Workshop sobre Educação em Computação
O WEI, Workshop sobre Educação em Computação, é o mais importante fórum brasileiro, promovido pela SBC, que traz uma oportunidade única de pesquisadores e professores discutirem problemas e temas relacionados à pesquisa, às iniciativas e avaliação da educação na área de Computação. O fórum discute diferentes temas relacionados à área, apresentando novos estudos, metodologias, ferramentas e discutindo experiências vividas em todo o Brasil.
Em sua 25ª edição, o WEI traz a discussão do ensino de Computação no contexto do tema “Como ensinar computação para tudo e para todos". As atividades previstas para o WEI têm o intuito de promover ampla discussão sobre o tema, compreendendo apresentação de artigos, além de uma palestra convidada, e grupos de trabalho (fóruns de discussão). Esses grupos têm atuado na discussão acerca dos currículos de referência da SBC, além de discutir outras questões relativas aos cursos de graduação e pós-graduação da área de Computação.
Nesta edição, foram recebidas 100 submissões válidas de artigos para publicação, dentre artigos de pesquisa, ensaios, relatos de experiências e descrição de ferramentas ou recursos educacionais. Dentre estas, foram aceitos 25 artigos, sendo 6 artigos de pesquisa, 13 artigos de intervenção ou relato de experiências, 4 artigos de ferramentas ou recursos educacionais, e 2 ensaios. Para o Comitê de Programa, cinco destes trabalhos se destacaram e concorrerão, durante o XXXVII CSBC, ao prêmio de Best Paper WEI 2017.
Aos autores, palestrante e demais membros da comunidade que contribuíram para a realização de mais uma edição do workshop, um agradecimento especial pelo reconhecimento e confiança no evento. Nosso agradecimento e gratidão ao Comitê de Programa e aos revisores externos pelo excelente trabalho de avaliação de artigos, e pela disponibilidade dedicada ao WEI, pois sem eles o WEI não aconteceria.
Esperamos que os trabalhos que compõem este XXV WEI sejam inspiradores de novos estudos e intervenções no campo da educação em Computação. A todos os participantes nossas boas vindas e o desejo de que todos possam aproveitar ao máximo os eventos que compõem esta edição do Workshop sobre Educação em Computação!
Leandro Galvão (UFAM), Simone Martins (UFF)
This presentation provides a historical landscape of curricular development in computing that has occurred over decades together with an overview of the structure of new curricular documents. Publications such as Curriculum’68, Curriculum’78, and Computing Curricula’91 have provided pathways for worldwide advances in the computing and computer engineering curricular fields. Over the years, these efforts have resulted in a series of documents with activities that are ongoing even today. This discussion summarizes the development of new and emerging curricular models suitable for computing related programs and shows ways in which these documents have provided greater expansion of technical elements and pedagogical ways of learning. The speaker explains why “knowledge” is no longer sufficient to become a practicing computing or engineering specialist. Additionally, he highlights reasons why graduating students must learn to demonstrate performance competencies guided by learning expectations supported by human skills in addition to mathematics and science. The presentation also delves into contemporary activities that have taken place or are taking place on a global scale with a focus on computer engineering and information technology. Audience participation is a component of this presentation.
Bio: Professor emérito de Ciência da Computação na Hofstra University, Nova York, onde foi chefe de departamento e diretor do programa de pós-graduação. Atualmente atua como consultor e especialista em vários países nas áreas de currículos, avaliação, acreditação e outras atividades relacionadas. Representou a IEEE Computer Society na Força Tarefa 2004 Computer Engineering, onde trabalhou como co-autor e editor do IEEE/ACM Computer Engineering Curriculum Report (CE2004). Além disso, foi um participante ativo da força tarefa que produziu o ACM/IEEE Computing Curricula 2005 Report. Atualmente, ele preside o comitê de direção da ACM / IEEE Computer Engineering CE2016, é membro do grupo de tarefas ACM / IEEE IT2017 que está produzindo novas diretrizes curriculares para o curso de Tecnologia de Informação, e participa do projeto CC2020 que será uma revisão de um dos mais citados documentos de currículo de computação chamado Computing Curricula 2005, também conhecido como CC2005.
