Descrição:
O objetivo do WIE é apresentar à comunidade científica
e acadêmica os novos avanços no uso de computadores na escola.
Espera-se com isso que as novas tecnologias possam ser proveitosamente utilizadas
em mais instituições, ou seja, é uma forma de tornar
útil, socialmente, o software educacional desenvolvido nas Universidades
brasileiras. As atividades deste Workshop proporcionam uma oportunidade para
que pesquisadores e educadores possam discutir temas importantes que emergem
da introdução e uso de computadores em ambientes
educacionais. De forma mais específica os objetivos do WIE
são:
-
Criar um espaço plural e participativo para
apresentar à comunidade científica e escolar brasileira as
posições, as dúvidas e os novos avanços do uso
das NTIC - Novas Tecnologias de Informação e
Comunicação - nas escolas;
-
Analisar as causas de ordem
econômica, política e social que interferem no uso das NTIC
na escola brasileira;
-
Propiciar o intercâmbio de
experiências entre os participantes em relação ao uso
das NTIC nas escolas.
-
Definir e debater propostas
relacionadas ao uso das NTIC nas escolas; e,
-
Contribuir para o fortalecimento
de alianças, parcerias, estratégias e ações comuns
na comunidade científica e escolar brasileira com
relação a iniciativas de uso das NTIC na
educação.
Formato do
WIE:
O WIE2002, além de contar
com palestrante convidado especialmente para o evento, se estruturará
a partir de grupos de trabalho sobre temas de interesses definidos nesta
chamada de trabalhos. Serão aceitos para apresentação
trabalhos descrevendo projetos em andamento ou concluídos, bem como
artigos que aprofundem a reflexão sobre os temas
propostos.
Os trabalhos deverão já
na sua submissão estar relacionados a um dos temas propostos. Os trabalhos
aceitos serão agrupados por blocos semelhantes quanto ao conjunto
de técnicas e métodos utilizadas, afim de facilitar sua
apresentação e discussão.
Pretende-se utilizar uma dinâmica
de apresentação de 15 min por trabalho e ao final de cada bloco
se realizará uma plenária para discutir os trabalhos
apresentados.
Os trabalhos serão
disponibilizados na página do WIE ainda antes do evento, e serão
publicados nos anais.
A cada grupo de trabalho
temático se designará com antecedência um líder
que deverá coordenar os trabalhos e durante o evento se nomeará
um relator que, juntamente com o líder, deve ao final do evento elaborar
um documento de síntese sobre as reflexões e conclusões
do grupo. Esses documentos serão publicados eletronicamente e/ou
(dependendo da disponibilidade de verbas) será lançado um livro
a ser enviado a todos os participantes.
Atividades:
O WIE2002 se estrutura a partir
das seguintes atividades:
Palestra de abertura com um
convidado internacional:
A palestra de abertura deve ser proferida por palestrante
convidado com visão geral a respeito do uso das novas tecnologias
na educação e com contribuição científica
relevante além de experiência em projetos aplicados.
Grupos de trabalho sobre temas
de interesses definidos previamente:
Serão formados oito grupos
de trabalho sobre temas centrais da área de Novas Tecnologias de
Informação e Comunicação na Escola. Esses grupos
temáticos devem ao final do evento elaborar um documento sobre suas
reflexões e conclusões que comporá a edição
de um livro a ser enviado a todos os participantes (é possível
também encaminhar para publicação para alguma
editora)
Composição dos
grupos:
um líder/coordenador que
também comporá a Comissão de Programas do
evento;
10 a quinze autores de trabalhos
selecionados a partir de edital para chamada de trabalhos específica
para o tema do grupo;
15 a 25 participantes aceitos com
base em inscrição para o grupo (ao se inscrever para assistir
o evento será necessário escolher três temas por ordem
de prioridade )
Plenária
final:
Como fechamento do workshop será
realizada uma plenária onde cada grupo deve apresentar uma síntese
das suas conclusões - As discussões realizadas na plenária
final servirão de subsídios para os grupos comporem o seu
relatório final a ser publicado em livro.
A plenária também
deve permitir uma avaliação do evento, além de sugerir
encaminhamentos relacionados às suas temáticas
centrais.
