26º Workshop sobre Educação em Computação (WEI)
Datas importantes
–Registro no JEMS (preenchimento do resumo/abstract): 15 de março de 2018 22 de março de 2018 (às 23:55h – horário de Brasília)
–Texto completo: 22 de março de 2018 até 02 de abril (às 12:00h – horário de Brasília)
– Notificação de aceitação: 30 de abril de 2018 04 de maio de 2018.
– Prazo final para submissão da versão final: 11 de maio de 2018 14 de maio de 2018 (às 12h00 – horário de Brasília).
Para submeter o seu trabalho clique no link https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=2953
Sobre o evento
O WEI 2018 é a vigésima sexta edição do Workshop sobre Educação em Computação, evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o objetivo de debater temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Computação. O WEI constitui-se em um importante fórum brasileiro para compartilhamento de novas ideias sobre metodologias, práticas, currículos e outros elementos relacionados ao ensino-aprendizagem de Computação, em todos os níveis e modalidades de ensino.
Desde a sua primeira edição, realizada em 1993, o WEI tem fomentado a divulgação de trabalhos sobre o ensino de Computação, bem como a discussão e o debate entre coordenadores e professores de cursos de Computação sobre a organização dos currículos.
Alinhado ao tema do XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018), o tema do WEI 2018 é “Educação para uma sociedade sustentável”. Professores, estudantes, coordenadores de cursos e demais interessados poderão discutir o tema participando de palestras, painéis, grupos de trabalho e apresentações de artigos. Espera-se que os participantes, membros atuantes na comunidade, tenham um posicionamento proativo no delineamento do ensino da computação no país.
Para mais detalhes, veja a chamada completa em PDF.
PROGRAMAÇÃO WEI 2018
23/7 (segunda-feira)
Fórum de Pós Graduação (10h00 – 19h00) – Sala Camarão
10h00 – 10h30: Abertura e discussão sobre a atividades do ano anterior
10h30 – 11h30: Palestra intitulada “Precisamos ter um referencial de competências para a formação do pesquisador no Brasil?“, com a Profa. Dilmeire Vosgerau, da PUC-PR.
11h30 – 12h15: Discussão sobre formação em PG
12h15 – 12h30: Apresentação pela Diretoria de Educação da SBC
12h30 – 13h00: Apresentação pelos Coordenadores do CA-CC, Profs. Paulo Cunha, José Carlos Maldonado e Avelino Zorzo.
17h00 – 18h30: Discussão sobre avaliação qualitativa de produção científica e tecnológica
18h30 – 19h00: Discussão sobre problemas com sistemas de gestão
10:00-11:30 – Sessão Técnica 1: Ensino de Engenharia de Software e Banco de Dados – Sala Golfinho
Coordenadora: Ana Paula Serra (USJT)
- Experiência de uso de Caixas de Ovos no Apoio ao Ensino de Vetores e Matrizes
Rita Berardi, Regiane Macuch, Letícia Dal Forno, Silvia Amelia Bim
- MetricRA: Learning Software Metrics through Augmented Reality
Rebeca Motta, Mario Bonicenha, Claudia Susie Rodrigues, Claudia Werner
- Desenvolvimento e avaliação de uma metodologia de Aprendizagem Ativa apoiada pelo uso de QR Code para ensino de Banco de Dados
Ronney Moreira de Castro, Sean Siqueira
- Construção Colaborativa de Signos Específicos da Língua Brasileira de Sinais para Termos da Subárea de Engenharia de Software
José Augusto Fabris, Soraia Prietch, Kefferson Ricardi
11:30-13:00 – Painel de abertura: Computação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Sala Golfinho
Painelistas: Malvina Tuttman e Leila Ribeiro
17:00-18:30 – Sessão Técnica 2: Ferramentas e métodos – Sala Golfinho
Coordenadora: Noemi Rodriguez (PUC-Rio)
- Avaliação de uma Dinâmica Vivencial para o Ensino de Gerenciamento de Projetos em Cursos de Computação
Giani Petri, Christiane Gresse von Wangenheim, Bruno Boniati, Alex Weber
