A primeira referência histórica do surgimento do município data de junho de 1758, através da doação que Gomes Freire de Andrade, Conde de Bobadela, fez ao Coronel Thomáz Luiz Osório, das terras que ficavam às margens da Lagoa dos Patos. Fugindo da invasão espanhola, em 1763, muitos dos habitantes da Vila de Rio Grande buscaram refúgio nas terras pertencentes a Thomáz Luiz Osório. A eles vieram juntar-se os retirantes da Colônia do Sacramento, entregue pelos portugueses aos espanhóis em 1777, cumprindo o tratado de Santo Ildefonso assinado entre os dois países.

Em 1780, o português José Pinto Martins, que abandonara o Ceará em conseqüência da seca, funda às margens do Arroio Pelotas a primeira Charqueada. A prosperidade do estabelecimento, favorecida pela localização, estimulou a criação de outras charqueadas e o crescimento da região, dando origem à povoação que demarcaria o início da cidade de Pelotas.
.... A Freguesia de São Francisco de Paula, fundada em 07 de Julho de 1812 por iniciativa do padre Pedro Pereira de Mesquita, foi elevada à categoria de Vila em 07 de abril de 1832. Três anos depois o Presidente da Província, Antônio Rodrigues Fernandes Braga, outorgou à Vila os foros de cidade, com o nome de Pelotas, sugestão dada pelo Deputado Francisco Xavier Pereira. O nome originou-se das embarcações de varas de corticeira forradas de couro, usadas para a travessia dos rios na época das charqueadas.
..... A grande expansão das charqueadas fez com que Pelotas fosse considerada a verdadeira capital econômica da província, vindo a se envolver em todas as grandes causas cívicas. Pelotas tem a segunda maior concentração de curtumes do Estado e uma das maiores capacidades curtidoras de couro e peles do Brasil.
.... O município tem tradição na cultura do pêssego e aspargo. A produção do leite é o grande destaque na pecuária, constituindo a segunda bacia leiteira do Estado. Pelotas apresenta um comércio ágil e diversificado com serviços especializados e empresas de pequeno, médio e grande porte.

Características físicas

: Bacia Hidrográfica

O município de Pelotas está situado às margens do Canal São Gonçalo, que liga as Lagoas dos Patos e Mirim, as maiores do Brasil As bacias contribuintes de ambas recebem 70% do volume de águas fluviais do Rio Grande do Sul. Esta localização tem importantes reflexos sobre aspectos físicos e econômicos do município.

: Clima

Clima: subtropical úmido;
: Temperatura média anual: 17,6º C.
: Precipitação pluviométrica (média anual):1.249 milímetros;
: Ventos: velocidade média anual de 11 Km/hora, sendo maior de setembro a dezembro (13 a 14 Km/hora) e menor de abril a julho (9 Km/hora).

: Distâncias

Capital do Estado (PortoAlegre)..250 Km
Aeroporto ................................... 0 Km
Porto Marítimo (Rio Grande).........60 Km
Fronteira Uruguai.......................135 Km
Fronteira Argentina.....................600 Km


: Sistema viário

Rodovias
Pelotas situa-se na confluência das rodovias BR 116, BR 392, 471, que justas fazem a ligação aos países do Mercosul e todas as capitais e portos do Brasil. Está localizada a 250 Km de Porto Alegre, a 135 da fronteira do Uruguai, por Jaguarão, e a 220 km, pelo chuí, e a 600 km da fronteira da Argentina.

Ferrovia
O município está interligado ao ramal ferroviário que dá acesso ao Porto de Rio Grande, às fronteiras da Argentina e Uruguai, e a outros estados brasileiros, via Santa Maria. A capacidade de tração do tronco São Borja/Rio grande oscila entre 600 e 1.000 toneladas

Aeroporto
O seu moderno e funcional aeroporto internacional está equipado para receber aviões de grande porte e oferece quatro salas de embarque e desembarque de passageiros.

Porto
O Porto de Pelotas está localizado à margem do Canal São Gonçalo, que liga as lagoas dos Patos e Mirim. Possui três armazéns alfandegados, com 6000 m² área coberta para armazenagem de carga, e um terminal de carvão mineral, com 5.000m², além de um terminal particular. o porto é dotado de cais acostáveis de três berços, com extensão total de 500 metros e calado de 19 pés. Integra o complexo portuário do Rio Grande do Sul, formado pelos portos de Rio Grande (marítimo), Porto Alegre, Pelotas e Cachoeira do Sul (fluviais), além do encontramento rodo-ferro-hidroviário de Estrela, no rio Taquari.

Hidrovias
O sistema hídrico de pelotas é invejável, sendo formado pelo Arroio Pelotas, Canal São Gonçalo e Lagoa dos Patos, considerada a maior lagoa de água doce do mundo e com enorme potencial econômico e turístico. O Canal São Gonçalo é navegavél em toda a sua extensão e se constitui como ligação entre as lagoas dos Patos e mirim. Esta última é um importante reservatório de água doce, também localizada na Zona Sul, a exemplo da Lagoa Mangueira.



