Programação: 21º CQ – Curso de Qualidade

Sala dos Tachos

DATA

Devido a Pandemia do COVID-19, o Curso de Qualidade 2020 será oferecido em uma segunda-feira (16/11/2020), com uma programação curta, no turno da manhã, e oferecido online.

O Curso de Qualidade 2020 abordará a construção de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) PPC: Conceitos e Diretrizes.
O PPC estabelece os objetivos, as normas, os processos, as atividades, enfim tudo que os ingressantes precisam saber e seguir para chegar ao estagio de concluintes. O PCC também é fundamental para o corpo docente para conhecer seus direitos e deveres junto ao Curso. O PPC é o regimento do curso e deve ser construído pela Instituição em sintonia com seu PDI e alinhado às DCNs. A construção do PCC é uma atividade interdisciplinar envolvendo atores da área de Computação e Educação, entre outros.

PLANO DE CURSO

Bloco 1 (9:00 – 10:30) – Propósito de um Projeto Pedagógico de Curso (PPC): componentes obrigatórios e desejáveis. Regionalização e especificidades. Justificativa, objetivos gerais e específicos; delineamento do perfil do ingresso e do perfil do egresso articulados com as condições de oferta e a vocação do curso, contextualizado às suas inserções institucional, política, geográfica e social.

Bloco 2 (10:30 – 12:00): Construção de matriz curricular: habilidades, competências e sua articulação com conteúdos e disciplinas. Formas de implementação da interdisciplinaridade e de integração entre teoria e prática. Avaliação e acompanhamento da aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Curricular Supervisionado, Atividades Complementares e Atividades de Extensão.

PROFESSORES:

Carla A. D. M. Delgado (UFRJ)

Carla Amor Divino Moreira Delgado (Carla A. D. M. Delgado)
Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação com ênfase em Inteligência Artificial (COPPE-UFRJ, 2007), com estágio de doutoramento na Universidade de Edimburgo. Atualmente professora do departamento de Ciẽncia da Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e estudante de Pedagogia. Atuação em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Computação, uso de tecnologia na Educação, e desenvolvimento de sistemas inteligentes para a área de educação. Participou de iniciativas para reforma de projeto pedagógico de cursos de Ciência da Computação no Brasil e no Exterior. Na UFRJ, foi membro fundadora da comissão de estágio do curso de Ciência da Computação e participou ativamente das discussões sobre critérios de avaliação de TCC, contagem de horas curriculares de atividade complementar e extensão. Membro da comissão de área de ciência da computação no ENADE 2018. Atualmente integra a comissão responsável pela reforma curricular do curso de ciência da computação da UFRJ.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3831909651244142

Amanda Savio Nascimento e Silva (UFOP)

Professora Adjunta no Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto (DECOM-UFOP). Realizou pós-doutorado no Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (IME-USP, 2014). Doutora em Ciência da Computação com ênfase em Engenharia de Software (IC-UNICAMP, 2013), com estágio de doutoramento na Universidade de Lancaster, Inglaterra. Atuação em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Engenharia de Software, Análise de Dados, Jogos Educativos e Tecnologias para o Incentivo à Diversidade e Convivência. Na UFOP, é presidente do Colegiado de Ciência da Computação desde março de 2017, tendo participado ativamente da regulamentação do trabalho de conclusão e das atividades complementares; regularização da empresa júnior; análise das taxas de evasão e retenção do curso; e elaboração de estratégias para acompanhamento pedagógico de estudantes com dificuldades acadêmicas, psicológicas e sociais em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, Pró-Reitoria de Graduação e o Núcleo de Educação Inclusiva. Atualmente, integra a comissão responsável pela reforma curricular do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, atuando também na elaboração do novo Projeto Pedagógico do Curso; regulamentação da curricularização da extensão e pesquisa de acompanhamento dos egressos.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6066220799172902