- Um ensaio sobre a experiência educacional na programação de computadores: a abordagem tradicional versus a aprendizagem baseada em projetos
Alexandre Grotta, Edmir Prado
- Método baseado nos Referenciais de Formação da SBC para reestruturação de descritivos de disciplinas de Ciência da Computação em conformidade com as DCN de 2016
Alcides Calsavara, Ana Paula Serra, Francisco Zampirolli, Leandro Galvão, Miguel Jonathan, Ronaldo Correia
- An Interdisciplinary Approach to Software Engineering Teaching: An Experience Report
Gláucia Braga e Silva, Daniel Barbosa, Fabrício Silva
18:30-20:00 – Sessão Técnica 3: Currículo e Prática Docente -Sala Golfinho
Coordenador: Alessandro Cerqueira (CRF-RJ)
- Formação Docente na Pós-Graduação Stricto Sensu de Ciência da Computação: um recorte das regiões Norte e Nordeste
Pauleany Simões de Morais, Jean Rosa, Anna Raquel da Silva Marinho, Ecivaldo Matos
- O desenvolvimento da identidade docente por profissionais de computação atuantes como professores na educação profissional de nível médio
Ranansamir da Silva, Ecivaldo Matos, Monica Massa
- Uma Abordagem para Orquestração do Conhecimento como Suporte ao Planejamento Curricular em Ciência da Computação
Anderson Barbosa, Janderson Aguiar, Ulrich Schiel
- Ponteiros em Papel: O ensino e a aprendizagem de ponteiros em linguagem de programação C com base em envelopes coloridos
Gustavo Kira, Luiz Merkle
24/7 (terça-feira)
10:00-13:00 – Minicursos
Minicurso 1: (Sala Golfinho)
- Computação na Educação Básica: O que ensinar, quando e como
Leila Ribeiro, UFRGS
Resumo:
A Computação está cada vez mais presente na vida de todos. Os dispositivos capazes de computar estão hoje não somente na mesa do escritório ou nos laboratórios de escolas, mas no nosso bolso, na cozinha, no automóvel, na roupa, … É muito importante que as pessoas tenham a capacidade de usar todo esse poder computacional para resolver seus problemas, tanto do cotidiano quanto do trabalho. A área da Computação provê habilidades e conhecimento para tornar as pessoas muito mais capazes de criar e inovar em todas as áreas. Para formar cidadãos totalmente inseridos no século XXI, essas habilidades e conhecimento devem ser ensinados ao longo de toda a Educação Básica. Porém, Computação precisa ser ensinada com intencionalidade, ou seja, é necessário que se diga os professores quais habilidades precisam ser trabalhadas, por que, quando e como. A Sociedade Brasileira de Computação elaborou uma proposta que contempla o núcleo de conhecimento e habilidades necessários para a formação de todo o cidadão. A proposta foi elaborada por uma comissão de especialistas de várias áreas e de diversas partes do Brasil. Neste minicurso esta proposta será apresentada e discutida. O objetivo é ela servir de guia para a elaboração de currículos escolares incluindo Computação.
Painel 2: (Sala Canário da Terra)
- Classificação do Curso de Graduação
Projeto INEP (Leonardo Bezerra, UFRN) – Proposta da SBC (Renata Araújo, Diretora de Educação da SBC)
Resumo:
A International Standard for Classification of Education (ISCED) é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que tem por objetivo viabilizar a internacionalização da análise estatística de sistemas educacionais. No Brasil, a ISCED serviu de base para a Classificação Internacional Normalizada da Educação (Cine Brasil), desenvolvida em 2000 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Neste painel, será apresentada a Cine Brasil 2018, revisão desenvolvida pelo INEP em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo por base a versão mais recente da ISCED (ISCED-F 2013). O painel abordará também a análise da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) à ICSED tendo em vista sua adequação à realidade da educação superior brasileira em Computação e seus reflexos na elaboração da Cine Brasil 2018.
