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WIE 2002 - já aconteceu - veja aqui 

VIII Workshop de Informática na Escola 
Evento Integrante do XXII Congresso da SBC - SBC2002
 
Florianópolis, 17 a 19 de julho de 2002.

Veja aqui a programação detalhada dos grupos de trabalhos 


Descrição
Formato do WIE
Atividades
Temas e Tópicos
Coordenação
Comitê de Programa
Localização
Submissão de Trabalhos
Artigos Aceitos
Programação
Datas Importantes


Descrição: O objetivo do WIE é apresentar à comunidade científica e acadêmica os novos avanços no uso de computadores na escola. Espera-se com isso que as novas tecnologias possam ser proveitosamente utilizadas em mais instituições, ou seja, é uma forma de tornar útil, socialmente, o software educacional desenvolvido nas Universidades brasileiras. As atividades deste Workshop proporcionam uma oportunidade para que pesquisadores e educadores possam discutir temas importantes que emergem da introdução e uso de computadores em ambientes educacionais.  De forma mais específica os objetivos do WIE são:
  • Criar um espaço plural e participativo para apresentar à comunidade científica e escolar brasileira as posições, as dúvidas e os novos avanços do uso das NTIC - Novas Tecnologias de Informação e Comunicação - nas escolas;
  • Analisar as causas de ordem econômica, política e social que interferem no uso das NTIC na escola brasileira;
  • Propiciar o intercâmbio de experiências entre os participantes em relação ao uso das NTIC nas escolas.
  • Definir e debater propostas relacionadas ao uso das NTIC nas escolas; e,
  • Contribuir para o fortalecimento de alianças, parcerias, estratégias e ações comuns na comunidade científica e  escolar brasileira com relação a iniciativas de uso das NTIC na educação. 


Formato do WIE:

O WIE2002, além de contar com palestrante convidado especialmente para o evento, se estruturará a partir de grupos de trabalho sobre temas de interesses definidos nesta chamada de trabalhos. Serão aceitos para apresentação trabalhos descrevendo projetos em andamento ou concluídos, bem como artigos que aprofundem a reflexão sobre os temas propostos. 

Os trabalhos deverão já na sua submissão estar relacionados a um dos temas propostos. Os trabalhos aceitos serão agrupados por blocos semelhantes quanto ao conjunto de técnicas e métodos utilizadas, afim de facilitar sua apresentação e discussão. 

Pretende-se utilizar uma dinâmica de apresentação de 15 min por trabalho e ao final de cada bloco se realizará uma plenária para discutir os trabalhos apresentados. 

Os trabalhos serão disponibilizados na página do WIE ainda antes do evento, e serão publicados nos anais. 

A cada grupo de trabalho temático se designará com antecedência um líder que deverá coordenar os trabalhos e durante o evento se nomeará um relator que, juntamente com o líder, deve ao final do evento elaborar um documento de síntese sobre as reflexões e conclusões do grupo. Esses documentos serão publicados eletronicamente e/ou (dependendo da disponibilidade de verbas) será lançado um livro a ser enviado a todos os participantes. 



Atividades:

O WIE2002 se estrutura a partir das seguintes atividades: 

 

Palestra de abertura com um convidado internacional:
A palestra de abertura deve ser proferida por palestrante convidado com visão geral a respeito do uso das novas tecnologias na educação e com contribuição científica relevante além de experiência em projetos aplicados. 
 

Grupos de trabalho sobre temas de interesses definidos previamente:
Serão formados oito grupos de trabalho sobre temas centrais da área de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola. Esses grupos temáticos devem ao final do evento elaborar um documento sobre suas reflexões e conclusões que comporá a edição de um livro a ser enviado a todos os participantes (é possível também encaminhar para publicação para alguma editora) 
Composição dos grupos:
um líder/coordenador que também comporá a Comissão de Programas do evento;

10 a quinze autores de trabalhos selecionados a partir de edital para chamada de trabalhos específica para o tema do grupo;

15 a 25 participantes aceitos com base em inscrição para o grupo (ao se inscrever para assistir o evento será necessário escolher três temas por ordem de prioridade ) 

 
Plenária final:
Como fechamento do workshop será realizada uma plenária onde cada grupo deve apresentar uma síntese das suas conclusões - As discussões realizadas na plenária final servirão de subsídios para os grupos comporem o seu relatório final a ser publicado em livro.
A plenária também deve permitir uma avaliação do evento, além de sugerir encaminhamentos relacionados às suas temáticas centrais. 

