O CSBC

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é um evento científico, acadêmico e profissional realizado anualmente, desde 1980, pela SBC com a finalidade de integrar a comunidade de Computação do Brasil.

O CSBC promove e incentiva, ainda, a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área da Computação, nacional e internacional.

Desde a sua primeira edição, o CSBC, por meio de seus diversos eventos base e satélites, tem se mostrado um importante local para a exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates, tanto de cunho puramente acadêmico e científico, quanto social.

O CSBC é formado por uma estrutura fixa. com os eventos base. E, também, por inúmeros eventos satélites, que são aprovados anualmente pelo Comitê Gestor do CSBC a partir de propostas submetidas durante a chamada aberta anualmente.

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é um evento científico, acadêmico e profissional realizado anualmente, desde 1980, pela SBC, com a finalidade de integrar a comunidade de Computação do Brasil, promovendo a  troca de experiências entre as diversas áreas da Computação.
Desde a sua primeira edição, o CSBC, por meio de seus diversos eventos base e satélites, tem se mostrado um importante local para debate de temas emergentes na área, exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos, entre outros.

Para 2020, em sua quadragésima edição, o tema central do evento é “Artificialmente Humano ou Humanamente Artificial? Desafios para a Sociedade 5.0“.  Essa é uma discussão premente em uma sociedade em que seres humanos e máquinas interagem cada vez mais, tendo seus papéis entrelaçados.

Nesta esteira, a Sociedade 4.0, a da informação, avança para uma  Sociedade 5.0, que posiciona o ser humano no centro da inovação e transformação tecnológica. Essa nova era, que surge num movimento capitaneado pelo Japão, passa pela compreensão de que tudo no futuro estará conectado e a sociedade terá que ser adaptável. No coração do futuro modelo está o conceito de que a inovação e o bem-estar da população precisam trabalhar em conjunto e que, portanto, a utilização das novas tecnologias baseadas na inteligência artificial, big data, internet das coisas, robótica, entre outras, deve respeitar necessidades individuais e coletivas de seus usuários. Neste contexto, os sistemas inteligentes se tornarão aliados para resolver problemas como o envelhecimento da população, o recurso limitado à energia elétrica, desastres naturais, desigualdade social e falta de segurança. Assim, é premente que sociedades científicas, academia, mercado, governo e sociedade discutam essa temática, que traz consigo preocupações éticas, sociais, políticas, econômicas e culturais.

Saiba mais sobre o CSBC clicando aqui.