Programação: 28º WEI – Workshop sobre Educação em Computação

Auditório do Teatro Universitário

Grade de programação do WEI
Grade de programação do WEI

Atenção

Houve uma atualização na programação do WEI. A sessão plenária e o relato dos GTs 1-4, foi adiantada para 14h e será realizada na sala do zoom. O endereço da sala será divulgado no Discord no canal #WEI.

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Palestras

17/11 – Terça

9h – Palestra 1 – Educação à Distância e Aprendizagem Baseada em Problemas – Rodolfo Jardim de Azevedo (UNIVESP e UNICAMP)

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e pós-doutorado na Universidade de Washington – EUA (2010). Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2. Professor associado da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, orientando alunos do mestrado e doutorado em Ciência da Computação nas áreas de Arquitetura de Computadores, Sistemas Dedicados, Projeto de Hardware e Uso de Tecnologia na Educação. Foi coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação do Instituto de Computação de 2007-2009. Foi membro do Conselho Universitário da Unicamp entre 2013 e 2017. Foi coordenador adjunto para o mestrado profissional da área de Ciência da Computação da CAPES entre 2011-2013. Publicou diversos artigos em conferências e periódicos, tendo recebido quatro prêmios de melhor artigo em conferências (SBAC-PAD 2004, SBAC-PAD 2008, WSCAD-SSC 2012, SBAC-PAD 2018). Recebeu o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação e o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz em 2012. Foi diretor do Instituto de Computação da Unicamp entre 2017 e 2019. Foi membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação (2015-2019). Atualmente é Presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP.

20/11 – Sexta

9h – Palestra 2 – As novas habilidades para uma educação do século XXI – Mozart Neves Ramos (CNE)

 

Foi Reitor da Universidade Federal Pernambuco e Secretário de Educação de Pernambuco. Foi Presidente Executivo do Movimento Todos pela Educação. Foi Diretor do Instituto Ayrton Senna. Autor de vários livros e artigos sobre Educação. Foi agraciado com os seguintes títulos: As 100 Pessoas mais Influentes do Brasil em 2008 pela Revista Época. Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França concedido pela Academia de Artes, Ciências e Letras da França, 2006. Educador Internacional do Ano concedido pelo International Biographical Center – Cambridge – England, 2005. Cavalheiro da Ordem do Mérito da República Italiana concedido pelo Governo Italiano, 2002. Atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação e Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP – Ribeirão Preto.

 

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GT

18/11 – Quarta

9h – GT 1 – Desafios diante da criação de novos cursos e das demandas da sociedade 5.0Mediador: Tayana Conte (UFAM) – Painelistas: Altair Santin (CESEG), Angelo Brayner (CEBD), Leliane Nunes de Barros (CEIA)

A oferta de novos cursos de graduação, relacionados a temas emergentes da sociedade 5.0, tais como Cybersecurity, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, está crescendo no exterior e no Brasil. Nós da comunidade SBC precisamos ouvir os especialistas e a comunidade para decidir como os referenciais curriculares da SBC devem evoluir. Este GT traz especialistas das Comissões Especiais mais relacionadas aos temas: Altair Santin (CESEG), Angelo Brayner (CEBD) e Leliane Nunes de Barros (CEIA), para debater suas visões sobre estes cursos. Após as apresentações iniciais, a comunidade presente terá a oportunidade de fazer perguntas e iniciar o debate sobre este tema tão relevante e atual para a educação em computação no Brasil.

16h30min – GT 3 – Desafios Didáticos no Ensino Superior (Educação Híbrida)  – Mediador: Vitor E. Silva Souza (UFES) – Painelistas: Andreia Malucelli (PUC-PR), Kalinka Branco (ICMC/USP), Milene Selbach Silveira (PUC-RS)

No GT3 do WEI 2020, discutiremos os Desafios Didáticos no Ensino Superior: o que aprendemos com a implantação de soluções emergenciais de ensino remoto e podemos levar para uma realidade pós-pandemia? Quais os obstáculos ainda a serem vencidos? O painel contará com as professoras Andreia Malucelli (PUC-PR), Kalinka Branco (ICMC/USP) e Milene Silveira (PUC-RS).

