top

Veja Também


IX Workshop de Teses e Dissertações
Qui, 12 de Fevereiro de 2009 11:47

WebMedia 2009, Fortaleza, CE, Brasil

O IX Workshop de Teses e Dissertações (WTD 2009) do WebMedia é um forum dedicado à apresentação e à discussão de trabalhos de mestrado e doutorado em andamento nas áreas de Multimídia, Hypermídia e Web. O principal objetivo do workshop é prover um forum onde alunos de mestrado e doutorado discutem sua pesquisa com membros experientes da comunidade atuante na área. Outro objetivo é promover integração e cooperação entre pesquisadores da academia e da indústria.
Todos os artigos submetidos serão avaliados por membros do Comitê de Programa, que fornecerá uma análise crítica com contribuições para o trabalho do aluno. Para os trabalhos aceitos, essas contribuições devem ser consideradas na produção da versão do artigo (a) a ser publicada nos anais e (b) apresentada durante o workshop.

Instruções aos Autores

Estudantes são convidados a submeter artigos originais em todos os tópicos de pesquisa relevantes para o WebMedia. Um aluno deve submeter seu trabalho somente se for possível sua participação no workshop: cada paper aceito *requer* que o *aluno* se inscreva na conferência e apresente seu trabalho no WTD.
A submissão deve ser feita através do sistema JEMS/SBC. Artigos podem ser redigitos em inglês ou português, e devem utilizar o estilo de apresentação adotado pelo WebMedia (estilo da ACM para artigos de conferência escritos). Apenas artigos em formato PDF serão considerados. Os artigos podem conter até 5 páginas.


A primeira página deve conter, obrigatoriamente, as seguintes informações:

  1. Título;
  2. Aluno: nome e email;
  3. Orientador: nome e email;
  4. Informação: se trabalho de mestrado ou de doutorado;
  5. Nome da universidade e do programa de pós-graduação;
  6. Data de início do aluno no programa;
  7. Data prevista de conclusão do programa (data de defesa);
  8. Palavras-chave;


As páginas restantes *devem* conter as seguintes seções:

  1. Contexto teórico;
  2. Identificação do problema;
  3. Objetivo;
  4. Contribuições esperadas;
  5. Metodologia adotada, incluindo discussão sobre avaliação da contribuição;
  6. Estágio atual do trabalho;
  7. Comparação com trabalhos relacionados;

Datas Importantes

Submissão de artigos: 13 de Julho de 2009
Notificação para autores: 04 de Agosto de 2009
Versão final dos artigos: 10 de Agosto de 2009


Coordenação Geral

Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE)

Comitê de Programa do WTD

  • Alessandra Macedo, USP-Ribeirao Preto
  • André Neves, UFPE
  • Carlos Ferraz, UFPE
  • Carlos Montez, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Celso Saibel Santos, UFBA
  • Cesar Teixeira, UFSCar
  • Ed Porto, Universidade Federal da Paraíba
  • Eduardo Albuquerque, UFG
  • Geber Ramalho, Universidade Federal de Pernambuco
  • Graça Bressan, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • João Benedito dos Santos Junior, PUC-Minas Gerais
  • Joberto Martins, UNIFACS
  • Luis Carlos Trevelin, Universidade Federal de São Carlos
  • Regina Silveira, Universidade de São Paulo
  • Rogério Nascimento, Universidade Federal de Sergipe
  • Sílvio Cazella, Unisinos
  • Tatiana Tavares, UFPB
  • Tsang Ing Ren, Universidade Federal de Pernambuco
  • Vagner Sacramento, Universidade Federal de Goiás
  • Valter Roesler, UFRGS

Contato

Pedidos de informações adicionais sobre o workshop devem ser enviados para o coordenador geral do evento no endereço cagf [at] cin.ufpe.br. 
Programação

 

Sessão Técnica I - 
(Terça, 06/10 - Sala 1305 -  13:00h às 14:40h)

 

  • A3TV: Plataforma para produção e compartilhamento de Conteúdo Multimídia no contexto da Web 2.0

    Felipe Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil
    Guido Lemos Filho, Laboratório Lavid-NetMídia/DI-UFPB, Brasil.

    Abstract. Nos últimos anos a Internet tem aprimorado a comunicação e os serviços de difusão, através da multiplicidade de serviços. A televisão, na forma com a qual a conhecemos, também tem evoluído no sentido de agregar novos formatos e serviço, especialmente com a chegada da TV Digital. Nesse cenário de convergência digital, facilidades de colaboração e personalização se tornam realmente viáveis e acessíveis através da Internet. A abordagem da Web 2.0 expande a visão da Internet como mera rede de computadores e serviços, para uma visão social, formado por indivíduos que compõe comunidades que se comunicam e colaboram. Dentro deste contexto, apresentamos uma solução tecnológica que unifica os conceitos de televisão e Web 2.0 a plataforma A3TV (do inglês Anytime, Anywhere and by Anyone TV). A A3TV visa potencializar a experiência de TV na Internet, ao disponibilizar ferramentas de cooperação e colaboração num cenário televisivo para Web.

  • JCollab: Plataforma Baseada na Web 2.0 para Produção de Conteúdo Jornalístico de Forma Colaborativa e Social

    Jorge Andrade Mangueira, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.
    Alvaro Medeiros, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

    Abstract. Nos últimos anos, presenciamos uma mudança no consumo de informação pelos usuários da Internet. Hoje em dia, com a crescente massificação dos portais de notícias, blogs e serviços de produção e colaboração de conteúdo multimídia, tem-se um aumento da possibilidade de canais de informação. Novas ferramentas de comunicação, assim como também as novas funcionalidades dos serviços de colaboração, vêm contribuindo para um aprimoramento da construção da informação de forma colaborativa e, com isto, idealizando novos modelos, como a Web 2.0. Apresentamos, neste artigo, os resultados já implementados da plataforma multimídia colaborativa e distribuída (JCollab) para elaboração de jornais web, no contexto da Web 2.0.
  • Extração de Estruturas Ontológicas a partir da Wikipédia em Língua Portuguesa

    Clarissa Xavier, PUCRS, Brasil.
    Vera Lúcia Strube de Lima, PUCRS, Brasil.

