4º ENCompIF

Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais

Sobre o evento

O 4º Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (ENCompIF) será realizado em conjunto com o XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação em São Paulo. O ENCompIF tem por objetivo reunir professores e alunos de ensino médio dos Institutos Federais e outras instituições que ofereçam cursos técnicos em informática.

O evento tem recebido um grande número de artigos em todas as suas edições e tem sido uma excelente oportunidade para a troca de experiências entre os participantes e um estímulo a integração e estabelecimento de parcerias entre professores e alunos e diferentes Institutos Federais e outras instituições. O público participante do evento foi de aproximadamente 200 pessoas, entre palestrantes e ouvintes, em cada edição do evento.

Quinta-feira (06.07)

Horário Título
8:30 - 8:45 BlueHelp (Ensino médio)
8:45 - 9:00 Sistema de monitoramento de energia elétrica através da tecnologia do Arduino (Ensino médio)
9:00 - 9:15 Projeto GardenTech: Uma Plantação Residencial Tecnológica de Baixo Custo (Ensino médio)
9:15 - 9:30 Uma Ferramenta Baseada em Agentes Inteligentes Aplicada ao Estudo do Sistema Imunológico Humano (Ensino médio)
9:30 - 9:45 Vegeryday - Uma aplicação de auxílio à alimentação vegetariana (Ensino médio)
9:45 - 10:00 Experiência de Gamificação na Organização dos Trabalhos de Conclusão de um Curso Técnico em Informática (Ensino médio)
10:00 - 10:15 Sabarabuçu: Um jogo digital educacional, cultural e ambiental para o município histórico de Sabará (Ensino médio)
10:15 - 10:30 Desenvolvimento de jogos com uso de PensamentoComputacional e Aprendizagem Baseada em Problemas (Ensino médio)
11:00 - 11:45 Palestra sobre Pesquisas Qualitativas (Palestrante Mariano Pimentel - Unirio)
11:45 - 12:00 Objeto de Estudo de Letramento (OEL), um objeto de aprendizagem para auxílio a alfabetização infantil (Ensino médio)
12:00 - 12:15 EMATEC - O Ensino e a Aprendizagem em Matemática com o Auxílio de Ferramentas Tecnológicas (Ensino médio)
12:15 - 12:30 Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas Para Imersão de Deficientes Visuais em Ambientes Educacionais (Ensino médio)
12:30 - 12:45 Pharmabook Um Ambiente Colaborativo para Pesquisa de Preços e Controle de Estoque Pessoal de Medicamentos (Ensino médio)
17:00 - 17:15 Levantamento de requisitos no desenvolvimento de jogos (Trabalhos que são iniciativas dos professores)
17:15 - 17:30 Um Ambiente Virtual Aplicado ao Ensino e Pesquisa em Arquitetura e Organização de Computadores (Trabalhos que são iniciativas dos professores)
17:30 - 17:45 Frequência x Evasão: Proposta de protótipo para detecção de alunos em sala de aula (Trabalhos que são iniciativas dos professores)
17:45 - 18:00 Uma avaliação da eficiência energética de uma Rede de Sensores Sem Fios em relação ao posicionamento do nó sink (Graduação e pós-graduação)
18:00 - 18:15 Algoritmo Genético aplicado ao problema de alocação/localização de facilidades (Graduação e pós-graduação)
18:15 - 18:30 Uma Ferramenta para Análise de Sentimentos em Redes Sociais Utilizando o Cogroo e o ReliLex (Graduação e pós-graduação)
18:30 - 18:45 Proposta de Framework de Gerenciamento Ágil de Projetos do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software do IFPB (Graduação e pós-graduação)

Palestras

06/07 - 11h00 às 11h45: Pesquisa Qualitativa em Computação

Nessa palestra, discutiremos os motivos, os procedimentos e os fundamentos epistemológicos-metodológicos para se fazer pesquisa qualitativa em computação.