19/11 – Quinta

9h – GT 2 – A Evolução dos Cursos de Computação no Brasil (Dados, Atração e Evasão, ENADE) – Mediador: Rodrigo Duran (IFMS) – Painelistas: Silvia Bim (UTFPR), Daltro Nunes (UFRGS), Willians Kaizer dos Santos Maciel (INEP)

O tema norteador do GT 2 é A Evolução dos Cursos de Computação no Brasil (Dados, Atração e Evasão, ENADE). Os panelistas Daltro Nunes (UFRGS), Silvia Bim (UTFPR), Willians Kaizer dos Santos Maciel (INEP) discutirão o histórico e perspectivas para o ENADE dos cursos de computação no Brasil, apresentarão um panorama das bases de dados nacionais dos cursos de computação, sobretudo em relação à estrutura e potencial dos dados disponibilizados pelo INEP e por fim apresentarão um panorama das causas de matrícula, evasão e permanência dos estudantes dos cursos de computação no Brasil. Após as apresentações de cada panelista os ouvintes terão a oportunidade de apresentar perguntas e debater tais temas tão caros à Sociedade Brasileira de Computação. 
 

16h30min – GT 4 – Formação Inicial e Continuada de Professores para Ensino de Computação na Educação Básica  – Mediadores: Marcia Kniphoff da Cruz (UNISC) e Wilk Oliveira (USP) – Painelistas: Luiz Roberto Liza Curi (CNE), Daltro José Nunes (UFRGS)

O GT4 objetiva discutir e compilar propostas de ações para formação inicial e continuada aos professores e estudantes de licenciaturas de todas as áreas do conhecimento. Na oportunidade, o Prof. Dr. Luiz Roberto Liza Curi, representante do Conselho Nacional de Educação Conselho Nacional de Educação (CNE) abordará o tema “Resolução de Formação de Professores com enfoque no Ensino de Computação”. Serão discutidas também questões relacionadas ao envolvimento dos Licenciados em Computação frente às formações e inclusão de conteúdo de Pensamento Computacional no ENADE, das licenciaturas e interesse sobre formação de grupo para desenvolver diretrizes de habilidades e competências de Computação na Educação Infantil.

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Painéis

17/11 – Terça

16h30 – Painel 1 – O Impacto do CC2020 nos Referenciais Nacionais de Computação – Mediador: Jair Leite (UFRN) – Painelistas: Itana Gimenes (UEM), Mirella Moro (UFMG), Avelino Zorzo (PUC-RS), Renata Araújo (Mackenzie – SP)

O CC2020 é um projeto internacional elaborado em conjunto pela ACM e IEEE-CS que examina as diretrizes curriculares atuais dos programas de graduação em computação e fornece uma visão para o futuro para preparar os graduados tanto acadêmica quanto profissionalmente para enfrentar os desafios da década de 2020. De forma similar, a Sociedade Brasileira de Computação, através da sua Diretoria e Comissão de Educação, elaborou Referenciais de Formação em Computação, tendo as Diretrizes Curriculares Nacionais como ponto de partida, com o objetivo de orientar a elaboração de currículos de cursos de graduação com foco em competências e habilidades. Esse painel reúne os últimos Diretores de Educação da SBC para debater o impacto do CC2020 nos referênciais e nas Diretrizes Nacionais.

Itana Maria de Souza Gimenes é Professora Titular de Engenharia de Software na Universidade Estadual de Maringá (Aposentada). Atua na área de Engenharia de Software e Educação em Computação. Atualmente é Diretora de Educação da Sociedade Brasileira de Computação.