Uma sessão de apresentação de relato de
experiências realizadas nas escolas de SC.
Ao final do primeiro dia do evento haverá uma sessão de posters
e de relatos de experiências realizadas nas escolas de Santa
Catarina. Os participantes terão oportunidades de trocar idéias
e de refletirem a respeito da realidade das escolas municipais.
Temas e
Tópicos:
Destaca-se que o WIE é um evento com ênfase
para aplicações nas Instituições Escolares. Por
isso em todos os temas será dado preferência para trabalhos
que descrevam possíveis aplicações dos resultados de
pesquisas ou que relatem e avaliem resultados já alcançados
no uso das novas tecnologias nas escolas Os
grupos de trabalho se organizarão através dos seguintes temas
centrais - o nome do líder do grupo é indicado ao lado:
-
Grupo A+ B.
Gestão do uso escolar e parâmetros
curriculares para as NTIC -
Paulo Gileno Cysneiros
- UFPE;
-
Grupo G+H.
Educação à distância
e Comunidades Virtuais de Aprendizagem- Evandro
Costa - FAPEAL.
-
Grupo C.
Ambientes de apoio a aprendizagem
cooperativa - Marta Rosatelli -
UNISANTOS;
-
Grupo D.
Realidade virtual e
educação - Lea da Cruz Fagundes
- UFRGS;
-
Grupo E.
Inteligência artificial aplicada à
educação - Lucia Martins Giraffa
- PUCRS;
-
Grupo F.
Ambientes de Aprendizagem nas Ciências
e na Matemática - Patrícia Tedesco
- UFPE;
Temas relevantes para os grupos
de trabalho Grupo
A. Gestão do uso das NTIC nas
escolas A gestão da educação,
a nível de redes e da escola, como também o uso de NTIC, tem
sido dois dos pilares das reformas educacionais nas últimas décadas,
no Brasil e no mundo. A gestão das NTIC
na escola e em redes escolares tem se revelado um dos pontos críticos
para a assimilação de novas tecnologias educacionais.
Alguns dos temas relevantes para este Grupo, entre
outros:
-
Como fazer a gestão de novas
tecnologias nas redes públicas e particulares?
-
Como realizar a gestão em
Núcleos de Tecnologia Educacionais (NTEs)?
-
O uso intensivo e a
manutenção de equipamentos nas escolas.
-
O cotidiano de uso de NTIC nas
escolas e a formação inicial e continuada de
professores.
-
Podem os alunos ser monitores de
NTIC na escola?
-
Como desenhar os espaços
físicos para trabalho com NTIC
Grupo B. Parâmetros
curriculares para as NTIC nas escolas Os
atuais PCN´s abordam muito superficialmente a questão do uso
das novas tecnologias de comunicação e informação
(NTCI) na educação, sendo quase omissos a respeito. É
necessário coletivamente definir e adotar um conjunto de parâmetros
norteadores para várias questões. Dentre elas:
-
Por que a informática na
escola? Qual a relação entre tecnologia e sociedade? Quais
as transformações e impactos do mundo atual? Utopias e
possibilidades? Qual é então o papel da escola? Que cidadão
estamos ajudando a (e queremos) formar com as NTCI?
-
Qual informática na escola?
Qual o papel das NTIC no desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos
sujeitos? As novas tecnologias como instrumentos de expressão e
comunicação. Princípios éticos importantes no
uso e na avaliação das novas tecnologias. Software Educacional:
sim? ou não? Que tipos de Software Educacional? Quais seus critérios
de qualidade? Que orientações pedagógicas precisam estar
subjacentes? O que todo mundo precisa saber sobre NTIC? Existe um conjunto
de conceitos fundamentais sobre as NTCI que precisam ser dominados por todos
os cidadãos? Que conceitos são estes? Por que eles são
importantes?
-
Que propostas de
organização de parâmetros curriculares já
existem?
