Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining
É um prazer anunciar o VI Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM). O workshop acontecerá juntamente com o 37o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) o qual é o evento oficial da Sociedade Brasileira de Computação. O objetivo do encontro é discutir avanços recentes em mineração e análise de redes sociais. A conferência será realizada em São Paulo (SP), nos dias 04 e 05 de julho de 2017.
O estudo sobre redes sociais tem suas origens em comunidades sociais, educacionais e empresariais. O interesse acadêmico nessa área tem crescido desde a metade do século 20. O crescente aumento no número de usuários Web estimula a interação entre pessoas, disseminação de dados, troca de informação e também aumenta significativamente os dados disponíveis. A partir da mineração e análise de redes sociais, podemos criar ou enriquecer soluções aplicadas à identificação de grupos, identificação de influência, detecção de necessidades, propagação de informações, fluxo da informação, identificação de rumores, etc. Tais soluções podem ser aplicadas a vários cenários como ecossistemas, marketing, segurança, emergência, gestão de equipes, cidades inteligentes e outros totalmente relacionados a “Computação para Tudo e Tod*s”, tema do CSBC 2017. Além disso, este evento tem como objetivo servir como um facilitador na troca de conhecimento e colaboração entre academia e empresas, ligando pesquisadores e profissionais que trabalham na área.
Em sua sexta edição, o BraSNAM recebeu um número significativo de submissões, totalizando 50 artigos submetidos, dos quais foram aceitos 16 artigos completos e 3 artigos resumidos. O processo de revisão foi double blind review e os autores dos melhores artigos serão convidados a submeterem versões estendidas ao Journal of Internet Services and Applications (JISA). Além disso, contaremos com um artigo convidado de coautoria de palestrante dessa sexta edição do BraSNAM.
O BraSNAM oferecerá uma palestra intitulada “Visualização de Software e Interação com Redes Sociais” proferida pela Prof. Claudia Maria Lima Werner (UFRJ). Além disso, teremos o painel “O social em rede: os grandes desafios que a Computação ainda não resolveu” composto por Prof. Altigran Soares da Silva (UFAM, Moderador), Sr. Claudio Pinhanez (IBM Research), Sr. Marcio Gadaleta (Oracle), Sr. Rodrigo Padula (Wiki Educação Brasil) e Sr. Rodrigo Ramalho (Red Hat). Promovendo uma maior discussão e troca de ideias, teremos os seguintes “Bate Papos”: “A Matemática das Redes Sociais” a ser proferido por Prof. Daniel Ratton Figueiredo (UFRJ), “Tie Strength Analysis: New Metrics and Open Problems” a ser proferido por Prof. Michele A. Brandão (UFMG), “Iniciação ao uso de redes sociais via dispositivos móveis por adultos mais velhos” a ser proferido por Prof. Maria da Graça Campos Pimentel (USP) e “Sistemas de Informação na Terceira Plataforma Computacional” a ser proferido por Prof. Clodis Boscarioli (UNIOESTE).
O VI Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM 2017) reunirá pesquisadores e profissionais interessados na análise de rede social e áreas afins, e promoverá a colaboração, bem como o intercâmbio de ideias e experiências.
Nós gostaríamos de agradecer aos organizadores do CSBC 2017, em especial ao coordenador geral, Prof. Luciano Silva (Mackenzie); ao diretor de publicações da SBC, Prof. José Viterbo Filho; à Springer; ao periódico JISA e aos seus editores-chefes, Prof. Fabio Kon (IME/USP) e Prof. Gordon Blair (Lancaster University); aos membros do Comitê Diretivo do BraSNAM; e aos membros do Comitê de Programa, revisores, palestrantes, painelistas, autores e participantes dessa sexta edição do BraSNAM.
Tenham um excelente evento!
Giseli Rabello Lopes (UFRJ), Rodrigo Pereira dos Santos (UNIRIO)
Claudia Maria Lima Werner (UFRJ)
A criação de ferramentas, técnicas e metodologias para a manipulação de grandes massas de dados tem recebido especial atenção tanto das comunidades acadêmicas como industriais, objetivando a descoberta de novas maneiras de tratar a informação de base para a tomada de decisão. Entretanto, fazer uso de recursos de computação para melhorar a percepção e compreensão de informação de software e do software propriamente dito ainda é um desafio, que envolve a identificação de mecanismos apropriados, abstrações adequadas e estudos de simulação da habilidade de percepção e cognição humana. A Visualização de Software, uma subárea da Visualização da Informação, tem como foco de pesquisa a utilização de recursos computacionais para potencializar a percepção, compreensão e assimilação da informação de software e sobre o software pelo usuário, incluindo as interações sociotécnicas. Esta palestra tem como objetivo discutir a área de Visualização de Software e sua interação com Redes Sociais, apresentando alguns dos seus conceitos, técnicas e aplicações no Desenvolvimento de Software, em especial no âmbito de Ecossistemas de Software, e ainda pesquisas em andamento na COPPE/UFRJ e desafios identificados neste contexto.