 

 

 

Mirella M. Moro é Professora Associada do Departamento de Ciência da Computação da UFMG (Belo Horizonte, Brasil). Ela é Ph.D. em Ciência da Computação (University of California Riverside – UCR, 2007), e Mestre/Bacharel em Ciência da Computação (UFRGS). Foi membro do Conselho de Educação da ACM e Diretora de Educação da SBC (Sociedade Brasileira de Computação, 2009-2015), editora-chefe da revista eletrônica SBC Horizontes (2008-2012) e editora associada da JIDM (2010 -2012). Atualmente é Conselheira da SBC e integrante do Comitê Diretivo do Programa SBC Meninas Digitais. É também uma defensora da equidade de gênero na Ciência da Computação, coordenando projetos como BitGirls.

 

Avelino Zorzo é Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Ciência da Computação pela University of Newcastle Upon Tyne (1995-1999) e realizou pós-doutorado na área de segurança no Cybercrime and Computer Security Centre da Newcastle University (2012-2013). Atualmente é professor titular da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Coordenador de Programas Profissionais da área de Computação da CAPES/MEC. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança de sistemas, tolerância a falhas, teste de software e sistemas operacionais.

 

Renata Araujo Professora na Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Representante de Inovação e Empreendedorismo na Coordenadoria de Desenvolvimento e Inovação da UPM. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação da EACH-USP. Pesquisadora convidada do LUDES-Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação da COPPE/UFRJ. Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestra (1994) e doutora (2000) em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ. Coordena o Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (CIBERDEM). Tem experiência em docência, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. Tem atuado continuamente na consolidação da comunidade de ensino e pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil, em particular junto à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Editora da coluna “Educação” na SBC Horizontes. Participou como membro da Comissão de Educação na formulação dos Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. Ocupou a Diretoria de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (2017-2019).

 

20/11 – Sexta

16h30 – Painel 2 – Perspectivas e Desafios do Ensino de Computação na Educação Básica – Mediador: Leila Ribeiro (UFRGS) – Painelistas: Ivan Claudio Pereira Siqueira (USP/CNE), Lisandro Granville (UFRGS/SBC) e Karine Silva dos Santos (MEC).

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Sessões Técnicas

Importante ==> Orientação para Apresentadores

17/11 – Terça

10h35min – ST 1 – Análise de DadosChair: Ed Wilson Tavares Ferreira 

Daniela Gomes. Failure Analysis in University and Computer Science Contexts With Data Mining. Daniela Gomes, Marcos Ribeiro, Giovanni Comarela, Gabriel Pereira.

Pedro Borges Pio. Visual analysis to compare academic performances of Quota and Non-Quota Students from Computer-related programs. Pedro Borges Pio, Igor Sodré, Vinicius Ruela Pereira Borges.

Karina Wiechork. Explorando Resultados por Questão no Enade em Ciência da Computação para Revisão de Projeto Pedagógico de Curso. Andrea Charao, Karina Wiechork, Fernando Barbosa.

Reinaldo Alvares. Aonde estão Meus Egressos? Relato sobre um Mapeamento Automatizado da Vida Profissional dos Formados em Sistemas de Informação da UNIRIO.
Reinaldo Alvares, Marcelo Loutfi, Nathielly Campos.

10h35min – ST 2 – Pensamento ComputacionalChair: Kalinka Branco

Adriano Braga. O ensino de pensamento computacional por meio de jogos desplugados e olimpíadas científicas: um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental. Alexandre Lopes, Thalia Santana, Adriano Braga.

Luiz Alencar. Criação um jogo para desenvolver o Pensamento Computacional percorrendo os caminhos de Euler. Luiz Alencar, Marcela Pessoa, Fernanda Pires.

Rodrigo Medeiros. Ensino e Aprendizagem de Introdução à Programação no Ensino Superior Brasileiro: Revisão Sistemática da Literatura. Rodrigo Medeiros, Geber Ramalho, Taciana Pontual Falcão.

Wilk Oliveira. Os Desafios Enfrentados pela Licenciatura em Computação que a Comunidade de Educação em Computação Precisa Conhecer. Wilk Oliveira, Rozelma França, André Lemos, Marcia Kniphoff da Cruz, Pasqueline Scaico, Haroldo Amaral, Lilian Pereira da Teixeira.