Grupo C. Ambientes
de apoio a aprendizagem cooperativa
A área de Aprendizagem
Colaborativa Apoiada por Computador (ACAC) tem tido um crescente incremento
na sua atividade em função dos desenvolvimentos das tecnologias
de informação e comunicação. Em especial a Web
e o Ensino a Distância têm exercido uma demanda sobre avanços
na área, tornando-os particularmente urgentes. Ao mesmo tempo,
existe uma preocupação com as abordagens educacionais tradicionais
que muitas vezes são consideradas limitadas no contexto da ACAC. Tal
preocupação reforça a necessidade de desenvolver o potencial
da aprendizagem colaborativa e do suporte computacional. Além disso,
é necessário também dar um fundamento teórico
sólido para a ACAC como campo de pesquisa.
Este grupo terá como
objetivo discutir questões relacionadas ao suporte computacional à
formas colaborativas de ensino e aprendizagem. Os principais tópicos
de interesse incluem:
-
Aplicações na Web,
groupware e hipermídia para aprendizagem colaborativa
-
Ambientes virtuais
multi-usuários
-
Agentes e sistemas inteligentes
para ACAC
-
Realidade virtual para aprendizagem
colaborativa
-
Princípios de design de
arquitetura ou de interface com o ususátrio para sistemas
ACAC
-
Teorias
pedagógicas
-
Avaliação do estudante
e dos sistemas ACAC
-
ACAC em comunidades e ambientes
informais de aprendizagem
-
Dinâmicas e práticas
de ACAC
Grupo E.
Inteligência artificial aplicada à educação
- Lúcia Martins Giraffa - PUCRS;
O grupo pretende discutir
a questao da utilizacao de tecnicas de IA na construcao de ambientes para
suporte o processo de aprendizagem dos alunos.
-
Que tecnicas dispomos hoje e como
elas podem auxiliar a construir ambientes mais interessantes para os
alunos?
-
Apresentacao de resultados de
utilizacao de ambientes de ensino-aprendizagem inteligentes: metodologia
de uso e respectiva avaliacao. (estes ambientes podem ter sido desenvolvidos
no Brasil ou serem marca proprietaria)
-
Identificação de
necessidades e possiveis projetos e trabalhos que a comunidade julga relevante
de se desenvolver.
Serão
aceitos trabalhos envolvendo uso da tecnologia de agentes, redes neuronais,
algoritmos genéticos, técnicas clássicas de Machine
Learning, sistemas Híbridos, ou outra técnica de IA que se
aplique de forma adequada aos problemas que envolvem a construção
de ambientes educacionais.
Coordenação:
Dra.Edla Maria Faust Ramos (UFSC)
- edla@inf.ufsc.br
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Tecnológico
Departamento de Informática e
Estatística
88040-900 - Florianópolis - SC
Telefone: (48) 331-7111, Fax: (48) 331-9770
Comitê
de Programa:
Alexandre I. Direne - (UFPR)
Beatriz Franciosi - (PUC-RS)
Clovis Torres Fernandes - (ITA-CTA)
Crediné Menezes da Silva - (UFES)
Edla Maria Faust Ramos - (UFSC)
Evandro Costa - (UFAL)
Fabio Akhras - (USP)
José Armando Valente - (UNICAMP)
Lea da Cruz Fagundes - (UFRGS)
Lucia Martins Giraffa - (PUC-RS)
Márcia de Borba Campos - (PUC-RS)
Marta Rosatelli - (UNISANTOS)
Mauro Pequeno (UFC)
Patricia Tedesco - (UFPE)
Paulo Gileno Cysneiros - (UFPE)
Localização:
Hotel Bristol Castelmar
Rua Felipe Schmidt, 1260
Centro - Florianopolis, SC
Submissão
de Trabalhos:
ATENÇÃO:
A submissão
de trabalhos está encerrada. O deadline para submissão de trabalhos
foi 15 de março.
Para acessar
os padrões para versão final do trabalho, clique
AQUI.
A
inscrição das escolas para apresentação de suas
esperiências no formato posters ainda pode
Artigos
Aceitos:
Veja a listagem de
artigos
aceitos.
Programação:
Veja em
programação geral do
evento
Datas
Importantes:
15/03/2002 - Data limite para
submissão de trabalhos.
06/05/2002 - Notificação dos trabalhos
aceitos.
24/05/2002 - Data limite para envio das versões
finais. |