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Minicursos
Qua, 11 de Fevereiro de 2009 14:39
Minicursos são eventos do WebMedia e do SBSC que introduzem tópicos recentes de pesquisa e tecnologias atuais de interesse das comunidades desses simpósios, de forma prática e didática.
 
Os minicursos, apresentados em português, devem ter como público alvo estudantes de graduação, pós-graduação e/ou profissionais da área, e abordar tópicos relacionados a temas de interesse dos dois simpósios, bem como dos workshops previstos para a edição 2009 do WebMedia. Propostas interdisciplinares são particularmente bem-vindas.


Informações para os Autores

Cada minicurso selecionado deverá produzir um texto de aproximadamente 40 páginas que fará parte de uma publicação dedicada aos minicursos do evento, a ser distribuída aos participantes desses minicursos. O formato do texto deve estar de acordo com o formato da SBC para capítulos de livros. Para obter este template, acesse o site da SBC (http://www.sbc.org.br/) e escolha a opção "Modelo para publicação de capítulos de livros".
 
A organização do WebMedia está buscando financiamento com os órgãos de fomento para custear a viagem e a estadia de um apresentador para cada minicurso aprovado.
 
As propostas serão para minicursos de 8 (oito) horas de duração e devem limitar-se a 4 (quatro) páginas, incluindo os seguintes itens:

  1. resumo do minicurso;
  2. indicação de público-alvo, com especificação e justificativa de pré-requisitos, e do evento a que o curso estaria melhor relacionado (WebMedia ou SBSC);
  3. sumário com texto explicativo do que será coberto em cada tópico;
  4. justificativa do interesse do curso para o público alvo;
  5. biografias resumidas dos autores;
  6. indicação de qual autor ministrará o curso;
  7. recursos audiovisuais necessários.


As propostas, assim como as versões finais, devem ser submetidas eletronicamente através do sistema JEMS/SBC (https://submissoes.sbc.org.br/).

Datas Importantes


   . Envio de propostas: 11 de maio de 2009 Prazo prorrogado: 24 de maio de 2009
   . Notificação: 22 de junho de 2009
   . Versão final: 13 de julho de 2009

Coordenação Geral

Mário Meireles Teixeira (UFMA)

Contato

 Informações adicionais sobre os minicursos poderão ser obtidas com o coordenador do evento, Mário Meireles Teixeira (mario [at] deinf.ufma.br).
Minicursos Selecionados

O Webmedia e o SBSC compartilharão os mesmos minicursos. O eventos terão ao todo, 6 (seis) minicursos. Os títulos, instrutores e o resumo são apresentados a seguir.
Importante: Todos os cursos serão em Português. O minicurso #6(Combining knowledge discovery, ontologies, annotation, and semantic wikis) terá slides em Inglês, mas será apresentado em Português.


Minicurso 1
Desenvolvimento de Aplicações Declarativas para TV Digital no Middleware Ginga com Objetos Imperativos NCLua
InstrutoresFrancisco Sant'Anna (PUC-Rio), Carlos Soares Neto (Universidade Federal do Maranhão), Roberto Azevedo (Universidade Federal do Maranhão), Simone Barbosa (PUC-Rio)
Resumo:O objetivo deste mini-curso é capacitar os participantes no desenvolvimento de aplicações híbridas para TV digital interativa com base no middleware Ginga, padrão do Sistema Brasileiro de TV Digital. As aplicações híbridas aqui consideradas são aplicações escritas em Nested Context Language (NCL) e Lua. Mais precisamente, o curso trata de aplicações cuja entidade inicial é escrita em NCL e que contêm objetos de mídia de código imperativo escrito em Lua, denominados objetos NCLua. O curso inicia apresentando alguns conceitos básicos de NCL e de programação em Lua, cujo entendimento é necessário para o desenvolvimento das aplicações híbridas. Especial atenção é dedicada à divisão entre autoria declarativa e autoria imperativa, bem como ao relacionamento entre elas. Todos os conceitos são ilustrados por exemplos de nível crescente de dificuldade, desenvolvidos passo a passo ao longo do curso.

 

Minicurso 2
Conceitos de Mineração de Dados na Web
InstrutoresRafael Santos (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
Resumo:Pode-se considerar a Web como sendo praticamente o maior repositório de dados publicamente acessíveis na atualidade. Alguns aspectos e coleções de conteúdo da Web são parcialmente indexados, e existem mecanismos relativamente efetivos de fazer pesquisas em seus dados, mas a maioria destes são passivos ou reativos, sendo dependentes de indexação manual por palavras-chave ou semi-automática por conteúdo (que podem ser enriquecidas por informações auxiliares) para oferecer resultados aceitáveis. Outras técnicas mais eficientes e inteligentes podem ser usadas para aumentar o potencial de descoberta de conhecimento usando os dados existentes na Web. Algumas técnicas que tem sido investigadas e aplicadas com sucesso são técnicas de mineração de dados. Este curso apresenta alguns conceitos básicos de mineração de dados e descoberta de conhecimento em bases de dados, com ênfase em dados estruturados como os da Web: textos (estruturados de diversas formas e em diversos graus, como hiperdocumentos, e-mail, arquivos XML e outros tipos), imagens e vídeos, registros de acesso a servidores e metadados (como redes ou grafos que representam ligações entre documentos e objetos como participantes de redes sociais).

