6º DesafIE!

Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação

Sobre o evento

O DesafIE! é um evento da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da SBC que ocorre desde 2012 inspirado principalmente em um dos Grandes Desafios científicos da computação apontados pela SBC para a década (2006-2016) que trata do “Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento”, tendo como objetivo criar condições para vencer as barreiras tecnológicas educacionais, culturais, sociais e econômicas, que impedem o acesso e a interação por meio da concepção de sistemas, ferramentas, modelos, métodos, procedimentos e teorias capazes de endereçar, de forma competente, a questão do acesso do cidadão brasileiro ao conhecimento.

Ressalta-se que o DesafIE! sendo um workshop do Congresso da Sociedade Brasileira da Computação, tem o objetivo de discutir os temas da Informática na Educação que possuam sobretudo um enfoque computacional e que abordem aspectos desafiadores na área. Assim, é importante ressaltar que ele não seja entendido pela comunidade como um meio de divulgação de pesquisas em andamento, mas sim um evento entre pesquisadores que buscam discutir, vislumbrar e apontar temas desafiadores e interdisciplinares, com um grande enfoque computacional, na área de Informática na Educação.

O DesafIE!, em sua edição de 2017 busca promover um debate sobre os Grandes Desafios da Informática na Educação, motivado por discussões semelhantes já ocorridas na própria SBC, em outras comissões especiais, como no caso da comunidade de IHC, bem como em outras sociedades científicas internacionais.

Neste sentido, à luz da experiência da SBC e da comunidade de IHC, definem-se sete linhas-mestras para a configuração dos Grandes Desafios da Informática na Educação:

  • Os Grandes Desafios da IE devem ser dirigidos a avanços significativos epistemológicos, ao invés de conquistas incrementais baseados em resultados existentes.
  • A visão de um Grande Desafio da IE deve estar bem além daquilo que pode ser obtido por um projeto de pesquisa convencional, devendo apresentar um caráter multidisciplinar em sua natureza e nas possibilidades de solução, dada a natureza da área de IE.
  • Os Grandes Desafios da IE devem ser passíveis de avaliação clara e objetiva que permita definir o seu sucesso.
  • Os Grandes Desafios da IE devem ser decomponíveis e passíveis de diagnóstico incremental, de modo a permitir mudanças de curso durante sua realização.
  • Os Grandes Desafios da IE devem ser ambiciosos e visionários, mas não irrealistas, sendo viáveis dentro de 10 anos; devem desafiar paradigmas, questionar e provocar uma evolução no panorama atual da área.
  • Os Grandes Desafios da IE devem ser atraentes e motivadores para a sociedade e para a comunidade científica.
  • Os tópicos dos Grandes Desafios surgirão a partir de um consenso da comunidade científica, para servir como um cenário de longo prazo para os pesquisadores, independentemente de políticas de financiamento ou questões sócio-políticas essencialmente conjunturais.

Espera-se receber contribuições da comunidade acadêmica e das comunidades de prática (professores, setor produtivo, terceiro setor, etc) a respeito das perspectivas de P&D entre 2017-2027, no sentido de explorar e expandir as fronteiras da pesquisa em Informática na Educação para os próximos dez anos.

Quarta-feira (05.07)

Horário Título
8:30 Abertura
8:50 Desafios para a Localização e Recuperação de Informação em Conteúdos Educacionais Audiovisuais
Paulo Renato Soares Borges, Ismar Silveira
9:05 Em Direção à Orquestração de Experiências de Aprendizagem em Ambientes de U-Learning
Izautino Oliveira, Ivanildo José de Melo Filho, Alex Sandro Gomes
9:20 Desafios da Sustentabilidade Educacional e as contribuições da Tecnologia Cloud Computing
Stela Piconez, Adalberto Bosco Pereira, Josete Zimmer, Oscar Luiz Piconez Filho
9:35 Discussão
10:30 Coffee break
11:00 Dados Conectados na Educação
Crystiam Kelle Pereira, Sean Siqueira,Bernardo Pereira Nunes
11:15 Novas possibilidades de avaliação em larga escala na educação básica através do uso de EDM e Learning Analytics
Raphael Dourado, Rodrigo Rodrigues, Jorge Luis Cavalcanti Ramos, Alex Sandro Gomes
11:30 Promovendo a Qualidade da Pesquisa Científica em Informática na Educação
Patricia Jaques, Sean Siqueira, Ig Ibert Bittencourt, Seiji Isotani
11:45 Discussão
13:00 Almoço
14:30 SECOMU
16:30 Coffee break
17:00 Palestra

Como a Computação pode Transformar a Aprendizagem para Todos: Superando obstáculos e liberando o potencial de aprendizagem latente no Brasil
David Cavallo
17:50 Perguntas e Discussão