17:00-18:30 – Sessão Técnica 8: Metodologias Ativas – Sala Golfinho
Coordenador: Alcides Calsavara (PUCPR)
- Benefícios dos Jogos Não-Digitais no Ensino de Computação
Giani Petri, Alejandro Calderón, Christiane Gresse von Wangenheim, Adriano Borgatto, Mercedes Ruiz
- Identificação Automática de Estilos de Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Edilaine Oliveira, Gilvandenys Sales, Pryscilla Pereira, Ramires Moreira
- Uma Abordagem Gamificada para o Ensino de Lógica de Programação: relato de experiência
Carina Farias, Fellipe Pereira Azevedo, José Elias de Jesus Dias
- Relato de Experiência da Aplicação da Metodologia Ativa de Ensino com Pesquisa na Disciplina de Sistemas de Informação
Felipe Sampaio, Jefferson Pereira de Almeida
18:30-20:00 – Sessão Técnica 4: Pensamento Computacional – Sala Golfinho
Coordenadora: Elisângela Silva Dias (UFG)
- SoccerCraft: Relato de Atividade para Ensino Aprendizagem de Habilidades do Pensamento Computacional Aplicada no Sexto Ano do Ensino Fundamental
Simão Martin, Simone Cavalheiro, Luciana Foss, Renata Reiser, Ana Rita Mazzini, Andre Du Bois, Clause Piana
- Kids Block Coding Game: A game to introduce programming to kids
Luis Forquesato, Juliana Freitag Borin
- Towards better tools and methodologies to teach computational thinking to children
Lais Minchillo, Augusto Vellozo, Edson Borin, Juliana Freitag Borin
- Percepção dos Estudantes sobre a Implantação de uma Disciplina Regular de Pensamento Computacional em um Colégio de Educação Básica
Natália Ellery, André Raabe, Elieser Ademir de Jesus, Eduardo Silva
25/7 (quarta-feira)
10:00-13:00 – Minicursos
Minicurso 2: Sala Tocantins
Roberto Bittencourt (UEFS)
Resumo:
A área de educação em computação no Brasil é prolífica em relatos de experiência, propostas de solução e ferramentas. Embora a pesquisa científica nesta área seja crescente, ainda são necessários avanços em nossos trabalhos para consolidar a inserção do Brasil nos fóruns internacionais de pesquisa em educação em computação. Este tutorial se propõe a apresentar e discutir aspectos ligados à qualidade das pesquisas nesta área. Tópicos a serem discutidos incluem: metodologias de pesquisa quantitativa, qualitativa e mista; design de pesquisa – objetivos, questões de pesquisa, hipóteses, escolha de métodos; uso de teoria; surveys, experimentos e quase-experimentos; coleta e análise de dados qualitativos; apresentação e discussão de resultados; tipos de artigos em educação em computação; principais conferências e periódicos em educação em computação; critérios de avaliação de artigos nas principais conferências e periódicos da área de educação em computação.
Biografia:
Roberto A. Bittencourt é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia, desde o ano de 2000. É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade de Linköping, Suécia, e doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande, com estágio de doutoramento na Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), Canadá. Seus principais interesses de pesquisa são em educação em computação (aprendizagem de programação, aprendizagem ativa e desenvolvimento de currículos) e engenharia de software (evolução de software, engenharia de software centrada no humano e educação em engenharia de software).