Uma sessão de apresentação de relato de experiências realizadas nas escolas de SC.

Ao final do primeiro dia do evento haverá uma sessão de posters  e de relatos de experiências realizadas nas escolas de Santa Catarina. Os participantes terão oportunidades de trocar idéias e de refletirem a respeito da realidade das escolas municipais.


Temas e Tópicos:


Destaca-se que o WIE é um evento com ênfase para aplicações nas Instituições Escolares. Por isso em todos os temas será dado preferência para trabalhos que descrevam possíveis aplicações dos resultados de pesquisas ou que relatem e avaliem resultados já alcançados no uso das novas tecnologias nas escolas  Os grupos de trabalho se organizarão através dos seguintes temas centrais - o nome do líder do grupo é indicado ao lado:

  • Grupo A+ B. Gestão do uso escolar e parâmetros curriculares para as NTIC - Paulo Gileno Cysneiros - UFPE;
  • Grupo G+H. Educação à distância e Comunidades Virtuais de Aprendizagem- Evandro Costa - FAPEAL. 
  • Grupo C. Ambientes de apoio a aprendizagem cooperativa - Marta Rosatelli - UNISANTOS;
  • Grupo D. Realidade virtual e educação - Lea da Cruz Fagundes - UFRGS;
  • Grupo E. Inteligência artificial aplicada à educação - Lucia Martins Giraffa - PUCRS;
  • Grupo F. Ambientes de Aprendizagem nas Ciências e na Matemática - Patrícia Tedesco - UFPE;

Temas relevantes para os grupos de trabalho Grupo A. Gestão do uso das NTIC nas escolas A gestão da educação, a nível de redes e da escola, como também o uso de NTIC, tem sido dois dos pilares das reformas educacionais nas últimas décadas, no Brasil e no mundo. A gestão das NTIC na escola e em redes escolares tem se revelado um dos pontos críticos para a assimilação de novas tecnologias educacionais. Alguns dos temas relevantes para este Grupo, entre outros:

  • Como fazer a gestão de novas tecnologias nas redes públicas e particulares?
  • Como realizar a gestão em Núcleos de Tecnologia Educacionais (NTEs)?
  • O uso intensivo e a manutenção de equipamentos nas escolas.
  • O cotidiano de uso de NTIC nas escolas e a formação inicial e continuada de professores.
  • Podem os alunos ser monitores de NTIC na escola?
  • Como desenhar os espaços físicos para trabalho com NTIC


Grupo B. Parâmetros curriculares para as NTIC nas escolas  Os atuais PCN´s abordam muito superficialmente a questão do uso das novas tecnologias de comunicação e informação (NTCI) na educação, sendo quase omissos a respeito. É necessário coletivamente definir e adotar um conjunto de parâmetros norteadores para várias questões. Dentre elas:

  • Por que a informática na escola? Qual a relação entre tecnologia e sociedade? Quais as transformações e impactos do mundo atual? Utopias e possibilidades? Qual é então o papel da escola? Que cidadão estamos ajudando a (e queremos) formar com as NTCI?
  • Qual informática na escola? Qual o papel das NTIC no desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos sujeitos? As novas tecnologias como instrumentos de expressão e comunicação. Princípios éticos importantes no uso e na avaliação das novas tecnologias. Software Educacional: sim? ou não? Que tipos de Software Educacional? Quais seus critérios de qualidade? Que orientações pedagógicas precisam estar subjacentes? O que todo mundo precisa saber sobre NTIC? Existe um conjunto de conceitos fundamentais sobre as NTCI que precisam ser dominados por todos os cidadãos? Que conceitos são estes? Por que eles são importantes?
  • Que propostas de organização de parâmetros curriculares já existem? 


