
Auditório Andréia Gentil Bonfante
Tema: Computação e Inovação na Quadrúplice Hélice.
ORGANIZADORES
Coordenação Geral
- Rossana Maria de Castro Andrade (Universidade Federal do Ceará)
- Márcio E. F. Maia (Universidade Federal do Ceará)
- Valéria Lelli Leitão Dantas (Universidade Federal do Ceará)
Coordenação Local
- Carlos Ueslei Rodrigues de Oliveira (Universidade Federal do Mato Grosso)
HORÁRIO RESERVADO PARA A PROGRAMAÇÃO DO CSBC | |||
CURRÍCULOS
Rossana Maria de Castro Andrade
Rossana possui doutorado em Ciência da Computação pela University of Ottawa (2001), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1992), e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1989). Desde 1994, ela é professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Departamento de Computação, sendo atualmente Professora Titular. Rossana é atualmente Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq – Nível 2, Diretora de Articulação com a Indústria da SBC (2019-atual) e membro do GREat (Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas), grupo de pesquisa que fundou em 2002. Além disso, ela possui vasta experiência em coordenação de projetos, tendo coordenado aproximadamente 35 projetos de pesquisa e 32 projetos de desenvolvimento tecnológico em parceria com empresas nos últimos 18 anos. Atua em Engenharia de Software e Redes de Computadores nos temas de reutilização de software com linhas de produto de software, padrões de software, frameworks e middlewares, teste de software, qualidade de software, segurança e especificação formal, todos esses temas voltados para computação móvel, computação ubíqua e, mais recentemente, internet das coisas.
Márcio Maia
Marcio E. F. Maia é Doutor em Computação pela Universidade Federal do Ceará e é professor adjunto da UFC, no Campus de Quixadá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de middleware, internet das coisas, redes móveis e sistemas autônomos. Possui 10 anos de experiência no desenvolvimento de aplicações móveis, embarcadas e Internet das Coisas, tendo participado de diversos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Valéria Lelli Leitão Dantas
Valéria Lelli é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui doutorado em Informática pelo Instituto Nacional de Ciências Aplicadas (INSA) de Rennes (França) (2015), mestrado (2009) e bacharelado (2006) em Ciência da Computação pela UFC. Possui experiência na área de Engenharia de Software e Computação móvel, atuando principalmente em qualidade e teste de software, atualmente com ênfase em internet das coisas e interfaces gráficas do usuário. Participa de projetos P&D&I em parceria com a indústria desde 2009. Atuou como pesquisadora e gerente de projetos no GREat/UFC e durante o seu doutorado participou de um projeto com cooperação internacional na França envolvendo sistemas críticos. Atualmente, é colaboradora na fábrica de testes do GREat/UFC e atua na coordenação técnica e na consultoria de Qualidade e Testes em projetos de parceria com a indústria.
Carlos Ueslei Rodrigues de Oliveira
Docente do Instituto de Computação da UFMT desde 2012 e Instrutor Capacitado Genexus. Graduado em Ciências da Computação pela UFMT, MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, mestrado e doutorado em Física Ambiental pela UFMT na área de Gestão de Recursos Hídricos com 12 anos de experiência profissional de desenvolvimento de sistemas para a área tributária de estados e municípios usando a ferramenta de desenvolvimento Genexus.
Hamilton José Mendes da Silva
Engenheiro Eletricista (UnB); mestrado em Economia de Empresas (Universidade Católica de BsB); doutorado em Ciências (UFRGS; tese com foco em pesquisa quanto abordando efeitos no ecossistema brasileiro de TIC, da interação Universidade-Indústria e Institutos de P&D-Indústria estimulada pela Lei de Informática). Servidor Público Federal, Analista em Ciência e Tecnologia. Exerce atualmente a função de Coordenador-Geral de Inovação Digital (na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação – SEMPI, do MCTI), sendo responsável pelo acompanhamento e gestão das atividades de PD&I das empresas incentivadas (e ICTs que estabelecem convênios com essas) no âmbito da Lei de Informática (Lei no 8.248/91).
Filipe Padilha Testa
Gerente de Produtos de TI na Huawei desde fevereiro deste ano, atuando na unidade de negócios Cloud & AI. Responsável pelo portfólio de TI (Computação x86, ARM, AI – Storage – Private & Public Cloud). Antes disso, ele já havia trabalhado na Huawei como Engenheiro e Líder Técnico, sendo responsável pela arquitetura e implementação de soluções de tecnologia da informação e computação inteligente (TI / IC).
Pedro de Alcântara dos Santos Neto
Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Piauí (1995), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Engenharia de Software, atuando principalmente na mineração de repositórios de software, automação de testes, desenvolvimento de software utilizando técnicas de inteligência computacional e projetos de inovação tecnológica. É sócio da empresa Maida.health, atuando com P&D dentro da empresa, focado na criação de produtos ligados à IA aplicado ao contexto de negócios em saúde.
Débora Christina Muchaluat Saade
Professora Associada do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Engenharia de Computação, mestrado e doutorado em Informática pela PUC-Rio. É bolsista de produtividade DT nível 1D do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. É vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF. É fundadora e coordenadora do Laboratório MídiaCom. Foi coordenadora da Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) de 2017 a 2019. Coordena atualmente a Rede de Pesquisa e Inovação em Saúde Digital Aplicada a Doenças Crônicas Não Transmissíveis, financiada pela FAPERJ, e participa do Instituto Nacional de Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica (INCT-MACC). Seus interesses de pesquisa incluem saúde digital, sistemas multimídia multissensoriais e redes de computadores.