18h15min – ST 8 – Aprendizagem em Áreas da Computação – Chair: Carlos Ferreira

João Marcelo. Josko A Problem-based Approach to teach Physical Database Design: an experience report. João Marcelo Josko

Thamyla Lima. Avaliando um Jogo Educacional para o Ensino de Inteligência Artificial – Qual Metodologia para Avaliação Escolher? Thamyla Lima, Alex Barradas Filho, Allan K. Barros, Davi Viana, João Batista Bottentuit Junior, Luis Rivero

Eduardo Cambruzzi. Uma análise do uso da Robótica Educacional como Ferramenta de Aprendizagem em Lógica de Programação. Eduardo Cambruzzi, Jessica Santana

Sebastião Santos. Adaptando o Design Thinking para Definição e Desenvolvimento de um Jogo Educacional que Atenda as Expectativas dos Discentes e Curriculares. Sebastião Santos, Yandson de Jesus Costa, Flavia Carvalho, Davi Viana, Luis Rivero

18/11 – Quarta

10h35min – ST 3 – Ensino de ProgramaçãoChair: Aline Amaral 

Filipo Mor. Uso da técnica Coding DOJO em aulas de programação de computadores. Adriana Scherer, Filipo Mor.

Felício Hoffmann. Relato da utilização da plataforma App Inventor como ferramenta de ensino de lógica de programação para professores da Rede Básica de Ensino. Felicio Hoffmann, Graziela Araújo, Anderson Araujo, Luciana Cheung, Heitor Zunta.

Sincler Meireles. Utilizando o Youtube para o Ensino da Linguagem C em Cursos de Engenharia. Sincler Meireles, Samira Silva, Leandro Santos.

Emanuel Silva. O Pensamento Computacional no Ensino Superior e seu Impacto na Aprendizagem de Programação. Emanuel Silva, Taciana Pontual Falcão.

10h35min – ST 4 – Ensino e Aprendizagem de SoftwareChair: Daltro Nunes 

Andre Ortoncelli. Residência de Software em Disciplina Integralizadora. Jeferson Vagner Leonhardt Albino, Rafael Oliveira, Newton Will, Andre Ortoncelli.

Vinicius Mota. Internet das Coisas como Plataforma Multidisciplinar de Aprendizagem: Projetos Integradores Hardware/Software. Vinicius Mota, Roberta Gomes, Sergio Antonio Andrade de Freitas

Saori da Costa. GQM+PA: Um Framework baseado em Goal-Question-Metric e Pesquisa-Ação para Ensino de Medição de Software. Saori da Costa, Allysson Allex Araújo, Emanuel Coutinho, Francisco Gomes, Jerffeson Souza.

Mirella Moro. Investigação da Rotina de Aprendizagem de Desenvolvedores de Software. Geovane Piccinin, Mirella Moro.

18h15min – ST 9 – Fundamentos e Lógica de Programação – Chair: Rodrigo Santos

Andreia Jesus. Iron Ears: primeiras impressões de um jogo educativo para ensino de estrutura de dados lineares.  Alexandre Rosa, Andreia Jesus, Gabriel Igarashi, Vinicius Pereira

Luciano Pansanato. Avaliação em Duas Fases na Disciplina Algoritmos. Luciano Pansanato, Adriane Silva

Ronney Moreira de Castro. Ludificando os Fundamentos de Computação Através de Aprendizagem Ativa. Tadeu Classe, Ronney Moreira de Castro

Laila Mota. Robótica como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento computacional e introdução a lógica de programação. Laila Mota, Isa Beatriz Neves

19/11 – Quinta

10h35min – ST 5 – Programação na Educação BásicaChair: Carlos Beleti Jr.

Mauricio Arimoto. Ensino de Lógica e Programação no Ensino Médio por meio de uma Abordagem Lúdica e Gamificada. Mauricio Arimoto.

