18º CQ

Curso de Qualidade

O Curso de Qualidade no Ensino da Computação é um evento realizado pela Comissão de Educação da SBC e tem como finalidade principal propiciar a discussão com a comunidade acadêmica, representada principalmente pelos professores e coordenadores de curso da área de Computação, temas relacionados a metodologias de ensino, projeto e avaliação de cursos, escopo de disciplinas e o processo de ensino e aprendizagem.

A 18ª edição (CQ 2017) realizada no dia 02 de julho, como parte do XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2017), na cidade de São Paulo/SP. A programação estabelecida contou com as seguintes atividades:

1. A palestra de abertura proferida pela profa. Suzana Funghetto, abordou a questão da avaliação institucional.

2. A profa. Marili Vieira e o prof. Fabio Lopes ministraram o minicurso sobre princípios pedagógicos envolvidos na formalização de currículos do ensino superior.

3. O painel ENADE 2017 contou com a presença da Coordenadora Geral do ENADE, Alline Nunes Andrade, além dos membros das comissões assessoras da área de Computação: Ana Paula Gonçalves Serra, Angelo Sebastião Zanini, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Marcelo Duduchi Feitosa e Paulo Henrique Mendes Maia.

4. Bem como, os membros das comissões assessoras da área de computação, onde discutiram-se as expectativas da prova a ser realizada em novembro/2017.

5. A palestra “O currículo ACM/IEEE frente a realidade Latino-Americana” proferida pelo prof. Ernesto Cuadros Vargas fechou o evento.

O curso contou ainda com 60 participantes, entre diretores, coordenadores, professores, pesquisadores e profissionais envolvidos com a formação de profissionais de computação.

Agradecemos a todos que estiveram direta ou indiretamente envolvidos com o evento esperamos ter promovido um fórum de discussão saldável e motivador para todos que compartilham o desejo por mais qualidade na Educação em Computação.

Ronaldo Celso Messias Correia (FCT/UNESP) e Fabio Silva Lopes (Mackenzie)

Comitê Organizador

Coordenação Geral

Ronaldo Correia (UNESP)



Coordenação Local

Fabio Silva Lopes (Mackenzie)