Quinta-feira (06.07)

Horário Título
8:30 Oportunidades e desafios no desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos multiculturais
Edie Santana, Ismar Frango Silveira
8:45 Repensando o Desenvolvimento de Tecnologias Computacionais de Apoio à Aprendizagem ao Longo da Vida
Aracele Fassbinder, Mauricio Arimoto, Camila de Oliveira, Maria Lydia Fioravanti, Ellen Francine Barbosa
9:00 O Desafio de Projetar Recursos Educacionais com uso de Realidade Virtual e Aumentada
Alexandre Cardoso, Ismar Frango Silveira, Romero Tori, Claudio Kirner
9:15 Discussão
10:30 Coffee break
11:00 A importância da argumentação e da mediação na Educação a Distância e os desafios para a Informática na Educação
Gilda Helena Bernardino de Campos, Gianna Roque
11:15 Em Busca de um Framework Conceitual para Apoiar a Diversidade
Alberto Castro, Thais Castro,Crediné de Menezes, Bruno Gadelha, Elaine Oliveira, José Francisco Netto
11:30 Modelagem de Engenharia da Cognição: Levantando o Cognoma Humano
Claudia Motta, Carlo Oliveira, Carla Verônica Machado Marques
11:45 Discussão
13:00 Almoço
14:30 SECOMU
16:30 Coffee break
17:00 Painel Grandes Desafios da IE
Coordenação CEIE e Coordenação DesafIE
17:30 Discussão

Organização

Coordenação Geral

  • Edson Pinheiro Pimentel, UFABC
  • Thiago Barcelos, Instituto Federal de São Paulo

Coordenação Local

  • Beatriz de Almeida Pacheco, Mackenzie

Comitê de Programa

  • Alberto Castro, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco
  • Anarosa Brandão, Universidade de São Paulo
  • André Raabe, Universidade do Vale do Itajaí
  • Andrey Pimentel, UFPR
  • Claudia Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Crediné de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ecivaldo Matos, UFBA - Universidade Federal da Bahia
  • Edson Pimentel, UFABC (Universidade Federal do ABC)
  • Eleandro Maschio, UTFPR / Universidade Federal do Paraná
  • Ellen Francine Barbosa, ICMC-USP
  • Evandro Costa, UFAL
  • Fabiano Dorça, Universidade Federal de Uberlândia
  • Fábio Ferrentini Sampaio, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fernanda Campos, Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gilda Helena Bernardino de Campos, PUC - Rio
  • Heitor Barros, Instituto Federal de Alagoas
  • Ibsen Bittencourt, Universidade Federal de Alagoas
  • Ig Ibert Bittencourt, Universidade Federal de Alagoas
  • Ismar Frango Silveira, Universidade Cruzeiro do Sul
  • João Gluz, UNISINOS
  • Joice Otsuka, Universidade Federal de São Carlos
  • José Aires de Castro Filho, Universidade Federal do Ceará
  • Marcia Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcos Borges, Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Augusta Silveira Netto Nunes, Univ. Federal de Sergipe
  • Maria Cecilia Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas
  • Márcia Cristina Moraes, PUCRS
  • Neide Santos, UERJ
  • Nizam Omar, Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Orivaldo Tavares, Universidade Federal do Espírito Santo
  • Patricia Jaques, UNISINOS
  • Paulo Cysneiros, Universidade Federal de Pernambuco
  • Raymundo Ferreira Fº, IFECT Sul-rio-grandense
  • Ricardo Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo José Rocha Amorim, Universidade do Estado da Bahia
  • Romero Tori, Universidade de Sao Paulo
  • Rosa Viccari, UFRGS
  • Sérgio Crespo C. S. Pinto, Universidade Federal Fluninense UFF
  • Sílvio Cazella, UFCSPA
  • Sean Siqueira, UNIRIO
  • Thiago Barcelos, Instituto Federal de São Paulo
  • Valguima Odakura, Universidade Federal da Grande Dourados

Comissão Especial de Informática na Educação (CE-CEIE)

  • André Raabe, UNIVALI (Vice-Coordenador)
  • André Santana, UNIVALI
  • Carlos Roberto, UFU
  • Cleber Nauber, IFAL
  • Elizabeth Rocha, UFGD
  • Eleandro Maschio, UFTPR
  • Fabiano Dorça, UFU
  • Ibsen Bittencourt, UFAL
  • Ig Ibert Bittencourt, UFAL (Coordenador)
  • Leonidas Brandao, USP
  • Márcia Aparecida, UFU
  • Patricia Bassani, FEEVALI
  • Patrícia Jaques, UNISINOS
  • Rômulo César Silva, UNIOESTE
  • Sean Siqueira, UNIRIO
  • Thais Castro, UFAM