Grupo C. Ambientes de apoio a aprendizagem cooperativa       A área de Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador (ACAC) tem tido um crescente incremento na sua atividade em função dos desenvolvimentos das tecnologias de informação e comunicação. Em especial a Web e o Ensino a Distância têm exercido uma demanda sobre avanços na área, tornando-os particularmente  urgentes. Ao mesmo tempo, existe uma preocupação com as abordagens educacionais tradicionais que muitas vezes são consideradas limitadas no contexto da ACAC. Tal preocupação reforça a necessidade de desenvolver o potencial da aprendizagem colaborativa e do suporte computacional. Além disso, é necessário também dar um fundamento teórico sólido para a ACAC como campo de pesquisa. 
     Este grupo terá como objetivo discutir questões relacionadas ao suporte computacional à formas colaborativas de ensino e aprendizagem. Os principais tópicos de interesse incluem:

  • Aplicações na Web, groupware e hipermídia para aprendizagem colaborativa
  • Ambientes virtuais multi-usuários 
  • Agentes e sistemas inteligentes para ACAC
  • Realidade virtual para aprendizagem colaborativa 
  • Princípios de design de arquitetura ou de interface com o ususátrio para sistemas ACAC
  • Teorias pedagógicas
  • Avaliação do estudante e dos sistemas ACAC 
  • ACAC em comunidades e ambientes informais de aprendizagem
  • Dinâmicas e práticas de ACAC 


Grupo E. Inteligência artificial aplicada à educação - Lúcia Martins Giraffa - PUCRS;      O grupo pretende discutir a questao da utilizacao de tecnicas de IA na construcao de ambientes para suporte o processo de aprendizagem dos alunos.

  • Que tecnicas dispomos hoje e como elas podem auxiliar a construir ambientes mais interessantes para os alunos?
  • Apresentacao de resultados de utilizacao de ambientes de ensino-aprendizagem inteligentes: metodologia de uso e respectiva avaliacao. (estes ambientes podem ter sido desenvolvidos no Brasil ou serem marca proprietaria)
  • Identificação de necessidades e possiveis projetos e trabalhos que a comunidade julga relevante de se desenvolver. 

     Serão aceitos trabalhos envolvendo uso da tecnologia de agentes, redes neuronais, algoritmos genéticos, técnicas clássicas de Machine Learning, sistemas Híbridos, ou outra técnica de IA que se aplique de forma adequada aos problemas que envolvem a construção de ambientes educacionais. 


Coordenação:

Dra.Edla Maria Faust Ramos (UFSC) - edla@inf.ufsc.br
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Tecnológico
Departamento de Informática e Estatística
88040-900 - Florianópolis - SC
Telefone: (48) 331-7111, Fax: (48) 331-9770 


Comitê de Programa:

Alexandre I. Direne - (UFPR)
Beatriz Franciosi - (PUC-RS)
Clovis Torres Fernandes - (ITA-CTA)
Crediné Menezes da Silva - (UFES)
Edla Maria Faust Ramos - (UFSC)
Evandro Costa - (UFAL)
Fabio Akhras - (USP)
José Armando Valente - (UNICAMP)
Lea da Cruz Fagundes - (UFRGS)
Lucia Martins Giraffa - (PUC-RS)
Márcia de Borba Campos - (PUC-RS)
Marta Rosatelli - (UNISANTOS)
Mauro Pequeno (UFC)
Patricia Tedesco - (UFPE)
Paulo Gileno Cysneiros - (UFPE) 
 


Localização:

Hotel Bristol Castelmar
Rua Felipe Schmidt, 1260
Centro - Florianopolis, SC 


Submissão de Trabalhos:

ATENÇÃO:

A submissão de trabalhos está encerrada. O deadline para submissão de trabalhos foi 15 de março.

Para acessar os padrões para versão final do trabalho, clique AQUI.

A inscrição das escolas para apresentação de suas esperiências no formato posters ainda pode


 


Artigos Aceitos:

Veja a listagem de artigos aceitos.


Programação:

Veja em programação geral do evento 


Datas Importantes:

15/03/2002 - Data limite para submissão de trabalhos.
06/05/2002 - Notificação dos trabalhos aceitos.
24/05/2002 - Data limite para envio das versões finais.