free website hit counter

Programação (preliminar)


Clique aqui para obter a programação em formato PDF.

Palestras convidadas:

    Dia 1, 27/07/2011
    Palestrante: Manoel Eusébio de Lima (UFPe)
    Título: Acelerando Algoritmos em Sísmica Utilizando FPGAs
    Na indústria do petróleo é fundamental o conhecimento da localização correta de poços de oleo e gás. Análises geofísicas, baseadas em algoritmos para modelagem e migração em sísmica são utilizadas para identificar estas áreas, em terra ou no mar. Este processo envolve o processamento massivo de dados em sistemas computacionais, de alto desempenho, como grandes clusters de computadores ou supercomputadores. Várias modelos de algoritmos têm sido sugeridos, com maior ou menor precisão, apropriados para diferentes profundidades ou terrenos, como o pré-sal. Reverse Time Migration (RTM) é um destes algoritmos, de alta precisão, apropriado para análise em águas profundas. Seu tratamento requer processamento de números com alta precisão e máquinas com altíssimo desempenho para processá-los em tempo hábil. Esta palestra enfoca o desenvolvimento de uma arquitetura reconfigurável customizada, de alto desempenho computacional e baixo consumo de energia, dedicada para o tratamento deste tipo de problema. A arquitetura implementada em uma FPGA (Field Programmable Gate Array), na plataforma Gidel, PROCe III (Altera Stratix III – 80E), explora massivamente o alto grau de paralelismo interno deste tipo de dispositivo, a possibilidade da configuração dinâmica de sua lógica interna, permitindo a customização de funções, tipos e estrutura de dados especiais, diferentemente de soluções com arquiteuras fixas, como CPUs de propósito geral e GPUs. Esta proposta, fortemente relacionada ao reuso massivo de dados e uma grande largura de banda de memória, tem apresentado desempenho tão bom ou superior àqueles alcançados por arquiteturas convencionais, para este tipo de problema em sísmica. O uso de FPGAs tem também apresentado excelentes resultados em problemas relacionados a áreas como bio-informática, processamento de imagens, finanças etc.
    Palestrante: Siang Wun Song (UFABC)
    Título: O Desafio do Projeto de Algoritmos Paralelos
    Nesta palestra iremos abordar o desafio do projeto de algoritmos paralelos. Hoje a computação paralela já se tornou regra e não mais exceção. O grande desafio, entretanto, reside no projeto de algoritmos paralelos escaláveis para o pleno proveito dos muitos processadores disponíveis. Apresentaremos o projeto de um algoritmo paralelo eficiente que resolve o problema da obtenção da subsequência contígua de soma máxima, dada uma sequência de n números que inclui números positivos e negativos. O algoritmo paralelo obtido requer um número constante de rodadas de comunicação. O bom desempenho é evidenciado por experimentos. O projeto do algoritmo paralelo contou com a colaboração dos professores Edson Norberto Cáceres e Carlos Eduardo Rodrigues Alves.
    Dia 2, 28/07/2011
    Palestrante: Celso Luiz Mendes (Universidade de Illinois, USA)
    Título: Blue Waters, PetaFlops e o Futuro
    Supercomputadores com capacidade de pico da ordem de um PetaFlop/segundo já estão em operação em alguns locais no mundo. Contudo, ainda é bem difícil obter-se uma fração significativa desta capacidade em aplicações de interesse. Espera-se que o sistema Blue Waters, fruto de uma parceria entre a IBM e a Universidade de Illinois, deva ser a primeira máquina na história a atingir um desempenho sustentado de um PetaFlop/segundo em diversas aplicações científicas. Com sua instalação prevista no campus de Illinois durante o ano de 2011, o Blue Waters deverá permitir a realização de simulações inéditas e concretos avanços em vários ramos da ciência e engenharia.
