A CE-ACPAD é uma das mais tradicionais Comissões Especiais da SBC, com eventos altamente relevantes como o SBAC-PAD e o WSCAD, além das nossas escolas regionais (ERADs). Essa história está relacionada ao trabalho constante de vários membros da nossa comunidade, os quais merecem ser reconhecidos.

Desde 2021, e a cada dois anos, a CE-ACPAD homenageia pesquisadores de destaque nas áreas de Computação de Alto Desempenho (HPC) e Arquitetura de Computadores (CA) durante o SBAC-PAD. A escolha dos homenageados se baseia nos seguintes aspectos:

  • Contribuições científicas na área de HPC e/ou CA (publicações).
  • Formação de recursos humanos na área de HPC e/ou CA (disciplinas em geral, material didático, egressos de IC, mestrado e doutorado).
  • Participação em comitês de programa, corpo editorial e comitês diretivos na área de HPC e/ou CA (participação na comunidade científica).
  • Contribuição para o estabelecimento/crescimento da área de HPC e/ou CA no Brasil.

Os possíveis homenageados são primeiramente indicados pela nossa comunidade. Então, uma comissão formada por professores experientes é indicada pela CE-ACPAD para, em comum acordo, analisar as indicações e nomear o(s) pesquisador(es) homenagiado(s) naquele ano.


Pesquisadores Homenageados

2023

Liria Matsumoto Sato (USP)
Jairo Panetta (ITA)
Edil Fernandes (UFRJ) – In Memoriam

2021

Philippe Olivier Alexandre Navaux (UFRGS)
Siang Wun Song (USP)