 

Minicurso 3Desenvolvimento Web orientado a modelos: conceitos, ferramentas e técnicas
InstrutoresDaniel Lucredio (ICMC - USP - Universidade São Paulo), Thiago Bittar (USP), Renata Fortes (ICMC-USP)
Resumo:Propõe-se neste minicurso disseminar conceitos atuais em modelagem para Web e seu uso no desenvolvimento orientado a modelos (Model Driven Development MDD) com o ganho de se ter a possibilidade de geração de código e outros artefatos importantes no desenvolvimento para Web, aliando nesse processo a inclusão de padrões e guidelines para apoiar o uso de bons princípios. O minicurso engloba ainda tópicos recentes de pesquisa no domínio e tecnologias atuais de interesse da comunidade Web, de forma prática e didática, inclusive com estudo de caso participativo em sua última seção. Como resultado do minicurso espera-se motivar e prover base aos alunos para usarem os modelos Web para gerar código podendo trazer maior produtividade e reuso incorporando nas transformações boas práticas para Web. Pretende-se consolidar também os conceitos de meta-modelagem e modelagem de aplicações Web. Assim ao final do curso, os participantes terão tido uma visão geral sobre as principais questões envolvidas com o desenvolvimento Web orientado a modelos e das principais tendências dessa área.


Minicurso 4Padrões de Segurança WEB: Entendendo desde requisitos até os testes, uma abordagem prática
InstrutoresRodrigo Assad (CESAR), Felipe Ferraz (CIN-UFPE), Tarciana Maria de Sena Katter (CESAR.EDU), Mario Jose Delgado Assad (UFPB), Silvio Romero de Lemos Meira (CIN-UFPE)
 Resumo:O Objetivo deste minicurso é oferecer ao aluno uma visão sobre segurança de sistemas e engenharia aplicados a WEB, focando nos aspectos desse assunto dentro do ciclo de desenvolvimento de software. A escolha deste tema se baseia no fato de que segundo órgãos como o Web Aplication Security Consortium, durante o ano de 2006, mais de 67% das vulnerabilidades detectadas associadas a ataques são relacionadas à Cross Site Scripting. De acordo com o CERT.Br, atualmente ataques do tipo fraude respondem por 22% do total de incidentes reportados. Neste sentido, baseando-se nas experiências prévias dos autores na execução, implantação e operação de projetos de engenharia de software, será apresentado como a adoção de padrões de segurança pode ajudar a resolver muitos dos problemas de segurança das aplicações. Como resultados esperados os alunos terão uma visão teórico prática sobre os problemas trazidos pelas aplicações desde a fase inicial de análise de requisitos com um enfoque maior na aplicação de padrões de projeto de segurança.

 

Minicurso 5
Desenvolvimento de Aplicações Colaborativas Síncronas na Web 2.0
InstrutoresTiago Gaspar (Universidade Federal de São Carlos), Cristiane Yaguinuma (Universidade Federal de São Carlos), Antonio Francisco Prado (Universidade Federal de São Carlos)
Resumo:Este minicurso apresenta conceitos e tecnologias recentes relacionadas ao desenvolvimento de aplicações de colaboração síncrona na Web 2.0. Proporciona, através de uma abordagem prática, conhecimentos para construção de aplicações e incentiva um olhar sobre reuso de software no domínio proposto.

 

Minicurso6Combining knowledge discovery, ontologies, annotation, and semantic wikis
InstrutoresHernan Astudillo (Universidad Tecnica Federico Santa Maria), Gerome Canals (LORIA (CNRS - INRIA - Nancy Université)), Amedeo Napoli (LORIA), Alicia Diaz (Universidad de La Plata), Maria da Graca Campos Pimentel (Universidade de Sao Paulo (USP))
Resumo:Semantic Wikis provide an original and operational infrastructure for efficiently combining semantic technologies and collaborative design activities. This course presents: (a) a running example and its context (organization of the collections in a museum); (b) concepts of wikis and computer supported cooperative work (cscw); (c) concepts of semantic technologies, knowledge representation, reasoning, ontologies, annotation, and semantic Web; (d) anatomy of a semantic Wiki (reasoning tools, storage, querying); (e) case study: collaborative course design; (f) advanced topics (knowledge discovery guided by domain knowledge, good practices in practical aspects).

 

Última atualização em Qui, 01 de Outubro de 2009 17:39
 

Datas Importantes


  Artigos Completos:

  Submissão: 11/05/2009     
Novo Prazo: 14/05/2009     
  Resubmissão: 17/05/2009     
  Notificação:    29/06/2009     
  Versão Final:    02/08/2009     
  Artigos Curtos:
  Submissão: 10/07/2009     
  Notificação:    10/08/2009     
  Versão Final:    17/08/2009     
 

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