: Superfície, localização, topografia e limites

- Área: 1.921.80 Km²
- Localização : Encosta do Sudeste, ás margens do Canal São Gonçalo.

- Altitude média: 7 metros acima do nível do mar;
- Coordenadas: latitude de 31º 46'19''
........................longitude 52º 20'33''.

- Limites: Norte: Turuçu e São Lourenço do Sul;
...............Sul: Rio Grande e Capão do..Leão;
............. .Leste: Lagoa dos Patos;
...............Oeste: Canguçu e Morro Redondo;

Topografia: Planíces, serras e coxilhas

Demografia

: População / Eleitores


: População: 323.034 habitantes
........Homens: 153.180 habitantes
....... Mulheres: 169.854 habitantes

: Distribuição da população
........Zona urbana: 300.952 habitantes
........Zona rural: 22.082 habitantes

: Densidade demográfica: (hab/Km² ):196,18
Taxa de crescimento: 1,5%

Fonte: IBGE/Censo 2000

: Eleitores: 218.969
Fonte: Smde 2002

: Etnias

Branco 269.097
Preto 31.172
Amarelo 455
Pardo 20.395

Indígena

977
Não sabem 1.060

Vocação agro-industrial

: Agricultura/Pecuária

A região de Pelotas é a maior produtora de pêssego para a indústria de conservas do País, além de outros produtos como aspargo, pepino, figo e morango.

O município reponde por aproximadamente 28% da produção de arroz do Estado, 10% da produção de grãos, 16% do rebanho bovino de corte, e detém a maior bacia leiteira, com a produção de 30 milhões de litro/ano, além de possuir expressiva criação de cavalos e ovelhas (28% do rebanho e eqüinos e 30% da produção de lãs);

: Indústria
Pelotas destaca-se por sediar o maior parque agro-industrial de conservas alimentícia e pela maior capacidade de abate de bovino no âmbito estadual.

.O município é grande beneficiador de peles e couros. Estão localizados no município 63 engenhos de beneficiamento de arroz, onde são processadas em torno de 13 milhões de sacas/ano. Os segmentos metal-mecânico e de construção civil são competitivos e com enorme potenciqal de crescimento. Destaca-se, ainda, um setor cerâmico bastante dinâmico, que apresenta qualidade e potencial exportador.

: Comércio/Serviços

Pelotas possui 7.507 estabelecimentos, incluindo lojas, agências bancárias (38), seguradoras, casas de câmbio e empresas de transporte (329), que ocupam aproximadamente 60% da população ativa.

: Turismo
Diversificada rede hotelaria e de restaurantes, movimentada vida noturna e constantes atrações nas áreas de cultura e lazer somam-se aos atributos naturais do município.

Pelotas é patrimônio histórico e artístico nacional e patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul. Seu belo patrimônio cultural arquitetônico, de forte influência européia, é um dos maiores de estilo eclético do Brasil em quantidade e qualidade, com 1300 prédios inventários.

A FENADOCE- Feira Nacional do Doce, maior evento da região sul, atrai à cidade milhares de visitantes todos os anos. Tudo isso faz de Pelotas o portal turístico da região.

Infra-Estrutura

: Cultura


Teatros (2)
Museus (5)
Cinemas (2)
Casa de Cultura (1)
Centros de Tradições (20)
Biblioteca Pública (1)

*
Fonte:Sec. de Cultura de Pelotas

: Educação
- Universidades : 2
- Escolas Técnicas Federais: 2
- Escolas Estaduais: 2
- Escolas Municipais: 104
- Escolas Particulares: 32

Universidades

A Universidade Federal de Pelotas e a Universidade Católoca de Pelotas disponibilizam mais de 50 cursos com aproximadamente 14 mil estudantes. Em conjunto com a Embrapa ( Empresa Braileira de Pesquisa Agropecuária), que possuim duas unidades no município, a UFPel e a UCPel realizam importantes pesquisas em diferentes áreas.

Escolas Técnicas Federais:
- Centro Federal de Ensino Tecnológico (Cefet/RS), que forma técnicos nos cursos de Química, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Manutenção em Eletromecânica, Mecânica Industrial, Programação Visual, Sistemas de Informação e Sistema de Telecomunicações; e Tecnológo em Telecomunicações, Automação e Tecnologia Ambiental;


- Colégio Agrotécnico Federal (CAVG);
- Instutições: Senai, Sesi, Senac, Sesc e Sebrae que oportunizam a constante oferta de treinamento de formação de mão-de-obra em todos os níveis.
Fonte: Smde - 2002

: Energia

Com a construção da Subestação Pelotas 3 dobrou a sua potência instalada, triplicando a capacidade de atendimento do mercado que atualmente demanda 42% da potência disponível. O município é atendido pelo Sistema Elétrico Interligado e pela Usina Termelétrica Presidente Médici, em Candiota. São ainda oferecidas fontes alternativas como energia termelétrica gerada a partir da utilização da casca de arroz abundância na região.

