CSBC 2012
top menu border bottom menu border
top border

WIT - VI Women in Information Technology

S2

O WIT é uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.

Organizado na forma de palestras convidadas e painéis, o workshop estará centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentrarão na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional.

O objetivo principal do WIT é criar um fórum que promova estratégias para aumentar a participação de mulheres em TI no Brasil. Os temas abordados incluirão:aspectos críticos que impactam o acesso pleno das mulheres, treinamento, participação e liderança na área; estratégias para aumentar a visibilidade, no Brasil, dos problemas relativos a gênero e TI, com a conscientização de todos os segmentos da nossa sociedade; políticas empresariais nacionais e internacionais para fazer face a tais desafios e apresentação de histórias de sucesso.

Fórum Meninas Digitais - Evento Satélite do WIT

S1

O Fórum Meninas Digitais faz parte das atividades de um programa direcionado às alunas do ensino médio/tecnológico, para que conheçam melhor a área de informática e das Tecnologias da Informação e Comunicação, de forma a motivá-las a seguir carreira nessas áreas. Também, o evento tem colaboração de multiplicadores desta proposta, que aproveitam a oportunidade discutir projetos e parcerias, de forma a disseminar esta idéia no território nacional.

Programação WIT 2012

09:00 - 09:15: Abertura do Evento

09:15 - 10:00: Da quadra de basquete ao laboratório de computação - experiências e motivações para o alcance do sucesso profissional.
Palestrante:
Eliana Mendes Pinto (Schlumberger)

10:15 as 12:30: CV Construction and Interviewing Workshop (hands on)
Moderador: Brian Zaki (Google)
Resumo: This workshop is designed for computer science students (particularly women) who have limited technical industry experience. Google professionals will be discussing resume construction and technical interviewing techniques to better prepare students for successful careers in technology. Students will have the chance to receive guidance from Google engineers, and the lessons learned will be valuable to anyone contemplating work in the industry. It will also be an excellent opportunity to connect with other students!

16:30 as 18:30 - Fórum Meninas Digitais: Projetos para Incentivo à Inclusão de Meninas na Computação: experiências e perspectivas
Moderador: Prof. Cristiano Maciel (UFMT) – Coordenador Nacional do Projeto Meninas Digitais
Painelistas:

Short Bios

Eliana Mendes Pinto (Schlumberger, Rio de Janeiro) é graduada em Engenharia de Computação, UNICAMP, na modalidade de Sistemas e Processos Industriais. A sua primeira experiência profissional foi logo no início da faculdade onde teve a oportunidade de atuar como Coordenadora e Gerente de Projetos durante um ano na CONPEC- Consultoria, Projetos e Estudos em Computação - empresa jr de computação da UNICAMP. Ainda durante a faculdade teve experiências com desenvolvimento e otimização de sistemas na empresa Inmetrics, especializada em gerenciamento de performance de sistemas, onde realizou um estágio durante um ano e meio. Logo em seguida teve a oportunidade de desenvolver um projeto em engenharia eletrônica por três meses na empresa SIEMENS S.A. em Barcelona. Assim que se formou, em julho de 2010, foi contratada como Engenheira de Software pela Schlumberger. Hoje ela trabalha no centro de pesquisa da Schlumberger no Rio de Janeiro com desenvolvimento de softwares para análise de reservatórios.

Brian Zaki is Google's Lead Engineering Recruiter for Latin America. He's worked for Google (in New York and Belo Horizonte) for the past 6.5 years, and possesses 15 years of technical recruiting experience. Prior to joining Google, Brian served as an independent consultant to financial services, telecommunications, and new media organizations. He received his undergraduate degree in Psychology from Binghamton University in 1997.

Coordenação Geral

Claudia Bauzer Medeiros, IC-UNICAMP
Karin Breitman, DI-PUC Rio
Roberta de Souza Coelho, DIMAp-UFRN

Coordenador do Forum Meninas Digitais

Cristiano Maciel, UFMT
bottom border
Valid HTML 4.0 Strict CSS Valide !