    Abstract. A extração de ontologias da Wikipédia é um tema que vem sendo amplamente explorado em razão do vasto conteúdo disponível livremente na enciclopédia, interconectado e hierarquicamente organizado e a necessidade crescente de ontologias de domínio. Propomos a realização de um estudo teórico sobre ontologias, extração automática e semi-automática, métodos de avaliação e extração de ontologias da Wikipédia, elaboração e prototipação de um método que gere uma estrutura ontológica a partir da categoria Turismo da Wikipédia em língua portuguesa.
  • Um Modelo de Processo de Testes para os Componentes do Núcleo Comum do Middleware OpenGinga

    Caio Caroca, Universidade Federal da Paraíba, Brasil
    Tatiana Tavares, UFPB, Brasil.

    Abstract. O projeto GingaCDN é responsável pelo desenvolvimento colaborativo e distribuído do middleware OpenGinga. O middleware é uma peça chave dentro de um sistema de TV Digital uma vez que é ele quem dita as regras para que as aplicações possam ser executadas na plataforma. Dessa forma, a corretude do middleware é de vital importância para permitir que as aplicações interativas sejam executadas com sucesso. Neste contexto, este artigo propõe um modelo de processo de teste para o middleware OpenGinga, para assegurar, através da definição de um conjunto completo de testes, que seu comportamento está de acordo com a especificação.

 

Sessão Técnica II - 
(Terça, 06/10 - Sala 1305 -  14:40 às 16:20h)

 

  • Um Modelo para Criação de Conteúdo Multiplataforma em Ambientes de TV Digital

    Andre Palmeira, University of Paraiba, Brazil
    Tatiana Tavares, UFPB, Brasil.

    Abstract. O conteúdo multiplaforma caracterizado pela utilização de diferentes plataformas de exibição (Internet, TV, Celular) é uma realidade presente no nosso dia-a-dia, especialmente, no ramo do entretenimento. Este tipo de conteúdo, além de ser sucesso de audiência, também aquece o faturamento do mercado publicitário e fideliza cada vez mais usuários (e/ou telespectadores). Exemplos de sucesso são o BBB (Big Brother Brasil) e o seriado americano Lost que fazem uso de comunidades na Internet, participação pelo celular além do programa televisivo. Entretanto, a concepção de tal tipo de conteúdo exige novas preocupações. Neste trabalho em andamento, apresentamos uma proposta de extensão do modelo ontológico para conteúdo multiplataforma incorporando a questão de plasticidade. Para  tanto, apresentamos também uma proposta de estudo de caso baseado no desenvolvimento de um programa chamado VestibaTV que visa o treinamento de estudantes para o vestibular. 
  • Ambiente Computacional para o Gerenciamento de Programas de Ensino Individualizados

    Alex Orlando, UFSCar, Brazil.
    Cesar Teixeira, UFSCar, Brazil.

    Abstract. Neste artigo é apresentado um resumo da dissertação de mestrado a ser submetida ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Ciência da Computação, área de concentração: Engenharia de Software. O aluno Alex Fernando Orlando, orientando do Prof. Dr. César Augusto Camillo Teixeira, iniciou seus trabalhos no programa em Março de 2007, com data prevista de conclusão para Agosto de 2009.
  • Um modelo escalável para integração de redes de TV

    Carlos Eduardo Silveira Dias, Universidade Federal da Paraíba, Brasil
    Guido Lemos Filho, Laboratório Lavid-NetMídia/DI-UFPB, Brasil.

    Abstract. A criação de redes de TV como organizações virtuais proporcionou um grande avanço no intercâmbio de conteúdo. Os vídeos trafegam rapidamente entre diversas afiliadas e o head-end, proporcionando economia de tempo, recursos e dinheiro. Além disso, o tráfego de conteúdo intra-rede é mais simples, pois todas as afiliadas utilizam o mesmo gerenciador de conteúdo, mesmas políticas e mesmos serviços. Contudo, a expansão para o intercâmbio de conteúdo com outras redes de TV é uma consequência natural da evolução tecnológica dessas redes de TV. Este trabalho propõe a definição de um modelo escalável para integração de redes de TV, definindo políticas através de SLAs (Service Level Agreements) que definem a política de troca de tráfego entre as redes. Além disso, semelhante ao modelo de sucesso da Internet, o modelo de inter-redes proposto pretende ser escalável ao crescimento da inter-rede, com a adesão de novas redes de TV.

 

Última atualização em Qui, 01 de Outubro de 2009 17:23
 

Datas Importantes


  Artigos Completos:

  Submissão: 11/05/2009     
Novo Prazo: 14/05/2009     
  Resubmissão: 17/05/2009     
  Notificação:    29/06/2009     
  Versão Final:    02/08/2009     
  Artigos Curtos:
  Submissão: 10/07/2009     
  Notificação:    10/08/2009     
  Versão Final:    17/08/2009     
 

Realização

  Logomarca - UNIFOR

 

Promoção

 

 
Em cooperação com

 

bottom
top

Patrocínio

 

   Comitê Gestor da Internet no Brasil  
    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 
CAPES        Serviço Federal de Processamento de Dados     

 

 

 

 

bottom