    Esta apresentação iniciará com uma introdução à arquitetura do Blue Waters, destacando-se seus vários aspectos inovadores, tais como o nó de processamento com múltiplos núcleos do processador Power-7, a rede de inter-conexão de altíssimo grau de desempenho, e sua vasta hierarquia de armazenamento. Em seguida, serão abordados aspectos de programação que deverão facilitar tanto a adaptação de aplicações atuais como a construção de aplicações futuras. Adicionalmente, serão mostradas algumas das aplicações que estão sendo preparadas para execução no sistema, em colaboração com diversas universidades e centros de pesquisa norte-americanos. Concluindo, serão também discutidos brevemente outros esforços em andamento, em Illinois, visando criar subsídios para a futura geração de máquinas ExaFlop, prevista para o final desta década.
    Palestrante: Guido Costa Souza de Araújo (UNICAMP)
    Título: Muitos Transistores e Pouco Espaço: Reescrevendo o Projeto de Processadores
    Ao longo das últimas décadas o crescimento no desempenho dos computadores foi resultado de uma combinação de dois fatores: (a) aumento na velocidade dos circuitos, devido à contínua diminuição no tamanho dos transistores; e (b) adoção de técnicas de micro-arquitetura capazes de detectar paralelismo em nível de instruções (ILP ). Isto permitiu dobrar o desempenho dos computadores a cada 18-24 meses, em alinhamento com o que se convencionou chamar de Lei de Moore. Infelizmente, a redução no tamanho dos transistores resultou em um aumento na densidade de potência dos processadores, inviabilizando o projeto de um único super-processador que contivesse todos os transistores. A solução foi então espalhar os transistores em vários cores, que dissipassem menos potência, resultando nas arquiteturas multicore atuais. Esta palestra contará um pouco da história que resultou no surgimento das arquiteturas multicores, e mostrará como isto está re-definindo a maneira como os processadores modernos são projetados.
    Dia 3, 29/07/2011
    Palestrante: Walfredo Cirne (Google, USA)
    Título: Servindo nas Nuvens a Clientes no Bolso
    Computação continua evoluindo rapidamente, tornando-se cada vez mais ubíqua, parte invisível do nosso dia-a-dia. Em termos arquiteturais, o modelo cliente/servidor se consolidou, com grandes clusters provendo computação-sob-demanda para os servidores (computação nas nuvens) e clientes disponíveis todo o tempo (incluindo smartphones que levamos no bolso).
    Todavia, escrever serviços de larga escala, que rodam nas nuvens, não é tarefa trivial. Balancear corretude, performance, tolerância a falhas e manutenabilidade é um grande desafio. Esta palestra discute tais desafios, e apresenta as estratégias usadas pela Google para atacá-los. Além de questões inerentes a tais serviços, discutiremos também a influencia do hardware (e de sua evolução) no design dos serviços, bem como as features e limitações dos clientes que servimos.
    Palestrante: Philippe Olivier Alexandre Navaux (UFRGS)
    Título: Desafio de E/S em Ambientes de Grande Escala
    Com o surgimento de arquiteturas paralelas de grande escala (peta e exa-scale), é importante garantir a escalabilidade das aplicações que irão nelas executar, eliminando gargalos que influenciem negativamente seu desempenho. Aplicações que são caracterizadas por manipulação de grandes quantidades de dados -- como é o caso de aplicações meteorológicas e climáticas, simulações geofísicas, etc. -- são fortemente dependentes do desempenho em suas operações de entrada e saída, possuindo portanto um gargalo devido à manipulação de seus dados.
    Esta palestra irá apresentar e caracterizar os desafios das operações de E/S. Serão apresentadas as situações mais impactantes e as estratégias mais recentes empregadas pela comunidade científica para melhorar a escalabilidade no gerenciamento de dados.

