19º COMPUTEC

Seminário de Computação e Mercado

Sobre o evento

O COMPUTEC aborda a área de Computação desde uma perspectiva da tecnologia e da inovação, defendendo o incremento da cooperação e da interação entre as universidades, as empresas, a sociedade e o diferentes níveis e esferas de governo. Esta reflexão proposta pelo COMPUTEC está inserida em um contexto nacional de forte prioridade das agencias de fomento governamentais para a área de inovação e transferência de tecnologia, estimulando a ampliação da cooperação entre as universidades, as empresas, a sociedade e o governo. Neste sentido, o COMPUTEC está organizado de forma a identificar e analisar grandes e importantes desafios e oportunidades em inovação e desenvolvimento tecnológico, principalmente na área de Computação, no contexto da Hélice Tripla. Ao propiciar esta reflexão e discussão, com destacados representantes da academia, das empresas, da sociedade e do governo, pretende-se contribuir consideravelmente para o avanço da Computação no Brasil.

No COMPUTEC as ideias são apresentadas e discutidas por meio de painéis e palestras que abordam os temas propostos em diversos aspectos tais como a interação universidade-empresa, inovação tecnológica, transferência auto-sustentada para a sociedade, pesquisa aplicada, oportunidades e desafios e programas governamentais na área de inovação. Logo, os pronunciamentos de representantes dos setores público e privado, abordando políticas públicas, estratégias de desenvolvimento, visões de mercado e perspectivas futuras, deverão trazer à discussão temas extremamente relevantes àqueles que estão prospectando novas oportunidades e buscando preparar-se para um melhor entendimento dos desafios para os diversos atores públicos e privados envolvidos, nas áreas acadêmicas (docentes, pesquisadores e estudantes), empresarias e governamentais.

Quarta-feira (05.07)

Horário Título
09:00 - 09:10 Abertura
09:10 - 10:30 Palestra

Uma reflexão sobre Universidade e Inovação nos 30 anos do Tecgraf/PUC-Rio
Prof. Marcelo Gattass (PUC-Rio)
10:30 - 11:00 Coffee break
11:00 - 13:00 Painel

Laboratórios Globais no Brasil
Angelo Ciarlini (Dell EMC), Marcelo Blois (GE Global Research), Renato Cerqueira (IBM Research Brasil), Virgilio Almeida (UFMG)
17:00 - 19:00 Painel

Ecossistema de Inovação
Claudio Terra (Hospital Israelita Albert Einstein), Fabiano Pereira (IED), Fabio Kon (IME/USP), Zil Miranda (CNI), Henrique von Atzingen (IBM - THINKLab)

Palestras

05/07 - 09h10: Uma reflexão sobre Universidade e Inovação nos 30 anos do Tecgraf/PUC-Rio

Esta palestra procura fazer uma revisão de um modelo autossustentável de iteração Universidade-Empresa na área de Computação Científica. Além de autossustentável, o modelo apoiou o desenvolvimento da PUC-Rio, da Petrobras e de muitos alunos e profissionais. A PUC-Rio é hoje um centro de referência em Computação Científica nas áreas de Interatividade Digital, Simulação Numérica e Data Science devido aos muitos programas e sistemas que o Tecgraf desenvolveu. Estes sistemas incorporaram inovações tecnológicas que resultaram em ganhos financeiros para a Petrobras, para a Globo e muitas outras empresas nacionais. Os alunos da PUC-Rio formados no Tecgraf se destacam por serem profissionais com uma forte formação técnico-científica voltada para Inovação e solução de problemas. A apresentação busca mostrar os erros e acertos neste processo, destacando a importância dele num país como o Brasil, que só recentemente acordou para o custo social do desperdício de recursos públicos.

Marcelo Gattass: Professor Titular do Departamento de Informática, Diretor do Instituto Tecgraf

Organização

Coordenação Geral

  • Renato Cerqueira, IBM

Coordenação Local

  • Vinicius Miana Bezerra, Mackenzie
>