Em pesquisas quantitativas, coletamos dados numéricos de um determinado fenômeno a fim de medi-lo objetivamente. Tais dados compreendem, por exemplo, o intervalo de tempo para caracterizar a performance, a quantidade de acertos e erros para caracterizar a eficácia, o custo e a quantidade de recurso (dinheiro, pessoas, horas) para caracterizar o esforço, medidas sobre o tamanho (linhas de código, pontos de função) para caracterizar o sistema computacional, dentre outras medidas. A medição objetiva de um fenômeno filia-se à tradição do pensamento positivista, o qual tem origem no renascentismo e foi fundamental para o desenvolvimento da sociedade moderna. A prática de medir objetivamente a realidade baseia-se em métodos das ciências exatas, sendo muito comum na computação e na engenharia (incluindo a engenharia de software) e necessária para as pesquisas objetivas voltadas para o desenvolvimento de uma técnica.

Contudo, medições objetivas de uma realidade exterior, embora tenham tido grande êxito na produção do conhecimento e no desenvolvimento de técnicas, podem ser problemáticas quando endereçamos questões que envolvem tecnologia, pessoas e organizações. Diferente de matérias inanimadas, componentes químicos e material biológico, as pessoas muitas vezes não reagem da mesma maneira após a realização de um experimento científico; ou seja, elas aprendem com o experimento e mudam seus comportamentos. Além disso, as pessoas e sistemas de informação não podem ser facilmente separadas do seu contexto de vida e uso para realização de pesquisa em laboratório. Desse modo, as metodologias qualitativas podem ser mais eficazes no sentido de se produzir conhecimento relevante a partir da investigação de Sistemas de Informação inseridos nas organizações e na sociedade. Assim podemos interrogar o que os usuários acham do sistema experienciado, como aquele sistema computacional modifica as práticas dos atores e as relações entre eles, que fenômenos emergem com o uso do sistema, o que precisa melhorar, dentre outros aspectos cuja complexidade não pode ser reduzida a um número.

A pesquisa qualitativa, embora também possa ser realizada numa perspectiva positivista, também pode ser empregada com base em outros paradigmas, como, por exemplo, o interpretativo e o sociotécnico. Nesses casos, para compreendermos os sistemas computacionais como artefatos sociotécnicos (e não apenas técnicos), usados por pessoas num dado contexto e numa dada cultura, precisamos conversar com os usuários (livremente ou por meio de entrevista ou grupo focal), realizar observação direta das pessoas usando o sistema computacional em suas atividades cotidianas reais e interagir com os usuários para juntos compreender o artefato sociotécnico. Torna-se necessário interpretar (em vez de medir) os discursos produzidos pelos usuários e suas ações praticadas (registradas em anotações, vídeo ou log do uso do sistema). A pesquisa deve ser concebida e realizada a partir de abordagens epistemológicas-metodológicas de perspectiva subjetiva.

Algumas abordagens, como Estudo de Caso Interpretativo, Pesquisa-Ação, Design Science Research, Teoria Fundamentada em Dados (Grounded Theory) e Teoria Ator-Rede, possibilitam investigações voltadas à subjetividade, endereçando os sistemas de informação em seu contexto de uso. Além disso, essas abordagens possuem critérios próprios para aferição de seu rigor e relevância, tais como autenticidade, plausibilidade e reflexividade. O mais importante, ao se fazer pesquisa qualitativa, é o pesquisador saber se posicionar e defender suas escolhas para a sua prática de pesquisa.

Mariano Pimentel (UNIRIO) e Marcelo Fornazin (UFF)

