Bem-vindos(as) ao WSCAD 2015

O WSCAD é um evento anual que apresenta, desde o ano 2000, os principais desenvolvimentos, aplicações e tendências nas áreas de arquitetura de computadores, processamento de alto desempenho e sistemas distribuídos.

Em sua décima sexta edição, o Simpósio de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho será realizado em Florianópolis/SC, cidade situada em maior parte na Ilha de Santa Catarina, também conhecida como a “Ilha da Magia”. A cidade é a capital estadual com maior Índice de Desenvolvimento Humano no país. Florianópolis é conhecida por suas lindas praias, prédios históricos, áreas de mata protegida e uma economia fortemente baseada em tecnologia da informação.

Em paralelo ao WSCAD, ocorrem o evento internacional SBAC-PAD, o Concurso de Teses e Dissertações em Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho (WSCAD-CTD), o Workshop de Iniciação Científica em Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho (WSCAD-WIC), o Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores (WEAC) e a Maratona Internacional de Programação Paralela, entre outros eventos a serem anunciados.

Os(as) autores(as) interessados(as) em apresentar seus trabalhos em áreas relacionadas a alto desempenho deverão submeter esses utilizando o sistema JEMS. Os artigos serão avaliados pelos membros do comitê de programa e por revisores externos ao comitê. Os artigos submetidos devem ter um limite de 12 páginas seguindo o formato da SBC. Lembramos que após o evento, os melhores artigos serão convidados a participar de uma edição especial do periódico JPCS - “Journal of Physics Conference Series”, enviando uma versão estendida do artigo aceito e publicado no evento.

Prêmio de Melhor Artigo

O Prêmio de Melhor Artigo do WSCAD 2015 foi dado a Maicon Alves, Lucia Drummond e Reynam Pestana pelo artigo “Accelerating Pre-stack Kirchhoff Time Migration by using SIMD Vector Instructions”.

Menções honrosas foram dadas a Edilson Corrêa, Diego Dutra e Claudio Amorim pelo artigo “Relógio Virtual Estritamente Crescente para o Computador Raspberry PI” e a Pedro Bruel, Alfredo Goldman e Marcos Amaris pelo artigo “Autotuning GPU Compiler Parameters Using OpenTuner”.

Keynotes

Geoffrey Fox

Geoffrey Charles Fox (Indiana University, USA)

Satoshi Matsuoka

Satoshi Matsuoka (Tokyo Institute of Technology, Japan)

Onur Mutlu

Onur Mutlu
(Carnegie Mellon University, USA)