Bio: Cláudia Maria Lima Werner é doutora pela COPPE/UFRJ (1992) e desde 1994 é professora titular do Programa Engenharia de Sistemas e Computação, na COPPE/UFRJ. É também pesquisadora do CNPq e atua na área de Engenharia de Software há mais de 20 anos, com ênfase nos temas Reutilização de Software, Ensino de Engenharia de Software, Visualização e Ecossistemas de Software. Tem atuado na área de visualização desde 2008 e coordena o Laboratório de Realidade Virtual da COPPE (Lab3D). Possui mais de 300 artigos publicados em conferências e periódicos nacionais e internacionais, além de capítulos de livro. É membro da SBC e do comitê de programa de várias conferências nacionais e internacionais, além de co-editora-chefe do Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD) da Springer. Atualmente é Diretora de Assuntos Acadêmicos da COPPE/UFRJ.
Daniel Ratton Figueiredo (PESC/COPPE/UFRJ)
A explosão de dados coletados por sistemas de redes sociais online vem permitindo um estudo empírico de diversos aspectos da interação humana que nunca antes foi possível. Entretanto, para melhor compreender os fenômenos que regem a dinâmica das redes sociais online, modelos matemáticos são necessários. Neste sentido, diferentes aspectos de redes sociais online vem sendo representados por modelos matemáticos que são capazes de explicar e prever o comportamento humano. Neste bate-papo iremos apresentar alguns destes modelos mais recentes, discutir resultados, e apresentar alguns desafios em modelar matematicamente o comportamento humano.
Bio: Daniel Ratton Figueiredo possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Massachusetts Amherst (UMass) obtidos em 2005, mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) obtido em 1999, e bacharelado cum laude em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) obtido em 1996. Trabalhou como pesquisador (post-doc) na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), Suíça, entre 2005 e 2007. Em 2007 ingressou na COPPE/UFRJ como Professor Adjunto no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC). Desde 2009 recebe bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível PQ-2) e desde 2010 recebe bolsa do programa Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Em 2012 realizou um pósdoutorado na Universidade de Massachusetts Amherst (UMass) com doze meses de duração. Seus principais interesses estão na área de Redes Complexas, em particular, modelagem matemática de sistemas dinâmicos e aplicações na Internet e redes sociais.
Michele A. Brandão (UFMG)
The study of social ties has lead to building rigorous models that reveal the evolution of social networks and their dynamism. In this context, a central aspect is the strength of ties, which allows the study of the roles of relationships. Here, besides analyzing the strength of co-authorship ties, we also present a set of metrics and algorithms to measure such strength.
Bio: Michele A. Brandão is PhD in Computer Science at Universidade Federal de Minas Gerais. She is also MSc in Computer Science at Universidade Federal de Minas Gerais and BSc in Computer Science at Universidade Estadual de Santa Cruz. Her main research areas of interest are data science, social networks, data mining and link prediction. Currently, she is substitute professor at DCC/UFMG.
Prof. Maria da Graça Campos Pimentel (USP)
Smartphones e tablets têm o potencial de melhorar a conectividade dos adultos mais velhos com seus familiares e amigos, em particular via redes sociais. No entanto, muitos adultos mais velhos enfrentam dificuldades para utilizar tais dispositivos e, como resultado, são excluídos de círculos que exigem que eles sejam educados na tecnologia correspondente. Criamos um curso de um ano para ensinar adultos mais velhos a utilizarem smartphones e tablets. Apresentarei os resultados preliminares da oferta do curso ao longo de dois anos e meio: uma visão geral da estrutura do curso, delineamento da demografia típica de nossos alunos, identificação dos aplicativos utilizados mais frequentemente após um semestre de curso de modo geral, e de aplicativos de redes sociais de modo particular. Apresentarei também alguns depoimentos de alunos que realizaram o curso. Considerando, por um lado, a grande inclinação de indivíduos com formação de nível superior para realizar trabalho voluntário e, por outro lado, o grande número de estudantes e de profissionais de computação, experiências como as discutidas neste bate-papo podem ser utilizadas para incluir uma parcela significativa da população como usuários de redes sociais.
