43º SECOMU

Seminário de Computação na Universidade

Dentro do tema "Computação para tudo e tod*s", o SECOMU deste ano convida três professores universitários de destaque em suas respectivas áreas para coordenar painéis de discussões sobre três questões contemporâneas de grande importância para a computação e a sociedade: ensino de computação, gênero em computação e ética em inteligência artificial.

A Profa. Claudia Melo, especialista em pesquisa qualitativa e métodos ágeis de desenvolvimento de software da UnB irá coordenar um painel sobre diversidade de gênero na Computação. As diferenças globais entre gêneros vêm sendo alvo de inúmeras discussões, pesquisas e ações. O abismo entre os gêneros na computação parece ser maior do que nas demais áreas. Quais as consequências de termos uma área dominada (pelo menos numericamente) por homens? Podemos fazer algo em relação a isso? Quais são as alternativas?

O Prof. Marcelo Duduchi, especialista em Educação em Computação da FATEC-SP irá coordenar um painel sobre ensino de Computação no Ensino Médio. Em diversos países da Europa e da América do Norte existem iniciativas nacionais para o ensino de programação no ensino médio enquanto no Brasil essas iniciativas são limitadas e pontuais, muitas vezes restringindo-se ao uso de computadores somente para o ensino de aplicativos. A reforma do ensino médio aprovada recentemente pelo Senado flexibiliza o conteúdo a ser ensinado aos alunos e muda a distribuição do conteúdo das disciplinas tradicionais ao longo dos três anos incentivando a ampliação de escolas em tempo integral. Nesse cenário, este painel discutirá os desafios e oportunidades do ensino de Computação, incluindo pensamento computacional e desenvolvimento de software, no ensino médio no Brasil e a melhor forma de implementá-lo para que seja efetivo.

Finalmente, o Prof. Wagner Meira, especialista em Sistemas Distribuídos e Mineração de Dados da UFMG irá coordenar um painel sobre as questões éticas da computação no século 21, com especial ênfase nos questionamentos trazidos pelos avanços da Inteligência Artificial. Tem havido um crescente reconhecimento que a presença constante e diversificada de algoritmos em várias dimensões das nossas vidas traz novos desafios para garantir, além de eficiência e eficácia, justiça, responsabilidade e transparência na sua execução. Já podemos observar iniciativas da academia, indústria, legisladores, terceiro setor e governo no sentido de evitar ou minimizar discriminação ou viés em respostas automáticas, entre outros potenciais problemas. Este painel tem por objetivo apresentar essa nova realidade e o que tem sido feito até o momento, discutir tendências, oportunidades e o que muda em termos de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico no âmbito de tanto universidades quanto outras organizações e sociedade em geral.

Como vocês podem ver, os três painéis serão extremamente interessantes e contarão com a participação de grandes pensadores da academia e da indústria. Não deixem de comparecer pois as discussões serão inesquecíveis.

Fabio Kon (IME/USP - Coordenador do SECOMU'2017)

Comitê Organizador

Coordenação Geral

Fabio Kon (USP)



Coordenação Local

Luciano Silva (Mackenzie)