Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais
O 8º Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais (WCAMA) teve como objetivo promover a integração efetiva da área de computação (metodologias e ferramentas) com temas relacionados ao meio ambiente (política e gestão).
Como a gestão dos recursos naturais é uma atividade complexa e dinâmica, ela requer a integração entre atores nos campos social, político e tecnológico para serem efetivamente desenvolvidas e implantadas.
Neste contexto, busca-se discutir do ponto de vista da computação o desenvolvimento de metodologias e ferramentas para gestão do meio ambiente e recursos naturais. Mais especificamente, trabalha-se no sentido de tratar eficientemente i) o gerenciamento e a comunicação entre grandes volumes de dados; ii) o desenvolvimento de técnicas para análise destes dados; e, iii) a otimização, o controle e integração dos dados gerados.
Nesta edição, o WCAMA recebeu 16 submissões de artigos, dos quais 11 artigos completos e 5 artigos curtos. Destes, foram aceitos para publicação 5 artigos completos (~45% de aceitação) e 3 artigo curto (~60% de aceitação).
Gostaríamos de agradecer o apoio dos colegas pesquisadores do comitê de programa e das nossas instituições (USP E UPF); e, saudamos os autores dos artigos e os participantes do WCAMA 2017.
Antonio Mauro Saraiva (Universidade de São Paulo), Carlos Amaral Hölbig (Universidade de Passo Fundo)
Dra. Andrea Ferreira Portela Nunes (Diretora Nacional do SIBBr. Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações - MCTIC)
O SiBBr é uma plataforma on-line que pretende reunir a maior quantidade de dados e informações existentes sobre a biodiversidade do Brasil. Seu objetivo é apoiar a produção científica e processos de formulação de políticas públicas e tomada de decisões associadas à conservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais, por meio do estímulo e facilitação à digitalização, publicação na internet, integração de dados de livre acesso e uso de informações sobre a biodiversidade brasileira. Com o SiBBr, o governo brasileiro atende a uma recomendação da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), do qual o Brasil é um dos países signatários, no que concerne a integração e disponibilização de informações sobre biodiversidade. O projeto é associado à Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês), a maior iniciativa multilateral de acesso virtual a informações biológicas de aproximadamente 60 países. O GBIF soma mais de 570 milhões de registros de espécies provenientes de 766 instituições. Assim, com o SiBBr, o Brasil integra o maior esforço global para conhecer melhor a biodiversidade do planeta e disponibilizar gratuitamente as informações existentes.
Bio: Dra. Andrea Ferreira Portela Nunes possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1984), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Trabalha no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação desde 1988, tendo atuado como Pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi e passado pela Coordenação-Geral de Políticas e Programas em Biodiversidade e pela Assessoria de captação de recursos internacionais da Secretaria Executiva do MCTI. Atualmente está à frente da Coordenação-Geral de Gestão de Ecossistemas do MCTI. Tem larga experiência na implementação de políticas públicas em meio ambiente e biodiversidade e no acompanhamento e avaliação de políticas e programas em C&T. Atua na coordenação de redes e programas do MCTI, tais como, o Programa Nacional de Pesquisas em Biodiversidade - PPBio, a Rede Pró-Centro-Oeste, a Rede Bionorte, a Rede ComCerrado, a Rede Geoma, o Programa LBA e o Programa AmazonFace. É Diretora Nacional do Sistema de Informação em Biodiversidade Brasileira -SiBBr. Possui formação na área de Zoologia, com ênfase em Ecologia de Paisagens, Ecologia de Comunidades e Ecologia de populações.
Coordenação Geral
Antonio Mauro Saraiva (Universidade de São Paulo)
Coordenação do Comitê de Programa
Carlos Amaral Hölbig (Universidade de Passo Fundo)
Comitê de Programa
Adenauer Yamin (Universidade Federal de Pelotas), Adriano Werhli (Universidade Federal do Rio Grande), Alessandro Machado de Araújo (Universidade Federal de Goiás), Aline Loreto (Universidade Federal de Pelotas), André Luiz Moura (Universidade Federal de Goiás), Anselmo Paiva (Universidade Federal do Maranhão), Antonio Carlos da Rocha Costa (Universidade Federal do Rio Grande) ,Carlos Amaral Hölbig (Universidade de Passo Fundo), Claudio Baptista (Universidade Federal de Campina Grande), Diana Adamatti (Universidade Federal do Rio Grande), Eliane Araújo (Universidade Federal de Campina Grande), Hailton Lemos (Faculdade Nossa Senhora Aparecida), Jean-Pierre Briot (Université Pierre et Marie Curie), João Balsa (Universidade de Lisboa), José Laurindo Campos dos Santos (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), Marco Antônio Oliveira Domingues (Instituto Federal de Pernambuco), Marilton Aguiar (Universidade Federal de Pelotas), Pedro Andrade (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Tiago Garcia de Senna Carneiro (Universidade Federal de Ouro Preto), Valéria C. Times (Universidade Federal de Pernambuco), Vinícius Sebba Patto (Universidade Federal de Goiás), Vinicius Cunha M Borges (Universidade Federal de Goiás), Vinicius Ribeiro (Universitário Ritter dos Reis)