Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva
É com grande satisfação que damos as boas vindas aos participantes do IX Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva (SBCUP 2017). Como já é tradicional, o evento ocorrerá de forma integrada ao Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.
A Computação Ubíqua e Pervasiva, em seus vários desdobramentos e aplicações, é considerada por muitos como o novo paradigma da Computação para o século XXI, o qual permitirá o acoplamento do mundo físico ao mundo da informação e fornecerá uma abundância de serviços e aplicações, permitindo que usuários, máquinas, dados, aplicações e objetos do espaço físico interajam uns com os outros de forma transparente. Para se construir o cenário visualizado de forma pioneira por Mark Weiser, são necessários esforços de pesquisa multidisciplinares, envolvendo praticamente todas as áreas da Computação: sistemas distribuídos, sistemas móveis, redes de computadores, engenharia de software, entre outras. A Computação Ubíqua e Pervasiva é considerada um dos grandes desafios da pesquisa em Computação pela National Science Foundation (NSF) e seu escopo de aplicação vem crescendo muito nos últimos anos, uma vez que o uso de tecnologia e computação está cada vez mais presente e transparente no dia-a- dia dos cidadãos.
O IX SBCUP, evento satélite do CSBC 2017, é um fórum dedicado à apresentação e discussão de resultados de pesquisa na área de Computação Ubíqua e Pervasiva em âmbito nacional. O principal objetivo é reunir a comunidade que desenvolve trabalhos relacionados com os temas de interesse do simpósio e estimular a discussão dos desafios que esta área traz ao propor um ambiente computacional futuro e onipresente. Nesta nona edição, a comunidade enviou 39 artigos, um número excelente, se considerarmos a crise econômica de 2017. O Comitê de Programa foi formado por 64 pesquisadores que realizaram a avaliação dos artigos submetidos. Cada artigo recebeu em média 3 avaliações independentes, sendo que no final do processo de avaliação tivemos ao todo 129 revisões, com 18 artigos classificados para publicação e apresentação no evento, representando uma taxa de aceitação de 46%. Para que fosse realizado um processo de revisão transparente dos artigos submetidos por autores que participaram da organização do evento, a organização indicou um membro sênior do TPC, o qual realizou a distribuição desses artigos para revisores anônimos sem conflito de interesse. Também irão compor a programação duas palestras de grande significado para a comunidade do SBCUP, a serem proferidas pelos professores Cristiano André da Costa (Unisinos) e Fabio Kon (USP).
Queremos apresentar nosso agradecimento aos integrantes do Comitê de Programa e aos Revisores Convidados. Sabemos do elevado esforço que está associado à realização de avaliações com critério, seriedade e zelo. Registramos, também, o apoio constante do Comitê Organizador do CSBC 2017 nas diversas atividades inerentes ao SBCUP 2017. Nosso sincero agradecimento pela rapidez e dedicação como foram tratadas as diferentes demandas de planejamento.
Por fim, nosso agradecimento aos autores por sua inestimável contribuição, seja pela submissão de artigos qualificados, seja pela participação apresentando e discutindo trabalhos. Desejamos a todos, alegres e produtivos dias em São Paulo, a pujante terra da garoa.
Raquel Aparecida de Freitas Mini (PUC Minas), Adenauer Corrêa Yamin (UCPEL/UFPEL), Ana Grasielle Dionísio Corrêa (Mackenzie), Leandro Aparecido Villas (UNICAMP), Rodrigo da Rosa Righi (UNISINOS)
Prof. Dr. Cristiano André da Costa (Universidade do Vale do Rio Dos Sinos, Unisinos, São Leopoldo, RS)
Os avanços na área de computação móvel e ubíqua começam a impactar significativamente a área da saúde. Nos próximos anos viveremos grandes transformações advindas da popularização dos smartphones, acesso ubíquo à Internet e também do uso em grande escala dos wearables (sensores vestíveis). Aliado a isso, a tecnologia tem permitido cada vez mais o aumento na precisão dos diagnósticos aliado a redução de custos. Tudo isso colabora para um cenário de forte transformação na área da saúde impactada pelos avanços tecnológicos que vem sendo desenvolvidos em nível mundial.
