CSBC 2012
top menu border bottom menu border
top border

SECOMU - XLII Seminário sobre Computação na Universidade

O SECOMU reúne a comunidade para discutir, na forma de painéis, temas de interesse nacional no quadro político-científico-educacional da computação no Brasil. São convidadas personalidades políticas e representantes de agências de fomento e comitês assessores para, junto com os participantes, buscarem soluções e estratégias para o desenvolvimento tecnológico brasileiro, com foco na Computação.

Dentro das atividades do SECOMU discute-se, também, os assuntos relacionados ao tema geral do congresso. Para 2012 o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação enfatiza um tema de máxima relevância para o Brasil, a Inovação. Este tema tem sido figura constante no cenário nacional. Acredita-se que a Inovação é a chave para o crescimento sustentável de nossa economia, e a Computação tem, sem dúvida, um importante papel para este desenvolvimento. Num momento onde o país investe fortemente em programas tais como o Ciência sem Fronteiras e no apoio a pequenas e médias empresas, buscando a Inovação, cabe à SBC fazer o seu papel para trazer à tona este tema na comunidade, colaborando com os esforços nacionais.

Programação do SECOMU

Painéis

Painel 1
Título: Computação e Inovação: Ampliando Fronteiras para Solução de Desafios no Brasil
Data: 16 de julho (segunda-feira)
Horario: 14h às 16h
Moderador: Prof. Luiz Fernando Gomes Soares (PUC/RJ)
Participantes:

Resumo: Inovação é palavra constante no contexto nacional e mundial. Um conjunto de ações governamentais tenta impulsionar e integrar as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Qual o papel da comunidade brasileira de computação nesse processo? Inovação é a chave para o crescimento sustentável de nossa economia, e a Computação tem, sem dúvida, um importante papel para este desenvolvimento.

Painel 2
Titulo: How to improve computer science and information technology inter-society relations to address global challenges
Data: 17 de julho (terça-feira)
Horario: 14h às 16h
Moderador: Prof. Raimundo Macêdo (UFBA)
Participantes confirmados:

Resumo: Computer science and information technology scientific societies such as IFIP, IEEE CS, ACM, CLEI, SBC, among others, promote excellence and professional growth of its members by meeting their needs for access and exchange of technical information, publishing, education, among other necessities. As such, many of these societies present overlapping and complementary programs, and therefore some of them already maintain inter-society activities, cooperating in some areas towards common goals. Despite such cooperation efforts, we believe that contemporary world driven by global challenges - where interdependency cannot anymore be ignored -, open new opportunities to further explore inter-society relations. Discussing these opportunities and challenges are the motivations for this panel that we are organizing in the 2012 annual Brazilian Computer Society (SBC) Congress. In the panel, the invited panelists will have an opportunity to expose their society's views and mechanisms, followed with discussions, also with the audience, on how to improve such collaborations in light of today's challenges.

Panelist presentations will include the following general topics:
Painel 3
Titulo: O centenário de Alan Turing: passado e futuro da computação
Data: 18 de julho (quarta-feira)
Horario: 14h às 16h
Moderador: Prof. Marcelo Walter (UFRGS)
Participantes confirmados:

Resumo: Em 2012 estamos celebrando o Ano Internacional de Turing em comemoração ao centenário de nascimento de Alan Mathison Turing. Turing foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico que morreu prematuramente aos 42 anos. Seu trabalho foi fundamental no desenvolvimento da ciência da computação. Com apenas 24 anos apresentou uma formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing, desempenhando um papel importante na criação do moderno computador. O ACM Turing award é considerado o prêmio Nobel da computação e leva o seu nome. Neste painel iremos discutir as contribuições do trabalho de Turing e os desdobramentos de seu trabalho no futuro da nossa área.

Painel 4
Titulo: Ciência sem Fronteiras
Data: 19 de julho (quinta-feira)
Horario: 14h às 16h
Moderador: Prof. José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS)
Participantes:

Resumo: O Projeto “Ciência sem Fronteiras” lançou novas possibilidades de inserção internacional da pesquisa no Brasil. Ao lado da esperança de uma nova abertura surgiram dúvidas: as fontes de financiamento deste projeto são novas ou os recursos já existentes serão realocados? Como é realizado o processo de seleção das universidades receptoras e dos candidatos? O objetivo deste painel é trazer a comunidade para o centro do debate ponderando os pontos positivos e os eventuais problemas existentes.

Coordenação

bottom border
Valid HTML 4.0 Strict CSS Valide !