Temática central do XL CSBC, os entrecruzamentos entre o “artificialmente humano” e o “humanamente artificial” colocam uma série de questões sobre aspectos técnicos, éticos, socioculturais, políticos e econômicos dos estudos de Computação. No entanto, para além desses pontos de interseção, o humano e o artificial também se encontram em projetos tecnopoéticos de toda sorte; isto é, quando recursos tecnológicos são mobilizados para imprimir formas artísticas e fazer irromper sentidos dissonantes nos mundos material e virtual.
Considerando o significativo crescimento das práticas artísticas que mobilizam dispositivos computacionais em obras e performances, bem como a necessidade de pautar o estudo desse campo também na área de Computação e em suas interfaces com as Humanidades, desenvolvemos, no âmbito do I Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade, este Vernissage Digital. Por meio de uma amostra de obras de artistas brasileiros que operam com signos e tecnologias caras à mediação computacional, desejamos apresentar ao público um pouco da vibrante cena nacional de arte eletrônica e, quem sabe, fomentar investigações e debates sobre o tema.
Para tanto, compusemos neste espaço um breve catálogo contendo trabalhos de Fábio FON, Pablo Gobira e Wellington Junior (Tutunho). Convidamos à navegação pelas obras dos três artistas antes ou durante o XL CSBC e para um animado diálogo ao vivo com eles sobre as relações entre arte e computação em suas poéticas. O bate-papo ocorrerá no dia 18/11/2020, das 19h às 20h, nas atividades ao vivo de nosso Vernissage Digital, como parte da programação do I WICS. Será um prazer ter vocês conosco!
Vinícius Carvalho Pereira (UFMT)
Ingrid Teixeira Monteiro (UFC)
João Vilnei de Oliveira Filho (UFC)
Organizadores do Vernissage Digital
Acesse nas imagens os trabalhos dos artistas convidados.