Mato Grosso & Cuiabá

Sobre Mato Grosso

O que hoje conhecemos como Mato Grosso já foi território espanhol. As primeiras excursões feitas no território datam de 1525, quando Pedro Aleixo Garcia vai em direção à Bolívia, seguindo as águas dos rios Paraná e Paraguai.

O nome vem das minas descobertas, em 1734, pelos irmãos Paes de Barros. Impressionados com a exuberância das sete léguas de mato espesso, as batizaram de Minas de Mato Grosso. O nome colonial setecentista, por bem posto, perdurou até nossos dias.

Mato Grosso tem 903.357,908 km2 de extensão. É o terceiro maior estado do país. A área urbana do estado é de 519,7 km2, o que o coloca no 11º lugar nos ranking de estados com maior mancha urbana.

Localizado no Centro-Oeste brasileiro, fica no centro geodésico da América Latina. Cuiabá, a capital, está localizada exatamente no meio do caminho entre o Atlântico e o Pacifico, ou seja, em linha reta é o ponto mais central do continente. O local exato foi calculado por Marechal Rondon durante suas expedições pelo estado e é marcado com um monumento, o obelisco da Câmara dos Vereadores.

É um estado privilegiado em termos de biodiversidade e possui um dos maiores volumes de água doce no mundo. É o único do Brasil a ter, sozinho, três dos principais biomas do país: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Saiba mais sobre a História, Geografia, Economia e outras informações de Mato Grosso no site do Governo do Estado.

Sobre Cuiabá

Cuiabá vive sob a égide de seus 300 anos de fundação, celebrados em 2019. A atual capital do estado de Mato Grosso surgiu às margens do rio Coxipó, em 8 de abril de 1719. Era, então, um pequeno povoado, cuja ata de fundação foi assinada por Pascoal Moreira Cabral. Foi a descoberta do ouro pelos bandeirantes paulistas que deu origem à povoação, que estava subordinada à capitania de São Paulo naquela época.

Possui cerca de 569.830 mil habitantes e área de 3.495,424 km2 (fonte: IBGE 2013). Cuiabá é uma das cidades mais quentes do Brasil, com temperatura média que gira em torno de 24°C e não raro bate os 40º. O calor também está na receptividade e alegria de seu povo.

Há 60 quilômetros de Cuiabá, em Chapada dos Guimarães, o clima já muda completamente. É mais ameno, com ventos diurnos e noites frias. Há várias versões para o significado do nome “Cuiabá” e nenhuma delas é tida como definitiva. A mais tradicional diz que vem do local chamado “Ikuiapá” onde os índios bororos pescavam com uma flecha-arpão, que em sua língua chama-se “Ikuia”, sendo “pá” o designativo de lugar. Para outros, o termo deriva de “kuyaverá”, palavra guarani que se traduziria por “rio da lontra brilhante”.