10:00-11:30 – Sessão Técnica 5: Motivando o Interesse pela Computação – Sala Golfinho
Coordenadora: Ana Paula Bacelo (PUCRS)
- Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Robótica e Automação Como Fator Motivacional Para Estudantes de Computação
Matheus Eloy Franco, Breno Barra, Rosana Moreira, Caio Dias
- Um Relato de Experiência: Ensinando Robótica por meio de Microcontroladores em uma Escola Profissional de Ensino Médio
Mateus Alves, Robertty Freitas, Paulo Miranda e Silva Sousa, Paulo Ricardo, Carla Ilane Moreira Bezerra
- Criando aplicativos sobre o descarte adequado de lixo: experiências utilizando uma abordagem temática em um clube de programação
Andrea Charao, Ana Luisa Solórzano, Rafael Gauna Trindade
- Oficinas de Programação para Meninas: Despertando o Interesse Pela Computação
Giorgia Mattos, Josilene Moreira, Ana Flávia Silva Aragão Moura, Andrea Brito Nascimento, Chaenne Carolina Oliveira
11:30-13:00 – Sessão Técnica 6: Disciplinas no Ensino Superior – Sala Golfinho
Coordenador: Rodrigo Souza (UFRPE)
- Uso do Scratch na Introdução de Conceitos de Lógica de Programação: relato de experiência
Carina Farias, Anderson Oliveira, Everton Dias de Almeida Silva
- Um Simulador Educacional para Apoio ao Projeto de Sistemas Computacionais: Hardware, Software e suas Interfaces
Guilherme Álvaro Esmeraldo, Edson Lisboa, CICERO SAMUEL RODRIGUES MENDES, Lucas Fontes Cartaxo
- Programação para Administração de Redes de Computadores – Uma Experiência com Estudantes de Computação
Silmar Antonio de Oliveira, Andréa Mendonça
- Cosmo: Um ambiente virtual de aprendizado com foco no Ensino de Algoritmos
Dilson Rabelo Júnior, Carlos Soares Neto, Antonio Carlos Raposo, Luis Alves dos Santos Neto
17:00-18:30 – Sessão Técnica 7: Relatos de intervenções – Sala Golfinho
Coordenador: Ronaldo Correia (UNESP)
- Uma Metodologia para Implementação da Disciplina Informática Básica em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
Lafayette Melo, Paulo Costa, Marcílio Onofre Filho, Fernando Lordão, Leandro C. de Almeida
- Estágio Docente de Licenciatura de Computação: Um Ensaio do Ensino de Computação no Ensino Fundamental
José Anderson Soares da Silva, Hérikles Cordeiro, Anselmo Gomes, Sônia Fortes da Silva
- As ações do PET no desenvolvimento do curso de Ciência da Computação
Leonardo Bandeira de Lucena, Giovana Lorena Andrade, Elisa de Fátima Soares, Wilton Júnior, Álvaro Oliveira, Ligia Maria de Sousa Dantas Batista, Daniel Alves Gomes, Rommel Lima
- Kahoot!: um relato de experiência no contexto acadêmico
Luciana Mara Diniz, Fischer Jonatas
17:00-18:30 – Plenária do WEI – Sala Golfinho
16:30-18:30 – Sessão Pôsteres e Ferramentas – Saguão Principal
Coordenador: Daniel Callegari (PUCRS)
- Análise da Evasão de Alunos na Licenciatura em Computação
Viviane Vasconcelos, Ermeson Andrade
- CriptoLab: Um game baseado em Computação Desplugada e Criptografia
Graziela Guarda, Débora Juliane Silva, Ione Goulart
- Cognition Developing of Computer Higher Education Students Through Gamification in the Algorithm Teaching-Learning Process
Tiago Nogueira, Deller Ferreira, Eude de Souza Campos
- Produção de jogos digitais educacionais por alunos do ensino superior: um relato de experiência.
