A programação da ERAD 2005 contará com cinco cursos e três palestras, os quais abordarão diversos aspectos do processamento de alto desempenho.

Dos cinco cursos, dois (A e B) são destinados àqueles que desejam reforçar conceitos na área de PAD. Estes cursos ocorrerão concomitantemente com um Fórum de Pós-Graduação na área de Processamento de Alto Desempenho, no qual os alunos dos cursos de pós-graduação do RS irão discorrer sobre seus trabalhos em andamento.

O programa também inclui um painel, uma sessão de pôsteres sobre trabalhos de Iniciação Científica em PAD e a Assembléia Geral da CRAD/RS.

Os inscritos, para terem direito ao certificado, deverão ter freqüência em pelo menos três dos cursos que compõem a Escola.


Horário/Data

11/Janeiro
Terça-feira

12/Janeiro
Quarta-feira

13/Janeiro
Quinta-feira

14/Janeiro
Sexta-feira

09:30h - 12:00h
Recepção
Reunião CRAD/RS
Comissão Executiva
Reunião CRAD/RS
Comissão Deliberativa
Planejamento
ERAD 2006
12:00h - 14:00h
Almoço

14:00h - 15:30h

Curso A
Fórum PG

Curso B
Fórum PG

Curso D

Curso E

15:30h - 16:00h

Intervalo (coffe-break) e Apresentação de Pôsteres de IC

16:00h - 17:00h

Curso A
Fórum PG

Curso B
Fórum PG

Curso D

Curso E

17:00h - 18:00h

Curso C

Curso C

Curso D

Curso E

18:00h - 18:30h

Intervalo (coffe-break)

18:30h - 20:00h

Palestra 1

Curso C

Palestra 3

Encerramento
ERAD 2005
e
Assembléia CRAD/RS

20:00h - 21:00h

Abertura Oficial

Palestra 2

Painel

21:00h

Coquetel

 

Jantar participantes ERAD 2005

Jantar membros CRAD/RS

 

 

Cursos

Curso A - Fundamentos de Processamento de Alto Desempenho
Autor: Prof. Dr. César Augusto F. De Rose
Ministrante: Prof. Dr. Maurício Lima Pilla (UFRGS)

Ementa: Como a programação de aplicações paralelas ainda exige o conhecimento de características específicas da máquina para a obtenção de desempenho, sólidos conhecimentos sobre a arquitetura de máquinas paralelas auxiliam em todo o ciclo de desenvolvimento de programas paralelos, desde sua modelagem até a fase de depuração e otimização. Este curso tem por objetivo trabalhar os conceitos básicos e apresentar as principais tendências na área de arquitetura de máquinas paralelas.

 

Curso B - Princípios da Programação Concorrente
Autor: Prof. Dr. Gerson G. H. Cavalheiro
Ministrantes: Prof. MSc. André Martinotto (UCS) e Prof. MSc. Luciano Cavalheiro (UFRGS)


Ementa: Este curso apresenta ferramentas para a programação de clusters, visando alto desempenho. São considerados os diferentes níveis de paralelismo dessas arquiteturas (intra e entre-nós) em ativação de atividades concorrentes e na realização de sincronizações.

 

Curso C - Gerência de Recursos em Grades Computacionais
Profa. MSc. Patrícia Kayser Vargas Mangan (UNILASALLE)
e Prof. Msc. Marcos Barreto (UNILASALLE)

Ementa: Grades computacionais (grids) têm se firmado com uma arquitetura distribuída bastante promissora em termos de compartilhamento e economia de recursos, uma vez que permitem a integração de diferentes tipos de recursos fisicamente distribuídos. Uma das principais questões dentro deste cenário é a gerência destes recursos integrados, uma vez que os mesmos podem pertencer a diferentes domínios administrativos, possuir diferentes políticas de acesso, uso e de segurança. Este curso tem por objetivo abordar os principais aspectos relacionados com o cadastro, descoberta, alocação, escalonamento e monitoramento de recursos dentro de grades computacionais.

 

Curso D - Algoritmos Numéricos para o Cálculo de Alto Desempenho
Prof. Dr. Nicolas Maillard (UFRGS)

Ementa: A proposta para este minicurso é apresentar uma família de algoritmos eficientes para o cálculo científico. Parece-nos importante que quem está se dedicando ao estudo da P.A.D. tenha uma cultura sobre tais algoritmos para poder dispor de "ferramentas" conhecidas para propenciar soluções de alto desempenho a um usuário não especialista, do mesmo jeito que ele saberá escolher tal compilador, tal sistema operacional ou tal configuração de rede. O destaque será dado ao desempenho dos algoritmos e à eficiência deles em arquiteturas distribuídas e/ou com memória compartilhada.

 

Curso E - Arquitetura e Projeto de Microprocessadores Superescalares Modernos
Prof. Dr. Rafael Ramos dos Santos (UNISC) e Profa. Dra. Tatiana Gadelha S. dos Santos (UNISC)

Ementa: Este curso abordará aspectos relacionados à arquitetura de microprocessadores superescalares modernos. Na primeira parte, serão apresentados os principais mecanismos aplicados atualmente para aumentar o paralelismo a nível de instrução dando ênfase em mecanismos para o tratamento de dependências de dados e controle. Na segunda parte, será apresentado o ciclo de projeto de microprocessadores envolvendo especificação conceitual da arquitetura (conjunto de instruções e características de desempenho desejáveis), projeto lógico, projeto físico e verificação funcional e formal e uma breve noção do processo de implementação em CMOS. Por fim, serão apresentadas tendências futuras na área de arquitetura e projeto de microprocessadores do estado da arte.

Painel

Tema: Aplicação e Utilização de PAD no Mercado

Moderador: Prof. Dr. Gerson Geraldo Homrich Cavalheiro (UNISINOS)

 

Palestras

Palestra 1: TDI Brasil
Palestra 2: NEC Brasil
Palestra 3: Prof. Dr. Carlos Augusto P. da Silva Martins - PUC/MG

 

Fórum de Pós-Graduação

Organizadores:

Prof. Dr. Jorge Luis Victória Barbosa (UNISINOS)
Prof. Dr. Benhur de Oliveira Stein (UFSM) 

 

Sessão de Pôsteres de Iniciação Científica

Organizadores:

Prof. MSc. Edson Luiz Padoin (UNIJUÍ)

Prof. MSc. Caio Graco P. Alegretti (UNICRUZ)