Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 2017

Computação para tudo e tod*s

A 37ª Edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação traz para São Paulo – Capital, a comunidade brasileira de Computação para discutir o tema “Computação para Tudo e Tod*s” em um momento crítico da Sociedade Brasileira, em que as principais instituições nacionais estão sob julgamento. As sociedades científicas têm por obrigação apresentar alternativas para que essas questões sejam revertidas em novos rumos para o Brasil. A Computação tem sido o principal vetor das grandes mudanças pelas quais o mundo vem passando, estando presente no dia a dia das pessoas, seja de que área for e de qual seja o seu nível social ou econômico.

As novas gerações além de dispor de ferramentas tecnológicas para o dia a dia utilizam-nas para dar suporte ao seu aprendizado de disciplinas como Matemática, Português, História, etc., levando-as a reengendrar o seu uso e buscando o “aprender a fazer computação” no seu cotidiano. O tema proposto para este evento traz o desafio de que o Pensamento Computacional não é mais apenas dos profissionais da área, mas de tod*s sem qualquer distinção. A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) tem incentivado iniciativas que permitem a inclusão ao universo das tecnologias da informação e comunicação (TICs).

A Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie dá as boas-vindas aos congressistas e os incentiva a conhecerem e debaterem as novidades que serão apresentadas nas palestras e sessões científicas, bem como, a trocar experiências e construir relacionamentos.

Agradecemos aos nossos patrocinadores CGI.Br, Qualcomm, Três Corações, Spri nger e aos órgãos de formento MackPesquisa, FAPESP e CNPq. Agradecemos a SBC pela confiança e suporte durante a planejamento e execução do projeto CSBC 2017. Agradecemos, também, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e Instituto Presbiteriano Mackenzie pelo suporte de todos os seus setores durante o planejamento e realização do evento. Finalmente, nossos agradecimentos a todos os associados da SBC que estiveram conosco nestes dias muito produtivos do evento.

Comissão Organizadora do CSBC 2017