Kleber Fernandes, Eduardo Aranha, Márcia Lucena
Cody Malnor, André Chateaubriand, Obede Carvalho, Ricardo Terra
- TuPy Online – Programação em Português com Visualização de Execução e Abstrações de Estruturas de Dados na Web
Giancarlo Roberto, Fabiano Oliveira, Paulo Pinto, Igor Machado Coelho
- Performance Analysis of Computer Science Students in Programming Learning
Air Rabelo, Luiz Maia, Fernando Silva Parreiras
- Laboratório remoto de robótica para o ensino de programação com suporte à análise, codificação e teste
Maísa Soares dos Santos Lopes, Rodrigo Silva Lima, João Vitor Ferraz,
Matheus Lima Viana, Roque Mendes Prado Trindade, Alzira Ferreira da Silva,
Antônio Cezar de Castro Lima
- Relato de experiência vivenciada no PIBID sobre a utilização da Computação Desplugada, a Hora do Código e do Scratch no Ensino Médio
Anna Raquel da Silva Marinho, Pauleany Simões de Morais, Givanaldo Souza, Alba Sandyra Bezerra Lopes
- Ensino de bioética em cursos superiores de computação: uma análise crítica
Rodrigo Candido Borges, Maria Márcia Bachion
- Idealizando Jogos Digitais de Pensamento Computacional a Partir do Bebras Challenge: Um Estudo Exploratório
Jéssica Laisa, Eduardo Aranha, Wendell Oliveira
- As Aventuras de Ada e Turing: Apoiando o Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional por meio de um Jogo
Géssica Silva, Leticia Leite, Ana Carolina Lopes de Jesus
- Cenários Prospectivos: Uma Visão do Futuro da Presença Feminina em Cursos de Ciência da Computação de uma Instituição de Ensino Superior
Josilene Moreira, Ricardo Moreira, Maria Carvalho
- A inserção de Computação como disciplina no Ensino Fundamental: Desafios e Conquistas em Estágio Supervisionado
Uryel Felix, Arianne Sarmento, Sônia Fortes da Silva, Cleiton Martins
- BrC: Proposta de uma Biblioteca em Português para Ensino de Programação em Linguagem C
Luciana Guedes, Aleksander Sade Paterno
- Sequenciamento Inteligente e Adaptativo de Enunciados em Programação de Computadores
Carolina Moreira Oliveira, Andrey Pimentel, Eleandro Maschio
- Uso de Realidade Aumentada para Ensino de Arquitetura de Computadores com MIPS
Geofrangite da Silva, Leiva Oliveira, Silvio Fernandes
26/7 (quinta-feira)
10:00-11:30 – Sessão Técnica 9: Aprendizagem Baseada em Problemas e em Projetos – Sala Golfinho
Coordenador: Davi Viana
- Percepção de estudantes sobre motivação e aprendizagem em Teoria da Computação com PBL
Luiz Gavaza, Lais Nascimento Salvador, David Moises Barreto dos Santos
- Análise da Motivação em um Estudo Integrado de Programação Baseado em PBL
Ayala Lemos Ribeiro, Roberto Bittencourt, Bianca Santana
- Uma Experiência sobre a Aplicação de Aprendizagem Baseada em Projetos com Revisão por Pares no Ensino de Gestão de Sistemas de Informação
Leo Natan Paschoal, Simone Souza
11:30-13:00 – Palestra de encerramento e Premiação dos Melhores Artigos – Sala Golfinho
Palestrante: Cláudio Brito
Coordenação
|
- Leandro Silva Galvão de Carvalho
- UFAM
- Coordenação Geral
- e-mail: galvao@icomp.ufam.edu.br
|
… |
|
|
- Jair Cavalcanti Leite
- UFRN
- Coordenação Geral
- e-mail: jair@dimap.ufrn.br
|
… |
|
|
- Rommel Lima
- UERN
- Coordenação Local
- e-mail: rommel.lima@gmail.com
|
Comitê de Programa