Palestras de empresas:

    Dia 1, 27/07/2011
    Empresa: EMBRAER
    Palestrante: Klaus Otto Schwarzmeier
    Título: Simulação de Engenharia na Embraer
    Para que produtos sejam desenvolvidos mais rapidamente e com maior confiabilidade do que nos ciclos de desenvolvimento clássicos baseado em protótipos reais, a Engenharia, de uma forma geral, está tirando cada vez mais proveito das Simulações Virtuais de problemas reais. Com isto a concepção do produto pode ser mais rápida e a detecção de possíveis problemas pode ocorrer mais cedo no ciclo de desenvolvimento do produto.
    Vários métodos computacionais tem sido desenvolvidos ao longo do tempo, e com o avanço no aumento de capacidade de cálculo dos hardwares, cada vez mais tem sido possível desenvolver novos métodos de Simulação Virtual em diferentes campos da ciência e da tecnologia.
    Nesta apresentação pretende-se mostrar um pouco daquilo que a Embraer já têm utilizado de Simulações Virtuais de Engenharia e mostrar potenciais futuros de uma forma geral, para ocasionalmente servir de motivação para os desenvolvedores de software de nosso país.
    Dia 2, 28/07/2011
    Empresa: PETROBRÁS
    Palestrante: Thiago Teixeira
    Título: Processamento Sísmico de Alto Desempenho na Petrobras
    A maneira mais utilizada pela indústria do petróleo para localizar prováveis reservas de óleo e gás e os melhores locais para perfurar é através do método sísmico. Uma das principais etapas do método sísmico é o processamento de dados sísmicos, cujo objetivo é produzir imagens da geologia do subsolo a partir de levantamentos sísmicos. Enormes quantidades de dados sísmicos são registrados e processados no dia-a-dia da indústria do petróleo, sendo que cada levantamento contém terabytes de dados que são impossíveis de serem processados sem a utilização de máquinas potentes. Além disso, a utilização de algoritmos cada vez mais complexos, devido à expansão das fronteiras exploratórias nos últimos anos, tem aumentado ainda mais a demanda por sistemas computacionais de alto desempenho. A Petrobras possui um enorme parque computacional dedicado ao processamento sísmico. Novas arquiteturas são constantemente avaliadas para acelerar esse processamento e reduzir os custos de resfriamento, armazenamento e consumo de energia dos supercomputadores. Esta palestra pretende apresentar a experiência da Petrobras em processamento sísmico de alto desempenho, algumas das pesquisas em desenvolvimento e perspectivas para o futuro.
    Dia 3, 29/07/2011
    Empresa: VSE
    Palestrante: Rogério Rodrigues dos Santos e Ricardo Becht Flatschart
    Título: Atividades de Modelagem e Simulação na VSE
    A prática de processos tecnológicos são fundamentadas pela ação de pessoas qualificadas, que utilizam ferramentas especializadas segundo métodos específicos. Neste contexto é fundamental a integração entre ações e informações a fim de assegurar a efetividade do processo. Nesta apresentação, são discutidas características das atividades de modelagem e simulação computacional ao longo do desenvolvimento de produtos. Apresenta-se uma visão dos diferentes aspectos contemplados pelos softwares de gestão e simulação, bem como a importancia de tal integração. Será dada enfase no uso da computação de alto desempenho no modelo de negócios da VSE. Com o constante aumento de escopo das áreas de modelagem e simulação dentro da empresa, modelos numéricos maiores e mais complexos e prazos restritos, o uso de HPC torna-se de grande importância. Será mostrado um estudo de caso de computação de alto desempenho, empregando o software de código aberto OpenFOAM na arquitetura IBM Blue Gene/P.

Minicursos de 3h (2 simultâneos por dia):

