CSBC 2012
top menu border bottom menu border
top border

WEI – XX Workshop sobre Educação em Computação

O WEI (Workshop sobre Educação em Computação) é um evento anual promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e tem por objetivo debater diferentes temas relacionados ao ensino de computação e informática. O WEI constitui-se num importante fórum brasileiro para apresentações, tutoriais e debates entre docentes, discentes, coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em Computação.

A Computação revolucionou a pesquisa científica, sendo hoje reconhecida como o "terceiro pilar" a sustentar tal pesquisa, junto com os pilares da teoria e da experimentação. Desta forma, ela permeia os avanços em todas as áreas do conhecimento. Novas formas de interação entre as ciências, em vários níveis e escalas, são mediadas pela Tecnologia da Informação, que é a simbiose da Ciência da Computação com diferentes domínios do conhecimento. Muitas das grandes descobertas científicas recentes são resultados do trabalho de equipes multidisciplinares que envolvem cientistas da Computação. Finalmente, ela é um componente indispensável para a implementação e o fortalecimento dos objetivos econômicos, tecnológicos e sociais de um país. Desta forma, planejamento a longo termo para a área terá consequências que irão além da Computação propriamente dita. O Workshop sobre Educação em Computação foi concebido a partir de iniciativas semelhantes realizadas em outras partes do mundo e empreendido a partir dessas constatações.

Alinhado com o tema do Congresso da Sociedade Brasileira da Computação – CSBC 2012, que ressalta a importância da Inovação, o tema desta edição do WEI é "Educação e Inovação: Educar para Inovar + Inovar para Educar" visando a identificar tanto as potencialidades no ensino que contribuem para a formação de pessoas com capacidade para promover inovação, quanto o emprego de técnicas e/ou tecnologias para inovar a forma de ensinar computação e, consequentemente, o desenvolvimento de novos talentos e futuros agentes de inovação.

Programação

A programação preliminar do evento pode ser acessada aqui.

Tópicos de Interesse

O tema principal do WEI é "Educação e Inovação: Educar para Inovar + Inovar para Educar". As atividades no WEI compreendem apresentação de artigos completos e resumidos, além de palestras convidadas e grupos de trabalhos.

O WEI convida a submissão de artigos completos e resumidos relacionados aos seguintes tópicos (mas não limitados a apenas estes):

Submissão de Trabalhos

Os trabalhos devem ser enviados no formato PDF, respeitando o formado estabelecido pela SBC. Há dois tipos de submissões:

A submissão dos trabalhos será exclusivamente eletrônica por meio do sistema JEMS.

Datas Importantes

Coordenação

Auri Marcelo Rizzo Vincenzi, UFG
José Palazzo Moreira de Oliveira, UFRGS

Coordenação Local

Eduardo Jaques Spinosa, UFPR

Colaboradores

Alexandre Cidral, UNIVILLE
Ana Paula Ambrósio, UFG
Carlos Eduardo Ferreira, USP
Carmem Hara, UFPR
Clovis Torres Fernandes, ITA
Daltro Nunes, UFRGS
Debora Paiva, UFMS
Dilermando Piva Jr., FATEC-ID
Edmundo Sérgio Spoto, UFG
Edson Pimentel, UFABC
Eliana Almeida, UFAL
Elói Favero, UFPA
Esteban Clua, UFF
Fatima Nunes, EACH-USP
Guilherme Horta Travassos, UFRJ
Ismar Frango Silveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie)
José Maria David, UFJF
Lúcia Giraffa, PUC-RS
Marcelo Duduchi, CEETEPS
Marcos José Santana, ICMC-USP
Maria Augusta Vieira Nelson, PUC Minas
Marilia Macorin de Azevedo, CEETEPS
Mariza Bigonha, UFMG
Mirella Moro, UFMG
Morganna Diniz, UNIRIO
Noemi Rodriguez, PUC-RJ
Raquel Prates, UFMG
Regina Helena Carlucci Santana, ICMC-USP
Ronaldo Correa, UNESP
Ronaldo Mello, UFSC
Rosana Braga, ICMC-USP
Sandra Fabbri, UFSCar
Simone Barbosa , PUC-RJ
Simone Martins, UFF
Tayana Conte, UFAM
bottom border
Valid HTML 4.0 Strict CSS Valide !