidade.

Alojamento

Onde será o alojamento?
O alojamento da ERAD-SP 2017 será no Salão de Eventos da USP em São Carlos. Veja a localização dele e o caminho até o ICMC: mapa.
O alojamento vai ter segurança?
Sim. Haverá segurança no alojamento durante a noite.
O que terá no alojamento?
A comissão disponibilizará no alojamento a infraestrutura para que os alunos possam se instalar para dormir e tomar banho. É necessário que cada um traga seu próprio colchão, ou saco de dormir, ou barraca. No alojamento não haverá separação entre homens e mulheres, somente nos banheiros.
Eu preciso ficar no alojamento ou posso ficar na casa de parentes/amigos?
Não é obrigatório ficar no alojamento para participar da ERAD, mesmo que venha de ônibus.
Há hotéis em São Carlos?
Há sim! Na nossa página de Hotéis tem uma relação de alguns hotéis próximos à USP e um pouco mais distantes também.
Quanto custa para eu ficar no alojamento?
Não haverá custo extra para usar o alojamento, desde que você esteja inscrito na ERAD-SP 2017.
Como eu me inscrevo para usar o alojamento?
Por favor, manifeste seu interesse preenchendo este formulário: Transporte e Alojamento para a ERAD-SP 2017. Estamos tentando viabilizar estes recursos.

Como eu sei se ainda há vagas no alojamento?
Caso consigamos viabilizar o alojamento, enviaremos uma confirmação para o seu e-mail e divulgaremos essa informação aqui, na página da ERAD-SP 2017.

Artigos Selecionados e Apresentados na ERAD-SP 2017

Como serão as apresentações dos artigos selecionados: oral ou pôster?
Para ampliar a visibilidade dos trabalhos e a interação entre os participantes, todos os trabalhos serão apresentados oralmente e expostos na forma de pôsteres.
Qual o tempo da minha apresentação oral?
Como há vários trabalhos para pouco tempo, a apresentação oral será no modelo “relâmpago”, com poucos minutos para cada um. Os trabalhos serão apresentados em sequência, em ordem a ser definida. Cada trabalho da trilha de pós-graduação terá 3 minutos para exposição e cada trabalho da trilha de iniciação científica terá 2. Assim, é importante criar poucos e bons slides!
Qual o tamanho do pôster?
Tamanho A0.
Eu devo seguir algum template ao fazer o meu pôster?
Não há formato predefinido.
Como eu vou afixar o meu pôster? Vai ter um painel? Preciso levar fita adesiva ou outra material para ajudar na fixação do pôster?
Teremos painéis para a fixação dos pôsteres. Os pôsteres poderão ser fixados com cordinha (você precisa providenciá-la no seu pôster). Alternativamente, o pôster poderá ser fixado com fita adesiva dupla face, no entanto, dessa forma, geralmente os acabam danificados quando removidos. Se optar pela fita adesiva, não precisa trazê-la. Haverá fita adesiva dupla face à disposição dos autores dos artigos.

Eu tive artigo aceito na ERAD-SP 2017. Preciso mandar alguma coisa antes do evento?
Sim. Para viabilizar as apresentações “relâmpago” é preciso fornecer previamente os slides que serão usados. Isso deverá ser feito através do carregamento de um arquivo no formato PDF na área do seu artigo da ERAD-SP 2017 no sistema JEMS.

Minicursos

Quais são os minicursos oferecidos?
Veja a programação detalhada da ERAD-SP 2017, incluindo os minicursos na nossa página de Programação.
Qual a diferença entre um minicurso e um tutorial?
Os minicursos têm o dobro da carga horária e são totalmente hands-on (em laboratório).
Há limite de vagas para os minicursos?
Sim, há. O limite é de 60 vagas (por ordem de chegada) para cada minicurso, em função dos laboratórios.
Os minicursos terão aulas práticas?
Sim. Os minicursos estão alocados totalmente para serem ministrados nos laboratórios de computação com acesso remoto a computadores paralelos.
Tem minicursos ocorrendo em paralelo?
Sim. Os minicursos I e II ocorrerão em paralelo. Os minicursos III e IV também.

Quais são os pré requisitos para os minicursos?
Os alunos que participarão dos minicursos devem saber programar, preferencialmente, na linguagem C.

Tutoriais

O que é um tutorial na ERAD-SP 2017?
Os tutoriais apresentam assuntos técnicos específicos de um determinado tema. Espera-se que ele discuta de maneira mais profunda determinados assuntos de interesse da Escola.
Os tutoriais são teóricos ou práticos?
Os tutoriais da ERAD-SP 2017 não serão apresentados em laboratório e, portanto, são considerados teóricos, mesmo que considerem assuntos técnicos.
Qual a diferença entre um tutorial e uma palestra na ERAD-SP 2017?
As palestras devem ser mais norteadoras e os tutoriais mais técnicos.

Quais são os tutoriais da ERAD-SP 2017?
Vide a programação detalhada da ERAD-SP 2017, incluindo os tutoriais na nossa página de Programação.

Desafio de programação paralela

O que é um desafio de programação paralela?
O desafio de programação paralela é uma competição divertida que aplica o conhecimento adquirido para a resolução de problemas da computação em arquitetura de alto desempenho.
Eu posso participar do desafio mesmo sem ter feito os minicursos?
Claro que pode! Todos os participantes da ERAD-SP têm a oportunidade de mostrar sua capacidade nesta competição.
A participação no desafio é individual ou por equipe?
É incentivado a participação em equipe, mas não é obrigatório. O limite por equipe é de 3 participantes.

Como eu monto a minha equipe para participar do desafio?
A Preparação para o Desafio é o último momento para se organizarem. Aliás, os melhores momentos de se organizarem são durante os minicursos e os coffee-breaks.

Participação no evento

Há um telefone de contato?
Há sim, na seção de eventos do ICMC/USP, tel (16) 3373-9622, falar com Neylor ou Denise.
Há um email para contato?
Há sim, eradsp2017@icmc.usp.br
E sobre a confraternização no domingo à noite?
A confraternização no domingo à noite ocorrerá após o Desafio de Programação Paralela, no Salão de Eventos. Ainda não temos o cardápio definido, mas estamos trabalhando arduamente para fazer algo legal para todos os participantes. Não haverá custo extra para a participação na confraternização. O nosso objetivo é a integração.
Quantas refeições serão oferecidas no evento?
Serão oferecidas as seguintes refeições (já inclusas na inscrição): café da manhã para quem ficar no alojamento (domingo e segunda-feira), almoço (provavelmente no estilo brunch, no sábado, domingo e segunda-feira) e os coffee-breaks (sábado, domingo e segunda-feira). Não é necessário trazer canecas.
Como será o certificado de participação?
Nenhum certificado será impresso. Todos os certificados serão enviados por email aos inscritos que fizeram o credenciamento no evento.