    Dia 1, 27/07/2011 - das 9:00 às 10:30 e das 13:30 às 15:00
    Título: Programação paralela para computadores com processadores multicore e clusters de computadores (Básico)
    Ministrante: Liria Matsumoto Sato
    Sala: 1
    Para se utilizar os vários núcleos de processamento disponíveis nos computadores atuais, que possuem múltiplos processadores multicore, como também os vários processadores deum “cluster” de computadores, a programação paralela, que permite a exploração destes múltiplos recursos de processamento, é necessária. Neste curso, pretende-se apresentar conceitos fundamentais e umavisão prática de programação paralela, utilizando-se OpenMP para computadores com múltiplos processadores “multicore” e MPI para “clusters” de computadores.
    Título: Balanceamento Dinâmico de Carga em Sistemas Peta/Exaflop (Avançado)
    Ministrantes: Celso L. Mendes, Eduardo R. Rodrigues
    Sala: 2
    Esta proposta descreve um mini-curso para o ERAD-SP’2011, em S.J.Campos. O principal tópico do curso é balanceamento dinâmico de carga, para aplicações executadas em sistemas massivamente paralelos com capacidade da ordem de Peta/Exaflop. As técnicas de balanceamento apresentadas são baseadas num esquema de virtualização fornecido pelo sistema Charm++, e disponível para programas MPI pela implementação do Adaptive-MPI (AMPI). O curso irá descrever as características básicas do Charm++ e do AMPI, a infraestrutura de balanceamento de carga disponível, e exemplos de como estes balanceadores podem ser usados em aplicações científicas executadas em máquinas Petaflop atuais ou Exaflop futuras.
    Dia 2, 28/07/2011 - das 9:00 às 10:30 e das 13:30 às 15:00
    Título: Computação de alto desempenho utilizando FPGAs (Básico)
    Ministrantes: Manoel Eusébio de Lima, Victor W. C. de Medeiros, Abel G. da Silva Filho
    Sala: 1
    Field Programmable Gate Arrays (FPGAs) estão cada vez sendo mais usados como aceleradores de hardware em computação científica. Razões para isso são o paralelismo intrínseco de sua arquitetura, fácil customização funcional de sua lógica e sua baixa potência. Assim, é possível customizar funções especiais, operadores aritméticos, etc. de acordo com as necessidades da aplicação. FPGAs têm sido extensivamente usados na prototipação de circuitos digitais, telecomunicações e mais recentemente, em aplicações de alto desempenho, foco principal deste curso.
    Título: Aspectos de otimização no desenvolvimento de aplicações em CUDA (Avançado)
    Ministrantes: Denise Stringhini, Alfredo Goldman
    Sala: 2
    Mini-curso que abordará tópicos relacionados à otimização de aplicações paralelas desenvolvidas em CUDA.
    Dia 3, 29/07/2011 - das 9:00 às 10:30 e das 13:30 às 15:00
    Título: Extração de Paralelismo em Laços para Arquiteturas HPC e Multicore (Básico)
    Ministrante: Guido Costa Souza de Araújo
    Sala: 1
    Ao longo das últimas décadas o crescimento no desempenho dos computadores foi resultado de uma combinação de dois fatores: (a) aumento na velocidade dos circuitos, devido à contínua diminuição no tamanho dos transistores; e (b) adoção de técnicas de micro-arquitetura capazes de detectar paralelismo em nível de instruções (ILP1). Isto permitiu dobrar o desempenho dos computadores a cada 18-24 meses, em alinhamento com o que se convencionou chamar de Lei de Moore. Infelizmente, a redução no tamanho dos transistores resultou em um aumento na densidade de potência dos processadores, inviabilizando o projeto de um único superprocessador que contivesse todos os transistores. A solução foi então espalhar os transistores em vários cores, que dissipassem menos potência, resultando nas arquiteturas multicore modernas. Fabricantes de processadores têm adotado arquiteturas multicores diferentes. No entanto, nota-se uma tendência de se combinar CPUs e GPUs (Graphics Processing Units) ou Engines. Este é o caso da Intel (SandyBridge), AMD (Fusion), NVIDIA (Tegra) e IBM (Power7). Por outro lado, independente da arquitetura, extrair paralelismo de programas tornou-se uma questão central com vistas ao aumento no desempenho dos programas executando nestes processadores. Uma vez que laços são responsáveis pela maior parte do tempo de execução de um programa, detectar e extrair paralelismo de laços tornou-se uma das tarefas mais importantes nesta área. O objetivo deste curso é visitar os principais algoritmos para extração de paralelismo em laços de arquiteturas SIMD2, comumente usadas em HPC3, e discutir algumas técnicas modernas de detecção de paralelismo em arquiteturas multicore. Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de: (a) entender os principais problemas na área de detecção e extração de paralelismo de laços de programas; (b) identificar a melhor arquitetura (SIMD ou Multicore) para a aplicação que deseja paralelizar; (c) escolher algoritmos e métodos para paralelizar um programa exemplo. A audiência deste curso deve possuir o seguinte perfil (mínimo): estar cursando Computação, Engenharia de Computação ou Engenharia Elétrica, com alguma experiência em programação.
    Título: Workloads Científicos na Computação em Nuvem: Uma Introdução (Avançado)
    Ministrantes: Cesar Augusto Cavalheiro Marcondes, Hermes Senger
    Sala: 2
    A computação em nuvem é uma tecnologia que vêm ganhando grande importância no cenário atual da Computação e é possível afirmar que esta terá um papel predominante em como a computação futura, especialmente a computação científica, será realizada virtualmente sem limites. O uso da nuvem vem sendo, rapidamente, impulsionado pelo desejo de reduzir gastos de aluguel e/ou construção de espaços físicos para datacenters privados, altos gastos de energia, consolidação de serviços, entre outros aspectos. A computação em nuvem visa tratar a computação como um recurso fluído, como água ou luz, onde se paga pelo uso, isso possibilita economias de escala e o melhor aproveitamento tecnológico dos recursos ociosos. Neste mini-curso, o nosso objetivo é mostrar passo-a-passo a criação de um sítio baseado em computação em nuvem privada, onde é possível gerenciar recursos virtuais e o seu potencial uso em computação de alto desempenho.