Técia Vieira Carvalho
Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais e Doutorado em Biotecnologia também pela UFC e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ademais, foi Presidente da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará – RIC e Diretora Adjunta do Parque de Desenvolvimento Tecnológico – PADETEC. Além de ter sido Coordenadora Geral do Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologias – FORTEC-NE. Atualmente é Presidente do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste – NEPEN e Vice Coordenadora do Mestrado Profissional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFN/IFCE.
Roberto Carlos Mayer
Graduado em Matemática (1987) e Mestre em Ciência da Computação (1992), ambos no Instituto de Matemática da USP. Foi professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo de 1989 a 1998 e professor do MBA da FIA USP de 2004 a 2005. Foi Presidente da Assespro São Paulo de 2006 a 2010 e Vice-Presidente da Assespro Nacional de 2011 a 2014. Foi membro do board da WITSA (Federação Mundial de Entidades de TI) de 2012 a 2014 e Presidente da ALETI de 2011 a 2015 e Vice-Presidente de 2015 a 2019. Atualmente, possui 41 anos de experiência internacional em informática é Diretor Adjunto da Federação Assespro desde 2015. Além disso, é Fundador e CEO da empresa MBI, desde 1990, Representante do Brasil na ALETI (Federação Ibero-Americana das Entidades Empresariais de TI) desde 2009 e Colunista da revista InformationWeek e portal ITForum 365 desde 1999.
Allan Dayvison de Lima Marques
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Campina Grande (2018), Co-fundador e Diretor Geral da Aldata-CG. Atualmente trabalhando em parceria com o Parque Tecnológico da Paraíba no desenvolvimento de um Sistema Interno Integrado.
Álvaro Barbosa da Rocha
Graduado em Engenharia Mecânica (2018), Mestre em Engenharia Mecânica (2020) pela Universidade Federal de Campina Grande. Atua como pesquisador na área aplicação de Internet das Coisas e IA para monitoramento de variáveis ambiental. Co-fundador da Aldata-CG onde atua diretamente no desenvolvimento de hardware embarcados.
Isaque Eberhardt
CEO e Co-fundador da agryo, fornecedora global de inteligência de risco agrícola que permite os sistemas legados das instituições financeiras possam utilizar nosso sistema de risco, credit score, risk assessment, monitoramento e detecção de fraudes. Ele é agricultor, apicultor, Cientista de Dados, Geo Engenheiro, Pesquisador, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciências da Terra (INPE) e Doutor em Engenharia (UnB). Mais de 35 artigos acadêmicos revisados por pares publicados a sua maioria em revistas científicas nacionais e internacionais. Especialista em agronegócio, ciência de dados e serviços financeiros no agronegócio, com mais de 17 anos de experiência trabalhando no setor agronegócio, ciência de dados e serviços financeiros para bancos (como Banco do Brasil SA, Caixa), seguradoras (Allianz), instituições internacionais (Nações Unidas – ONU; Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas – PNUD; Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo – IPC-IG; Instituto Internacional de Desenvolvimento Sustentável – IISD), agências governamentais (Ministério do Meio Ambiente do Brasil – MMA; Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE; Ministério da Agricultura, Pecuária, e Abastecimento – MAPA; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA).
Paulo Renato Macedo Cabral
Graduado em Engenharia de Materiais e Metalurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Empreendedor serial e apaixonado pelo tema inovação. Atua há 15 anos com os temas Inovação e Empreendedorismo. Os principais trabalhos são de consultoria em Inovação para Grandes Organizações, Universidades e Governos, Investimentos em Empresas de Tecnologia e Programas de Educação para geração de novos empreendedores e Startups. Já atuou em empresas como J&J, Natura, Petrobras, Grupo Fiat, Usiminas, Nestlé, Saint Gobain, Governo de Minas dentro outras. Foi sócio fundador das empresas de Biotecnologia Ecovec e Rizoflora ambas nascidas a partir da pesquisa das universidades e posterior ao seu crescimento ambas foram vendidas para multinacionais.
Francisco Michel Freire de Sousa
É fundador e sócio-diretor da 3V3 TECNOLOGIA, empresa cearense especializada em inovação no agronegócio nacional, possuindo soluções completas de manejo e automação de irrigação e sensoriamento de culturas irrigadas.
Davi Viana
Possui graduação em Administração de Empresas pela UECE(Universidade Estadual do Ceará) e MBA em Retail Management pela FIA-USP(Universidade de São Paulo e East Anglia(UK)).Empreendedor, especialista em Vendas, MKT, Gestão de Produtos, Desenvolvimento de Negócios e Transformação Digital com experiência comprovada em grandes bancos e empresas de tecnologia como Itaú, Totvs e Intuit. Como empresário co-fundou a Avante.com construindo do zero uma empresa com mais de 200 colaboradores, avaliada em mais de R$ 250 milhões, passando por processo de fundraising Séries A, B e C com players Nacionais e globais. Pai de 2, atleta amador de triatlo, Ironman Finisher, apaixonado por ambiente empreendedor.
Rodrigo Varejão Andreão
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Optimisation et Sûreté des Systèmes pelo Institut National Des Télécommunications (2004), França, e pós-doutorado em Processamento de Sinais Biológicos (2006). Atualmente é professor do Instituto Federal do Espírito Santo e colaborador da Incubadora de Empresas NIVIX da mesma instituição. Atua como professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Sustentáveis e professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFES e bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico pelo CNPq. Representa a Rede Federal junto à Câmara da Indústria 4.0 (MCTI), no GT Capital Humano. Desenvolve trabalhos fazendo uso de Métodos de Aprendizado de Máquina desde 1998. Atua na área de Engenharia Biomédica, particularmente nas linhas de pesquisa de Processamento de Sinais Biológicos e Telemedicina, desde 2001. Possui experiência na execução de projetos em parceria com instituições públicas e privadas, e no desenvolvimento de projetos de inovação com empresas de base tecnológica.