Bio: Cristiano André da Costa é professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, e Bolsista de Produtividade do CNPq, atuando no ensino superior desde 1997. Na Unisinos é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PIPCA) na linha de pesquisa de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (1994), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1997) e doutorado em Ciência da Computação também pela UFRGS (2008). Professor da UNISINOS desde 2000, exerceu vários cargos de administração acadêmica. Recentemente, foi Coordenador do PIPCA de setembro de 2010 a janeiro de 2016. Anteriormente exerceu as funções de Gerente de Extensão (2010), Gerente do Instituto de Informática (2007~2009), Gerente da Incubadora de Empresas UNITEC (2006~2007), Coordenador do Instituto de Informática (2004~2006), Gerente Administrativo do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (2002~2004) e Coordenador do curso de Ciência da Computação (2000~2002). Atua com foco em pesquisas aplicadas, tecnológicas e de inovação, muitas delas em parcerias com empresas da área de Tecnologia da Informação (TI). Tem experiência na área de sistemas distribuídos, com ênfase em computação móvel e ubíqua. Atua principalmente nos seguintes temas: computação ubíqua / pervasiva, computação móvel, ciência de contexto, sistemas distribuídos, computação em nuvem, Internet das Coisas, processamento de alto desempenho e aplicações na área da saúde. Cristiano é membro da ACM, IEEE, IADIS e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Prof. Dr. Fábio Kon (Universidade de São Paulo, USP, São Paulo)
A área de Cidades Inteligentes traz uma oportunidade única para cientistas da computação e pós-graduandos desenvolverem pesquisa inovadora com potencial para trazer reais benefícios para a sociedade. Resultados recentes da Ciência da Computação e tecnologias relacionadas podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para a resolução de problemas nas grandes cidades modernas. Em especial, há uma série de possibilidades para contribuir para a diminuição das diferenças sociais e trazer benefícios às camadas mais desfavorecidas da população. Nesta palestra, apresentaremos uma visão geral da área e seus desafios e discutiremos como podemos direcionar nossos esforços de pesquisa para resolver problemas que realmente tragam um impacto positivo para quem precisa.
Bio: Fabio Kon é professor titular de Ciência da Computação do IME-USP, membro do Conselho da SBC, Distinguished Scientist da ACM e Editor-Chefe do SpringerOpen Journal of Internet Services and Applications. Atualmente, coordena o INCT da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes e concentra suas pesquisas na área de Cidades Inteligentes onde vislumbra uma oportunidade para cientistas da computação desenvolverem pesquisa inovadora com potencial para trazer reais benefícios para a sociedade.
Coordenação Geral
Raquel Aparecida de Freitas Mini (PUC Minas), Adenauer Corrêa Yamin (UCPEL/UFPEL)
Coordenação Local
Ana Grasielle Dionísio Corrêa (Mackenzie)
Comitê de Programa
Adenauer Yamin (Universidades Católica e Federal de Pelotas), Ana Marilza Pernas (Universidade Federal de Pelotas), André Aquino (Universidade Federal de Alagoas), Angelo Perkusich (Universidade Federal de Campina Grande), Antonio Alfredo Ferreira Loureiro (Universidade Federal de Minas Gerais), Atslands Rocha (Universidade Federal do Ceará), Augusto Neto (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Bruno Kimura (Universidade Federal de São Paulo), Bruno Silvestre (Universidade Federal de Goiás), Carlos Ferraz (Universidade Federal de Pernambuco), Carlos Kamienski (Universidade Federal do ABC), Carlos Mauricio Figueiredo (Universidade do Estado do Amazonas), Claudio Geyer (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Cristiano Costa (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Cristiano Silva (Universidade Federal de São João del Rei), Daniel Fernandes Macedo (Universidade Federal de Minas Gerais), Daniel Guidoni (Universidade Federal de São João del Rei), Danielo G. Gomes (Universidade Federal do Ceará), Eduardo Cerqueira (Universidade Federal do Pará), Eduardo Nakamura (Universidade Federal do Amazonas), Fabio Costa (Universidade Federal de Goiás), Felipe Cunha (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Flavia Delicato (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Francisco Silva (Universidade Federal do Maranhão), Frederico Lopes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Giovani Rubert Librelotto (Universidade Federal de Santa Maria), Heitor Ramos (Universidade Federal de Alagoas), Horácio Oliveira (Universidade Federal do Amazonas), Humberto Marques (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Hyggo Almeida (Universidade Federal de Campina Grande), Iara Augustin (Universidade Federal de Santa Maria), Iwens Sene Jr (Universidade Federal de Goiás), Jó Ueyama (Universidade de São Paulo), João Carlos Lima (Universidade Federal de Santa Maria), Joel Rodrigues (Instituto de Telecomunicações (University of Beira interior), Jorge Barbosa (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Jorge Sá Silva (Universidade de Coimbra), Kiev Gama (Universidade Federal de Pernambuco), Leandro de Sales (Universidade Federal de Alagoas), Leandro Silva (Universidade Federal de Alagoas), Leandro Villas (Universidade Estadual de Campinas), Lisandro Zambenedetti Granville (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Luiz Fernando Bittencourt (Universidade Estadual de Campinas), Luiz Henrique Correia (Universidade Federal de Lavras), Mario Dantas (Universidade Federal de Santa Catarina), Michele Nogueira (Universidade Federal do Paraná), Orlando Loques (Universidade Federal Fluminense), Patricia Dockhorn Costa (Universidade Federal do Espírito Santo), Patrícia Tedesco (Universidade Federal de Pernambuco), Raquel Mini (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Ricardo Neisse (IPSC - Joint Research Center), Rodrigo Righi (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Roseclea Medina (Universidade Federal de Santa Maria), Rossana Andrade (Universidade Federal do Ceará), Thiago Silva (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Vaninha Vieira (Universidade Federal da Bahia), Wanderley Lopes de Souza (Universidade Federal de São Carlos)
Coordenação do Comitê de Programa
Leandro Aparecido Villas (Unicamp), Rodrigo da Rosa Righi (Unisinos)