Apresentações Orais:

    Dia 1, 27/07/2011 - PG
    11:00Título: Predição de Comportamento de Processos Utilizando Conceitos de Sistemas Dinâmicos
    Autores: Paulo Gabriel, Rodrigo Mello
    Sala: 1
    Título: Escalonamento e Execução de Workflows Científicos em Ambientes Multi-Cluster
    Autores: Silvio Stanzani, Liria Sato
    Sala: 2
    11:20Título: Fuzzy algorithm load balancing global adaptive
    Autores: Francisco Ribacionka, Liria Sato, Luciana Arantes
    Sala: 1
    Título: Aumento da Capacidade e da Performance do Bru3d
    Autores: Diogo Pio, Edson Basso, Joao Luiz F. Azevedo
    Sala: 2
    11:40Título: Gerência de Recursos: Monitores de Máquinas Virtuais e a Computação na Nuvem
    Autores: Artur Baruchi, Edson Midorikawa
    Sala: 1
    Título: Improvements in the score matrix calculation in multiple sequence alignments
    Autores: Geraldo Zafalon, Evandro Marucci, Jose Roberto A. Amazonas, Liria Sato, José Machado
    Sala: 2
    Dia 2, 28/07/2011 - IC
    11:00Título: Estudo de Padrões de Acesso e Abordagens para Otimização de Acesso a Dados Distribuídos
    Autores: Vinicius Reis, Rodrigo Mello
    Sala: 1
    Título: Performance of WAN link Protocols when the number of users increases
    Autores: Alessandro Kraemer, Bruno Alves de Oliveira, Cicero Pinheiro Jupi, Rodrigo Takashi Kuroda
    Sala: 2
    11:20Título: YADFS - Yet Another Distributed File System
    Autores: Marcus Silva, Calebe Bianchini
    Sala: 1
    Título: Aplicando JClouds para Computação de Alto Desempenho
    Autores: Bruno Katekawa, Cesar Marcondes
    Sala: 2
    11:40Título: Building a multi purpose environment using ViCOS
    Autores: Alexandre Nogueira, Nicholas Mizoguchi, Henrique Baggio, Sandro Rigo
    Sala: 1
    Título: Padrões de Projeto em Desenvolvimento de Aplicações Paralelas em Hardware Heterogêneo
    Autores: Rafael Monteiro e Pereira, Denise Stringhini, Luciano Silva
    Sala: 2
    Dia 3, 29/07/2011 - PG
    11:00Título: Análise de Desempenho e Escolha Dinâmica de Escalonamentos para Sistemas Multicore
    Autores: Emilio Francesquini, Alfredo Goldman
    Sala: 1
    Título: Instrumentação de aplicação paralela em ambientes de computação na nuvem
    Autores: Denis Ogura, Edson Midorikawa
    Sala: 2
    11:20Título: Paralelização de Simuladores de Hardware Descritos em SystemC
    Autores: Liana Duenha, Rodolfo Azevedo
    Sala: 1
    Título: Estudo Comparativo de Algoritmos de Escalonamento para Grades Computacionais
    Autores: Alvaro Mamani-Aliaga, Alfredo Goldman
    Sala: 2
    11:40Título: Aplicação de Técnicas de Auto-Tuning em Memórias Transacionais
    Autores: Paulo Vital, Rodolfo Azevedo
    Sala: 1
    Título: Implementação de uma infraestrutura para Cloud Computing visando interoperabilidade e disponibilidade
    Autores: Charles Rodamilans, Edson Midorikawa
    Sala: 2

Apresentação de pôsteres:

