CSBC 2012
top menu border bottom menu border
top border

XXXI JORNADAS DE ATUALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA (JAI)

As Jornadas de Atualização em Informática (JAI) constituem um dos mais importantes eventos acadêmicos de atualização científica e tecnológica da comunidade de Ciência da Computação do Brasil. Ministradas por pesquisadores sênior da nossa comunidade, as JAI oferecem uma oportunidade única para acadêmicos e profissionais de informática se atualizarem em temas diversos com líderes de áreas de pesquisa no Brasil.

As JAI, tradicionalmente realizadas em conjunto com o Congresso da SBC, são formadas por um conjunto de minicursos de seis horas de duração cada, enfocando temas avançados, mas ao mesmo tempo maduros, que não fazem parte dos currículos regulares de cursos de graduação.

A edição de 2006 publicou, pela primeira vez, um livro que reuniu os textos de apoio preparados pelos autores. Outra novidade, introduzida em 2007, foi a inclusão no programa de três cursos convidados ministrados por renomados especialistas. As duas experiências foram muito bem sucedidas e repetidas em 2008. Assim, em 2012, até quatro cursos serão oferecidos por especialistas a serem convidados pelo Comitê de Programa. Os outros cinco a seis cursos serão preenchidos através de um processo tradicional de seleção de propostas. Na seleção dos cursos será levada em conta a senioridade do palestrante, competência demonstrada na sua área de atuação, importância e abrangência do tema proposto, e potencial para despertar o interesse de jovens estudantes e acadêmicos.

Docentes e pesquisadores interessados devem submeter suas propostas até a data limite de 24/02/2012 conforme as instruções abaixo.

Condições

A seleção inicial das propostas será feita com base em um processo classificatório, decorrente da avaliação e discussão das propostas pelo Comitê de Programa. Os critérios de seleção incluirão:

Deve-se frisar que não é objetivo das JAI a divulgação de resultados de teses, dissertações, projetos de pesquisa, manuais de sistemas, etc., mas sim, de técnicas estabelecidas que são importantes na área acadêmica ou profissional, mas que muitos alunos não teriam oportunidade de cursar nas suas instituições de origem. Assim, o curso não deve refletir a visão específica de um único grupo de pesquisa na área proposta.

O Comitê de Programa prefere propostas submetidas por um único autor mas, excepcionalmente, serão aceitas propostas com dois autores, sendo que ambos devem ser pesquisadores experientes. Neste caso, deverá ser indicado, no momento da submissão da proposta, aquele que ministrará o curso. As despesas de viagem e de estadia serão cobertas apenas para o instrutor de cada curso selecionado.

Os autores de propostas selecionadas para a fase seguinte serão notificados até o dia 30/03/2012.

Os proponentes das propostas selecionadas deverão preparar um texto de 40 a 50 páginas com o material didático do seu curso para ser incluído como um capítulo do livro a ser publicado. O texto passará por uma avaliação de revisores especializados; sua aprovação é uma condição para que o curso seja incluído no programa final das JAI.

Os autores deverão entregar os textos a serem incluídos no livro até o dia 25/05/2012. Este texto será revisto por pelo menos dois integrantes do Comitê Editorial a ser formado após a seleção, em função das áreas cobertas; este período de revisão deverá ser concluído até o dia 15/06/2012. Os critérios de revisão dos textos incluirão:

A Comissão se reserva o direito de rejeitar trabalhos que apresentem problemas relacionados a esses critérios que sejam inviáveis de correção em tempo hábil.

Os textos finais serão aceitos somente se produzidos utilizando o sistema LaTeX ou então Word da Microsoft (ou compatível). O formato exato para a entrega desses textos será divulgado oportunamente aos autores cujas propostas iniciais forem aceitas, mas deverá ser incluído todo o material necessário para que a Editora que publicará o livro possa gerar novamente os textos.

Após a primeira revisão, os autores deverão atender às críticas e às sugestões dos revisores e entregar os textos finais no prazo máximo de uma semana após a recepção das avaliações dos revisores. Poderá haver mais revisões, inclusive da própria Editora; neste caso, os autores deverão atender às críticas e às sugestões no prazo máximo de três dias.

Os autores dos textos a serem publicados deverão assinar um documento cedendo os direitos autorais à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O não cumprimento dos prazos ou o não atendimento aos pareceres dos revisores acarretará a exclusão da proposta do programa das JAI.

Formato da proposta

As propostas deverão seguir a estrutura abaixo; caso contrário correm o risco de rejeição sumária. O texto das propostas deverá ser submetido na forma de um único arquivo em formato PDF, até o dia 24 de Fevereiro de 2012.

Dados de identificação (uma página)

Resumos em português e em inglês, até 200 palavras cada (uma página)

Dados gerais (uma página)

Estrutura detalhada do texto (oito a dez páginas)

Bibliografia utilizada na preparação do curso (no máximo uma página).

Curriculum vitae resumido do(s) autor(es) (no máximo uma página para cada autor), incluindo uma seleção de publicações consideradas importantes para a proposta.

Prazos importantes

Submissão das propostas no sistema JEMS

O prazo de submissão termina às 23:55 h do dia 24 de Fevereiro de 2012. Os autores que ainda não têm registro no sistema JEMS deverão registrar-se antes de submeter a proposta. Sugere-se que o registro seja feito com bastante antecedência para que haja tempo de o sistema enviar a senha que será indispensável para realizar a submissão. Deve-se lembrar que o único formato aceito para a submissão de propostas é um único arquivo PDF.

Cursos Oferecidos

Coordenação

Alberto Ferreira de Souza (UFES)
Renata Galante (UFRGS)
Roberto Marcondes Cesar Junior (IME-USP)
Aurora Trinidad Ramirez Pozo (UFPR)
bottom border
Valid HTML 4.0 Strict CSS Valide !