A Escola Regional de Alto Desempenho - ERAD 2005 - é um evento regional que irá ocorrer em Canoas, RS, no período de 11 a 15 de janeiro de 2005. Ela está sendo proposta e organizada pelas Universidades Católica e Federal de Pelotas (UCPel e UFPel), pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A ERAD está vinculada à Comissão Regional de Alto Desempenho - CRAD RS - e é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, mais especificamente pela sua Secretaria Regional Sul e pela Comissão Especial de Arquiteturas da SBC.

A primeira edição da escola ocorreu em janeiro de 2001 em Gramado e contou com mais de 120 participantes, entre estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e pesquisadores do Rio Grande do Sul e de outros estados.
A segunda edição ocorreu em São Leopoldo, também em janeiro e contou com cerca de 150 participantes. Destacou-se nessa segunda edição a Sessão de Pôsteres de Iniciação Científica e o painel: Demanda e Oferta de PAD no RS, o qual reuniu as agências de fomento (FAPERGS, CNPq e FINEP), vários fabricantes e representantes de usuários e fornecedores de serviço.
Por sua vez, a terceira edição da escola ocorreu em Santa Maria e reuniu ao redor de 117 participantes, na qual o clima de intensa participação dos presentes em todas as atividades previstas merece destaque. Durante esta escola foi eleita a Comissão Executiva da CRAD-RS para atuar no período 2003/2004.
A quarta edição ocorreu em Pelotas, contando com 145 participantes. Destacou-se nessa edição o Fórum de Pós-Graduação, e o grande número de patrocinadores.


A Escola Regional de Alto Desempenho (ERAD) tem por objetivos: (i) qualificar profissionais do estado nas áreas que compõem o Processamento de Alto Desempenho e (ii) prover um fórum regular onde possam ser apresentados avanços recentes nessas áreas e discutidas as formas de ensino de processamento de alto desempenho nas universidades gaúchas.

O público-alvo da Escola Regional de Alto Desempenho são os alunos de graduação e de pós-graduação, os professores e os profissionais da área de Ciência da Computação e áreas técnicas afins.