    Dia 1, 27/07/2011 - PG
    88321Título: Análise de Escalabilidade para o Mapeamento de Aplicações Paralelas
    Autores: Samuel Silva, Hélio Guardia
    88369Título: Aplicação de Criptografia e Assinatura Digital para Prover Comunicação Segura em Veículos Terrestres Não Tripulados
    Autores: Daniel Pigatto, Natássya Silva, Felipe Sikansi, Kalinka Castelo Branco
    88372Título: Aumento da Capacidade e da Performance do Bru3d
    Autores: Diogo Pio, Edson Basso, Joao Luiz F. Azevedo
    88607Título: Cluster de Workstations para Processamento de Dados Sísmicos usando GPU
    Autores: Rodrigo Drago, João Olavo de Vasconcelos, Roberto Azevedo, Paulo R. P. de Souza Filho, Thiago Teixeira, Anicelso Bissoli
    88612Título: Escalonamento e Execução de Workflows Científicos em Ambientes Multi-Cluster
    Autores: Silvio Stanzani, Liria Sato
    88583Título: Fuzzy algorithm load balancing global adaptive
    Autores: Francisco Ribacionka, Liria Sato, Luciana Arantes
    88645Título: Gerência de Recursos: Monitores de Máquinas Virtuais e a Computação na Nuvem
    Autores: Artur Baruchi, Edson Midorikawa
    88641Título: Improvements in the score matrix calculation in multiple sequence alignments
    Autores: Geraldo Zafalon, Evandro Marucci, Jose Roberto A. Amazonas, Liria Sato, José Machado
    88310Título: Interpretador de algoritmos de escalonamento para inserção de escalonadores em simulador de computação em grade
    Autores: Denison Menezes, Diogo Tavares Silva, Aleardo Manacero Jr.
    88382Título: Laboratório Virtual de Análise Avançada de Dados: Recursos Computacionais para Alto Desempenho
    Autores: Murilo Dantas, Reinaldo Rosa, Moacyr Cereja Jr., Nilson Sant'Anna
    88229Título: Modelagem da Demanda por Recursos a Partir de Informação Incompleta
    Autores: Rogerio Santos, Expedito Junior, Geraldo Ribeiro
    88566Título: Predição de Comportamento de Processos Utilizando Conceitos de Sistemas Dinâmicos
    Autores: Paulo Gabriel, Rodrigo Mello
    88333Título: Processamento de Notificações de Falhas em Grades Computacionais Hierárquicas
    Autores: Fernando Lemos, Liria Sato
    88311Título: Protocolo de Simulação Computacional Paralela Baseado nos conceitos de Relógios Lógicos e Tempo Virtual
    Autores: Bruno Simioni, Renata Spolon Lobato
    88279Título: Sistema de Arquivos Distribuído no Espaço do Usuário
    Autores: Silas Fernandes, Renata Spolon Lobato
    88368Título: Um Filtro de Sistema de Arquivos para Armazenamento Contributivo
    Autor: Lucas da Silva
    Dia 2, 28/07/2011 - IC
    87740Título: Algoritmo de Controle de Congestionamento TCP baseado em Hardware Reconfigurável usando placas NetFPGA
    Autores: Fabiano Mathilde, Cesar Marcondes
    88329Título: Análise de desempenho do modelo de execução de código nativo da plataforma Android
    Autores: Rafael Pereira, Arlindo da Conceição
    88643Título: Aplicando JClouds para Computação de Alto Desempenho
    Autores: Bruno Katekawa, Cesar Marcondes
    88294Título: Avaliação de duas ferramentas para Visualização de Dados em Experimentos de Análise de Escalabilidade
    Autores: Ricardo Gesuatto, Hermes Senger
    88370Título: Building a multi purpose environment using ViCOS
    Autores: Alexandre Nogueira, Nicholas Mizoguchi, Henrique Baggio, Sandro Rigo
    88323Título: Desenvolvimento de Sistema Java para MEF: Análise Estrutural da Programação Orientada a Objetos versus Programação Estruturada
    Autores: Faister Carvalho, Mayara Silva, Mariana Miano
    88290Título: Estudo de Padrões de Acesso e Abordagens para Otimização de Acesso a Dados Distribuídos
    Autores: Vinicius Reis, Rodrigo Mello
    88662Título: Otimização Paralela de Operações de Decisão em Jogos do Gênero RPG no Console Playstation 3
    Autores: Wagner Filho, Luciano Silva