Rhemora Urzeda. O uso do scratch no curso de pedagogia: relato de uma experiência interdisciplinar.  Rhemora Urzeda, Eusiléa Severiano, Louis Amorim.

Nathasha Pinto. Quando a Aluna se Torna a Mestre: Um Relato da Experiência de Alunas de Graduação Aplicando Dinâmicas de Ensino de Computação para Alunas de Ensino Médio. Nathasha Pinto, Alana Araujo, Estephane Mendes, Giovanna Esteve, Karla Carvalho da Silva, Raimundo Neto, Katia Simone Teixeira da Silva De La Salles, Luis Rivero.

Ricardo Souza. Um levantamento de práticas e ferramentas usadas para aumentar o nível de Cultura Digital nas escolas. Gilvaneide Gomes, Ricardo Souza.

10h35min – ST 6 – Experiências MultidiciplinaresChair: J. M. Josko

Sabrina Sassi. Experiência com atividades desplugadas do Code.org na disciplina de Língua Estrangeira de uma Escola Estadual. Sabrina Sassi, Cristiano Maciel, Vinicius Pereira.

Lucimara Souza. A Utilização do Software Luz do Saber como Ferramenta de Apoio ao Processo de Desenvolvimento da Leitura e Escrita. Lucimara Souza, Almir de Oliveira Costa Junior.

Ludmilla Galvão. Metodologia CAJEDUS para o Desenvolvimento de Jogos de Apoio à Educação Infantil Bilíngue de Crianças Surdas: Um Estudo de Caso Junto a Desenvolvedores. Ludmilla Galvão, Laura Sánchez García, Tanya Amara Felipe.

Milene Silveira. Construindo o aprendizado de forma coletiva: criação de jogos para exploração de conceitos em uma disciplina de IHC. Milene Silveira.

18h15min – ST 10 Gamificação Chair: Rita Berardi

Carlos Beleti Jr. Por dentro do computador: trajetória de um projeto extensionista em um Campus da UFPR no interior do Paraná. Carlos Beleti Jr, Robertino Santiago Jr, Alexandre Prusch Züge, Marcelo Valério, Mayte Gouvea Coleto Bezerra

Daniel Pinto. De Veteranos para os Novatos: Avaliação das Atividades de Recepção aos Calouros Organizado pelo Grupo PETComp. Daniel Pinto, Eduarda Chagas, Gabriel Costa, Kennedy Nunes, Ricardo Júnior, Simara Rocha, Anselmo Cardoso de Paiva, Luis Rivero

Mauro Santos Junior. Mostra de Ideias: aplicação de uma metodologia gamificada e baseada em problemas no curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Mato Grosso. Mauro Santos Junior, Sergiana Alves da Silva

Levi Silva. The Mining Game: Um jogo para simular o processo de Mineracão do algoritmo Proof of Work utilizado em Blockchain. Levi Silva, Hanna Arnaud, Jerffeson Souza

20/11 – Sexta

10h35min – ST 7 – Experiências MultidiciplinaresChair: Milene Oliveira.

Carlos Beleti Jr. MannaAcademy: impulsionando o protagonismo feminino através de uma rede interinstitucional de extensão universitária. Daniela Flôr, Eduardo H. M. Cruz, Ayslan Possebom, Carlos Beleti Jr, Rodrigo Hübner, Paulo Gonçalves, César Silva, Linnyer Ruiz.

Rita Berardi. Tudo junto e misturado ? como explorar a diversidade de conhecimentos em turmas iniciantes? Rita Berardi, Silvia Amelia Bim.

Stenyo Borges. TENT: Uma Ferramenta Para Formação de Equipes que Considera Fatores Socioafetivos. Denini Silva, Luis Barbosa, Stenyo Borges, Roberta Andrade de Araújo Fagundes, Wylliams Santos

Jesiel Silva. Um Ambiente Virtual Colaborativo para o Planejamento de Ensino PBL em Cursos de Computação. Jesiel Silva, Gustavo Alexandre.

 

Atualizado em 18/11/2020 16h40min (GMT -3)