Comissão Organizadora do CSBC 2020 recebe moção de aplausos da Assembleia Legislativa de MT

A partir da esquerda: vice-reitora da UFMT, professora Rosalina Lunardi; professora Eunice Nunes e professor Cristiano Maciel (Foto: Luiz Carlos Sayão/Secomm-UFMT).

Docentes do Instituto de Computação (IC), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), receberam nesta quinta-feira (19) uma moção de aplausos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em reconhecimento pela organização e realização do 40º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), de forma virtual, em 2020. Essa foi a primeira vez que o evento foi sediado em Mato Grosso, o que oportunizou a aproximação da comunidade com o que há de mais avançado na produção científica da área.

De acordo com a vice-reitora da UFMT, professora Rosaline Lunardi, a realização do CSBC, um congresso com alcance internacional, além de possibilitar a divulgação da ciência da computação, permite que a UFMT e o próprio estado de Mato Grosso sejam reconhecidos, e destacou o esforço da organização em transformar um evento virtual em algo mais acolhedor. “Mesmo tendo sido realizado durante a pandemia, o congresso conseguiu aproximar as pessoas por meio do uso das tecnologias da informação e comunicação, trazendo um resultado muito satisfatório para todos”, afirmou.

Agendado para acontecer presencialmente, ainda na metade de 2020, as preocupações com a disseminação da covid-19 e com a saúde fez com que o evento fosse adiado para novembro e transformado em uma experiência virtual. Entretanto, a fim de aproximar os participantes, principalmente em um momento de grande isolamento, os organizadores modelaram partes da UFMT em um ambiente virtual tridimensional, oferecendo aos pesquisadores a possibilidade de interagir socialmente e com os cenários da Instituição.

“Nossa motivação foi fazer com que os congressistas se sentissem dentro da UFMT, então fizemos a modelagem de espaços na região em que o congresso aconteceria, como o Teatro Universitário, o IC e a Reitoria. As pessoas puderam navegar e interagir nesses espaços e, quando desejavam participar de alguma palestra, caminhavam até o auditório”, explicou a professora Eunice Nunes, uma das organizadoras do CSBC.

Para o professor Cristiano Maciel, que também participou da organização do evento, a moção de aplausos significava o reconhecimento do esforço aplicado pelo IC no planejamento, execução e prestação de contas do 40 CSBC. “Tivemos aproximadamente 600 trabalhos apresentados, com mais de 1000 inscritos e conseguimos transformar isso em um grande sucesso. É com muita alegria que estamos aqui representando o IC, que liderou a realização deste congresso com a parceria da SBC”, disse.

O CSBC é o mais importante evento de ciência da computação no país e um dos mais representativos da América Latina, para o professor Allan Gonçalves de Oliveira, diretor do IC, que acompanhou o evento, “isso coloca o IC em destaque no cenário nacional de produção e compartilhamento de conhecimento da área, algo extremamente importante para nós”, completou.

Responsável pela proposta de moção de aplausos, que foi aceita de forma unânime pela ALMT, o deputado Allan Kardec destacou a importância da ciência para clarear o caminho que a sociedade busca trilhar “Essa moção de aplauso serve para fazer com que a UFMT, em seu esforço de melhorar a sociedade, seja reconhecida pela assembleia e pela população”, concluiu.

Por André Faust/Secomm-UFMT.