- 8828 Acessos
Coxim/MS, 10 de Fevereiro de 2009
Home
Hotéis - SIBGRAPI
Hotéis - SBAC
Reservas
Reservas
Pantanal
Bonito
Campo Grande
Mato Grosso do Sul
Gastronomia
Passeios
Reservas
Documento sem título
Pantanal

O Pantanal está distribuído entre o Brasil, Paraguai e Bolívia e cobre uma área total de 210.000 Km². Aproximadamente 70% dessa área localiza-se em território brasileiro nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Pantanal, formado pelas inundações dos rios da bacia do Rio Paraguai, é um dos mais valiosos patrimônios naturais da humanidade.

O Pantanal abriga uma rica flora e fauna: há mais de 260 espácies de peixes, 122 de  mamíferos, 93 de répteis,1132 de borboletas e 656 de pássaros. Nas lendas indígenase nos primeiros mapas, o Pantanal lembra um grande mar com várias ilhas, e por esse motivo era chamado de "Mar de Xaraés". Nos anos chuvosos o Rio Paraguai transborda por cerca de 20Km, invadindo lagoas e regenerando o "Mar de Xaraés". A conseqüência disto são as inundações que ocorrem entre os meses de Outubro a Abril e que contribuem para a preservação do ciclo de vida do Pantanal.

Ao final do período das chuvas, entre junho e setembro, as águas baixam lentamente e voltam ao seu curso natural, deixando os nutrientes que fertizam o  solo.

As aves se aglomeram em imensos ninhais, iniciando a reprodução antes da maioria das espécies  dos  outros  ecossistemas brasileiros. Mamíferos e répteis migram internamente, acompanhado as águas. No auge da seca, a fauna se concentra em torno das lagoas e pequenos cursos d'água  - os corixos facilitando sua observação, tanto por turistas, como por coletores e caçadores. O Pantanal pode ser considerado o maior local de evaporação de águas do mundo. O modo de vida ea economia da região estão diretamente ligados ao regime das águas. Se não huvesse as inundações, a vegetação local seria totalmente diferente e similar ás savanas ou ao Chaco boliviano.Igualmente a rica fauna de pássaros e mamíferos se alimenta quase que unicamente dod peixes e répteis que vivem nos rios da região. O Pantanal pode ser visto então como uma interface dinâmica entre os habiteis terrestre e aquático.

Este patromônio ecológico, tem uma vegetação exuberante e é traduzido em movimento  de formas, cores e sons, mostrando-se um belo espetáculo. A fauna é bastante rica e diversificadas. Porém, há muitas espécies ameaçadas de extinção: capivara, tamanduá-mirim, lobinho, veado mateiro, entre outros.