Capacidade Energética
- Potência instalada: 235 MVA
- Demada Atual : 100 MW

: Comunicação

Pelotas conta com um dos mais modernos sistemas de telefonia e a mais alta média do setor no País. Sedia dois jornais locais de circulação diária e abrangência regional, três sucursais de jornais de abrangência estadual, duas redes de televisão e duas redes de TV por cabo e 9 emissoras comerciais de rádio AM FM.

: Jornais

Diário da Manhã
Endereço: Rua Gonçalves Chaves,771
CEP: 96015-560- Pelotas
Telefone:(0xx53)225-1716
Fax:(0xx53)225-2265

- Diário Popular
Endereço: Rua XV de Novembro,718
CEP: 96015-000- Pelotas
Telefone:(0xx53)225-5566
site : www.diariopopular.com.br

: Estações de TV

: TV Pampa Zona Sul S/A
TV Pampa Khz/mhz/classe/13
Endereço: Rua Félix da Cunha,772/702 CEP: 96010-000 Pelotas
Telefone:(0xx53)227-2635

: TV Tuiuti S/A
RBS TV Pelotas
Khz/Mhz/classe/4
Endereço: Rua Hipólito José da Costa,155 CEP: 96080-580 - Pelotas
Telefone:(0xx53)228-2022


: Emissoras de Rádio

: Sociedade Zona Sul de Comunicações
Rádio Jornal A Opinião Pública
Endereço: Av. Duque de Caxias,963
CEP: 96030-001- Pelotas
Telefone:(0xx53) 227-2635 Khz/Mhz/classe/1150

: Andrômeda Radio Fusão Ltda.
Rádio Pampa FM
Endereço: Padre Anchieta, 1978/10 andar
CEP: 96030-001- Pelotas
Telefone:(0xx53)227-2835
Khz/Mhz/classe/93.3

: Rádio Atlândida FM de Pelotas Ltda.
Rádio Atlândida FM
Endereço:Rua Hipólito José da Costa
CEP: 96080-580- Pelotas
Telefone:(0xx53)228-2022
Khz/Mhz/classe/95.3

: Fundação Cultura Princesa.
Rádio Alfa FM
Endereço: Rua Félix da Cunha, 382/3o CEP: 96010-000- Pelotas
Telefone:(0xx53)225-6566 ou 225-3105 Khz/Mhz/classe/94.5

: Sociedade Difusora Rádio Cultura Rádio Cultura AM
Endereço: 7 de Setembro, 353
CEP: 96015-300- Pelotas
Telefone:(0xx53)227-8467
Khz/Mhz/classe/1320

: Rádio Alegria
Endereço: Félix da Cunha, 772 sala 501
CEP: 96010-000- Pelotas
Telefone:(0xx53)225-6777/222-2700

: Rádio Pelotense S/A
Endereço: Andrades Neves,2316
CEP: 96020-080- Pelotas
Telefone:(0xx53)222-2212 ou 225-7588 Khz/Mhz/classe/620

: Rádio Universidade Católica de Pelotas
Rádio Universidade AM
Endereço: Rua Félix da Cunha, 382/3o
CEP: 96010-000- Pelotas
Telefone:(0xx53)222-6584 ou 225-3105 Khz/Mhz/classe/1160

: Emissora Riograndense Ltda. A Rádio Tupanci AM
Endereço: Rua 15 de Novembro,717
CEP: 96015-000- Pelotas
Telefone:(0xx53)222-7263 ou 222-6165 Khz/Mhz/classe/1250

: Universidade Federal de Pelotas
A Rádio Federal FMEndereço: Campus Universitário, C.354
CEP: 96010-900- Pelotas
Telefone:(0xx53)275-9000 ou 275-7224 Khz/Mhz/classe/107.9

: Empresa Jornalística Diário da Manhã
Rádio Diário da Manhã
Endereço: Rua Princesa Isabel 280/12o CEP: 96015-590- Pelotas
Telefone:(0xx53)222.2212 ou 225-7588 Khz/Mhz/classe/99.9

: Abastecimento e Saneamento

Abastecimento de água:.A cidade de Pelotas tem cerca de 98% de sua população atendida por água potável, devendo chegar a 100% até dezembro de 2002.

Saneamento: Dos cerca de 94 mil domicílios de Pelotas, 44% estão ligados à rede de esgoto e 45% à fossas sépticas. Mais de 98% dos domicílios contam com serviço de coleta de lixo.


: Saúde
Pelotas oferece um ótimo complexo médico-hospitalar que responde por mais de 35% dos leitos disponíveis nos hospitais da região. Conta com:

Hospitais (06)
Pronto Socorro Municipal (01)
Postos de Saúde (52)
Hemocentro Regional (01)

Fonte:Smde 2002