Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação
O DesafIE! é um evento da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da SBC que ocorre desde 2012 inspirado principalmente em um dos Grandes Desafios científicos da computação apontados pela SBC para a década (2006-2016) que trata do “Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento”, tendo como objetivo criar condições para vencer as barreiras tecnológicas educacionais, culturais, sociais e econômicas, que impedem o acesso e a interação por meio da concepção de sistemas, ferramentas, modelos, métodos, procedimentos e teorias capazes de endereçar, de forma competente, a questão do acesso do cidadão brasileiro ao conhecimento.
Ressalta-se que o DesafIE! sendo um workshop do Congresso da Sociedade Brasileira da Computação, tem o objetivo de discutir os temas da Informática na Educação que possuam sobretudo um enfoque computacional e que abordem aspectos desafiadores na área. Assim, é importante ressaltar que ele não seja entendido pela comunidade como um meio de divulgação de pesquisas em andamento, mas sim um evento entre pesquisadores que buscam discutir, vislumbrar e apontar temas desafiadores e interdisciplinares, com um grande enfoque computacional, na área de Informática na Educação.
O DesafIE!, em sua edição de 2017 busca promover um debate sobre os Grandes Desafios da Informática na Educação, motivado por discussões semelhantes já ocorridas na própria SBC, em outras comissões especiais, como no caso da comunidade de IHC, bem como em outras sociedades científicas internacionais.
A submissão de artigos para o VI DesafIE foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa, foram recebidos 41 resumos de até 1.000 palavras. Estes resumos foram avaliados por dois revisores e quando necessário por um terceiro e como resultado foram aprovados 18 trabalhos para a segunda etapa. Na segunda etapa foram avaliados os 18 trabalhos aceitos na fase anterior e mais 6 artigos convidados, de um total de 15 convites emitidos, totalizando 24 artigos. Dos 24 artigos avaliados na segunda etapa, foram aprovados 12. A taxa final de aceitação do evento foi de 25%.
David Cavallo (UFSB)
As visões sobre como a computação pode transformar e melhorar a aprendizagem para todos não são novas. Apesar de inúmeros exemplos extremamente criativos e bem sucedidos, o progresso geral até agora não conseguiu o que se esperava porque frequentemente os educadores simplesmente usam as novas tecnologias para imitar práticas antigas. Embora às vezes isso possa trazer benefícios, como por exemplo, levar material para áreas e populações anteriormente excluídas, na maioria das vezes não é melhor e às vezes até pior. Isso leva à desilusão da promessa da tecnologia e tira o poder das idéias na aprendizagem e na computação. Esta apresentação irá focar em 3 coisas: (i) Discussão e exemplos de atributos de abordagens computacionais que trazem o maior valor à aprendizagem;(ii)Discussão sobre obstáculos e limitações existentes para alcançar os objetivos de ambientes de aprendizagem de alta qualidade para todos;(iii) Discussão e exemplos sobre como superar os obstáculos em grandes escalas e desenvolver um ecossistema de aprendizagem que construa um futuro mais justo, equitativo e democrático. Não é falta de inteligência ou capacidade de aprender das pessoas. Falta-lhes oportunidades e recursos suficientes. O objetivo desta apresentação é fornecer uma estrutura, exemplos concretos e etapas pragmáticas detalhando como criar ambientes de aprendizado computacionalmente ricos para desencadear o potencial de aprendizagem latente no Brasil e em outros lugares.
Bio: David Cavallo é professor e pesquisador na área de computação e aprendizagem. Desde 2013 é Professor Titular Visitante na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Entre 2000 e 2008 foi Professor Pesquisador no MIT Media Lab e co-dirigiu o Future of Learning Group ao lado de Seymour Papert. Formado em ciência da computação pela Rutgers University e com um PhD em mídia, artes e ciências pelo MIT Media Lab. Co-dirigiu o Future of Learning Group ao lado de Seymour Papert, onde pesquisaram aprendizagem e computação, desenvolveram novas tecnologias e colaboraram em projetos de aprendizagem nos EUA e outros países. Em 2005, juntou-se à ONG (sem fins lucrativos) OLPC (One Laptop per Child ou "Um Laptop por Criança") onde foi o primeiro diretor na América Latina, Chief Learning Architect and Vice President of Education. Cavallo trabalhou na década de 1980 em projetos de inteligência artificial em várias empresas de alta tecnologia.
Coordenação Geral
Edson Pinheiro Pimentel (UFABC), Thiago Barcelos (Instituto Federal de São Paulo)
Coordenação do Comitê de Programa
Edson Pinheiro Pimentel (UFABC)
Coordenação Local
Beatriz de Almeida Pacheco (Mackenzie)
Comissão Especial de Informática na Educação (CE-CEIE)
André Raabe (UNIVALI - Vice-Coordenador), André Santana (UNIVALI), Carlos Roberto (UFU), Cleber Nauber (IFAL), Elizabeth Rocha (UFGD), Eleandro Maschio (UTFPR), Fabiano Dorça (UFU), Ibsen Bittencourt (UFAL), Ig Ibert Bittencourt (UFAL - Coordenador), Leonidas Brandao (USP), Márcia Aparecida (UFU), Patricia Bassani (FEEVALI), Patrícia Jaques (UNISINOS), Rômulo César Silva (UNIOESTE), Sean Siqueira (UNIRIO), Thais Castro (UFAM),
Comitê de Programa
Alberto Castro (Universidade Federal do Amazonas - UFAM), Alex Sandro Gomes (Universidade Federal de Pernambuco), Anarosa Brandão (Universidade de São Paulo), André Raabe (Universidade do Vale do Itajaí), Andrey Pimentel (UFPR), Beatriz de Almeida Pacheco (Mackenzie), Claudia Motta (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Crediné de Menezes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Ecivaldo Matos (UFBA - Universidade Federal da Bahia), Edilson Ferenda (UCB), Edson Pimentel (UFABC), Eleandro Maschio (UTFPR), Ellen Francine Barbosa (ICMC-USP), Evandro Costa (UFAL), Fabiano Dorça (Universidade Federal de Uberlândia), Fábio Ferrentini Sampaio (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Fernanda Campos (Universidade Federal de Juiz de Fora), Gilda Helena Bernardino de Campos (PUC - Rio), Heitor Barros (Instituto Federal de Alagoas), Ibsen Bittencourt (Universidade Federal de Alagoas), Ig Ibert Bittencourt (Universidade Federal de Alagoas), Ismar Frango Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul), Joice Otsuka (Universidade Federal de São Carlos), José Aires de Castro Filho (Universidade Federal do Ceará), Leandro Augusto Silva (Mackenzie), Marcia Fernandes (Universidade Federal de Uberlândia), Marcos Borges (Universidade Estadual de Campinas), Maria Augusta Silveira Netto Nunes (Universidade Federal de Sergipe), Maria Cecilia Baranauskas (Universidade Estadual de Campinas), Márcia Cristina Moraes (PUCRS), Neide Santos (UERJ), Nizam Omar (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Orivaldo Tavares (Universidade Federal do Espírito Santo), Patricia Jaques (UNISINOS), Ricardo Silveira (Universidade Federal de Santa Catarina), Ricardo José Rocha Amorim (Universidade do Estado da Bahia), Romero Tori (Universidade de São Paulo), Rosa Viccari (UFRGS), Sérgio Crespo C. S. Pinto (Universidade Federal Fluninense - UFF), Sílvio Cazella (UFCSPA), Sean Siqueira (UNIRIO), Thiago Barcelos (Instituto Federal de São Paulo), Valguima Odakura (Universidade Federal da Grande Dourados)