Vernissage > Pablo Gobira

Pablo Gobira Crédito da imagem: Gustavo Baxter / ALICATE

Pablo Gobira é Professor da Escola Guignard (UEMG), do PPGArtes (UEMG) e do PPGGOC (UFMG). Coordenador de Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas, Sociais, Educação e Artes da FAPEMIG. Pesquisador Produtividade (CNPq). Membro pesquisador e gestor de serviços da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (IBICT/MCTI). Coordenador do grupo de pesquisa (CNPq) Laboratório de Poéticas Fronteiriças [http://labfront.tk]. Escritor e editor, artista e curador atuando no campo da cultura, artes digitais, ciências e jogos digitais e em cursos e residências de fronteiras das arte, ciência e tecnologia.

Website: http://labfront.tk
Instagram: @labfront
Facebook: @labfront.tk
Twitter: @lab_front
E-mail: pablo.gobira@uemg.br

COVID-19 • 2020
Pablo Gobira • Antônio Mozelli



O PoemAPP “Covid-19” foi desenvolvido por Pablo Gobira e Antônio Mozelli, membros do Laboratório de Poéticas Fronteiriças (http://labfront.tk), como resultado dos projetos de pesquisa e desenvolvimento “Literacia digital da arte digital: a arte produzindo novas realidades na educação básica” e “Novas realidades: interfaces artísticas e construção de realidades”. O PoemAPP “Covid-19” é um poema digital em realidade aumentada. Para experienciar a obra, ver e interagir com o poema, é necessário que o aplicativo seja instalado em um smartphone com sistema operacional Android.

Saiba mais:
https://labfront.weebly.com/covid-19.html
https://www.youtube.com/watch?v=ZBiRS2i3Q54

Olhe para você • 2016
Pablo Gobira • Antônio Mozelli • William Silva



Olhe para você é uma instalação artística em realidade virtual imersiva. Através do aprisionamento do olhar dentro de uma cabeça humana simulada em um ambiente tridimensional, a instalação pretende investigar a relação de sensorialidade e seus limites presentes no diálogo com a representação de um corpo humano em transformação e a falta de controle diante de suas transformações. O funcionamento da instalação tem como entrada de dados os movimentos realizados através da cabeça do interactor, e como saída o interator visualiza os seus movimentos na simulação da sua cabeça por dentro. O design do som foi realizado usando software de síntese de voz para a leitura e recombinação de um poema. Este poema foi feito por um dos artistas (Pablo Gobira) e foi trabalhado com algoritmos generativos. Para a instalação é necessário que o interactor use um dispositivo binocular estereoscópico que forneça a imersão.

Saiba mais:
https://labfront.weebly.com/look-at-yourself.html

Emancipação mineira • 2018
Pablo Gobira • Adeilson William “FROIID” da Silva • Antônio Mozelli



Emancipação Mineira se apresenta como uma realidade inexistente ao cenário da cidade de Belo Horizonte, sendo parte de um labirinto de imagens desenvolvido em realidade virtual imersiva. O interator é convidado a fruir nesse espaço utópico, de forma a interagir com cenas reais da cidade e acompanhar uma narrativa sobre a separação de um território (em Minas Gerais) do restante do Brasil. As imagens foram realizadas pelo artista Froiid, um dos membros da equipe do projeto do Labfront, na cidade de Belo Horizonte. Para interagir com o trabalho, é necessário que o interactor use óculos de realidade virtual e fone de ouvido. Através dos movimentos feitos com a cabeça, é possível navegar no ciberespaço da instalação. Os movimentos de navegação são: para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita.

Saiba mais:
https://labfront.weebly.com/emancipaccedilatildeo.html