I Seminário Grandes Desafios da Educação em Computação 
no Brasil – 2025-2035

27 e 28 de novembro em São Paulo/SP

Iniciativas que definem grandes desafios em uma área ajudam a direcionar o foco para questões relevantes em uma comunidade, podendo influenciar políticas públicas, investimentos, contribuições científicas e inovações. A iniciativa dos Grandes Desafios da Computação no Brasil, promovendo o IV Seminário de Grandes Desafios da Computação no Brasil, destaca a importância vital da Educação em Computação no mundo atual.

Deste modo, esta chamada visa convocar a comunidade para participar dos Grandes Desafios da Educação em Computação, contribuindo com suas visões sobre a área e considerando possíveis grandes desafios para os próximos 10 anos.

A educação em computação é essencial para o desenvolvimento do país. Definir uma visão compartilhada sobre o que esperamos na formação de profissionais de computação, quais são nossos desafios e quais recomendações de políticas públicas são necessárias, poderá transformar o Brasil e prepará-lo para enfrentar problemas sistêmicos do país, promovendo inovação, inclusão e crescimento sustentável.

Chamada de contribuições da comunidade

Convidamos educadores, gestores, empreendedores, pesquisadores, profissionais, estudantes e outros interessados na Educação em Computação a submeterem trabalhos para discussão no Seminário “Grandes Desafios da Educação em Computação” (GDEC), que será realizado nos dias 27 e 28 de Novembro de 2024. Este evento é uma oportunidade ímpar para compartilhar inovações, desafios e avanços no campo da educação em computação e ajudar a construir o futuro da formação em Computação.

Importante ressaltar que as contribuições esperadas NÃO são do tipo de pesquisas científicas tradicionais, centradas em uma área e com resultados consolidados. Espera-se que os autores identifiquem lacunas e problemas na forma como a educação em computação vem sendo conduzida hoje, que possibilitem discussões com uma perspectiva holística e multidisciplinar e tragam visões ousadas de mudança de mundo.

Listamos aqui alguns tópicos que não devem ser tomados como limitantes, mas como ponto de partida:

  • Valorização da Educação em Computação
  • Computação na Educação Básica
  • Pensamento computacional no desenvolvimento do indivíduo
  • Inteligência Artificial na educação 
  • Práticas e métodos para educação em computação
  • Formas de avaliação e feedback na aprendizagem de Computação
  • Ferramentas e tecnologias para aprendizagem de computação
  • Educação em aspectos éticos, morais, e pensamento crítico na Computação
  • Educação em aspectos humanos, sociais e culturais na Computação
  • Modelos de diretrizes curriculares flexíveis, adaptativas e sustentáveis, adequadas aos constantes avanços da Computação
  • Diversidade e inclusão no projeto pedagógico de computação
  • Multi, inter e transdisciplinaridade na educação em computação
  • Estratégias para aumentar a atratividade e o engajamento estudantil na Computação

Submissão de Trabalho

Sugere-se que os autores discutam: 
  • O cenário atual da Computação, da Educação e da Sociedade no escopo escolhido e suas relações com a Educação em Computação;
  • Sinais emergentes (tecnológicos, sociais, econômicos, culturais, políticos) que os autores observam atualmente na Educação em Computação no escopo escolhido; 
  • Tendências que podem moldar a experiência educacional, profissional e sociocultural dos participantes do processo educacional e da própria sociedade daqui a 10, 20 ou 30 anos em Educação em Computação;
  • Relevância, uma análise de como essas mudanças poderão impactar os diversos atores envolvidos, considerando uma variedade de consequências e possíveis desdobramentos;
  • O futuro desejável da Educação em Computação no desafio escolhido, descrevendo-o o mais detalhadamente possível, indicando ainda os valores e objetivos que este futuro desejável deve promover;
  • As principais questões éticas, políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais relacionadas ao futuro da Educação em Computação, considerando diferentes perspectivas e contextos;
  • Formas de promover mudanças futuras no contexto escolhido de forma ética e inclusiva.
  • Os possíveis riscos e desafios decorrentes das especulações sobre este cenário futuro e como podemos nos preparar para lidar com esses riscos e desafios de maneira proativa;
Critérios de submissão

A contribuição deve ser submetida como um texto de até 5 páginas com o seguinte conteúdo:

  • Título 
  • Nome, afiliação e link do CV do(s) proponente(s) 
  • Tópicos aos quais a proposta está relacionada (indicar outros, se for o caso)
  • Contextualização, apresentando os problemas (ou desafios) a serem resolvidos
  • Relevância e impactos do desafio na sociedade
  • O texto deve ser submetido em formato PDF, e seguir o formato de capítulo de livro da SBC

Submeta seu trabalho !

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ATENÇÃO

Templates para artigos e capítulos de livros

Formação do Grupo de Trabalho

Durante o evento presencial temos como objetivo formar um grupo de trabalho que definirá uma visão inicial sobre os grandes desafios da educação em computação.  Durante o evento, serão realizados debates, dinâmicas e outras atividades para organizar o conhecimento e a experiência da comunidade interessada no tema. Este trabalho colaborativo ajudará a estabelecer prioridades e delinear estratégias para enfrentar os desafios na educação em computação. Em seguida, serão criados grupos de interesse que trabalharão de forma remota ou híbrida na produção de soluções, intervenções e recomendações para a comunidade.

Datas Importantes