Organização

Coordenação Geral

  • Carlos Roberto de Oliveira Junior, IFRJ

Coordenação Local

  • Takato Kurihara, Mackenzie

Comitê de Programa

  • Allan Edgard Silva Freitas, IFBA
  • André Atanasio Maranhão Almeida, IFPB
  • André Constantino da Silva, IFSP
  • Angelo Augusto Frozza, IFC
  • Ângelo Magno de Jesus, IFMG
  • Aracele Garcia de Oliveira, IFSULDEMINAS
  • Carlos Alexandre Silva, IFMG
  • Carlos Eduardo Paulino Silva, IFMG
  • César Alberto da Silva, IFSP
  • Christian Puhlmann Brackmann, IFFarroupilha
  • Claudio de Castro Monteiro, IFTO
  • Cristofe Coelho Lopes da Rocha, IFRR
  • Cristofe L. Rocha, IFRR
  • Daniel Correa Lobato, IFSP
  • Daniela dos Santos Santana, IFSP
  • Danielli Araújo Lima, IFTM
  • Darueck Acacio Campos, IFAC
  • David Lima, IFAM
  • Denis Rocha de Carvalho, IFMG
  • Diana Cabral Cavalcanti, IFRS
  • Edilson da Silva, IFGoiano
  • Eduardo Goiano da Silva, IFPR
  • Elaine Augusto Praça, IFPR
  • Emerson Augusto Miotto Corazza, IFMS
  • Eudis Oliveira Teixeira, IFSERTAO-PE
  • Evandro Manara Miletto, IFRS
  • Eveline de Jesus Viana Sá, IFMA
  • Fabio de Jesus Lima Gomes, IFPI
  • Fábio Lorenzi da Silva, IFSUL
  • Fábio Silveira Vidal, IFTO
  • Fabíola Gonçalves Coelho Ribeiro, IFGoiano
  • Felipe Sampaio Dantas da Silva, IFRN
  • Fernando Oliveira, IFRJ
  • Geanso Miranda, IFPA
  • Gilvan Martins Durães, IFBaiano
  • Glauber da Rocha Balthazar, IFSP
  • Gleizer Bierhalz Voss, IFFarroupilha
  • Guilherme Esmeraldo, IFCE
  • Hiran Nonato Macedo Ferreira, IFSULDEMINAS
  • Hugo Alberto Perlin, IFPR
  • Ivo Sócrates Oliveira, IFTO
  • Joacir Simões Ferreira, IFBA
  • Jocelma Rios, IFBA
  • José Almir Freire de Moura Júnior, IFPE
  • Jucimar Souza, IFAM
  • Katyusco de Farias Santos, IFPB
  • Klenilmar Lopes Dias, IFAP
  • Leandro Foly, IFF
  • Leandro Marques Queiros, IFPE
  • Leandro Vaguetti, IFB
  • Letícia Souza Netto Brandi, IFSP
  • Lizandro de Souza Oliveira, IFSUL
  • Lourenço Alves Pereira Júnior, IFSP
  • Luciana M. Vieira Pöttker, IFPR
  • Luciano Soares de Souza, IFNMG
  • Luis Nícolas de Amorim Trigo, IFSERTAO-PE
  • Luiz Cláudio Machado dos Santos, IFBA
  • Marcelo Damasceno, IFRN
  • Marcelo José Siqueira Coutinho de Almeida, IFPB
  • Marcelo Machado Cunha, IFS
  • Marcelo Rios Kwecko, IFSUL
  • Marcílio Ferreira de Souza Júnior, IFAL
  • Marco Antônio Pereira Araújo, IF Sudeste MG
  • Maria Terezinha Tamanini Andrade, IFBA
  • Marlon Cordeiro Domenech, IFC
  • Matheus D'Eça Torquato de Melo, IFAL
  • Nécio de Lima Veras, IFCE
  • Omar Andres Carmona Cortes, IFMA
  • Orlando Pereira Santana Júnior, IFMT
  • Pablo Matos, IFBA
  • Patricia Nogueira Hübler, IFRS
  • Paulo César dos Santos, IFSULDEMINAS
  • Paulo Sergio Horst, IFPR
  • Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva, IFSULDEMINAS
  • Raphael de Aquino Gomes, IFG
  • Reane Franco Goulart, IFTM
  • Reginaldo Rubens da Silva, IFC
  • Régio Antônio Michelin, IFRS
  • Renato Novais, IFBA
  • Ricardo Augusto Lins Do Nascimento, IFMS
  • Ricardo Maroquio Bernardo, IFES
  • Ricardo Rubens Gomes Nunes Filho, IFAL
  • Roberto Fontes, IFB
  • Rosana Wagner, IFFarroupilha
  • Samuel Feitosa, IFSC
  • Secundino Lopes, Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal
  • Silvia de Castro Bertagnolli, IFRS
  • Simone da Silva Amorim, IFBA
  • Tereza Kelly Gomes Carneiro, IFBA
  • Thatiane de Oliveira Rosa, IFTO
  • Vagner Schoaba, IFRO
  • Valentim Realinho, Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal
  • Valério Medeiros Jr, IFRN
  • Vinícius de Miranda Rios, IFTO
  • Walkiria Helena Cordenonzi, IFSUL

Coordenação do Comitê de Programa

  • Marcelo Rafael Borth, IFPR