Coordenação Geral
Leandro Galvão (UFAM), Simone Martins(UFF)
Coordenação Local
Ismar Frango Silveira (Mackenzie)
Comitê de Programa
Alexandre Cidral (Univille), André Campos (UFRN), André Drummond (UnB), André Lemos (IFTM), Anna Schwarzelmuller(UFBA), Carina F. Dorneles (UFSC), César França (UFRPE), Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC), Clodis Boscarioli (Unioeste), Cristiano Maciel (UFMT), Daltro Nunes (UFRGS), Danielle Rousy Silva (UFPB), David Moises Barreto dos Santos (UEFS), Débora Abdalla (UFBA), Debora Paiva (UFMS), Ecivaldo Matos (UFBA), Edmundo Spoto (UFG), Edson P. Pimentel (UFABC), Elaine Oliveira (UFAM), Eleandro Maschio (UTFPR), Esteban Clua (UFF), Fernanda Lima (UnB), Igor Steinmacher (UTFPR), Isabel Nunes (UFRN), Jair Leite (UFRN), Jeane Melo (UFRPE), José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS), José Maria David (UFJF), Juliana Diniz (UFRPE), Lucia Giraffa (PUC-RS), Luiz Merkle (UTFPR), Marcelo Duduchi (FATEC-SP), Marco Winckler (Université Paul Sabatier), Marcos Borges (Unicamp), Maria Augusta Vieira Nelson (PUC Minas), Marilia Amaral (UTFPR), Morganna Diniz (UNIRIO), Noemi Rodriguez (PUC-Rio), Raquel Prates (UFMG), Renata Araujo (UNIRIO), Roberto Bittencourt (UEFS), Ronaldo Correia (UNESP), Ronaldo Mello (UFSC), Silvia Amelia Bim (UTFPR), Sonia França (UFRPE), Taciana Pontual Falcão (UFRPE), Taisy Weber (UFRGS), Vanessa Braganholo (UFF), Vaninha Vieira (UFBA), Wilson Veneziano (UnB), Yuska Paola Costa Aguiar (UFPB)
Revisores Convidados
Ailton Ribeiro (UFBA), Alessandreia Oliveira (UFJF), Ana Paula Kuhn (UFMT), André Luiz Moura (UFG), Angelo Frozza (IFC), Bruno Lopes (UFF), Cleuton Almeida (CESAR.EDU), Cristiane Ferreira (UFG), Daniel Floriano (UFBA), David Ramos (UFAM), Dirlene Silva (UFMT), Dyego Morais (UFPE), Elidiane Santos (UFBA), Eliomar Lima (UFG), Elizaine Bagatelli (UFMT), Fabio Campinho (UFBA), Fabio Lucena (UFG), Felipe Furtado (CESAR.EDU), Filipe Dwan (UFRR), Geomar Schreiner (UFSC), Giani Petri (UFSM), Isabel Cafezeiro (UFF), Iwens Sene Jr (UFG), Jaziel Lobo (IFS), Jean Rosa (UFBA), Jeniffer C. F. Jeniffer (UFRPE), Jonas Mendonça (UFAM), Karen Figueiredo (UFMT), Karina Mochetti (UFF), Lenice Miranda Alves (UFG), Leonardo Murta (UFF), Luciana Berretta (UFG), Marcia Souza (CESAR.EDU), Maria Clara Pestana (UFBA), Nathalia Alves (UFSC), Rita Berardi (UTFPR), Rodrigo de Carvalho (PUC Minas), Rogério Eduardo Garcia (UNESP), Rosemery Petter (UFMT), Sergio T. Carvalho (UFG), Tadeu Classe (UFRJ), Tancicleide Gomes (UFPE), Troy Kohwalter (UFF), Victor de Almeida (UFF), Vinicius Pereira (UFMT), Vinod Rebello (UFF), Walquíria Lins (CESAR.EDU), Wanderley Alencar (UFG)