    88659Título: Padrões de Projeto em Desenvolvimento de Aplicações Paralelas em Hardware Heterogêneo
    Autores: Rafael Monteiro e Pereira, Denise Stringhini, Luciano Silva
    88350Título: Performance of WAN link Protocols when the number of users increases
    Autores: Alessandro Kraemer, Bruno Alves de Oliveria, Cicero Pinheiro Jupi, Rodrigo Takashi Kuroda
    88489Título: Proposta de um Laboratório de Alto Desempenho de Cluster Beowulf para Instituições de Ensino
    Autores: L.E. Vasconcelos, Glauco da Silva, Claudio Prado, João Silva
    88302Título: Sistema de Pagamento utilizando um Dispositivo Móvel através de Assinatura Digital
    Autores: Felipe Sikansi, Kalinka Castelo Branco
    88324Título: Sistema de Simulação Estocástica para Modelos de Filas M/M/1 e M/M/m
    Autores: Mayara Silva, Faister Carvalho, Mariana Miano
    88320Título: Um Estudo Comparativo do Desempenho de Bibliotecas de Threads
    Autores: Luiz Peixoto, Alex de Sá, Pedro Moura, Marluce Pereira
    88326Título: Uso do grid cooperativo BOINC em pesquisa operacional
    Autores: Franklin Tellez, Luiz Salles Neto
    88359Título: YADFS - Yet Another Distributed File System
    Autores: Marcus Silva, Calebe Bianchini
    Dia 3, 29/07/2011 - PG
    88327Título: Análise de Desempenho e Escolha Dinâmica de Escalonamentos para Sistemas Multicore
    Autores: Emilio Francesquini, Alfredo Goldman
    88292Título: Análise de Escalabilidade de Aplicações MapReduce/Hadoop por meio de Simulação
    Autores: Fabiano Rocha, Carlos Spinetti Moda, Diego Desani da Silva, Douglas de Souza Santana, Cesar Marcondes, Hélio Guardia
    88343Título: Aplicação de Computação Paralela em Códigos de Mecânica dos Fluidos Computacional
    Autor: Carlos Junqueira
    88331Título: Aplicação de Técnicas de Auto-Tuning em Memórias Transacionais
    Autores: Paulo Vital, Rodolfo Azevedo
    88267Título: Aplicação para Hemofilia Baseada em Bancos de Dados Integrados por Grades Computacionais
    Autores: Fernando Kakugawa, Liria Sato
    88345Título: Computação Paralela aplicada ao Método das Características em Sistemas Hidráulicos
    Autores: Orlando do Nascimento Júnior, Lubienska Cristina L. Jaquiê Ribeiro, Vitor Rafael Coluci
    88288Título: Computação Paralela Para Sistemas Financeiros de Pequeno e Médio Porte
    Autor: Renato Forti
    88655Título: Estimação de dano estrutural: uma abordagem hierárquica-paralela
    Autores: Sabrina Sambatti, Leonardo Santos, Haroldo Campos Velho, Leonardo Chiwiacowsky
    88664Título: Estudo Comparativo de Algoritmos de Escalonamento para Grades Computacionais
    Autores: Alvaro Mamani-Aliaga, Alfredo Goldman
    88342Título: Implementação de uma infraestrutura para Cloud Computing visando interoperabilidade e disponibilidade
    Autores: Charles Rodamilans, Edson Midorikawa
    88663Título: Influence of multicore memory subsystem aspects on the performance of modern VMMs
    Autores: Diego Vivencio, Luis Carlos Trevelin
    88325Título: Instrumentação de aplicação paralela em ambientes de computação na nuvem
    Autores: Denis Ogura, Edson Midorikawa
    88340Título: Paralelização de Simuladores de Hardware Descritos em SystemC
    Autores: Liana Duenha, Rodolfo Azevedo
    88361Título: Parallel Framework Study for CFD Application with OpenMP and Coarray Fortran
    Autores: Carlos Breviglieri, João Luiz F. Azevedo
    88256Título: Proposta de um Modelo de Processamento Paralelo Baseado em Variáveis Compartilhadas para Grades Computacionais
    Autores: Augusto Gomes Jr, Liria Sato
    88297Título: Tratamento de imagens astronômicas utilizando arquiteturas de alto desempenho
    Autores: Fabio Andrijauskas, Andre Gradvohl

Eventos paralelos:

  • Maratona de programação


PROMOVIDO POR: ORGANIZADO POR:
SBC
IEAv UFABC INPE ITA UNIFESP

ERAD-SP


Acessos: