43º SECOMU

Seminário de Computação na Universidade

Sobre o evento

O SECOMU - Seminário de Computação na Universidade, evento que acontece desde 1971 (a partir de 1980 junto ao congresso da SBC), reúne a comunidade acadêmica de Computação do Brasil para discutir temas político-científicos de interesse nacional. Ao longo dos anos, os painéis do SECOMU ajudaram a comunidade a construir suas posições políticas em temas de grande relevância, como a política industrial brasileira, a qualidade do ensino superior, entre outros; contribuindo com soluções e estratégias para o desenvolvimento tecnológico brasileiro, com foco na Computação. O SECOMU é estruturado em torno de painéis compostos por personalidades políticas, acadêmicos, representantes de agências de fomento, membros da indústria e da sociedade em geral.

Painéis

03/07: Diversidade de gênero na Computação

"As diferenças globais entre gêneros vêm sendo alvo de inúmeras discussões, pesquisas e ações. De acordo com estudo do Fórum Econômico Mundial, não há paridade entre homens e mulheres no que diz respeito à participação e oportunidade econômica, educação, capacitação política e saúde e sobrevivência. Esse resultado se repete tanto globalmente quanto nacionalmente, desde o primeiro relatório anual publicado em 2006.

O gap de gênero estende-se à área de Computação, com características peculiares. Nos EUA, por exemplo, a participação de mulheres em computação vem caindo nas últimas décadas, as mulheres lá ocupam 25% do mercado de tecnologia. No Brasil, as mulheres ocupam 20%. Por outro lado, a Computação nunca foi tão importante economicamente como é hoje, na chamada Economia Digital. Como construir o futuro digital com tamanha inequidade de gênero no setor? Além disso, a própria conceituação de gênero de forma binária limita as discussões e inclusão de todas as pessoas com enorme potencial na área.

Este painel trará representantes de diversas áreas de conhecimento relacionadas às questões de gênero na Computação, com o objetivo principal de ampliar o conhecimento dos participantes no tema e refletir sobre os problemas da área. A universidade tem papel importante na linha de vida feminina e vamos discutir iniciativas existentes (e também as possíveis) desde o 1o e 2o graus, na própria universidade, nas empresas, em ONGs e no governo."

Claudia Melo, Cristiano Maciel, Débora Abdalla Santos, Gabriela Vanessa Pereira Alves de Mattos, Gabriele Garcia

04/07: Ensino de Computação no Ensino Médio

Em diversos países da Europa e da América do Norte existem iniciativas nacionais para o ensino de programação no ensino médio enquanto no Brasil essas iniciativas são limitadas e pontuais, muitas vezes restringindo-se ao uso de computadores somente para o ensino de aplicativos. A reforma do ensino médio aprovada recentemente pelo Senado flexibiliza o conteúdo a ser ensinado aos alunos e muda a distribuição do conteúdo das disciplinas tradicionais ao longo dos três anos incentivando a ampliação de escolas em tempo integral. Neste cenário, este painel discutirá os desafios e oportunidades do ensino de Computação, incluindo pensamento computacional e desenvolvimento de software, no ensino médio no Brasil e a melhor forma de implementá-lo para que seja efetivo.

Prof. Marcelo Duduchi, Prof. Claudio da Rocha Brito, Prof. Avelino Zorzo, Prof. Ecivaldo de Souza Matos, Profa. Regina Celia Fortuna Broti Gavassa

06/07: Desafios éticos da Computação no Século 21

Tem havido um crescente reconhecimento que a presença constante e diversificada de algoritmos em várias dimensões das nossas vidas traz novos desafios para garantir, além de eficiência e eficácia, justiça, responsabilidade e transparência na sua execução. Já podemos observar iniciativas da academia, indústria, legisladores, terceiro setor e governo no sentido de evitar ou minimizar discriminação ou viés em respostas automáticas, entre outros potenciais problemas. Este painel tem por objetivo apresentar essa nova realidade e o que tem sido feito até o momento, discutir tendências, oportunidades e o que muda em termos de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico no âmbito de tanto universidades quanto outras organizações e sociedade em geral.

Wagner Meira Jr., Prof. Virgilio Almeida, Prof. Marcelo Finger, Claudio Santos Pinhanez, Prof. Luli Radfahrer, Pedro Henrique Ramos, Baptista Luz Advogados

Organização

Coordenação Geral

  • Fabio Kon, USP

Coordenação Local

  • Luciano Silva, Mackenzie