V Workshop do Testbed FIBRE em conjunto com II Workshop CloudNEXT

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

O testbed FIBRE (Future Internet Brazilian environment for Experimentation) – https://www.fibre.org.br/ – é uma infraestrutura para realização de pesquisas experimentais em redes de computadores e rede de sensores, aberta para a utilização por estudantes, professores e pesquisadores que desejam testar novas arquiteturas, protocolos e aplicações em condições próximas ao mundo real. Já o CloudNEXT (Cloud ComputiNg Experimenta Testbed) – http://cloudlab-brasil.rnp.br/testbed – possui foco na experimentação em computação em nuvem e provisionamento baremetal, onde é necessário um uso exclusivo do hardware computacional.

Testbeds também podem ser muito úteis no ensino de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, tanto em aulas de laboratório de cursos de graduação e pós-graduação como no contexto de cursos online (EAD). O acesso a ambientes de experimentação de larga escala oferece aos alunos uma experiência prática que tipicamente não é possível oferecer com softwares simuladores e recursos locais de uma instituição de ensino.

O público-alvo são professores e alunos de cursos de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (nível técnico, graduação ou pós-graduação).

ORGANIZADORES

Instituição organizadora

  • Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP

Coordenação geral

  • Leandro Neumann Ciuffo (Diretor Adjunto de P&D)
  • Gustavo Neves Dias (Gerente de P&D)

Coordenação local

  • Elmo Batista de Faria – UFMT