- Abraham de Sousa (UFOPA)
- Adao Cambraia (IFFar)
- Adja Andrade (UFRN)
- Adriano Santos (Unifacisa)
- Alan Henrique Pardo de Carvalho (Fatec São Caetano do Sul)
- Alberto Castro (UFAM)
- Alessandro Cerqueira (CRF-RJ)
- Alexandre Cidral (Univille)
- Alexandre Passito (UFAM)
- Ana Paula Serra (USJT)
- André Campos (UFRN)
- André Drummond (UnB)
- André Lemos (IFTM)
- Anna Beatriz Marques (UFC)
- Anna Schwarzelmuller (UFBA)
- Antonio Carlos Beck F. (UFRGS)
- Antonio Carlos Fernandes da Silva (UTFPR)
- Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças (UFPB)
- Carina F. Dorneles (UFSC)
- Carla Delgado (UFRJ)
- Carolina Moreira Oliveira (UFPR)
- Celso Olivete (UNESP)
- Cesar França (UFPE)
- Charles Madeira (UFRN)
- Cicilia Maia (UERN)
- Clovis Fernandes (ITA)
- Cristiano Maciel (UFMT)
- Daltro Nunes (UFRGS)
- Daniela Barreiro Claro (UFBA)
- Danielle Rousy Silva (CI-UFPB)
- Davi Viana (UFMA)
- David Fernandes (UFAM)
- Débora Abdalla (UFBA)
- Denise Bandeira (UNISINOS)
- Ecivaldo Matos (UFBA)
- Edeilson Milhomem Silva (CEULP/ULBRA)
- Edmundo Spoto (UFG)
- Edson Pimentel (UFABC)
- Eduardo Barrére (UFJF)
- Eduardo Figueiredo (UFMG)
- Elaine Oliveira (UFAM)
- Eleandro Maschio (UTFPR)
- Fernando Moraes (PUCRS)
- Francisco Mendes Neto (UFERSA)
- Francisco Zampirolli (UFABC)
- Isabel Nunes (UFRN)
- Isabela Gasparini (UDESC)
- Jair Leite (UFRN)
- José Maria David (UFJF)
- José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS)
- Juliana Diniz (UFRPE)
- Leandro Galvão (UFAM)
- Lucia Giraffa (PUC-RS)
- Luis Rivero (UFAM)
- Marcelo Duduchi (FATEC-SP / CEETEPS)
- Marcelo Yamaguti (PUCRS)
- Marcia Kniphoff da Cruz (UNISC)
- Márcio Cornélio (UFPE)
- Marcos Borges (Unicamp)
- Maria Augusta Vieira Nelson (PUC Minas)
- Maria de Fátima do Prado Lima (UCS)
- Max Machado (PUC Minas)
- Mirella Moro (UFMG)
- Moisés Carvalho (UFAM)
- Monael Ribeiro (UFABC)
- Morganna Diniz (UNIRIO)
- Natasha Valentim (UFPR)
- Noemi Rodriguez (PUC-Rio)
- Paulo Maia (UECE)
- Raquel Prates (UFMG)
- Renata Araujo (UNIRIO)
- Ricardo Caceffo (UNICAMP)
- Roberto Bittencourt (UEFS)
- Rodrigo de Souza (UFRPE)
- Rommel Lima (UERN)
- Ronaldo Correia (UNESP)
- Ronaldo Mello (UFSC)
- Sandro Rigo (Unisinos)
- Silvia Amelia Bim (UTFPR)
- Simone Martins (UFF)
- Sonia França (UFRPE)
- Taciana Pontual Falcão (UFRPE)
- Tanara Lauschner (UFAM)
- Vitor Bremgartner (IFAM)
- Wilson Veneziano (UnB)
- Yuska Paola Costa Aguiar (UFPB)
Revisores Convidados
- Adriano dos Santos (UFMG)
- Adriano César Pereira (UFMG)
- Alana Oliveira (UFMA)
- Alex Gomes (UFPE)
- Ana Paula Kuhn (UFMT)
- Clodoveu Davis (UFMG)
- Diego Zabot (UFBA)
- Eliomar Lima (UFG)
- Elisa de Fátima Soares (UERN)
- Felipe Cordeiro (UNIRIO)
- Fernando Federson (UFG)
- Fischer Jonatas (UFMG)
- Hercules Sandim (UFMS)
- Isabel Rosseti (UFF)
- Josualdo Dias (UFBA)
- Karen Figueiredo (UFF)
- Kattiana Constantino (UFMG)
- Leonardo Bandeira de Lucena (UERN)
- Leonardo Murta (UFF)
- Ligia Maria de Sousa Dantas Batista (UERN)
- Luis Kowada (UFF)
- Luiz Gonçalves (UFRN)
- Maurício Souza (UFMG)
- Mônica do Amaral (UFOP)
- Milene Silveira (PUCRS)
- Oreste Preti (UFMT)
- Patricia Amorim (UNIRIO)
- Sabrina Sassi (UFMT)
- Tadeu Classe (UNIRIO)