Bio: Professora Titular da USP, é Bacharel em Ciências da Computação pela UFSCar, Mestre pela USP, Doutora pela University of Kent, e Livre-docente pela USP. Realizou estágio sabático no Georgia Tech. Tem interesse nas áreas de Engenharia de Documentos, Computação Ubíqua, Interação Usuário-computador e CSCW, com pesquisas aplicadas a Tecnologia Assistiva, TV Digital e Educação. Coordena atualmente projetos financiados pela FAPESP e CNPq, e já coordendou projetos financiados pela CAPES, CNPq, FAPESP, FINEP e MCT/CITIC. Foi Vice-chair e Secretary-Treasurer do ACM SIGWEB. Foi coordenadora da comissão especial em sistemas multimídia e web da SBC, foi membro do Steering Committee do ACM DocEng e atualmente é chair do emeritus steering Committee do ACM DocEng.
Prof. Clodis Boscarioli (UNIOESTE)
A forma como executávamos costumes tão arraigados em nossa sociedade tem se alterado significativamente em ciclos cada vez mais curtos e de intensa migração, principalmente pelo uso de tecnologias computacionais. Estamos vivendo a chamada Terceira Plataforma Computacional, embasada em quatro pilares principais: computação em nuvem, web social, big data e mobilidade. Os Sistemas de Informação nesse contexto ganham complexidade maior, pois além dos componentes analíticos e móveis, não podem estar desarticulados de interação e comunicação entre colaboradores internos e externos, inclusive por meio de redes sociais. Neste bate-papo a ideia é discutir Redes Sociais como um sistema de informação da Terceira Plataforma e seus desafios para a análise e interação com dados.
Bio: Clodis Boscarioli é Professor Adjunto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente e orientador nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino - nível de Mestrado Acadêmico e em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - nível de Mestrado Profissional, ambos na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Foi criador e tutor do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humanocomputador, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação e Tecnologias Assistivas no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação.
Altigran Soares da Silva (UFAM), Claudio Pinhanez (IBM Research), Marcio Gadaleta (Oracle), Rodrigo Padula (Wiki Educação Brasil) e Rodrigo Ramalho (Red Hat)
Nos últimos anos, as áreas de Mineração e Análise de Redes Sociais vêm ganhando um maior destaque devido à quantidade e diversidade de dados que podem ser analisados, à capacidade de processar e resolver análises complexas de uma maneira mais eficiente, ao desenvolvimento de novas soluções para visualizar redes cada vez mais complexas e à aplicação de seus conceitos em outras soluções. Com o subsídio dessas áreas, podemos aperfeiçoar métodos ou técnicas de apoio à contextualização, filtragem, recomendação, identificação de pares, análise de cenários, personalização da informação – questões que os sistemas computacionais atuais, independente do cenário onde são aplicados, precisam lidar. Neste painel, discutiremos os desafios e problemas da mineração e análise de redes sociais no Brasil, reunindo pesquisadores de universidades, empresas e instituições que atuam na área de redes sociais e computação social.
Bio: Altigran Soares da Silva, Professor Associado do Instituto de Computação da UFAM onde atua como pesquisador, professor e orientador. Seus interesses de pesquisa envolvem Gerência de Dados, Recuperação de Informação e Mineração de Dados. Coordenou e participou de projetos de pesquisa que resultaram em mais de 100 publicações. Foi coordenador de comitês de programa de conferências no Brasil e no exterior, tendo participado também como membro de comitês em cerca de 40 conferências e workshops. Foi Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM (2007/2009), Coordenador Adjunto da área de Computação na CAPES (2011/2013), e é atualmente membro do CA-CC do CNPq. Foi membro da diretoria da SBC (2005/2015) e é atualmente membro do conselho. É co-fundador de empreendimentos de tecnologia, entre eles a Akwan, adquirida pela Google em 2005 e a Neemu, adquirida pela Linx Sistemas em 2015. Em 2013 venceu como orientador o Concurso de Teses e Dissertação da SBC e recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses. Recebeu também em 2013 o prêmio de Sócio Destaque da SBC por sua atuação junto às Comissões Especiais. Em 2015 foi ganhador de um “Google Research Award in Latin America” como orientador.
Claudio Pinhanez is a scientist, a professor, and innovator. He currently leads a group of about 20 researchers at the IBM Research laboratory in Brazil focused on the development of next-generation conversational systems. Claudio got his PhD. in 1999 from the MIT Media Laboratory where he did multidisciplinary research on computer vision and narrative-based interactive spaces. Since then he has worked at IBM Research on advanced ubiquitous computing systems, service design, social media analytics and, more recently, multi-user/bot chat systems. He is a Senior Member of ACM, a member of the IBM Academy of Technology, and an associated editor of 3 scientific journals.
Marcio Gadaleta, Formado em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia, cursou o mestrado em Gestão Empresarial, além do MBA em Marketing, na FGV/RJ, também é pós-graduado em Engenharia Econômica e Organização Industrial pela UERJ. Possui diversas certificações, entre elas, as de Predictive Modeler, Project Management Professional e Six Sigma Black Belt. Professor de “Gestão da Informação” da pós-graduação em “Big data: Inteligência na Gestão dos Dados” no PECE/Poli-USP, também foi professor de “Data Mining” e “Inteligência Empresarial” da pós-graduação em “Banco de Dados: Data Warehousing, Data Mining e Gestão do Conhecimento nas Empresas” na PUC/RJ. Foi Gerente de Estratégia Comercial no SAS, Gerente de Inteligência Competitiva na Norwich do Brasil e Gerente de Serviços na IBM. Atualmente é Diretor de Desenvolvimento de Negócios para Big Data & Analytics na Oracle, responsável pelo desenvolvimento de vendas dos produtos em todo o Brasil, incluindo a definição da estratégia, gerenciamento do pipeline e acompanhamento de vendas complexas.
Rodrigo Padula, Mestre em informática pelo PPGCI/UFRJ, é militante na área de software livre e conhecimento aberto desde os anos 2000, atua como coordenador de projetos do grupo Wiki Educação Brasil, representante da Wikimedia Foundation no Brasil onde atua em diversos projetos relacionados à Wikipédia, colaboração online, dados abertos e ciência aberta, organizador do I Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia (UNIRIO) e I International Wikipedia Science Conference (que será realizado entre 8-10 de Novembro na UFF).
Rodrigo Ramalho, Formado em Ciência da Computação atua como Arquiteto de Soluções na Red Hat especializado em soluções de middleware. Trabalhou previamente como instrutor e consultor, desenvolvendo e implantando soluções para ambientes críticos em todo Brasil. Apaixonado pela cultura open source está sempre em busca de contribuir e fomentar novos projetos nas comunidades.
Coordenação Geral / Coordenação do Comitê de Programa
Giseli Rabello Lopes (UFRJ), Rodrigo Pereira dos Santos (UNIRIO)
Coordenação Local
Leandro Augusto da Silva (Mackenzie)
Comitê Diretivo
Daniel Figueiredo (UFRJ), Jano Moreira de Souza (UFRJ), Jonice Oliveira (UFRJ), Juliana Valério (UFRJ), Mirella Moro (UFMG), Renata Galante (UFRGS), Roberto Imbuzeiro Oliveira (IMPA), Fabrício Benevenuto (UFMG), Li Weigang (UnB), Giseli Lopes (UFRJ)
Comitê de Programa
Adriano César Pereira (UFMG), Ana Paula Appel (IBM Research - Brazil), Ana Paula Couto da Silva (UFMG), Artur Ziviani (LNCC), Bernardo Pereira Nunes (PUC-Rio), Carla Delgado (UFRJ), Claudio de Farias (UFRJ), Claudio Pinhanez (IBM Research - Brazil), Daniel Figueiredo (UFRJ), Daniel Menasché (UFRJ), Davi Viana (UFMA), Eduardo Borges (FURG), Elisa Hatsue Moriya Huzita (UEM), Elizeu Santos-Neto (Google), Giseli Lopes (UFRJ), Gislaine Camila Leal (UEM), Gustavo Paiva Guedes (CEFET/RJ), Hernane Pereira (SENAI CIMATEC), Humberto Marques (PUC Minas), Igor Wiese (UTFPR), Isabela Gasparini (UDESC), Jairo Souza (UFJF), João Paixão (UFRJ), Jonice Oliveira (UFRJ), José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS), Juliana Valério (UFRJ), Leandro Silva (Mackenzie), Li Weigang (UnB), Luciana Romani (Embrapa Informática Agropecuária), Luciano Digiampietri (USP), Luiz André Paes Leme (UFF), Marcio Miranda (UFRRJ), Mirella Moro (UFMG), Nazareno Andrade (UFCG), Pedro Olmo Vaz de Melo (UFMG), Renata Galante (UFRGS), Rodrigo Santos (UNIRIO), Sergio Manuel Serra da Cruz (UFRRJ)
Revisores Externos
Mariele Lanes (FURG), Michele Brandao (UFMG)